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08/02/2025
 

Geral

Prefeitura e Agergs discutem melhoria nos serviços de energia e abastecimento de água

Redação

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O prefeito Nedy de Vargas Marques recebeu, na tarde de quinta-feira, 8, a conselheira-presidente da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs), Luciana Luso de Carvalho, e o engenheiro da entidade, Alvaro Saldanha. No encontro, foram debatidas questões relacionadas ao abastecimento de água e a distribuição de energia elétrica.

Para Nedy, a experiência do último temporal nos mostrou falhas inaceitáveis no serviço da RGE, com cortes prolongados de energia que afetaram desde residências até serviços essenciais, como hospitais e casas de bombas. “A falta de um plano de contingência adequado e a comunicação ineficaz também dificultaram ainda mais o restabelecimento da normalidade. A colaboração com a Agergs será muito importante para melhorarmos os serviços prestados aos canoenses”, destacou o prefeito.

Secretários e técnicos da Prefeitura relataram as principais dificuldades após a tempestade e em demais situações cotidianas da cidade. O Executivo encaminhará um documento com uma avaliação e a relação das dificuldades enfrentadas com a concessionária. Segundo Luciana, o material norteará a ação da Agergs para que a RGE possa melhorar os serviços. “As impressões do município instruirão o nosso processo de fiscalização com os problemas verificados no atendimento neste evento climático, que foi realmente muito severo”, explicou.

Também foram sugeridas seis medidas para aperfeiçoar o atendimento da RGE em Canoas. São elas:

  • A criação de protocolos diferenciados, com diminuição no tempo de reestabelecimento de energia à população e em serviços básicos essenciais (casas de bomba, abastecimento de água, hospitais e unidades de saúde);
  • Melhoria nos canais institucionais de relacionamento com os poderes Executivos, Legislativo e com o Corpo de Bombeiros;
  • Ações articuladas e integradas com o poder público local, com a participação efetiva junto aos gabinetes de crise e de defesa civil municipais;
  • Mais transparência na apresentação de dados e boletins, nos registros de falta de energia e previsão de restabelecimento;
  • Ampliação de fiscalização das agências reguladoras, tanto em nível estadual quanto em nacional;
  • Uma qualificação na política de ressarcimento aos danos causados aos usuários do serviço de energia elétrica, ao tornar os processos menos burocráticos e mais efetivos e rápidos para os casos de emergência ou calamidade.

Como fiscalizadora também dos serviços prestados pela Corsan – devido a um convênio firmado entre a Prefeitura e a Agergs, em 2022 – a agência também apresentou sugestões de modificações no contrato com o Município.

Geral

Fórum das Entidades realiza primeira reunião de 2025 com pauta voltada ao desenvolvimento de Canoas

Redação

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Fórum das Entidades realiza primeira reunião de 2025 com pauta voltada ao desenvolvimento de Canoas

O Fórum das Entidades de Canoas iniciou os trabalhos de 2025, com a primeira reunião realizada na segunda-feira, 3. O encontro ocorreu na Sala São Pietro Hospitais e Clínicas e contou com a presença dos representantes da Associ, CICS Canoas, Sindilojas, Seaca, Sesi, Conselho de Contabilidade, Uniritter, ABO Canoas, Sindigêneros, AEPCI, Unilasalle, Simecan, Ulbra e das convidadas Helena Grunding, do NIA HUB e Gisele Uequed.

Durante a reunião, foram abordados temas estratégicos para o desenvolvimento da cidade, incluindo o Projeto Canoas Resiliente e Sustentável e a criação de um Núcleo de Acompanhamento Legislativo – NAL, responsável por acompanhar as pautas em tramitação na Câmara de Vereadores, de um Núcleo de Acompanhamento Orçamentário – NÃO, para acompanhar a aplicação de gastos e um Núcleo de Promoção e Competitividade – NPC, para Promoção da Competitividade – NPC.

A Presidente do Fórum, Maria Isabel Bodini Viegas, destacou a importância do trabalho conjunto e organizado para a geração de novas oportunidades em Canoas.

“Estamos iniciando o ano com uma pauta robusta e com grande potencial para impactar positivamente a cidade. Nosso objetivo é fortalecer o diálogo entre as entidades, acompanhar as pautas legislativas e identificar oportunidades para contribuir com o desenvolvimento Sustentável e Resiliente de Canoas”, afirmou Maria Isabel.

O Fórum das Entidades reforça seu compromisso em atuar de forma colaborativa, buscando soluções e iniciativas que tragam benefícios concretos para o Município. Com organização e união, os representantes acreditam que será possível alcançar resultados ainda mais expressivos em 2025.

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“Enem dos Concursos” tem lista de aprovados divulgada; saiba como acessar

Redação

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O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e a Fundação Cesgranrio divulgaram os resultados do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), modelo inovador de seleção de servidores públicos.

As 6.640 vagas do concurso, para 21 órgãos e entidades, foram disputadas por quase 1 milhão de candidatos, oriundos da quase totalidade dos municípios do país, o que demonstra o sucesso do certame em democratizar o acesso ao serviço público brasileiro.

Desde sua concepção como política pública, um dos objetivos do CPNU foi democratizar o acesso ao serviço público e promover diversidade na Administração Pública. Pela primeira vez, um concurso público contou com a participação efetiva de 970.037 pessoas, com provas aplicadas em 228 cidades e 3.647 locais, permitindo que candidatas e candidatos realizassem o exame o mais próximo possível de suas residências.

Além das vagas para pessoas negras e com deficiência e confirmando o compromisso do Governo Federal com a realização de um certame inclusivo, o CPNU adotou, pela primeira vez, critérios afirmativos para a reserva de vagas para candidatos indígenas. Outro destaque foi a concessão de isenção da taxa de inscrição a mais de 600 mil pessoas.

Depois do adiamento para garantir a participação da população do Rio do Grande do Sul, afetada pela tragédia climática de maio de 2024, data inicial do concurso, as provas foram aplicadas em 18 de agosto de 2024. Aproximadamente 72 mil salas foram utilizadas, e cerca de 210 mil trabalhadores atuaram na segurança e logística do certame.

Como consultar os resultados

Na área do candidato, o candidato ou candidata poderá consultar o seu resultado individual para cada um dos cargos em que se inscreveu.

Poderão ser consultadas as listas de classificação em cada cargo de todos os blocos e as listas de convocados para os cursos de formação. As listas dos cargos de nível médio (bloco 8) serão definitivas, com os resultados finais. As listas dos cargos de nível superior serão provisórias, uma vez que o resultado final somente será divulgado em 28 de fevereiro, após o período de convocação/confirmação para cursos de formação.

A medida em que candidatos não confirmem sua participação nos cursos de formação, outros candidatos serão convocados, provocando uma alteração nas listas nos demais cargos. Por isso serão divulgadas novas listas dias 11 e 18 de fevereiro, antes da lista definitiva.

No Diário Oficial da União (previsão de publicação de edição extra, no período da tarde) poderão ser consultados: um edital com divulgação dos resultados finais do Bloco 8, de nível médio, e os sete editais de convocação para cursos de formação (Blocos de 1 a 7).

Para entender como vai funcionar a divulgação dos resultados, acesse AQUI.

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Praia do Paquetá é opção para encarar o calor acima da média histórica

Redação

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Praia do Paquetá é opção para encarar o calor acima da média histórica
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