Conecte-se conosco

header-top






 

26/07/2024
 

Canal OtPlay

INOVAÇÃO: Inova La Salle Conecta reúne comunidade acadêmica, empresários e poder público

Redação

Publicado

em

A Universidade La Salle, por meio da incubadora La Salle Tech, promoveu o evento Inova La Salle Conecta, com o objetivo de conectar diferentes públicos através da inovação para o público das startups e também empresarial.

O encontro reuniu além da comunidade acadêmica, empresários, representantes das prefeituras de Canoas, Cachoeirinha, Esteio e Câmara de Vereadores de Canoas, entidades atuantes no fomento à inovação como: Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), CICS (Câmara de Indústria e Comércio e Serviços de Canoas), Tecnosinos e Ulbra.

O diretor de Estratégia e Inovação do Grupo O Timoneiro, Vanderlei Dutra, esteve no evento e salientou a importância das iniciativas da La Salle Tech. “O braço de inovação e apoio ao empreendedorismo da Unilasalle já é uma referência para todos que querem empreender de forma disruptiva. As empresas incubadas, que conhecemos hoje no evento, darão muito orgulho, empregos e receitas para o município”, destacou.

Conecta Soluções

Na ocasião, ocorreu a apresentação da plataforma Conecta Soluções, um sistema que tem o objetivo de administrar os desafios sugeridos por empresas e a comunidade em geral para que esses sejam atendidos pela universidade em disciplinas ou projetos. Ao cadastrar um novo desafio, deve indicar de que área ele é e o detalhamento desse desafio. Além disso, o sistema será responsável por sugerir uma equipe (professores e alunos) para cada desafio.

A solução foi apresentada por meio da disponibilização de QR Code. “Nós só vamos fazer história se deixarmos um legado. Se assumirmos a responsabilidade de uma sociedade e uma educação 5.0. Precisamos avançar pelo bem da nossa comunidade”, ressaltou o Reitor da Unilasalle, Prof. Dr. Paulo Fossatti, fsc.

De acordo com a coordenadora da La Salle Tech, a especialista em Negócios e Inovação Lubianca Neves o evento foi especial, pois marca a retomada dos eventos presenciais do setor de inovação da Unilasalle e também o lançamento de um programa que posiciona a Instituição em um futuro para acadêmicos e parceiros. Segundo a coordenadora, mudar o mundo transformando pessoas, é algo presente na Unilasalle e faz parte da missão lassalista desde o seu fundador – João Batista de La Salle -.

A formação integral de pessoas para a transformação das organizações, empresas e comunidades onde a Universidade está inserida e assim contribuindo para um mundo mais justo e mais inclusivo. “Pensar inovação, neste sentido, passa por este olhar sistêmico para o nosso entorno. Pensando nisso, temos duas incubadoras, a Tecnosocial, com vocação para o empreendedorismo social e a La Salle Tech, voltada a startups de base tecnológica”, enfatizou Lubianca.

A La Salle Tech, escritório de coworking, completa este ano 8 anos de existência, abrangendo inicialmente canoas através de seu atendimento a startups e em expansão para o país inteiro por meio dos polos de ensino.

Konfracast #06 debate os desafios do empreendedorismo

Está no ar o sexto episódio do Konfracast, o podcast da Konfradez, confraria de cerca de 100 empresários canoenses que se reúne para trocar ideias, informações e gerar negócios. Participaram os empresários Guilherme Colussi, Ronei Menetrier, Juliano Machado e Adriano Schafer, que contaram suas histórias e desafios comuns na trilha do empreendedorismo. Assista no Youtube ou ouça no Spotify, pesquisando por Konfracast.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Canal OtPlay

Deputado Pompeo de Mattos e vereador Alexandre Gonçalves falam sobre enchentes e eleições municipais

Redação

Publicado

em

Deputado Pompeo de Mattos e vereador Alexandre Gonçalves falam sobre enchentes e eleições municipais

O deputado federal Pompeo de Mattos, que chegou na manhã desta quinta-feira, 4, em Canoas, e o vereador canoense Alexandre Gonçalves, ambos do PDT, participaram do quadro Da Redação, com o jornalista Vanderlei Dutra.

No episódio, os políticos falaram sobre as enchentes no Rio Grande do Sul e eleições municipais.

