Conecte-se conosco

header-top







 

17/09/2025
 

Geral

PRIMEIRA INFÂNCIA MELHOR: Representantes de Alagoas visitam Canoas para conhecer ações do Programa

Redação

Publicado

em

Representantes do Estado de Alagoas visitaram a cidade na manhã da última sexta-feira, 3, para conhecer as ações executadas no Programa Primeira Infância Melhor (PIM), com objetivo de replicar a metodologia e expandir o atendimento para mais famílias em situação de vulnerabilidade social do Estado nordestino.

O PIM de Canoas é reconhecido como um dos mais bem-sucedidos do RS na promoção do desenvolvimento infantil e fortalecimento das 300 famílias atendidas. Além da integração das Secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, há o diferencial da realização de ações em conjunto com a Secretaria de Esporte e Lazer, o que não acontece nas demais cidades.

Dentre os 233 municípios que desenvolvem o programa, o Rio Grande do Sul escolheu Canoas para apresentar à comitiva da Secretaria Extraordinária da Primeira Infância de Alagoas como o PIM está sendo executado, considerando o trabalho desenvolvido em Canoas e que a cidade foi a primeira do Estado a implantar o programa. Com uma equipe multidisciplinar, formada por enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e educadores, o PIM canoense atende crianças de 0 a 6 anos e suas famílias em todas as regiões do município.

A abordagem do PIM é baseada na visita domiciliar, na qual os profissionais orientam as famílias sobre cuidados básicos com a saúde, nutrição, educação e estimulação do desenvolvimento infantil. Além disso, o programa oferece atividades em grupo, como rodas de conversa, brincadeiras e oficinas, que fortalecem o vínculo entre os participantes e a comunidade.

Conferindo o trabalho de perto

A secretária da Primeira Infância de Alagoas, Dra. Paula Dantas, acompanhou uma das visitas realizadas no bairro Guajuviras e comentou sobre a experiência. “Pra mim, foi muito bom. Tudo o que lemos sobre o programa PIM, hoje, nós vimos acontecer na prática. É muito importante entendermos que o PIM tem algumas características que o Criança Feliz sozinho não faz, como, por exemplo, o número de visitas, alguns indicadores que o PIM observa e que o Criança Feliz não. Canoas foi pioneira na visita domiciliar, realizando esse trabalho antes dos demais. Então vamos pegar tudo o que aprendemos aqui e misturar com o que já estamos fazendo para que a nossa política pública cresça e seja mais forte ainda”, destacou.

Denise da Silva, secretária adjunta da Saúde de Canoas ressaltou a importância da troca de experiências para fortalecer o PIM em todo o país. “A parceria entre Canoas e Alagoas é um exemplo de como a colaboração entre diferentes entes federados pode contribuir para o fortalecimento do desenvolvimento infantil e o bem-estar das famílias brasileiras. É desta forma que iremos construir um futuro melhor para todos”, enfatizou a secretária.

Diminuindo desigualdades

O Programa Primeira Infância Melhor é uma política pública que vem ganhando destaque no Brasil e no mundo como uma estratégia eficaz para reduzir as desigualdades sociais. O programa existe há 19 anos em Canoas e atende gestantes e crianças em situação de vulnerabilidade social nos territórios da Mathias Velho, Guajuviras e Harmonia, bem como as residentes no Quilombo Chácara das Rosas.

Patrícia Klein de Oliveira, de 26 anos, é moradora do loteamento MQ4, no bairro Guajuviras, e foi uma das visitadas pela comitiva. Ela é mãe de três crianças e recebe o acompanhamento do PIM desde novembro do ano passado. “Eu gosto muito quando elas vêm aqui em casa. Ajuda muito a mim e as minhas crianças. Elas estão se desenvolvendo melhor e já aprenderam a contar até 10, identificar as cores, entre outras coisas. Acho muito bom e fico muito feliz mesmo”, ressaltou.

Presenças

A superintendente da Secretaria Extraordinária da Primeira Infância, Alessandra Viana Rolim, e a Assessora Especial da Primeira Infância, Ana Teresa Lopes, participaram das visitas, integrando a comitiva alagoana. O secretário da Saúde de Canoas, Aristeu Ismailow, o secretário de Desenvolvimento Social, Rogério Freitas, e seu adjunto, Jocimar Bamberg, e os secretários adjuntos de Esporte e Lazer, Jerson Cunha e Renan Baum também participaram do encontro.

 

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ulbra recupera ambulância histórica para práticas do curso de Medicina

Redação

Publicado

em

Ulbra recupera ambulância histórica para práticas do curso de Medicina

Na segunda-feira, 15, a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) destinou oficialmente uma ambulância para aulas práticas do curso de Medicina, no campus Canoas. O veículo, que já fazia parte do patrimônio da instituição, foi totalmente reformado e adaptado para simular atendimentos do SAMU.

O curso de Medicina da Ulbra já conta com um centro de simulação integrado, que reproduz o circuito completo de atendimento hospitalar. Com a chegada da ambulância, esse espaço passa a ser ainda mais aprimorado, permitindo que os estudantes vivenciem todo o processo de atendimento: desde o socorro do paciente com o veículo, a simulação da regulação médica, até o cuidado prestado na emergência hospitalar.

Ambulância de cinema

O veículo, modelo 1991 Ford F150 XL S, foi importado dos Estados Unidos e é um exemplar raro no Brasil. Na cor branca e com capacidade para cinco pessoas, a ambulância possui suspensão ajustável conforme o terreno e um baú projetado como UTI móvel, características que até hoje não são comuns nas ambulâncias brasileiras. É um modelo frequentemente visto em produções cinematográficas, o que a torna ainda mais singular.

Adquirida em 1996 para o plano Ulbra Saúde, a ambulância já foi utilizada em atendimentos domiciliares, no Hospital Álvaro Alvim (Porto Alegre) para transporte de pacientes e no hospital que a instituição mantinha em Tramandaí. Também teve papel importante em treinamentos práticos das disciplinas de Trauma e Emergência.

A restauração do veículo foi conduzida por Renan Carvalho da Cruz, profissional responsável pela reforma, que durou 40 dias.

“Pegamos essa ambulância que estava há praticamente 15 anos parada e restauramos quase todas as peças, praticamente 100% de restauração. As peças estavam boas, porém velhas, mas é um veículo com material americano, diferenciado, e isso facilitou a restauração”, explica.

Inovação na formação médica

Para o professor Rogério Fett Schneider, docente do curso de Medicina da Ulbra e coordenador do Centro de Simulação, a chegada do veículo representa um avanço significativo na qualificação acadêmica.

“Hoje, com o advento do SAMU, temos muitas ocorrências, tanto emergências clínicas quanto traumáticas, e o atendimento pré-hospitalar é fundamental. Muitos alunos estão atuando em serviços de regulação do SAMU, e o cenário prático vai contemplar também esse contexto, a regulação, o atendimento na rua, o resgate, com todas as formas de urgência e emergência”, conta.

Ele acrescenta que a ambulância fortalece ainda mais a experiência acadêmica dos estudantes. “O veículo vai trazer uma veracidade muito interessante para a capacitação dos alunos. Hoje somos a única universidade com esse cenário de simulação de atendimento pré-hospitalar na íntegra, inclusive com a regulação médica, seguindo protocolos do Ministério da Saúde”, destaca.

Segundo Marcelo Guerra, coordenador do curso de Medicina da Ulbra, a integração da ambulância à simulação reforça a segurança do paciente e a formação prática dos estudantes.

“Estamos cada vez mais integrando a simulação, que é toda a atividade que o aluno faz antes de chegar ao paciente verdadeiro. Então, a simulação tem muito a ver com a segurança dos nossos pacientes. O aluno primeiro treina em ambiente simulado, controlado, e se capacita para quando realmente tiver um caso, saber atuar nessa circunstância”, explica.

Mais informações sobre o curso de Medicina da Ulbra estão disponíveis em: ulbra.br/canoas/graduacao/presencial/medicina/bacharelado

Continuar a ler

Geral

OAB Canoas volta a realizar jantar-baile da advocacia depois de mais uma década

Redação

Publicado

em

OAB Canoas volta a realizar jantar-baile da advocacia depois de mais uma década

A OAB Subseção Canoas retoma, passados mais de dez anos, uma das mais tradicionais celebrações da advocacia local: o Jantar-Baile da Advocacia. O evento será realizado no dia 16 de outubro de 2025, com início às 19h30min, no Salão Blue Moon, reunindo colegas, familiares e convidados em uma noite de confraternização e celebração.

A ocasião terá um significado ainda mais especial, pois marcará também a comemoração dos 45 anos de instalação da Subseção Canoas, ocorrida em 14 de outubro de 1980. Trata-se, portanto, de um momento que une história e tradição, resgatando a memória da advocacia local e reafirmando a força da classe na região de Canoas e Nova Santa Rita.

A retomada do jantar-baile é mais uma iniciativa da atual gestão no sentido de promover uma agenda social mais intensa e integrativa, reforçando a união da advocacia e aproximando ainda mais a instituição de seus membros. Mais do que uma festividade, o reencontro simboliza o espírito de coletividade que sempre pautou a atuação da OAB Canoas ao longo de sua trajetória.

O evento promete ser um marco para todos os advogados e advogadas que diariamente dignificam a profissão, honrando a história da Subseção e projetando o futuro da advocacia em nossa comunidade.

Os convites, que são limitados, estão à venda na plataforma Sympla, em www.sympla.com.br e para localizá-los, basta procurar por “OAB Canoas” no site.

Compre também acessando o QRCode abaixo:

Compre acessando o QRCode abaixo:

Continuar a ler

Geral

Governo divulga lista de 477 novos contemplados no Programa CNH Social

Redação

Publicado

em

Governo divulga lista de 477 novos contemplados no Programa CNH Social

Foi publicada nesta segunda-feira, 15, no Diário Oficial do Estado (DOE) a lista de contemplados na segunda chamada do programa gaúcho da CNH Social, programa social mantido pelo governo Eduardo Leite. Ao todo, são 477 pessoas, que têm até o próximo dia 30 de outubro para abrir seus processos de habilitação em um Centro de Formação de Condutores (CFC) do Estado.

A segunda chamada ocorre, conforme cronograma, para preencher as vagas remanescentes, até o total de 3 mil, número de vagas da edição 2025 da iniciativa.

Dúvidas e mais informações 

Para mais informações, os candidatos podem contatar o DetranRS pelos canais de atendimento:

  • Disque-Detran (0800-905-5555);
  • WhatsApp (800-905-5555);
  • chat on-line no site;
  • Fale Conosco e Ouvidoria no site;
  • atendimentos presenciais em unidades do TudoFácil.

Os Centros de Formação de Condutores credenciados também estão aptos a prestar informações e esclarecer dúvidas.

Continuar a ler
publicidade
SicrediGraduação Lasalle

Destaques