Saúde
MANIFESTAÇÃO: Sindisaúde cobra solução para pagamento de gestantes, puérperas e lactantes ligadas ao Gamp

Na manhã desta quarta-feira, 13, representantes do Sindisaúde-RS e ex-colaboradores do Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde Pública (Gamp) estiveram reunidos em frente à Prefeitura Municipal de Canoas para buscar uma solução para a situação das trabalhadoras gestantes e lactantes, que não foram demitidas pelo Gamp, e que, por estarem grávidas ou amamentando, não podem ir trabalhar.
Segundo o presidente do Sindicato, Julio Jesien, que conversou com a nossa reportagem, elas deixaram de receber do Município, pois uma determinação judicial assim o impediu. “Nossa pauta inicia com uma manifestação, que deve ser ouvida, e vai até a construção de uma proposta de um projeto de lei paralelo”.
De acordo com Jesien, em uma reunião com o prefeito de Canoas, Nedy de Vargas Marques, ainda nesta quinta-feira, o governo municipal assumiu um compromisso e deixou outro com o Sindicato, ou seja, “agora nós temos que entrar, através do nosso jurídico, com uma petição como terceiro interessado para manifestação do desembargador da 4ª Vara para viabilizar os pagamentos”, relatou.
Prefeitura se posiciona
De acordo com nota enviada à nossa redação, a Prefeitura afirma que no dia 8 de março a tomou conhecimento da decisão da 4ª Vara Cível de Canoas, que extinguiu o Comitê Interventor do Gamp, impossibilitando o Município de fazer qualquer movimento no sentido de pagar as ex-colaboradoras. E que entrou no dia 8 de abril com uma apelação no Tribunal de Justiça, para que a 4ª Vara Cível esclareça questões importantes que foram deixadas de lado na sentença, como a questão das gestantes e puérperas. Ainda, que até o momento, a Procuradoria-Geral do Município não obteve resposta sobre o pedido, e aguarda o posicionamento da Justiça, a fim de que siga buscando a construção de uma solução para o caso. Neste momento, não há nada que possamos fazer, até que o Tribunal de Justiça permita seguir com as tratativas.
O texto finaliza dizendo que “o Município irá avaliar a possibilidade de elaborar um Projeto de Lei para criar auxílio emergencial para estas mulheres, como forma de subsídio para permitir o pagamento das grávidas, puérperas e lactantes”.
Saúde
Simers diz que Centro Obstétrico do HU de Canoas suspendeu atendimentos por falta de médicos até 19h desta terça-feira, 11
Saúde
Rede Básica de Saúde de Canoas passa a oferecer implante contraceptivo hormonal gratuito

A partir do dia 23 de fevereiro, a rede de atenção básica à saúde de Canoas começará a disponibilizar gratuitamente o implante contraceptivo subdérmico Implanon. O método é considerado um dos mais confiáveis, com índice de falha de apenas 0,05%, superando até procedimentos como laqueadura e vasectomia.
O implante poderá ser usado por meninas e mulheres entre 14 e 49 anos. Para receber o serviço, é necessário agendar a colocação na Unidade Básica de Saúde de referência, após avaliação médica.
Além de prevenir a gravidez, o Implanon auxilia no tratamento de endometriose, adenomiose, miomas e sangramentos uterinos irregulares. Também contribui para reduzir cólicas e sintomas de TPM. O dispositivo pode ser removido a qualquer momento, e a fertilidade retorna rapidamente após a retirada.
Saúde
HU de Canoas passa a integrar programa federal que amplia cirurgias especializadas pelo SUS

Saúde1 semana atrásHU de Canoas passa a integrar programa federal que amplia cirurgias especializadas pelo SUS

Policial3 dias atrásPolicial militar que atuava em Canoas é preso por suspeita em envolvimento no desaparecimento de três pessoas da mesma família em Cachoeirinha

Cultura1 semana atrásSemana do Cinema começa nesta quinta-feira, 5, em Canoas com ingressos a R$ 10 e R$ 12

Geral1 semana atrásPrazo é de 90 dias para tirar título, regularizar situação ou transferir domicílio eleitoral
Geral1 semana atrásCorsan diz que abastecimento de água aos bairros Igara, São José e Brigadeira deve ser restabelecido até o final da manhã

Saúde1 semana atrásMinistério da Saúde passa a adotar o CPF como identificador único do Cartão SUS

Habitação1 semana atrásCanoas inicia fase de pós-mutirão para regularização de imóveis da Cohab em fevereiro

Política1 semana atrásVice-Prefeito Rodrigo Busato se reúne com Associação Comunidade 5 Colônias, criada pós-enchente























































