Esporte
Atletas canoenses conquistam 21 medalhas no Campeonato Brasileiro de Natação CBDI
Atletas do Programa Atleta Cidadão do Futuro (ACF) Paradesporto retornaram na terça-feira, 4, do Campeonato Brasileiro de Natação CBDI com as malas cheias de medalhas. Foram três ouros, 13 pratas e seis bronzes conquistados pela equipe do ACF de Canoas, que na classificação final também levou o título de vice-campeão da competição.
O Campeonato Brasileiro de Natação CBDI 2023 é promovido pela Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais, com o apoio do CPB – Comitê Paralímpico Brasileiro, contando com a participação de Clubes e Associações que promovam o desporto do deficiente intelectual.
A técnica da equipe, Fernanda Michaelsen, destaca que essa competição assim como outras competições são desafios que os atletas se determinam a superar, se empenham e focam diariamente nos treinos. “Ficar como a segunda melhor equipe do Brasil, traz para o município de Canoas o trabalho de excelência que vem sendo desenvolvido no Paradesporto junto com a parceria da Associação Esporte +”.
Integração e vitórias
Sorrisos largos e muita alegria no retorno dos atletas do ACF Paradesporto, não só pela quantidade de medalhas conquistadas, mas também pelo ótimo desempenho que a equipe vem tendo nos campeonatos que disputou até agora. O atleta Arthur Monteiro participou pela primeira vez de uma competição e comentou com entusiasmo a experiência. “Foi muito legal. A primeira vez que eu andei de avião, senti um frio na barriga. Quero muito ir de novo, competir e ganhar mais medalhas. Gostei de estar ao lado dos meus colegas atletas, torcer e poder trazer um troféu para casa.”
Para Mara Rúbia, atleta que conquistou duas medalhas de ouro, a competição além de proporcionar a ela um melhor desenvolvimento, é um momento de maior integração com a equipe. “Sou muito grata por mais uma vez ter participado, pois, além de nadar, passei momentos super divertidos ao lado de pessoas maravilhosas, além de ganhar duas medalhas de ouro”.
ACF Paradesporto
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) desenvolve o trabalho do ACF Paradesporto em parceria com a Associação Esporte +, que, em conjunto, acolhe novos atletas oriundos dessa instituição. O trabalho visa a formação e consolidação da performance de rendimento, possibilitando o desenvolvimento do paradesporto e a relação do ensino e formação pessoal.
Esporte
Atleta Sarah Mauer Mendes, campeã mundial escolar de judô, é homenageada na Câmara
A sessão do Grande Expediente realizada nesta terça-feira, 3, na Câmara Municipal de Canoas, foi marcada pela homenagem a Sarah Mauer Mendes, jovem atleta de 16 anos que conquistou o título de campeã mundial escolar de judô, representando o Brasil em competição realizada no Bahrein, nos Emirados Árabes.
A homenagem foi proposta pelo vereador Gilson Oliveira, por meio do Requerimento de Grande Expediente n° 26/2024.
Durante a cerimônia, Gilson destacou a importância do reconhecimento público para jovens talentos que se dedicam ao esporte de alto rendimento.
“O presente mais valioso que temos não é ouro, prata ou pedras preciosas, mas sim o reconhecimento. Em nome dos 350 mil cidadãos de Canoas, celebramos as conquistas de Sarah, que é um exemplo para todos nós”, afirmou o vereador em seu discurso.
Trajetória de Sarah
Filha de Moacir Mendes Júnior, campeão brasileiro de judô e jiu-jitsu, Sarah iniciou sua trajetória no balé, mas logo decidiu seguir os passos do pai. Desde os primeiros anos, a atleta demonstrou disciplina e dedicação, treinando diariamente sob a orientação de Moacir e de mestres renomados na SOGIPA.
Conquistas
Seu esforço resultou em uma série de conquistas: além do título mundial escolar, Sarah acumula cinco medalhas em campeonatos brasileiros, ouro no campeonato mundial no México, e títulos no circuito europeu em países como Polônia e República Tcheca. A jovem também é tetracampeã gaúcha e vice-campeã dos Jogos da Juventude.
Sarah, que treina até quatro vezes por dia e equilibra os estudos na Escola Barão do Amazonas, mencionou durante sua fala o sacrifício necessário para ser uma atleta de alto rendimento.
“Quero que meu exemplo inspire outras meninas e meninos a seguirem a carreira esportiva e a buscarem vitórias na vida”, declarou.
A mãe de Sarah, Grasiela Mauer, também esteve presente na sessão e recebeu palavras de agradecimento pelo apoio à filha. Gilson enfatizou o papel da família na trajetória de Sarah e ressaltou a relevância do esporte como ferramenta de inclusão e formação de caráter.
“O judô, que tem mais de 150 anos de história, não é apenas um esporte, mas uma escola de vida que promove disciplina e saúde”, destacou o vereador.
