Geral
Etapa Creche tem novo chamamento para matrículas em Canoas

A partir de quarta-feira, 14, os responsáveis pelas crianças selecionadas no 7º chamamento para vagas na Etapa Creche devem comparecer à Central de Vagas da Secretaria de Educação (SME) para realizar a escolha das escolas.
As datas específicas para comparecimento são as seguintes: na quarta-feira, dia 14, serão convocados 40 alunos das turmas de Berçário 1. Na quinta-feira, 15, serão chamados 30 alunos do Berçário 2, e na sexta-feira, 16, serão convocadas 20 crianças das turmas de Maternal 1 e mais 20 do Maternal 2.
A Central de Vagas está localizada na rua Monte Castelo, nº 340, no bairro Nossa Senhora das Graças, e seu horário de funcionamento é das 8h às 18h.
Para realizar o processo de escolha, é necessário que os responsáveis apresentem os seguintes documentos: certidão de nascimento da criança, documento de identificação com foto do responsável, atestado ou laudo médico contendo o CID (Classificação Internacional de Doenças) para crianças com deficiência, além de um comprovante de residência.
Fique atento(a) aos prazos e documentos necessários para garantir a vaga na escola desejada para a criança. Em caso de dúvidas ou para obter mais informações, entre em contato com a Secretaria de Educação.
Datas para comparecimento na SME por turma:
Quarta-feira (14/06) – Berçário 1 (40 crianças)
Quinta-feira (15/06) – Berçário 2 (30 crianças)
Sexta-feira (16/06) – Maternal 1 e Maternal 2 (20 crianças de cada turma)
Policial
Polícia Civil mira suspeitos de homicídio em operação contra disputa entre facções em Canoas

A Polícia Civil deflagrou, nesta quarta-feira, 2, a Operação Retomada para cumprir dois mandados de prisão preventiva contra suspeitos de envolvimento em um homicídio e uma tentativa de homicídio registrados recentemente em Canoas.
Segundo as investigações, os crimes podem estar relacionados a uma disputa territorial entre facções criminosas no município.
De acordo com a responsável pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Canoas, Graziela Zinelli, os dois investigados são considerados foragidos da Justiça. As identidades não foram divulgadas.
A Polícia Civil também apura a possível participação dos dois suspeitos em um duplo homicídio registrado na região.
As investigações seguem para esclarecer a relação entre os crimes e identificar outros possíveis envolvidos.
Geral
Nova regra do Pix busca evitar golpes; veja o que mudou

Entrou em vigor na terça-feira, 1º, uma nova regra para o Pix que amplia de 30 para 80 dias o prazo para contestação de devoluções por meio do Mecanismo Especial de Devolução (MED).
A alteração foi feita pelo Banco Central após o surgimento de golpes que passaram a utilizar o próprio mecanismo de segurança do Pix para provocar prejuízos, principalmente em transações envolvendo comerciantes.
O MED permite que usuários solicitem a devolução de valores em casos de fraude ou golpe. O pedido é feito junto à instituição financeira, que analisa a ocorrência e pode tentar recuperar o dinheiro transferido.
Golpe do Pix enviado por engano
Entre as fraudes está o chamado golpe do Pix por engano. Nesse caso, o criminoso faz uma transferência para a vítima e depois entra em contato alegando que o dinheiro foi enviado por acidente.
Ao acreditar na justificativa, a pessoa realiza uma nova transferência para devolver o valor. Depois, o golpista contesta a primeira operação por meio do MED, mesmo já tendo recebido o dinheiro de volta.
Dessa forma, o criminoso pode conseguir recuperar novamente o valor da transação, enquanto a vítima fica com o prejuízo causado pela devolução.
Prazo passa a ser igual para os dois lados
O prazo de até 80 dias para vítimas de golpes solicitarem o MED já estava previsto nas regras. A mudança agora também estabelece esse período para a contestação de uma devolução.
Antes, quem contestava uma devolução tinha 30 dias para apresentar o pedido. Com a alteração, o prazo passou a ser de 80 dias.
O que fazer em caso de golpe
Em caso de suspeita de fraude, a orientação é procurar o banco o mais rápido possível e solicitar o MED. Embora o prazo seja de até 80 dias, a comunicação imediata pode aumentar as chances de bloqueio dos recursos.
Comprovantes da transferência, registros de conversas, capturas de tela e outros documentos relacionados ao caso devem ser preservados. Esses materiais podem ser solicitados durante a análise realizada pela instituição financeira.
Policial
Homem é morto a tiros no bairro Mato Grande, em Canoas

Um homem foi morto a tiros na noite deste domingo, 30, no bairro Mato Grande, em Canoas, na Região Metropolitana. O crime ocorreu por volta das 20h.
Conforme a Brigada Militar, a vítima estava na Rua Roberto Francisco Behrens, nas proximidades da entrada de um supermercado. O homem estava dentro de um carro preto.
A identidade da vítima ainda não foi divulgada. Também não há informações sobre a motivação do crime.
Até o momento, ninguém foi preso. O caso será investigado pela Polícia Civil.

evento6 dias atrásExpointer 2026 abre venda de ingressos; veja valores e horários de acesso

Canoas5 dias atrásDesfile Cívico retorna às ruas de Canoas neste domingo; veja programação

Policial6 dias atrásPF investiga fraude de R$ 406 milhões em licitações de máquinas e cumpre mandado em Canoas

Sem categoria6 dias atrásExpointer 2026 terá debates sobre meio ambiente, água e futuro do agronegócio
Sem categoria5 dias atrásUnidade móvel do Tudo Fácil oferece emissão da CIN e outros serviços na Expointer

Emprego1 semana atrásCanoas Shopping concentra cerca de 650 oportunidades de emprego nesta quarta-feira

Transporte5 dias atrásTrensurb terá operação especial durante a Expointer 2026; confira as mudanças

Cultura1 semana atrásDomingo no Parque terá Cia Show 4 entre as atrações em Nova Santa Rita
























































