Conecte-se conosco

header-top







 

21/10/2025
 

Esporte

Projeto gratuito de capoeira retorna em Canoas com apresentações semanais

Redação

Publicado

em

Mestre Leandro - Capoeira Canoas

O projeto “Capoeira Canoas” retorna na quinta-feira, 20, às 19h30, e segue com apresentações semanais até o dia 12 de agosto.

A terceira temporada, intitulada “Capoeira Canoas – Conectando Saberes”, tem financiamento através do edital de Programa de Incentivo à Cultura, realizado pela Prefeitura Municipal de Canoas.

Nesta temporada são apresentados sete episódios contando com o depoimento de sete Mestres de Capoeira da cidade.

Oficinas

Além disso, serão apresentadas quatro oficinas, quatro exibições de vídeos e três seminários com os mestres da temporada. As oficinas são gratuitas e não necessitam de inscrição prévia.

Todas oficinas serão realizadas no Espaço Cultural Angola Brasil, localizado na Rua Boa Vista, 205, no bairro Rio Branco.

Os entrevistados da temporada são: Mestre Pardal, Mestre Sasquat, Mestre Anderson Guerra, Mestre Atravessado, Mestre Salgadinho, Mestre Branco e Mestre Leandro Miranda.

Episódios no youtube 

Os episódios são disponibilizados semanalmente no canal do youtube do projeto. Acesse: @capoeiracanoas

Para saber mais sobre o projeto: Instagram

Para baixar fotos promocionais dos mestres desta temporada, acesse AQUI. Todas as fotos são de Leandro Miranda.

Sobre o projeto Capoeira Canoas – Conectando Saberes

 O projeto Capoeira Canoas é idealizado por Leandro Miranda, capoeirista da cidade de Canoas. Desde muito novo Leandro sempre questionou seus mestres sobre a história e trajetória da capoeira e dos mestres da cidade.

Com as respostas de seus questionamentos, percebeu a escassez de informações e registros sobre essa história. E assim surgiu a necessidade de registrar e criar um acervo para futuras pesquisas.

Leandro cria a proposta de documentários registrando depoimentos da história dos mestres de Canoas. Cada mestre teria um vídeo contando sua trajetória desde seu início até os dias atuais.

Em 2018, o “Capoeira Canoas” é contemplado no “Prêmio Culturas Populares” do Ministério da Cultura. Em 2019, ocorre o lançamento oficial da primeira temporada do projeto contando a trajetória de oito mestres.

Em 2020 o “Capoeira Canoas” é financiado por recursos da Lei Aldir Blanc em Canoas e realiza a sua segunda temporada. O “Capoeira Canoas – Cadê Salomé” apresentou depoimentos de seis mulheres capoeiristas que são referências na cidade.

Com o acervo dos registros sendo ampliado através de cedência e doações de materiais dos mestres, Leandro ainda criou o “Memórias da Capoeira de Canoas” disponibilizando trechos de rodas de capoeira realizadas na década de 1980.

Até aqui foram resgatados 136 vídeos que estão disponíveis no canal do youtube do projeto. Em 2021 o Projeto Capoeira Canoas é contemplado no Programa de Incentivo à Cultura da Prefeitura Municipal de Canoas.

Assim o projeto consegue recursos para a realização da 3° temporada.

Conheça mais sobre os Mestres da terceira temporada:

  • Mestre Pardal

Mestre Pardal iniciou na capoeira no início da década de 1980. Começa sua prática em projetos sociais desenvolvidos nas comunidades de Canoas.

Fundador do grupo Filhos de Bantu

  • Mestre Sasquat 

Mestre Sasquat iniciou sua prática na capoeira na década de 1990. Tem diversos trabalhos realizados com capoeira dentro e fora da cidade de Canoas. Capoeirista muito requisitado em eventos e oficinas na capoeira dentro e fora do estado do Rio Grande do Sul.

  • Mestre Anderson Guerra

Mestre Anderson iniciou na capoeira no final da década de 1980. Professor de Educação Física, Fundador do ProCapoeira na Escola.

