Esporte
Projeto gratuito de capoeira retorna em Canoas com apresentações semanais

O projeto “Capoeira Canoas” retorna na quinta-feira, 20, às 19h30, e segue com apresentações semanais até o dia 12 de agosto.
A terceira temporada, intitulada “Capoeira Canoas – Conectando Saberes”, tem financiamento através do edital de Programa de Incentivo à Cultura, realizado pela Prefeitura Municipal de Canoas.
Nesta temporada são apresentados sete episódios contando com o depoimento de sete Mestres de Capoeira da cidade.
Oficinas
Além disso, serão apresentadas quatro oficinas, quatro exibições de vídeos e três seminários com os mestres da temporada. As oficinas são gratuitas e não necessitam de inscrição prévia.
Todas oficinas serão realizadas no Espaço Cultural Angola Brasil, localizado na Rua Boa Vista, 205, no bairro Rio Branco.
Os entrevistados da temporada são: Mestre Pardal, Mestre Sasquat, Mestre Anderson Guerra, Mestre Atravessado, Mestre Salgadinho, Mestre Branco e Mestre Leandro Miranda.
Episódios no youtube
Os episódios são disponibilizados semanalmente no canal do youtube do projeto. Acesse: @capoeiracanoas
Para saber mais sobre o projeto: Instagram
Para baixar fotos promocionais dos mestres desta temporada, acesse AQUI. Todas as fotos são de Leandro Miranda.
Sobre o projeto Capoeira Canoas – Conectando Saberes
O projeto Capoeira Canoas é idealizado por Leandro Miranda, capoeirista da cidade de Canoas. Desde muito novo Leandro sempre questionou seus mestres sobre a história e trajetória da capoeira e dos mestres da cidade.
Com as respostas de seus questionamentos, percebeu a escassez de informações e registros sobre essa história. E assim surgiu a necessidade de registrar e criar um acervo para futuras pesquisas.
Leandro cria a proposta de documentários registrando depoimentos da história dos mestres de Canoas. Cada mestre teria um vídeo contando sua trajetória desde seu início até os dias atuais.
Em 2018, o “Capoeira Canoas” é contemplado no “Prêmio Culturas Populares” do Ministério da Cultura. Em 2019, ocorre o lançamento oficial da primeira temporada do projeto contando a trajetória de oito mestres.
Em 2020 o “Capoeira Canoas” é financiado por recursos da Lei Aldir Blanc em Canoas e realiza a sua segunda temporada. O “Capoeira Canoas – Cadê Salomé” apresentou depoimentos de seis mulheres capoeiristas que são referências na cidade.
Com o acervo dos registros sendo ampliado através de cedência e doações de materiais dos mestres, Leandro ainda criou o “Memórias da Capoeira de Canoas” disponibilizando trechos de rodas de capoeira realizadas na década de 1980.
Até aqui foram resgatados 136 vídeos que estão disponíveis no canal do youtube do projeto. Em 2021 o Projeto Capoeira Canoas é contemplado no Programa de Incentivo à Cultura da Prefeitura Municipal de Canoas.
Assim o projeto consegue recursos para a realização da 3° temporada.
Conheça mais sobre os Mestres da terceira temporada:
- Mestre Pardal
Mestre Pardal iniciou na capoeira no início da década de 1980. Começa sua prática em projetos sociais desenvolvidos nas comunidades de Canoas.
Fundador do grupo Filhos de Bantu
- Mestre Sasquat
Mestre Sasquat iniciou sua prática na capoeira na década de 1990. Tem diversos trabalhos realizados com capoeira dentro e fora da cidade de Canoas. Capoeirista muito requisitado em eventos e oficinas na capoeira dentro e fora do estado do Rio Grande do Sul.
- Mestre Anderson Guerra
Mestre Anderson iniciou na capoeira no final da década de 1980. Professor de Educação Física, Fundador do ProCapoeira na Escola.
Criador do projeto Quilombo. Diretor do Grupo Balaio de opinião e um dos gestores do Grupo Angola Brasil. Tem trabalhos em diversas escolas na Região metropolitana de Porto Alegre.
- Mestre Atravessado
Mestre Atravessado é um dos alunos mais antigos de Mestre Dindo. Iniciou na capoeira na década de 1980. Desenvolveu diversos trabalhos de capoeira na cidade de Canoas.
Um dos mestres responsáveis pelo grupo Capoeira Palmares no Rio Grande do Sul.
- Mestre Salgadinho
Mestre Salgadinho é um dos alunos mais antigos de Mestre Bira. Iniciou na capoeira na década de 1990.
Desenvolveu diversos trabalhos de capoeira na cidade de Canoas. Um dos mestres do grupo Capoeira Angola Tradição.