Confira abaixo:

Continuar a ler

Canal OtPlay

RESGATE SEM FRONTEIRAS: Humanos e cães ajudam no trabalho humanitário em Canoas desde as enchentes de maio

Redação

Publicado

em

O Grupo O Timoneiro entrevistou, na semana que passou, alguns dos muitos heróis que a cidade de Canoas teve durante a crise climática e social que atravessou boa parte da cidade durante as enchentes do mês de maio.

A entrevista faz parte da série Histórias da Enchente de 24, parte do especial Canoas +85 Anos

O criador e líder da organização Resgate Sem Fronteiras, Benedito Rodrigues Correa, veio de São Paulo para atuar no auxílio humanitário e também pela causa animal, tirando de telhados e terrenos muitos animais que hoje estão no Abrigo Pata Molhada, no bairro Mathias Velho.

Morador de Guarulhos, na Grande São Paulo, há 45 anos, Correa, como é conhecido, é ecologista e ambientalista, e sempre plantou muitas árvores. “Isso tudo tem a ver com o meio ambiente. Estamos prejudicando demais ele. Por isso a importância do plantio de árvores dentro das cidades, assim como a reciclagem”, aponta.

Desde o começo de maio, muitas árvores também foram plantadas em torno do Pata Molhada por conta da atuação de Correa e das equipes que o auxiliam.

No estúdio também estiveram as cachorras Fronteiras e Resgate, que nos últimos anos atuam no projeto que tem mais de quatro décadas de existência com trabalhos em catátrofes em diferentes regiões do Brasil, como as tragédias de Brumadinho e Mariana, em Minas Gerais.

Correa também explicou como funciona o uso dos cães nos trabalhos de resgate. Os animais pegam o cheiro do alvo com o uso de roupas ou outros objetos da pessoa desaparecida, e são colocados na área para procurar. Ao encontrar, algo, as cachorras sentam, deitam ou mesmo cavocam a terra no ponto indicado. “Aí eu só sinalizo para quem da Defesa Civil, dos Bombeiros ou quem estiver de fato no resgate oficial para procurar, com uma vareta ou algo do tipo, e saio de cena”, disse.

O ambientalista acredita que nunca teve tantas tarefas como na recente crise climática no Rio Grande do Sul. Ele e outros membros do grupo foram não apenas a Canoas e Porto Alegre, mas também a cidades como Eldorado do Sul, mas também para o Vale do Taquari, dada a proximidade e oportunidades de resgate nesses locais. “Nem em Brumadinho ou Mariana eu vi a gente ser tão necessário”, comentou.

No RS, Correa também conheceu novos membros para o grupo. “Depois eu volto para São Paulo, mas o trabalho aqui vai continuar”, declarou.

Juntos, cães e humanos continuam o trabalho junto de veterinários e protetores dos animais que atuam em Canoas desde as enchentes.

Correa ainda lembrou de um caminhão de mantimentos que chegou ao Pata Molhada com 50 toneladas de mantimentos, de produtos de higiene a alimentos. Uma caixa, porém, despertou seu interesse.

Eram 50 cartas de crianças do Ensino Fundamental da cidade de Rio das Pedras, interior de São Paulo. Elas vinham com alimentos e doces para as crianças. Num primeiro momento, não era possível destinar essas mensagens às crianças. Em junho, com a passagem das águas, as cartas foram entregues.

“Pedimos para os pais lerem as cartinhas para os filhos. Elas mandaram para a gente vídeos agradecendo e mandando mensagens para as crianças que enviaram tudo aquilo. Isso é muito puro. Me dá esperança que o ser humano tem ainda muita capacidade para fazer o bem”, afirmou.

Confira a entrevista completa também pelo YouTube da OTPlayTV:

Continuar a ler

Canal OtPlay

Histórias da Enchente de 24: Vanderlei conversa com Gustavo, da Kão Nobre e parceiro do Grupo OT nas redes sociais

Redação

Publicado

em

Histórias da Enchente de 24 Vanderlei conversa com Gustavo, da Kão Nobre e comunicador de OT

Dando continuidade à cobertura especial da enchente de 24, com o quadro Histórias da Enchente de 24, realizada pelo jornal O Timoneiro, o jornalista Vanderlei Dutra recebeu no estúdio Park do Grupo, o canoense Gustavo Cristiano, proprietário da Kão Nobre e parceiro do Grupo OT na produção de conteúdo para redes sociais.

Gustavo foi mais um dos tantos afetados e conta como foi a noite de pânico, como foi o seu resgate e o trabalho voluntário que vem realizando desde então.

Confere o episódio completo abaixo:

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm