Conecte-se conosco

header-top


 






 

07/05/2025
 

Esporte

Projeto gratuito de capoeira retorna em Canoas com apresentações semanais

Redação

Publicado

em

Mestre Leandro - Capoeira Canoas

O projeto “Capoeira Canoas” retorna na quinta-feira, 20, às 19h30, e segue com apresentações semanais até o dia 12 de agosto.

A terceira temporada, intitulada “Capoeira Canoas – Conectando Saberes”, tem financiamento através do edital de Programa de Incentivo à Cultura, realizado pela Prefeitura Municipal de Canoas.

Nesta temporada são apresentados sete episódios contando com o depoimento de sete Mestres de Capoeira da cidade.

Oficinas

Além disso, serão apresentadas quatro oficinas, quatro exibições de vídeos e três seminários com os mestres da temporada. As oficinas são gratuitas e não necessitam de inscrição prévia.

Todas oficinas serão realizadas no Espaço Cultural Angola Brasil, localizado na Rua Boa Vista, 205, no bairro Rio Branco.

Os entrevistados da temporada são: Mestre Pardal, Mestre Sasquat, Mestre Anderson Guerra, Mestre Atravessado, Mestre Salgadinho, Mestre Branco e Mestre Leandro Miranda.

Episódios no youtube 

Os episódios são disponibilizados semanalmente no canal do youtube do projeto. Acesse: @capoeiracanoas

Para saber mais sobre o projeto: Instagram

Para baixar fotos promocionais dos mestres desta temporada, acesse AQUI. Todas as fotos são de Leandro Miranda.

Sobre o projeto Capoeira Canoas – Conectando Saberes

 O projeto Capoeira Canoas é idealizado por Leandro Miranda, capoeirista da cidade de Canoas. Desde muito novo Leandro sempre questionou seus mestres sobre a história e trajetória da capoeira e dos mestres da cidade.

Com as respostas de seus questionamentos, percebeu a escassez de informações e registros sobre essa história. E assim surgiu a necessidade de registrar e criar um acervo para futuras pesquisas.

Leandro cria a proposta de documentários registrando depoimentos da história dos mestres de Canoas. Cada mestre teria um vídeo contando sua trajetória desde seu início até os dias atuais.

Em 2018, o “Capoeira Canoas” é contemplado no “Prêmio Culturas Populares” do Ministério da Cultura. Em 2019, ocorre o lançamento oficial da primeira temporada do projeto contando a trajetória de oito mestres.

Em 2020 o “Capoeira Canoas” é financiado por recursos da Lei Aldir Blanc em Canoas e realiza a sua segunda temporada. O “Capoeira Canoas – Cadê Salomé” apresentou depoimentos de seis mulheres capoeiristas que são referências na cidade.

Com o acervo dos registros sendo ampliado através de cedência e doações de materiais dos mestres, Leandro ainda criou o “Memórias da Capoeira de Canoas” disponibilizando trechos de rodas de capoeira realizadas na década de 1980.

Até aqui foram resgatados 136 vídeos que estão disponíveis no canal do youtube do projeto. Em 2021 o Projeto Capoeira Canoas é contemplado no Programa de Incentivo à Cultura da Prefeitura Municipal de Canoas.

Assim o projeto consegue recursos para a realização da 3° temporada.

Conheça mais sobre os Mestres da terceira temporada:

  • Mestre Pardal

Mestre Pardal iniciou na capoeira no início da década de 1980. Começa sua prática em projetos sociais desenvolvidos nas comunidades de Canoas.

Fundador do grupo Filhos de Bantu

  • Mestre Sasquat 

Mestre Sasquat iniciou sua prática na capoeira na década de 1990. Tem diversos trabalhos realizados com capoeira dentro e fora da cidade de Canoas. Capoeirista muito requisitado em eventos e oficinas na capoeira dentro e fora do estado do Rio Grande do Sul.

  • Mestre Anderson Guerra

Mestre Anderson iniciou na capoeira no final da década de 1980. Professor de Educação Física, Fundador do ProCapoeira na Escola.

Criador do projeto Quilombo. Diretor do Grupo Balaio de opinião e um dos gestores do Grupo Angola Brasil. Tem trabalhos em diversas escolas na Região metropolitana de Porto Alegre.

  • Mestre Atravessado

Mestre Atravessado é um dos alunos mais antigos de Mestre Dindo. Iniciou na capoeira na década de 1980. Desenvolveu diversos trabalhos de capoeira na cidade de Canoas.