Criador do projeto Quilombo. Diretor do Grupo Balaio de opinião e um dos gestores do Grupo Angola Brasil. Tem trabalhos em diversas escolas na Região metropolitana de Porto Alegre.

  • Mestre Atravessado

Mestre Atravessado é um dos alunos mais antigos de Mestre Dindo. Iniciou na capoeira na década de 1980. Desenvolveu diversos trabalhos de capoeira na cidade de Canoas.

Um dos mestres responsáveis pelo grupo Capoeira Palmares no Rio Grande do Sul.

  • Mestre Salgadinho 

Mestre Salgadinho é um dos alunos mais antigos de Mestre Bira. Iniciou na capoeira na década de 1990.

Desenvolveu diversos trabalhos de capoeira na cidade de Canoas. Um dos mestres do grupo Capoeira Angola Tradição.

Mestre Salgadinho/Divulgação

Mestre Salgadinho/Divulgação

  • Mestre Branco

Mestre Branco iniciou sua prática na capoeira na década de 1980. Aluno mais antigo do Mestre Heitor. Realizou diversos trabalhos de ensino de capoeira na cidade de Canoas e foi pioneiro no ensino de capoeira na cidade de Nova Santa Rita

  • Mestre Leandro Miranda

Mestre Leandro Miranda é aluno de Mestre Heitor, iniciou sua prática na capoeira na década de 1990. Atua no ensino de capoeira em diversas escolas de Canoas e Esteio.

É gestor do Espaço Cultural e Escola de Capoeira Angola Brasil. Gestor do Gingado Moleque – programa de ensino de capoeira para crianças.

Diretor do projeto Capoeira Canoas (série de documentários com a trajetória dos mestres da cidade). Coordenador do Colegiado da capoeira (2021-2023) Presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Canoas (2021-2023).

Esporte

Atletas de Canoas conquistam ouro no Mundial e na Copa América de Taekwondo

Redação

Publicado

em

Atletas de Canoas conquistam ouro no Mundial e na Copa América de Taekwondo

O Rio Grande do Sul teve um final de semana de muitas conquistas no cenário esportivo internacional. Jovens atletas de Canoas brilharam no Campeonato Mundial e na 17ª Copa América Open de Taekwondo, realizados entre os dias 9 e 12 de outubro, em Arujá, São Paulo. Os eventos foram promovidos pela Liga Nacional de Taekwondo com a chancela da Federação Mundial de Taekwondo pela Paz.

Representando o Centro de Treinamento Sírius, de Canoas, os atletas gaúchos subiram ao lugar mais alto do pódio em ambas as competições, destacando-se entre mais de 2.000 participantes de 12 países.

No Campeonato Mundial, os atletas faixas-pretas classificados previamente pelo Campeonato Brasileiro conquistaram o 1º lugar em suas categorias:

  • Manuella Ribeiro Rodrigues

  • Raphaela Vieira Monteiro

  • Willian Dias Almeida

Já na 17ª Copa América de Taekwondo, além dos faixas-pretas, outros atletas também brilharam, garantindo o 1º lugar:

  • Manuella Ribeiro Rodrigues

  • Raphaela Vieira Monteiro

  • Ryan Ramires Martins Oliveira

  • Erica Martins

Todos os jovens atletas competiram na modalidade de luta (kyorugui) e têm entre 11 e 15 anos de idade. Três deles são faixas-pretas — habilitados para o Mundial — enquanto os demais, ainda com faixas coloridas, participaram da Copa América.

Superação dentro e fora dos tatames

Mais do que talento, as conquistas também são resultado de muita dedicação e superação. Os atletas são moradores dos bairros Guajuviras e Estância Velha, em Canoas, e vêm de famílias de baixa renda. Para conseguir custear a viagem até São Paulo, eles passaram o ano inteiro promovendo ações como rifas, venda de água e paçoca em sinaleiras e parques, além de campanhas de doações.

