Geral
22ª edição dos Jogos de Integração dos Idosos Canoenses reúne centenas de pessoas no COM

Os Jogos de Integração dos Idosos (Jiidos) chegaram a sua 22° edição sendo marcado pela empolgação e alegria dos cerca de 150 participantes presentes, reunidos nesta sexta-feira, 7, no Centro Olímpico Municipal.
A competição é organizada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), através da Diretoria de Esporte de Participação e Lazer, em parceria com a Secretaria do Idoso. O evento faz parte do calendário municipal da Semana da Pessoa Idosa e foi acompanhado pelo prefeito Nedy de Vargas Marques.
Música, dança e diversão estiveram presentes ao longo do dia de atividades, que contou com a participação das equipes vindas de unidades esportivas da Smel – Centro Olímpico Municipal, Parque Esportivo Eduardo Gomes, Centro Esportivo São Luís, Centro Esportivo e Cultural Martin Luther King – e dos grupos parceiros: Grupo Amizade Niterói, Centro de Convivência do Idoso, Marcílio Dias, Os Prateados, Florescer, Viva a Vida e os Vencedores.
“É contagiante ver a alegria e a emoção dos nossos idosos com a retomada dos jogos após mais de dois anos de pandemia. Sem dúvida, eles foram o público mais afetado. As atividades esportivas, de lazer e integração possibilitam aos nossos idosos viver mais e melhor, com uma vida digna e mais saudável”, destacou o prefeito, que arriscou um lance jogo do frango.
Caminhadas e saúde
Participante dos Jogos e frequentadora do Parque Esportivo Eduardo Gomes, a aposentada Egla Munhoz contabiliza os benefícios para a saúde. “Há 14 anos faço caminhada no parque. Quando conheci o grupo fiquei surpresa, pois nem imaginava que existia esse tipo de atividade, como a ginástica, o pilates e o câmbio, e hoje participo delas. Desde que comecei, melhorei tanto na parte física como na cabeça”.
Os Jiidos são o momento de encontro dos grupos da melhor idade que fazem parte das atividades oferecidas nos centros de esportes e pelos parceiros, de vivenciar o exercício da convivência e a troca de experiências. “O esporte tem esse poder de transitar desde a primeira infância até a melhor idade, e nós ficamos muito felizes em oferecer a todos os grupos, cada um com a sua vivência, a oportunidade da atividade física”, destaca o secretário adjunto da Smel, Jerson Cunha.
Envelhecimento ativo
A secretária adjunta do Idoso, Carmen Regina da Silveira, ressaltou a importância de promover aos idosos o retorno das práticas de convivência e das atividades físicas após o período de reclusão durante a pandemia. “Para os nossos idosos esse retorno traz a sensação de liberdade. Foram muitas perdas, e o recomeçar é o que queremos”. Carmen também destacou a parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer: “Estamos juntos em busca de oferecer uma política de envelhecimento ativo”.
O evento, além das disputas de basquete reloginho, jogos recreativos de bocha adaptada, jogo do bambolê, arremesso da galinha e câmbio (jogo adaptado do voleibol), contou com a apresentação do grupo de dança cigana do Centro de Convivência do Idoso (CCI), brechó do Lions Clube Canoas Santa Rita, e os serviços de Reiki (de imposição de mãos) e Auriculoterapia com as Práticas Integrativas e Complementares da Saúde (Pics) da Secretaria Municipal de Saúde, na sala de ginástica.
Geral
Canoas promove campanha “Verão sem Violência” com ações de conscientização

A Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Inclusão de Canoas realizará, nos meses de janeiro e fevereiro, a campanha “Verão sem Violência”, voltada à conscientização e ao enfrentamento da violência doméstica. A iniciativa prevê a divulgação de canais de denúncia e informações sobre os tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha.
As ações estão programadas para os dias 14 e 26 de janeiro e 11 e 25 de fevereiro, sempre às 15h, no Calçadão, em frente à Estação Canoas da Trensurb, no Centro do município. No local, serão distribuídos materiais informativos ao público.
De acordo com a Secretaria, a campanha busca ampliar o acesso da população a informações sobre a violência contra meninas e mulheres, além de divulgar os serviços de acolhimento disponíveis em Canoas e orientar sobre como buscar apoio e realizar denúncias.
Geral
Começam a valer a partir de hoje as novas regras para a CNH no Rio Grande do Sul

