Saúde
Dia D contra a gripe é alterado para o dia 6 de maio

A Secretaria da Saúde de Canoas (SMS) informa que a data divulgada anteriormente para a realização do Dia D contra a gripe Influenza teve que ser alterada de 29 de abril para 6 de maio. O motivo da alteração é em virtude do pedido do governo Estadual, feito para todos os Municípios do RS. Desta forma, no dia 6 de maio, das 8h às 17h, todas as Unidades de Saúde da cidade vão aplicar doses da vacina para o público permitido.
Próximo do Dia D o público que estará apto a receber a vacina será atualizado pela SMS. Desde o início desta semana já podem receber as doses o seguinte público: crianças (dos seis meses aos seis anos), gestantes, puérperas (até 45 dias após o nascimento da criança), idosos de 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, professores de ensino básico e superior, povos indígenas, profissionais das Forças Armadas, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas.
De acordo com as cepas do vírus que circulam no mundo, a composição da vacina muda todos os anos, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 2023, o imunizante é composto pelas cepas: Influenza A/Sydney/5/2021 (H1N1); Influenza A/Darwin/9/2021 (H3N3); e Influenza B/Áustria (linhagem B/Victoria). A vacina disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é segura e foi amplamente testada por diversos laboratórios.
Confira abaixo o percentual da cobertura vacinal nos últimos cinco anos no Rio Grande do Sul:
2022 – 65,2%
2021 – 79,3%
2020 – 93,5%
2019 – 87,2%
2018 – 86,3%
Saúde
Canoas orienta pacientes que aguardam consulta com oftalmologista a atualizar cadastro

A Prefeitura de Canoas orienta pacientes que aguardam consulta com oftalmologista pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde para verificar a situação do encaminhamento e dar andamento ao agendamento. O aviso é direcionado a moradores que já possuem encaminhamento para a especialidade, mas ainda não foram chamados para a consulta.
Segundo a prefeitura, a medida faz parte do processo de regularização da fila de consultas em oftalmologia. A administração municipal solicita que os pacientes atualizem as informações para que seja possível dar continuidade ao agendamento das consultas.
O contato com a Ouvidoria da Saúde pode ser feito pelo WhatsApp (51) 3425-7628.
A prefeitura também orienta que a informação seja compartilhada com outras pessoas que estejam aguardando consulta com oftalmologista e ainda não tenham sido chamadas.
Saúde
Anvisa determina recolhimento de lote do medicamento Paramol 750 mg após indícios de contaminação por fungo
Saúde
Obras alteram atendimentos odontológicos e vacinação em duas UBSs de Canoas

A Secretaria Municipal de Saúde de Canoas informou que, a partir de segunda-feira, 27, os atendimentos odontológicos e de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Praça América e Cerne serão realizados em outros locais devido às obras de melhoria nas unidades. As mudanças são temporárias e permanecem até a conclusão dos serviços.
Os pacientes da UBS Praça América que precisarem de atendimento odontológico deverão procurar a UBS Mathias Velho, na Avenida Rio Grande do Sul, 1.615. Já os usuários da UBS Cerne serão atendidos na UBS União, localizada na Rua São Borja, 595.
Durante o período das obras, a vacinação poderá ser realizada em qualquer unidade básica de saúde do município, conforme a preferência do usuário ou na unidade mais próxima de sua residência.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as intervenções nas duas UBSs exigem a transferência temporária desses serviços para garantir a continuidade dos atendimentos à população.

Canoas1 semana atrásLivraria Pandorga celebra 5 anos com sarau e participação de escritores de Canoas

Transporte1 semana atrásTrensurb terá circulação parcial neste domingo, 26, devido às obras do Dnit; confira as mudanças

Defesa Civil1 semana atrásDefesa Civil do RS emite alerta vermelho para risco de inundação do Rio dos Sinos em São Leopoldo

Defesa Civil3 dias atrásDefesa Civil do RS atualiza alerta hidrológico e mantém aviso vigente até o próximo domingo, 2

Defesa Civil4 dias atrásDefesa Civil de Canoas instala bombas para reforçar escoamento da água no bairro São Luís

Defesa Civil4 dias atrásDefesa Civil de Nova Santa Rita emite alerta para possível enchente após mais de 300 mm de chuva

Defesa Civil6 dias atrásDefesa Civil emite alerta vermelho para São Leopoldo por risco muito alto de inundação do Rio dos Sinos

Clima6 dias atrásNovo alerta vermelho do INMET prevê tempestades no RS até quarta-feira, 29





















