O projeto onde treinam, o Centro de Treinamento Sírius, localizado no bairro Estância Velha, é uma iniciativa sem fins lucrativos que oferece aulas de Taekwondo a crianças e adolescentes da comunidade, promovendo inclusão social e oportunidades por meio do esporte.

Orgulho e esperança para o futuro

Com um ano repleto de vitórias em campeonatos e seletivas estaduais e nacionais, os jovens atletas e toda a equipe técnica comemoram mais esse marco no cenário esportivo internacional.

“Estamos muito orgulhosos do nosso trabalho, dos nossos professores, técnicos e, principalmente, dos nossos atletas. Vamos continuar dando nosso melhor para que, no ano que vem, ainda mais crianças possam alcançar os mesmos resultados — e que esses jovens campeões possam repetir e ampliar suas conquistas”, destacaram os responsáveis pelo projeto.

Continuar a ler

Esporte

Canoense conquista ouro e prata na Copa do Brasil de Paraciclismo Estrada de 2025

Redação

Publicado

em

Canoense conquista ouro e prata na Copa do Brasil de Paraciclismo Estrada de 2025

O atleta canoense Adriano Santos Monteiro conquistou, no final de setembro, as medalhas de ouro e prata na terceira etapa da Copa do Brasil de Paraciclismo Estrada de 2025, na Paraíba. Morador do bairro Rio Branco, o atleta paralímpico visitou a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer na quarta-feira, 8. Adriano é um dos atletas contemplado com o Auxílio Atleta Individual, iniciativa que contribui com o esporte de rendimento em Canoas e o desenvolvimento de competidores locais.

Adriano destacou a importância do apoio recebido, que tem possibilitado sua preparação para as próximas competições nacionais e internacionais.

“Esse incentivo é fundamental para que eu siga representando Canoas e o Estado em competições importantes. Estou me preparando para o calendário classificatório que definirá os três melhores atletas para o Mundial de 2027”, afirmou o paraciclista. Também participaram do encontro o diretor de Rendimento, Everaldo Santos, e o secretário adjunto, Natálio Nunes.

O secretário de Esporte e Lazer, Luciano de Oliveira, ressaltou que o investimento nos atletas locais reflete o compromisso do Município com o fortalecimento do esporte.

“Canoas tem grandes talentos e nosso papel é garantir que esses atletas tenham as condições necessárias para continuar evoluindo e levando o nome da cidade para o cenário nacional e internacional”, destacou.

Continuar a ler

Esporte

Inscrições para 1ª Taça Social de Futsal – Um Gol pela Inclusão estão abertas em Canoas

Redação

Publicado

em

Inscrições para 1ª Taça Social de Futsal - Um Gol pela Inclusão estão abertas em Canoas

As inscrições para a primeira 1ª Taça Social de Futsal – Um Gol pela Inclusão já estão abertas e seguem até o dia 15 de outubro. A competição é destinada a crianças e jovens de Canoas, com categorias Sub-13 e Sub-15, tanto no masculino quanto no feminino, e promete movimentar os distritos do município com jogos classificatórios até a fase final em um ginásio central.

A ação promovida pela Secretária de Esportes e Lazer (SMEL), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SMSP), tem como objetivo fomentar a inclusão social, fortalecer valores de convivência e atuar na prevenção da violência por meio do futsal. 1O objetivo da Taça Social é usar o esporte como ferramenta de transformação, promovendo a inclusão e o respeito à diversidade, além de incentivar a prática esportiva como espaço de convivência e fortalecimento da comunidade

“A Prefeitura de Canoas tem investido cada vez mais no esporte como ferramenta de transformação social. A Taça Social de Futsal é um exemplo disso: além de incentivar a prática esportiva entre crianças e jovens, promove a inclusão, fortalece valores de cidadania e ajuda a afastar nossos jovens da violência. É uma iniciativa que reforça o papel do esporte como um dos principais instrumentos de desenvolvimento humano e comunitário”, destacou o secretário municipal de Esporte Luciano Oliveira

Link para as inscrições

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques