Conecte-se conosco

header-top







 

13/07/2025
 

Esporte

Projeto gratuito de capoeira retorna em Canoas com apresentações semanais

Redação

Publicado

em

Mestre Leandro - Capoeira Canoas

O projeto “Capoeira Canoas” retorna na quinta-feira, 20, às 19h30, e segue com apresentações semanais até o dia 12 de agosto.

A terceira temporada, intitulada “Capoeira Canoas – Conectando Saberes”, tem financiamento através do edital de Programa de Incentivo à Cultura, realizado pela Prefeitura Municipal de Canoas.

Nesta temporada são apresentados sete episódios contando com o depoimento de sete Mestres de Capoeira da cidade.

Oficinas

Além disso, serão apresentadas quatro oficinas, quatro exibições de vídeos e três seminários com os mestres da temporada. As oficinas são gratuitas e não necessitam de inscrição prévia.

Todas oficinas serão realizadas no Espaço Cultural Angola Brasil, localizado na Rua Boa Vista, 205, no bairro Rio Branco.

Os entrevistados da temporada são: Mestre Pardal, Mestre Sasquat, Mestre Anderson Guerra, Mestre Atravessado, Mestre Salgadinho, Mestre Branco e Mestre Leandro Miranda.

Episódios no youtube 

Os episódios são disponibilizados semanalmente no canal do youtube do projeto. Acesse: @capoeiracanoas

Para saber mais sobre o projeto: Instagram

Para baixar fotos promocionais dos mestres desta temporada, acesse AQUI. Todas as fotos são de Leandro Miranda.

Sobre o projeto Capoeira Canoas – Conectando Saberes

 O projeto Capoeira Canoas é idealizado por Leandro Miranda, capoeirista da cidade de Canoas. Desde muito novo Leandro sempre questionou seus mestres sobre a história e trajetória da capoeira e dos mestres da cidade.

Com as respostas de seus questionamentos, percebeu a escassez de informações e registros sobre essa história. E assim surgiu a necessidade de registrar e criar um acervo para futuras pesquisas.

Leandro cria a proposta de documentários registrando depoimentos da história dos mestres de Canoas. Cada mestre teria um vídeo contando sua trajetória desde seu início até os dias atuais.

Em 2018, o “Capoeira Canoas” é contemplado no “Prêmio Culturas Populares” do Ministério da Cultura. Em 2019, ocorre o lançamento oficial da primeira temporada do projeto contando a trajetória de oito mestres.

Em 2020 o “Capoeira Canoas” é financiado por recursos da Lei Aldir Blanc em Canoas e realiza a sua segunda temporada. O “Capoeira Canoas – Cadê Salomé” apresentou depoimentos de seis mulheres capoeiristas que são referências na cidade.

Com o acervo dos registros sendo ampliado através de cedência e doações de materiais dos mestres, Leandro ainda criou o “Memórias da Capoeira de Canoas” disponibilizando trechos de rodas de capoeira realizadas na década de 1980.

Até aqui foram resgatados 136 vídeos que estão disponíveis no canal do youtube do projeto. Em 2021 o Projeto Capoeira Canoas é contemplado no Programa de Incentivo à Cultura da Prefeitura Municipal de Canoas.

Assim o projeto consegue recursos para a realização da 3° temporada.

Conheça mais sobre os Mestres da terceira temporada:

  • Mestre Pardal

Mestre Pardal iniciou na capoeira no início da década de 1980. Começa sua prática em projetos sociais desenvolvidos nas comunidades de Canoas.

Fundador do grupo Filhos de Bantu

  • Mestre Sasquat 

Mestre Sasquat iniciou sua prática na capoeira na década de 1990. Tem diversos trabalhos realizados com capoeira dentro e fora da cidade de Canoas. Capoeirista muito requisitado em eventos e oficinas na capoeira dentro e fora do estado do Rio Grande do Sul.

  • Mestre Anderson Guerra

Mestre Anderson iniciou na capoeira no final da década de 1980. Professor de Educação Física, Fundador do ProCapoeira na Escola.

Criador do projeto Quilombo. Diretor do Grupo Balaio de opinião e um dos gestores do Grupo Angola Brasil. Tem trabalhos em diversas escolas na Região metropolitana de Porto Alegre.

  • Mestre Atravessado

Mestre Atravessado é um dos alunos mais antigos de Mestre Dindo. Iniciou na capoeira na década de 1980. Desenvolveu diversos trabalhos de capoeira na cidade de Canoas.

Um dos mestres responsáveis pelo grupo Capoeira Palmares no Rio Grande do Sul.

  • Mestre Salgadinho 

Mestre Salgadinho é um dos alunos mais antigos de Mestre Bira. Iniciou na capoeira na década de 1990.

Desenvolveu diversos trabalhos de capoeira na cidade de Canoas. Um dos mestres do grupo Capoeira Angola Tradição.

Mestre Salgadinho/Divulgação

Mestre Salgadinho/Divulgação

  • Mestre Branco

Mestre Branco iniciou sua prática na capoeira na década de 1980. Aluno mais antigo do Mestre Heitor. Realizou diversos trabalhos de ensino de capoeira na cidade de Canoas e foi pioneiro no ensino de capoeira na cidade de Nova Santa Rita

  • Mestre Leandro Miranda

Mestre Leandro Miranda é aluno de Mestre Heitor, iniciou sua prática na capoeira na década de 1990. Atua no ensino de capoeira em diversas escolas de Canoas e Esteio.