Esporte
Festival de Esporte e Lazer de Canoas marca encerramento do ano no Parque Getúlio Vargas
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) já confirmou a data e o local do Festival de Esporte e Lazer de Canoas (Fesla) 2024, que marca o encerramento das atividades e projetos da secretaria. O evento será realizado no dia 8 de dezembro, no Parque Getúlio Vargas.
Fesla 2024
Neste ano, o Fesla também celebra os 44 anos do Parque Municipal Getúlio Vargas. Com entrada gratuita e aberto à comunidade, o festival reunirá alunos, famílias, usuários das unidades esportivas de Canoas e o público em geral.
Durante o evento, haverá partidas em diversas modalidades esportivas, como futebol de campo, câmbio e bocha, além de outras atividades.
“O Fesla é um grande evento de integração entre esporte, meio ambiente, cultura e diversos parceiros. Nosso principal objetivo é valorizar a prática esportiva e o lazer, oferecendo um dia repleto de atividades no parque”, afirma a secretária da SMEL, Letícia Boll Vargas.
Esporte
Canoas sediará a 6ª edição dos Jogos Pan-americanos de Surdos 2024, com a participação de 18 países
Em novembro, Canoas irá se transformar na capital do surdodesporto. Isso porque a cidade receberá a 6ª edição dos Jogos Pan-americanos de Surdos 2024.
O evento internacional será realizado entre os dias 10 e 17 de novembro e reunirá cerca de 1000 surdoatletas de 18 países, que disputarão 12 modalidades.
Começo de tudo
A primeira edição dos Jogos Pan-americanos de Surdos aconteceu no ano de 1975, em Caracas, na Venezuela. Desde então, os Jogos já foram realizados em Cuba (1999); na Argentina (2003); e na Venezuela (2007).
Esta será a segunda edição no Brasil. Isso porque a última edição do evento, realizada em 2012, aconteceu na cidade de Praia Grande (SP).
Ulbra
Para o presidente do Comitê Organizador (OC) do Pan-Americano, Alexandre Dale Couto, o evento é muito importante para o surdodesporto.
“Há uma grande disposição da ULBRA em sediar o evento, que é uma oportunidade importante para realizar eliminatórias em modalidades coletivas como Futebol, Vôlei e Futsal.”
Quem também comemora a realização do evento é o presidente da Organização Pan-americana Desportiva de Surdos (PANAMDES), Pedro Bonnassiolle.
“Estou profundamente orgulhoso dos atletas que se prepararam para participar do nosso evento pan-americano, que não é realizado há 12 anos. Desejo-lhes que, com esforço e dedicação, alcancem todas as suas metas e se preparem para os próximos desafios.”
Apoio
Para sua realização a Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) e a PANAMDES contam com o apoio da Federação Desportiva de Surdos do Rio Grande do Sul (FDSRS), do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, da Prefeitura de Canoas, da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), do ICOM-Libras, do Comando Militar do Sul e da Brigada Militar.
Confira as modalidades:
- Atletismo (M | F)
- Badminton (M | F)
- Basquete 3×3 (M)
- Futsal (M | F)
- Futebol (M)
- Karatê (M)
- Natação (M | F)
- Taekwondo (M | F)
- Tênis (M)
- Tênis de mesa (M | F)
- Vôlei (M | F)
- Xadrez (M | F)
Confira os países participantes:
- Argentina
- Bolívia
- Brasil
- Canadá
- Chile
- Costa Rica
- Colômbia
- Cuba
- Equador
- Estados Unidos
- Jamaica
- México
- Paraguai
- Peru
- Uruguai
- República Dominicana
- Trinidad & Tobago
- Venezuela
- Comunidade1 semana atrás
Beneficiários do Bolsa Família devem atualizar cadastro até o dia 20 de dezembro
- Destaques1 semana atrás
“Nunca trabalhei na vida, eu faço o que me dá prazer”; morre Jesus Pfeil aos 85 anos
- Enchente 2024 Canoas1 semana atrás
Entregas do Programa Canoas Volta pra Casa encerram nesta terça-feira, 26
- Geral1 semana atrás
Jairo Jorge e secretário de Segurança de Canoas se reúnem com governador em exercício para tratar de assassinato na Pecan
- Eleições 20241 semana atrás
Governo eleito anuncia secretários de Comunicação e Desenvolvimento Urbano para próximo mandato
- Educação1 semana atrás
Alunos do Ensino Médio de Canoas realizam mostra artística com tema da enchente
- Policial1 semana atrás
TRAGÉDIA ANUNCIADA: Mortes no presídio de Canoas e afastamento do Diretor e mais quatro
- Economia7 dias atrás
Sorteio de novembro do Nota Fiscal Gaúcha no 1º Seminário de Educação Fiscal realizado em Canoas