Um dos mestres responsáveis pelo grupo Capoeira Palmares no Rio Grande do Sul.

  • Mestre Salgadinho 

Mestre Salgadinho é um dos alunos mais antigos de Mestre Bira. Iniciou na capoeira na década de 1990.

Desenvolveu diversos trabalhos de capoeira na cidade de Canoas. Um dos mestres do grupo Capoeira Angola Tradição.

Mestre Salgadinho/Divulgação

Mestre Salgadinho/Divulgação

  • Mestre Branco

Mestre Branco iniciou sua prática na capoeira na década de 1980. Aluno mais antigo do Mestre Heitor. Realizou diversos trabalhos de ensino de capoeira na cidade de Canoas e foi pioneiro no ensino de capoeira na cidade de Nova Santa Rita

  • Mestre Leandro Miranda

Mestre Leandro Miranda é aluno de Mestre Heitor, iniciou sua prática na capoeira na década de 1990. Atua no ensino de capoeira em diversas escolas de Canoas e Esteio.

É gestor do Espaço Cultural e Escola de Capoeira Angola Brasil. Gestor do Gingado Moleque – programa de ensino de capoeira para crianças.

Diretor do projeto Capoeira Canoas (série de documentários com a trajetória dos mestres da cidade). Coordenador do Colegiado da capoeira (2021-2023) Presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Canoas (2021-2023).

Esporte

Canoas recebe a 4ª edição da Corrida do Sesi no dia 25 de maio

Redação

Publicado

em

Canoas recebe a 4ª edição da Corrida do Sesi no dia 25 de maio
O Sistema FIERGS, por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), promove no dia 25 de maio a 4ª edição da Corrida do Sesi. Em Canoas, a largada será às 8h30min, em frente à Escola Sesi de Ensino Médio (Rua Aurora, 1220). Os participantes poderão optar entre percursos de cinco e 10 quilômetros para corrida, ou cinco quilômetros de caminhada.
As inscrições para o evento, que celebra o Dia da Indústria, estão abertas até 14 de maio e podem ser feitas pelo site corridadosesi.sesirs.org.bronde também estão disponíveis informações sobre as outras 10 cidades participantes, os percursos e o regulamento.
A diretora-geral do Sesi-RS, Senai-RS e IEL-RS, Susana Kakuta, explica que o evento é uma forma de estimular hábitos saudáveis.
“Um dos principais objetivos do Sesi é promover a saúde integral do trabalhador. Participar de corridas e caminhadas, além de proporcionar maior qualidade de vida e bem-estar, também contribui para a produtividade no ambiente de trabalho”, afirma.
A inscrição tem valor único de R$ 65, com a arrecadação destinada integralmente ao Banco de Alimentos da FIERGS. Os participantes inscritos receberão um kit contendo camiseta e sacobag. A premiação inclui medalhas de participação, classificação por categoria e troféus para os vencedores gerais, destaques e para a maior equipe inscrita.
 
Edições anteriores
A Corrida do Sesi é um movimento esportivo de corrida e caminhada promovido pelo Sesi-RS desde 2022. Naquele ano foram 12.793 inscritos e 29 provas realizadas em 25 municípios, resultando em mais de 75 toneladas de alimentos arrecadados.
Em 2024, foram 15.869 inscritos em 22 cidades, arrecadando um total de 158 toneladas de alimentos. Neste ano, oito municípios já realizaram a Corrida do Sesi no dia 1º de maio, assim como ocorreu a etapa nacional em Porto Alegre.
Continuar a ler

Esporte

Programa Talentos do Esporte realiza peneira de basquete masculino nesta quarta-feira, 30

Redação

Publicado

em

Programa Talentos do Esporte realiza peneira de basquete masculino nesta quarta-feira, 30

Retomada da sequência da peneira do Programa Talentos do Esporte será realizada nesta quarta-feira, 30, em Canoas, com foco na modalidade de basquete masculino.

As atividades acontecerão em dois locais com novos treinadores: no Centro Social Urbano São José (Rua João Leivas de Carvalho, 541 – bairro São José), a partir das 15h15 para a categoria sub-16 e às 17 horas para a sub-18. Já a peneira da categoria adulto ocorre às 21 horas, no Centro Olímpico Municipal (Av. Araguaia, 1151 – bairro Igara). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente nos locais.