É gestor do Espaço Cultural e Escola de Capoeira Angola Brasil. Gestor do Gingado Moleque – programa de ensino de capoeira para crianças.

Diretor do projeto Capoeira Canoas (série de documentários com a trajetória dos mestres da cidade). Coordenador do Colegiado da capoeira (2021-2023) Presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Canoas (2021-2023).

Esporte

Gabriela Paz surge como mais nova promessa no skate em Canoas

Redação

Publicado

em

Gabriela Paz surge como mais nova promessa no skate em Canoas

A canoense Gabriela Paz, de apenas 7 anos de idade, venceu a 2° etapa do Campeonato Gaúcho de Skate na categoria infantil, realizado no último final de semana na zona norte de POA.

Gabriela é aluna da escola municipal Pernambuco, moradora do João de Barro, bairro Niterói e participou como representante do Projeto Skate Solidário Canoas do professor Fabinho. A pequena atleta tem a também canoense Maria Lúcia campeã brasileira como inspiração no esporte.

Continuar a ler

Esporte

Centro Olímpico de Canoas celebra 45 anos com atividades esportivas

Redação

Publicado

em

Centro Olímpico de Canoas celebra 45 anos com atividades esportivas

Atletas de diferentes modalidades esportivas participaram, no sábado, 5, de uma jornada de jogos amistosos e apresentações alusivas à comemoração dos 45 anos de fundação do Centro Olímpico Municipal de Canoas. Durante o evento, gestores e professores foram homenageados pela Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura.

“O nosso Centro Olímpico foi inaugurado em 21 de julho de 1980 com objetivo de incentivar a prática esportiva e hoje é uma referência na formação de jovens atletas e de cidadãos”, descreveu o coordenador da unidade, Fabrício Busanello.

Presente na atividade, o vice-prefeito de Canoas, Rodrigo Busato, destacou a determinação da administração municipal em incentivar a prática esportiva entre a comunidade. Ele também citou o fato de que o local foi importante para a cidade durante a calamidade do ano passado, quando serviu como abrigo para famílias desabrigadas e desalojadas.

O secretário de Esporte e Lazer, Luciano de Oliveira, apontou que a Prefeitura “não medirá esforços” para recuperar as estruturas do Centro Olímpico, manter e qualificar o acesso da comunidade em ações de treinamento e desenvolvimento esportivo.

Ao final da cada etapa, os participantes receberam medalhas comemorativas pela passagem da data festiva. Professores e ex-professores também foram homenageados com medalhas e placas alusivas ao trabalho por eles desempenhado.

Continuar a ler

Esporte

Centro Olímpico Municipal celebra 45 anos no bairro Igara com diversas modalidades esportivas

Redação

Publicado

em

Centro Olímpico Municipal celebra 45 anos no bairro Igara com diversas modalidades esportivas

O Centro Olímpico Municipal (COM), localizado rua Araguaia, 1151, bairro Igara, comemora seus 45 anos de atividades neste sábado, 5, com uma programação organizada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. O evento ocorre ao longo do dia, das 8h30 às 18 horas, com entrada gratuita à população.

A celebração marca mais de quatro décadas de promoção ao esporte e incentivo à qualidade de vida dos canoenses. Durante o evento, diversas modalidades esportivas serão apresentadas por alunos e professores do COM, além de serviços gratuitos de terapias integrativas, atividades ao ar livre e oficinas. A abertura oficial está marcada para as 12h15, no ginásio do Centro Olímpico.

“O Centro Olímpico é referência no desenvolvimento do esporte de base e no fortalecimento do vínculo da comunidade com o esporte e o bem-estar. São 45 anos de história que merecem ser celebrados com todos que fazem parte dessa trajetória”, destacou o secretário de Esporte e Lazer, Luciano de Oliveira.

Confira a programação completa:

Ginásio

8h30 – Aula de Ritmos (Prof. Tânia)
9h – Câmbio – Quadra 1 (Prof. Cleusa)
9h – Vôlei Base – Quadra 2 (Prof. Renato)
10h – Vôlei Base – Quadras 1 e 2 (Profs. Renato e Léo)
11h30 – Ginástica Rítmica (Prof. Juliana)
11h45 – Ballet (Prof. Carina)
12h15 – Abertura Oficial
13h30 – Jogo Talentos Basquete x Spartans (Prof. Evandro)
15h – Handebol Masculino (Profs. Eduardo e Wander)
16h30 – Handebol Feminino (Prof. Ricardo)

Quadra de Hóquei

10h – Hóquei Masculino (Prof. Matheus)
11h – Hóquei Feminino (Prof. Matheus)
Sala de Ginástica
9h às 13h – Reflexologia, Facelift, Barras de Access (Terapeuta Máda Aguiar)
9h30 – Aula de Jump (Prof. Tânia)
Atividades ao Ar Livre
9h às 18h – Tenda Cigana

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques