Conecte-se conosco

header-top






 

04/03/2024
 

Geral

Prefeitura e Agergs discutem melhoria nos serviços de energia e abastecimento de água

Redação

Publicado

em

O prefeito Nedy de Vargas Marques recebeu, na tarde de quinta-feira, 8, a conselheira-presidente da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs), Luciana Luso de Carvalho, e o engenheiro da entidade, Alvaro Saldanha. No encontro, foram debatidas questões relacionadas ao abastecimento de água e a distribuição de energia elétrica.

Para Nedy, a experiência do último temporal nos mostrou falhas inaceitáveis no serviço da RGE, com cortes prolongados de energia que afetaram desde residências até serviços essenciais, como hospitais e casas de bombas. “A falta de um plano de contingência adequado e a comunicação ineficaz também dificultaram ainda mais o restabelecimento da normalidade. A colaboração com a Agergs será muito importante para melhorarmos os serviços prestados aos canoenses”, destacou o prefeito.

Secretários e técnicos da Prefeitura relataram as principais dificuldades após a tempestade e em demais situações cotidianas da cidade. O Executivo encaminhará um documento com uma avaliação e a relação das dificuldades enfrentadas com a concessionária. Segundo Luciana, o material norteará a ação da Agergs para que a RGE possa melhorar os serviços. “As impressões do município instruirão o nosso processo de fiscalização com os problemas verificados no atendimento neste evento climático, que foi realmente muito severo”, explicou.

Também foram sugeridas seis medidas para aperfeiçoar o atendimento da RGE em Canoas. São elas:

  • A criação de protocolos diferenciados, com diminuição no tempo de reestabelecimento de energia à população e em serviços básicos essenciais (casas de bomba, abastecimento de água, hospitais e unidades de saúde);
  • Melhoria nos canais institucionais de relacionamento com os poderes Executivos, Legislativo e com o Corpo de Bombeiros;
  • Ações articuladas e integradas com o poder público local, com a participação efetiva junto aos gabinetes de crise e de defesa civil municipais;
  • Mais transparência na apresentação de dados e boletins, nos registros de falta de energia e previsão de restabelecimento;
  • Ampliação de fiscalização das agências reguladoras, tanto em nível estadual quanto em nacional;
  • Uma qualificação na política de ressarcimento aos danos causados aos usuários do serviço de energia elétrica, ao tornar os processos menos burocráticos e mais efetivos e rápidos para os casos de emergência ou calamidade.

Como fiscalizadora também dos serviços prestados pela Corsan – devido a um convênio firmado entre a Prefeitura e a Agergs, em 2022 – a agência também apresentou sugestões de modificações no contrato com o Município.

Geral

Precisando de emprego? Banco de Oportunidades tem 325 vagas de trabalho abertas em Canoas

Redação

Publicado

em

Precisando de emprego? Banco de Oportunidades tem 325 vagas de trabalho abertas em Canoas

A primeira semana de março inicia com 325 ofertas de empregos, de diferentes segmentos profissionais, disponíveis no Banco de Oportunidades.

Entre as vagas abertas, 71 delas são para a função de auxiliar de logística, 67 de operador de telemarketing, 41 para vendedor e 30 para instalador de internet, entre outras.

Os canoenses que estão em busca de trabalho podem contar com o serviço gratuito da plataforma digital. No total, são 1.302 empresas cadastradas no portal, administrado pela Prefeitura de Canoas, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação e da Diretoria de Emprego, Trabalho, Renda e Formação Profissional.

Como fazer:

Para concorrer às vagas, os interessados devem fazer ou atualizar o cadastro no site do Banco de Oportunidades. Ao preencher o formulário, o candidato deve responder o máximo de itens solicitados e, principalmente, assinalar os postos aos quais deseja concorrer, de acordo com sua experiência e conhecimento profissional.

Confira as vagas com maior número de ofertas:

  • Auxiliar de logística: 71
  • Operador de telemarketing: 67
  • Vendedor(a): 41
  • Instalador de Internet: 30
  • Atendente: 24
  • Serviços gerais: 20

 

Continuar a ler

Geral

Primeiro final de semana de março terá calor e chance de chuva

Redação

Publicado

em

Março teve início com o predomínio do sol entre nuvens, com alguns períodos de nebulosidade. De acordo com o Escritório de Resiliência Climática (Eclima) de Canoas, o primeiro final de semana do mês será de calor no sábado, 2. No domingo, 3, há possibilidade de chuva no município.

A temperatura máxima ocorre na tarde de sábado, com marcas chegando à casa dos 34°C. Em meio ao calor e abafamento, a chuva pode vir entre o período da tarde para a noite de domingo. Pancadas mais fortes podem ser acompanhadas de temporais isolados.

Previsão do tempo

  • Sábado, 2: O sol aparece com algumas nuvens no céu ao longo do dia. Haverá maior elevação da temperatura intensificado o calor. Mínima de 22°C e máxima de 34°C.
  • Domingo, 3: Dia de sol pela manhã, mas as nuvens aumentam e provocam chuva da tarde para noite. Não se descarta pancadas localmente fortes e o risco de temporais localizados. A temperatura sobe menos em comparação ao sábado, mas ainda fica elevada provocando calor e abafamento. Mínima de 23°C e máxima de 31°C.
  • Segunda-feira, 4: Muitas nuvens provocam chuva no decorrer do dia. Há chances de precipitações localmente fortes. A temperatura diminui e fica amena com a mínima ocorrendo à noite. A mínima na segunda será de 19°C e máxima de 25°C.
Continuar a ler

Comunidade

Prêmio Picucha Milanez 2024 será entregue no dia 7 de março; veja quem são as homenageadas

Redação

Publicado

em

Prêmio Picucha Milanez 2024 será entregue no dia 7 de março; veja quem são as homenageadas

A Câmara de Vereadores de Canoas irá promover na próxima quinta-feira, 7, a entrega do Prêmio Picucha Milanez, concedido pelo Legislativo canoense a mulheres que tenham se destacado em suas áreas de atuação. Serão 10 agraciadas na cerimônia alusiva ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.

A premiação

Instituído em 1997, por decreto legislativo, é conferido anualmente pela Câmara Municipal de Canoas a mulheres que tenham se destacado em sua área de atuação ou meio social.

O Prêmio recebeu o nome Picucha Milanez para homenagear Maria Filomena Rumi Milanez, conhecida como “Vó Picucha”, falecida em 1973.  Uruguaia, nascida em Rivera, em 1888, ela estabeleceu residência onde hoje é o município de Canoas, aos sete anos de idade, juntamente com sua mãe. Aos 19 anos, casou-se com Fioravante Milanez. Picucha se destacou na luta pela construção do Hospital Nossa Senhora das Graças e pelo trabalho em favor de crianças carentes

Homenageadas

– Amanda Quadros de Oliveira – indicada pela bancada do AVANTE.

Christiane Costa de Oliveira – – indicada pela bancada no NOVO.

Gisele Uequed – indicada pela bancada do PT.

Gislaini I. dos Santos Zottis – indicada pela bancada do MDB.

– Capitã Júlia Marmentini Calgaro – indicada pela bancada do Republicanos.

Luciane Bertoletti – indicada pela bancada do Partido da Renovação Democrática.

Maria Rosa Almeida– indicada pela bancada do Partido Solidariedade.

Mirian Rodrigues da Silva Soares – indicada pela bancada do Partido Progressista.

Mônica Ulrich – indicada pela bancada do Partido Verde PV.

Vera Siqueira Santos – indicada pela bancada do PL.

 

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm