Conecte-se conosco

header-top







 

20/10/2025
 

Geral

Desafios para transformação da educação pública é tema de debate na Assembleia Legislativa

Redação

Publicado

em

Foto: Guerreiro | Agência ALRS

O primeiro painel desta manhã de quarta-feira, 18, no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, reuniu autoridades da área no Movimento pela Educação para discutir os desafios enfrentados pelo Rio Grande do Sul e pelo Brasil na busca pela transformação da educação pública.

Claudia Costin, fundadora e diretora do FGV CEIPE, juntamente com Mônica Timm de Carvalho, CEO da Plataforma de Leitura Elefante Letrado e do Pacto pela Educação, Raquel Teixeira, secretária estadual de Educação, e Maria Slemenson, gerente de Políticas Educacionais do Instituto Natura, destacaram aspectos cruciais do processo de aprendizagem, o papel dos professores, o cenário das escolas atuais e a importância da alfabetização na pré-escola. O debate foi mediado pelo jornalista Túlio Milman.

Durante as discussões, Claudia Costin enfatizou que “a transformação da educação não é tarefa para amadores”, e depende de uma agenda construída em conjunto, destacando os esforços do Movimento da Educação que levaram à apresentação do Marco Legal da Educação pelo presidente da Assembleia, Vilmar Zanchin. Ela ressaltou que os países líderes em educação abandonaram as “ilhas de excelência” e focaram na “excelência para todos”.

No contexto brasileiro, o desafio reside em abandonar a repetência e promover a qualidade por meio de aprendizados significativos e relevantes para a sociedade construir seu futuro.

Costin também abordou o papel dos professores, enfatizando que eles não devem ser meros transmissores de conhecimento, mas garantidores da aprendizagem, destacando a necessidade de melhores salários e contratos de trabalho integral.

Ela discutiu a evolução das escolas primárias no país, destacando a transição de um sistema excludente para um de inclusão, enfatizando a importância de um ambiente colaborativo, que pode ser alcançado por meio da implementação de períodos integrais, conforme realizado pelo estado de Pernambuco.

Por sua vez, Mônica Timm enfatizou a importância de colocar a aprendizagem das crianças no centro das discussões, ressaltando a necessidade de melhorar a atratividade da carreira de professor e rever os sistemas de contratação e trabalho coletivo.

Ela elogiou as iniciativas governamentais de bolsas de ensino e escolas de tempo integral. Destacou também que a qualidade da escola é definida pela relação entre o professor e o aluno, e citou o exemplo de sucesso do Ceará, que prioriza escolas simples e intencionais.

A secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira, reconheceu a importância da aprovação do Marco Legal da Educação como uma política de estado, e destacou os desafios enfrentados devido aos impactos da pandemia. Ela reforçou a importância do papel do professor e defendeu contratos de trabalho integral, juntamente com o projeto Professor do Amanhã, que visa proporcionar uma formação diferenciada.

Por fim, Maria Slemenson, gerente de Políticas Educacionais do Instituto Natura, elogiou as iniciativas do Rio Grande do Sul em relação à educação antirracista e o investimento na alfabetização precoce, enfatizando que o Marco Legal da Educação garantirá a continuidade das políticas públicas.

 

Geral

Após caso suspeito de intoxicação por metanol, fiscalização integrada apreende bebidas irregulares em Canoas

Redação

Publicado

em

Após caso suspeito de intoxicação por metanol, fiscalização integrada apreende bebidas irregulares em Canoas

O Procon de Canoas, a Vigilância Sanitária, a Fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação e a Guarda Municipal realizaram, na manhã desta terça-feira, 14, uma operação de fiscalização em mercados e lojas de bebidas da cidade. A ação teve como foco principal verificar a procedência e as condições de comercialização de bebidas alcoólicas, além de inspecionar alimentos.

A operação foi motivada pelo recente caso suspeito de intoxicação por metanol registrado em Canoas. Ao todo, quatro estabelecimentos foram fiscalizados. Em um deles, foram apreendidas cerca de 40 garrafas de bebidas alcoólicas por descaminho, ou seja, por não possuírem comprovação de importação legal ou pagamento dos devidos impostos.

O proprietário do local foi nomeado fiel depositário, procedimento legal que o torna responsável pela guarda dos produtos até que a investigação seja concluída. Esse termo significa que o comerciante deve manter as mercadorias sob sua custódia, sem poder utilizá-las, vendê-las ou descartá-las, até decisão das autoridades competentes.

A Delegacia de Polícia será oficialmente comunicada sobre a ocorrência para dar continuidade às apurações. De acordo com os órgãos municipais envolvidos, ações integradas como essa são fundamentais para garantir a segurança dos consumidores e coibir práticas ilegais que colocam em risco a saúde da população.

Continuar a ler

Geral

Exposição “Leveza em Tons de Rosa” celebra força e superação de mulheres canoenses

Redação

Publicado

em

Exposição “Leveza em Tons de Rosa” celebra força e superação de mulheres canoenses

Desde segunda-feira, 13, até sexta-feira, 17, canoenses podem conferir a exposição “Leveza em Tons de Rosa”, promovida pela Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Inclusão (SMMCI), por meio da Diretoria da Mulher, em parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas (LFCC).

A mostra poderá ser visitada na Prefeitura de Canoas, das 9h às 17h e reúne fotografias de mulheres que vivenciaram o processo de diagnóstico do câncer de mama, em diferentes momentos da jornada de tratamento e cura.

A exposição dá visibilidade a histórias reais de coragem, resiliência e superação, destacando mulheres que enfrentaram o câncer com determinação e esperança. Entre elas estão Zilma Biasuz, presidente de honra da LFCC e curada desde 2020; Maria Delourde dos Santos, aposentada e também curada; Ivone Melânia Frare, professora em tratamento oncológico de pulmão desde 2023; Lucia Elisabeth Colombo, professora e atual secretária de Educação, em tratamento oncológico de mama desde 2023; e Marilene Rocho Neumann, empresária em tratamento oncológico de mama desde 2020.

Mais do que um tributo às mulheres retratadas, a iniciativa busca sensibilizar a comunidade sobre a importância do autocuidado, da prevenção e do diagnóstico precoce. A ação integra as atividades do Outubro Rosa, movimento mundial de conscientização sobre o câncer de mama.

Continuar a ler

Geral

Drive Solidário em Canoas arrecadará brinquedos para crianças na sexta-feira, 17

Redação

Publicado

em

Drive Solidário em Canoas arrecadará brinquedos para crianças na sexta-feira, 17

Na sexta-feira, 17, os canoenses poderão participar do Drive Solidário – Doe brinquedos, espalhe sorrisos. A ação será das 16h30 às 20 horas, em frente à Prefeitura de Canoas (Rua Quinze de Janeiro, 11 – Centro, Canoas). O objetivo é arrecadar brinquedos novos ou usados em bom estado, que serão destinados ao Hospital Universitário de Canoas

Além disso, o público poderá aproveitar diversas atrações, como música ao vivo, a participação da Prof. Maluquinha, pintura artística, personagens infantis, food trucks e interação com o grupo de escoteiros. O evento é organizado pela Prefeitura de Canoas, através da Secretaria da Mulher, Cidadania e Inclusão.

Drive Solidário – Doe brinquedos, espalhe sorrisos
Data: Sexta-feira (14)
Horário: Das 19h às 22h
Local: Prefeitura de Canoas – Rua Quinze de Janeiro, 11 – Centro, Canoas

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques