Saúde
COVID BABY: Começa neste sábado, 26, a aplicação de vacinas em crianças até dois anos com comorbidades

No próximo sábado, 26, o município de Canoas inicia a aplicação da vacina da Covid-19 em crianças com 6 meses até os 2 anos, 11 meses e 29 dias, com comorbidades. A vacinação será realizada somente aos sábados, mediante agendamento prévio, feito diretamente na unidade de saúde Santa Isabel, na rua Frei Orlando, 141, Centro ou pelo telefone 3236-1659.
A diretora de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde, Elisiane Amorim, explica que o agendamento é necessário para evitar o desperdício de doses. “Cada frasco possui 10 doses e, quando aberto, deve ser utilizado em até 12 horas”.
O Município recebeu do Governo do Estado, 490 doses do imunizante e o número estimado de crianças – com e sem comorbidades – é superior aos 13.500 indivíduos.
A aplicação será na unidade de saúde Santa Isabel, na Rua Frei Orlando,141, Centro, de segunda a sexta, das 8h às 17h, com distribuição de senhas até às 16h45. Aos sábado, a aplicação acontece no mesmo local, das 8h às 16h, com distribuição de fichas até 15h45.
A Covid Baby, como está popularmente sendo chamada, é da fabricante Pfizer-BioNTech e está autorizada pelos órgãos internacionais e nacionais de saúde, dentre eles, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O esquema de vacinação será composto de três doses. As duas iniciais devem ser administradas com quatro semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose, aplicada, pelo menos, oito semanas após a segunda dose.
Confira lista das comorbidades
– Diabetes mellitus
– Pneumopatias crônicas graves
– Hipertensão Arterial Resistente
– Hipertensão arterial estágio 3
– Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo
– Insuficiência cardíaca (IC)
– Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar
– Cardiopatia hipertensiva
– Síndromes coronarianas
– Valvopatias
– Miocardiopatias e Pericardiopatias
– Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
– Arritmias cardíacas
– Cardiopatias congênita
– Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados
– Doenças neurológicas crônicas
– Doença renal crônica
– Imunocomprometidos
– Hemoglobinopatias graves
– Obesidade mórbida
– Síndrome de Down
– Cirrose hepática
Saúde
Campanha leva testagem de Hepatite C ao Calçadão de Canoas neste sábado

Os quatro Rotary Clubs de Canoas promovem, neste sábado, 8, uma ação de conscientização e prevenção à Hepatite C. A atividade faz parte da campanha mundial Hepatite Zero e será realizada no Calçadão de Canoas, das 9h às 16h.
Durante a ação, serão disponibilizados testes rápidos, gratuitos e seguros para identificação da doença. A Hepatite C é uma infecção que pode evoluir sem apresentar sintomas, o que pode dificultar o diagnóstico precoce.
Segundo especialistas da área da saúde, a identificação da doença em estágio inicial aumenta as possibilidades de tratamento e cura. A testagem é uma das principais formas de detectar a infecção e encaminhar os pacientes para acompanhamento adequado.
A iniciativa é organizada pelos Rotary Clubs Canoas Industrial, Canoas, Canoas Nordeste e Canoas Integração, com o objetivo de ampliar o acesso à informação e estimular a realização do diagnóstico.
Saúde
Começou a campanha de multivacinação para atualizar cadernetas de crianças e adolescentes
Saúde
Anvisa determina interdição de três repelentes após laudos apontarem irregularidades

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta segunda-feira, 3, a interdição cautelar de três repelentes de insetos após análises do Instituto Adolfo Lutz, laboratório de referência do Estado de São Paulo, apontarem resultado insatisfatório no ensaio de DEET.
O DEET é uma substância ativa utilizada em repelentes para afastar mosquitos, carrapatos e outros insetos. O componente atua bloqueando os sentidos dos insetos, dificultando que eles identifiquem o odor da pele humana.
A medida impede temporariamente a fabricação, comercialização, distribuição, uso ou funcionamento dos produtos afetados até a conclusão das investigações e a adequação às normas sanitárias.
Os produtos e lotes interditados são:
• Repelente com filtro solar FPS 30 Above Protec
Lote: 189952
• Above Protect Repelente de Insetos
Lote: 205688
• Repellere Repelente de Insetos Aerossol
Lote: 2601001449
Segundo a Anvisa, a interdição cautelar é uma ação preventiva e temporária, com prazo de até 90 dias, conforme previsto na legislação. Durante esse período, os produtos ficam impedidos de serem vendidos ou utilizados até que a situação seja avaliada.

Defesa Civil7 dias atrásDefesa Civil do RS alerta para tempestades severas com ventos acima de 90 km/h a partir de quinta-feira, 6

Defesa Civil4 dias atrásDefesa Civil do RS confirma tornado em Pedro Osório
- Defesa Civil6 dias atrás
Tempo muda no RS com formação de ciclone extratropical e alerta para temporais e ventos fortes

Defesa Civil7 dias atrásFamílias começam a deixar Centro Humanitário e retornam para casa em Nova Santa Rita

Defesa Civil4 dias atrásCiclone com ventos acima de 100 km/h deixa rastro de estragos em Canoas

Defesa Civil4 dias atrásTemporal deixa casas destelhadas, árvores e postes caídos em Nova Santa Rita

Animais6 dias atrásPolícia Civil resgata 19 cães de canil clandestino e prende homem por maus-tratos em Canoas
Política4 dias atrásCanoas tem candidaturas confirmadas para as eleições deste ano após convenções partidárias


















