Entram em vigor nesta segunda-feira, 5, as novas regras para quem deseja tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Rio Grande do Sul. A partir de hoje, os candidatos já podem iniciar o processo de habilitação conforme as mudanças previstas na legislação federal, segundo informou o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (DetranRS).
As alterações decorrem da Resolução nº 1.020/2025 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), da Medida Provisória nº 1.327/2025 e da Lei nº 15.153/2025, que promovem mudanças significativas no processo de formação de condutores em todo o país. Diante da ausência de um período oficial de transição, o DetranRS, em conjunto com a Procergs, adotou um modelo híbrido, que combina exigências da nova legislação com procedimentos do sistema anterior.
De acordo com a diretora-geral adjunta do DetranRS, Isabel Friski, as adequações estão sendo realizadas em regime de força-tarefa. Segundo ela, a determinação do governo estadual foi para acelerar a implementação das mudanças e garantir que o novo processo esteja disponível já no início do ano.
Como será o processo de habilitação
Na prática, o candidato poderá iniciar o processo pelo aplicativo Gov.br e dar início ao curso teórico, ou realizar o procedimento diretamente em um Centro de Formação de Condutores (CFC). De forma simultânea, será possível realizar a coleta biométrica e agendar os exames de aptidão física e mental.
Hoje também poderá ser agendada a prova teórica. No entanto, durante este período inicial, o exame seguirá o modelo antigo, já que ainda não há integração com o banco de questões da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Após a aprovação no exame teórico, o candidato poderá marcar as aulas práticas. A nova legislação estabelece a exigência mínima de duas horas/aula obrigatórias. Quando se considerar apto, o aluno poderá agendar o exame prático no CFC.
O exame de direção veicular seguirá o modelo atualmente vigente até que a Senatran atualize o Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular. Já o exame toxicológico só será exigido após regulamentação específica do Contran, conforme autorização da Senatran.
O DetranRS informa ainda que já é possível abrir o serviço e realizar a coleta biométrica nos CFCs. Para as demais etapas, os candidatos podem optar por aguardar os ajustes no sistema ou seguir com o processo pelas regras antigas. A atuação de instrutores autônomos e o uso de veículo próprio seguem condicionados à regulamentação.
Principais mudanças na legislação
A Resolução nº 1.020/2025 do Contran prevê, entre as principais mudanças, a oferta de curso teórico gratuito e em formato digital, além da flexibilização das aulas práticas, com redução da carga horária obrigatória para duas aulas de direção. O início do processo poderá ser feito pelo site do Ministério dos Transportes ou pelo aplicativo CNH do Brasil, que substitui a Carteira Digital de Trânsito.
A Medida Provisória nº 1.327/2025 também prevê a possibilidade de renovação automática da CNH para condutores considerados bons motoristas.
Além disso, com a derrubada do veto presidencial pelo Senado, a Lei nº 15.153/2025 voltou a exigir o exame toxicológico na primeira habilitação também para condutores de carros e motocicletas.
Geral
Colisão entre caminhão e ônibus deixa seis mortos na BR-116, em Pelotas

Economia1 semana atrásCanoas lidera em primeiro lugar o ranking do IPM 2026 e terá o maior repasse de ICMS do Estado
Oportunidade1 dia atrásCâmara de Canoas abre inscrições para seleção de estagiários de nível médio, técnico e superior até 22 de janeiro

Geral1 semana atrásGoverno do Estado divulga lista definitiva da 2ª edição do Programa Partiu Futuro Reconstrução

Geral1 semana atrásPrimeiro bebê de 2026 em Canoas nasce em casa e recebe atendimento no HU

Serviços1 semana atrásGoverno federal divulga calendário oficial de feriados e pontos facultativos de 2026

Economia1 semana atrásÚltimas horas: apostas da Mega da Virada terminam às 20h desta quarta-feira, 31
Geral5 dias atrásComeçam a valer a partir de hoje as novas regras para a CNH no Rio Grande do Sul

Política7 dias atrásCâmara de Cachoeirinha aprova impeachment do prefeito e do vice após sessão de 12 horas





















