Mestre Salgadinho/Divulgação
- Mestre Branco
Mestre Branco iniciou sua prática na capoeira na década de 1980. Aluno mais antigo do Mestre Heitor. Realizou diversos trabalhos de ensino de capoeira na cidade de Canoas e foi pioneiro no ensino de capoeira na cidade de Nova Santa Rita
- Mestre Leandro Miranda
Mestre Leandro Miranda é aluno de Mestre Heitor, iniciou sua prática na capoeira na década de 1990. Atua no ensino de capoeira em diversas escolas de Canoas e Esteio.
É gestor do Espaço Cultural e Escola de Capoeira Angola Brasil. Gestor do Gingado Moleque – programa de ensino de capoeira para crianças.
Diretor do projeto Capoeira Canoas (série de documentários com a trajetória dos mestres da cidade). Coordenador do Colegiado da capoeira (2021-2023) Presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Canoas (2021-2023).
Esporte
DEU CANOAS! Time do Guajuviras é campeão da Taça das Favelas RS 2025

O time masculino do bairro Guajuviras, em Canoas, conquistou a Taça das Favelas Rio Grande do Sul 2025, após empatar em 1 a 1 com o Municipal, de Montenegro, durante o tempo normal da final realizada no Estádio Passo D’Areia, em Porto Alegre.
O Municipal abriu o placar com Gabrielzinho, mas o Guajuviras buscou o empate no segundo tempo, com Junqueira, em cobrança de pênalti. A vitória veio nos pênaltis: Robinho, Roger e Junqueira converteram as cobranças decisivas para a equipe canoense.
A Taça das Favelas é organizada pela Central Única das Favelas (CUFA) e conta com apoio do governo do RS, por meio do programa Pró-Esporte RS (Secretaria de Estado do Esporte e Lazer), e do programa RS Seguro (Secretaria de Segurança Pública). O título rendeu ao Guajuviras R$ 10 mil em material esportivo; o vice-campeão Municipal recebeu metade desse valor.
Além da premiação, ambas as equipes garantiram vagas para a Taça das Favelas Brasil, que será disputada em São Paulo em data ainda a ser definida.
Taça das Favelas
A Taça das Favelas é reconhecida como o maior campeonato de futebol entre favelas do mundo. Idealizada pela CUFA e com produção da InFavela, a competição teve início no Rio de Janeiro em 2012 e conquistou alcance nacional. O torneio visa promover inclusão social, autoestima, integração comunitária e revelar talentos — como o volante Patrick de Paula, revelado pelo campeonato carioca e hoje atuando nos principais centros do futebol brasileiro.
Esporte
Com apoio do governo do Estado, atleta irá descer de skate o prédio do Caff

Símbolo arquitetônico de Porto Alegre, o Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff) será palco de um feito inédito. Em ação promovida pela Red Bull, com apoio do governo do Estado, um skatista multicampeão realizará uma manobra radical, entre os dias 8 e 10 de setembro, no prédio de 85 metros de altura e 21 andares. A iniciativa, chamada Red Bull Building Drop, integra um projeto idealizado pela marca e prevê a descida do atleta do topo do edifício da Ala Norte.
Para isso, está sendo montada uma estrutura que simula uma rampa de skate, com madeiras instaladas em toda a extensão. O sonho dos skatistas do Rio Grande do Sul, que a Red Bull vai realizar com apoio do Estado, não terá custos aos cofres públicos e, como contrapartida, a marca entregará duas rampas de skate em duas cidades do Rio Grande do Sul. A ação irá materializar um sonho que habita o imaginário popular desde a década de 1980, quando o Caff foi inaugurado: o de descer a famosa curva do edifício usando um skate.
A Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) está à frente da iniciativa.
“A pasta está preparando o Caff para essa ação inédita, cuidando da segurança e da valorização desse patrimônio que é símbolo do Estado. Mais do que um prédio, o Caff se transforma em cenário de criatividade e ousadia, mostrando como o espaço público pode ser palco de experiências inovadoras que inspiram gerações”, afirma a titular da SPGG, Danielle Calazans.
Por questões contratuais, não é possível informar o nome do atleta nem quando a ação irá ocorrer. Entre 1º e 10 de setembro, a Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), fará alterações pontuais para minimizar os impactos no trânsito, e o Estado irá garantir a segurança pública no entorno.
Segurança do atleta
A descida ocorrerá sem presença de público por questões de segurança, seguindo padrão de outras ações semelhantes realizadas pela marca. Dessa forma, reduz-se a pressão e, ainda, garante-se que os protocolos de emergência possam ser acionados de forma rápida e sem obstruções logísticas, caso seja necessário. Além disso, o formato permite que a atenção das equipes médica, técnica e de produção esteja voltada exclusivamente ao bem-estar do atleta, evitando distrações e riscos adicionais.
Esporte
Copa Mundo de Futsal Feminina com participação da equipe gaúcha

A cidade paranaense de Cascavel se prepara para sediar a Copa Mundo de Futsal Feminina, um dos torneios mais importantes do calendário do futsal internacional, classificado pela FIFA como o mundial de clubes da modalidade.
A competição, que começa em 26 de agosto no Ginásio da Neva, contará com a participação das equipes brasileiras Stein, do município anfitrião, e da Fac Sogipa, de Porto Alegre, representando o Estado do Rio Grande do Sul. Os jogos, com entrada gratuita, acontecerão entre 14h e 20h.
O evento também terá a participação de demais times de destaque no cenário internacional, como o argentino Pinocho, os colombianos Juventas e La Perla, o russo Normanochka e o norte-americano NY Ecuador. Os jogos serão transmitidos na Band Esportes e no canal do YouTube Mundo do Futsal.
A competição foi dividida em duas chaves: No grupo A, estão escalados confrontos entre as equipes Stein (Brasil), Juventas (Colômbia), Pinocho (Argentina), Faculdade Sogipa (Brasil). No grupo B entre os times Normanochka (Rússia), La Perla (Colômbia), NY Ecuador (Estados Unidos), e Padre Mugica (Argentina).
Cronograma da primeira fase da equipe gaúcha:
20h – 1ª rodada – 26/08/25
Stein Cascavel X Fac. Sogipa
14h – 2ª rodada – 27/08/25
Juventas X Fac. Sogipa
16h – 3ª rodada – 28/08/25
Pinocho X Fac. Sogipa
- Geral1 semana atrás
Canoas receberá nova fábrica do Grupo InBetta como parte de investimento de R$ 405 milhões na Região Metropolitana
- Trânsito1 semana atrás
Viaduto da Metrovel terá alterações no trânsito no final de semana; confira
- Estado1 semana atrás
Rio Grande do Sul registra 76 mil novas vagas formais até julho de 2025
- Comércio1 semana atrás
Campanha Ganha-Ganha Canoas visa movimentar o comércio em setembro
- Geral1 semana atrás
Canoas visita a Federação Nacional das Apaes em Brasília
- Geral1 semana atrás
Resíduos são transformados em autorretratos que revelam expectativas de participantes do curso de Pintor Industrial no IFRS-Campus Canoas
- Eventos1 semana atrás
Gincana Inclusiva promove diversão e integração na 28ª Semana da Pessoa com Deficiência em Canoas
- Educação1 semana atrás
XII Congresso de Educação Infantil de Canoas destacou a importância do protagonismo infantil