Desenvolvido por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, o programa tem como objetivo promover o rendimento esportivo aliado com a inclusão social de crianças e jovens da cidade. A peneira faz parte do processo de seleção de atletas para formação das equipes do projeto.

“O nosso foco é despertar o interesse dos estudantes para a importância da prática esportiva, alinhado com à descoberta de novos talentos”, destaca o secretário de Esporte e Lazer, Luciano Oliveira.

O Programa Talentos do Esporte atende diversas modalidades e tem ampliado a participação de jovens em atividades que fortalecem o convívio social e a cidadania por meio do esporte.

Continuar a ler

Esporte

Porto Alegre sedia primeira etapa do STU Pro Tour 2025, um dos maiores eventos de skate do mundo

Redação

Publicado

em

Porto Alegre sedia primeira etapa do STU Pro Tour 2025, um dos maiores eventos de skate do mundo

Porto Alegre recebe, a partir desta sexta-feira, 21, a primeira etapa do STU Pro Tour 2025, um dos mais importantes campeonatos de skate do mundo. O evento, que consolida a capital como um dos principais destinos para grandes competições esportivas, reunirá atletas de renome internacional.

Dentre eles, medalhistas olímpicos como os brasileiros Rayssa Leal, Pedro Barros e Augusto Akio, além de nomes como o argentino Matias dell Olio, a holandesa Keet Oldenbeuving e a nipo-britânica Sky Brown. O evento se encerra em 30 de março.

Expectativa de público é grande

Na última edição – realizada em 2024, também em Porto Alegre – o evento atraiu aproximadamente 100 mil pessoas, movimentando setores como hotelaria, bares, restaurantes e transportes. Neste ano, a organização espera reforçar o skate não apenas como esporte, mas também vetor de desenvolvimento econômico e turístico para o Rio Grande do Sul. Esta será a quarta edição do evento na capital gaúcha, e a primeira no formato internacional, consolidando a cidade como uma das paradas estratégicas do circuito mundial.

O governador Eduardo Leite destacou a relevância do STU Pro Tour para o Estado durante um encontro com skatistas na Praça da Matriz, em Porto Alegre, na quarta-feira, 19.

“É um grande orgulho sediarmos e patrocinarmos um evento desse porte, que reforça a importância do esporte como vetor de desenvolvimento e inclusão. O skate encanta, atrai cada vez mais atenção e, com uma etapa internacional ocorrendo em Porto Alegre, projetamos o nome do Rio Grande do Sul no cenário esportivo global”, afirmou.

O governo do Estado é um dos patrocinadores do circuito, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. O secretário do Esporte e Lazer, Juliano Franczak (Gaúcho da Geral), também presente no encontro da quarta, ressaltou o poder transformador do skate.

“Ter um evento de nível mundial no nosso Estado serve de estímulo aos jovens que estão vendo seus ídolos de perto. O esporte tem esse poder de mover as pessoas por meio do exemplo”, disse.

Além dos grandes nomes internacionais, o STU Pro Tour também será palco para talentos locais. Entre os destaques estão Carlos Ribeiro, de Novo Hamburgo, e Luan de Oliveira, de Porto Alegre, que vêm se destacando no cenário nacional e internacional.

“O STU Pro Tour reforça a vocação da nossa capital para receber grandes competições e movimenta setores essenciais como hotelaria, gastronomia e transporte. Nosso objetivo é aproveitar o momento para impulsionar ainda mais o turismo esportivo no Estado”, comenta o secretário de Turismo, Ronaldo Santini.

Incentivo ao esporte

O apoio do Rio Grande do Sul ao STU Pro Tour 2025 reforça o compromisso do Estado com o esporte e consolida sua posição como um dos principais destinos para competições de alto nível. Além das três edições anteriores do STU, o governo  tem investido em uma série de eventos que movimentam diferentes modalidades e regiões.

Exemplos recentes incluem o Mundialito de Vôlei, realizado em Santo Ângelo, que reuniu equipes de todo o país; a Sul Special Cup, torneio internacional de beach tennis da categoria BT 400, o qual atraiu atletas de renome mundial; e o 65º Festival Hípico Noturno, campeonato esportivo da Brigada Militar com décadas de tradição.

Serviço

O quê: STU Pro Tour 2025 – Etapa Porto Alegre
Quando: 21 a 30 de março
Local: Pista da Orla do Guaíba – Porto Alegre
Ingressosgratuitos (arquibancadas livres) e pagos (áreas exclusivas)

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasallediadamulher

Destaques