Conecte-se conosco

header-top







 

22/11/2025
 

Geral

Advogado é acusado de abusar de crianças em condomínio em Canoas

Redação

Publicado

em

Uma confusão foi filmada na tarde desta sexta-feira, 29, em um condomínio situado no bairro Harmonia, em Canoas. Nas imagens se pode ver parte do efetivo da Brigada Militar protegendo a casa de um casal que está sendo acusado pela vizinhança de pedofilia.

Entenda o caso

Cerca de dois meses atrás, foi registrada uma primeira ocorrência sobre abuso infantil contra o advogado Cesar Gesswein e sua esposa.

Na última quinta-feira, 28, um dia antes de o caso vir à tona, a Polícia Civil esteve na residência dos acusados para cumprir mandados de busca e apreensão.

Conversamos com Sheila Breitenbach, moradora do mesmo residencial, que, ao saber do ocorrido, questionou a filha sobre os encontros na casa do casal. Em seguida, ela foi até a delegacia e registrou um B.O e aguarda decisão.

Sheila ainda relevou à nossa reportagem que o delegado responsável pelo caso relatou a ela que no momento em que a polícia apreendia computadores e HD externo do imóvel dos investigados, a mulher retirou um chip que estava instalado em uma câmera GoPro, e acoplada em um capacete que estava em dos quartos, e engoliu, a fim de eliminar mais provas.

Escolta e confusão

Cesar e a esposa pediram escolta policial na sexta-feira, dia da confusão, para retirarem seus pertences de casa, o que gerou a revolta dos moradores.

De acordo com Sheila, além do dela, mais um caso já foi registrado (tendo a possibilidade de confirmação de ainda mais dois).

“Não entendo a demora em expedir o pedido de prisão, com todas as provas”, contou Sheila.

Manifestação

Os moradores do condomínio estão organizando uma manifestação na próxima sexta-feira, 5 de novembro, em frente ao Fórum de Canoas. “O ato será às 15 horas e tem a intenção de pressionar o delegado Pablo Queiroz Rocha, que coordena a investigação, para obter a prisão dos dois envolvidos. Já tenho apoio do prefeito Jairo e também contaremos com a ajuda da Secretaria de Segurança do município para a atividade”, detalhou Sheila.

Após as investigações, Cesar Gesswein foi preso e aguarda julgamento.

Matéria atualizada em 27/01/2022.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Subprefeitura realiza reparos em erosões na Rua Nicolau Seibel, em Canoas

Redação

Publicado

em

Foto: Vinícius Thormann/PMC

Prefeitura de Canoas junto com a equipe da Subprefeitura do bairro Rio Branco realizaram, nesta sexta-feira, 21, o conserto de duas erosões em calçadas na Rua Nicolau Seibel, em Canoas. As intervenções incluíram a substituição da tubulação pluvial e a recuperação do passeio público nos dois pontos afetados, que, segundo o subprefeito Geovane do Amaral, foram danificados após episódios de alagamento.

“Vamos consertar e deixar o passeio em condições de uso”, afirmou Amaral.

Ele informou ainda que uma terceira erosão existente na mesma via deve ser recuperada na próxima semana.

O subprefeito também mencionou que outras equipes atuam simultaneamente em demandas do bairro.

“Temos 10 situações crônicas no bairro, que vamos resolvê-las até o final do ano”, disse.

Amaral destacou que, às quartas-feiras, um caminhão hidrojato realizará limpeza e desobstrução das galerias pluviais na região.

“Estamos avançando, atendendo à nossa população, resolvendo problemas antigos do bairro”, declarou.

Continuar a ler

Comunidade

Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 22 de novembro, no bairro Guajuviras

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas realiza, neste sábado, 22, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa, das 9h às 12h, na Estrada do Nazário, 3150, em frente ao Hangar Cultural, no bairro Guajuviras. A iniciativa, promovida em datas específicas, leva serviços públicos diretamente às comunidades, ampliando o acesso da população a atendimentos essenciais.

Entre os serviços disponibilizados ao público estão habitação, regularização fundiária, orientações sobre laudos da enchente, vacinação, testes rápidos, ouvidoria e atendimentos de saúde. Também haverá suporte para compra assistida e orientações de diversas áreas da administração municipal.

A programação contará ainda com atendimento veterinário, assistência social, doação de mudas, banco de oportunidades, coleta de recicláveis, doação de livros, confecção de currículos, além de doação e recebimento de roupas. Diversos outros serviços estarão à disposição da comunidade ao longo da manhã.

Continuar a ler

Geral

Praça no bairro Harmonia afetada pela enchente é revitalizada e entregue à comunidade

Redação

Publicado

em

Foto: Vinicius Thormann

A Praça Pastor José Silva, situada na Rua Jorge Amado, esquina com a Rua Maia Filho, foi oficialmente reinaugurada na terça-feira, 18, após passar por um processo completo de revitalização. O local havia sido destruído pela enchente de 2024 , foi reconstruído com foco na convivência comunitária, no uso familiar e na acessibilidade para diferentes idades.

Durante a cerimônia de entrega, o vice-prefeito Rodrigo Busato destacou o significado da obra para os moradores do bairro Harmonia. Ele reforçou que a requalificação integra o esforço contínuo de reconstrução da cidade.

“Estamos superando desafios e colocando o bem-estar da população em primeiro lugar. Canoas segue em um grande mutirão de cuidado e zeladoria”, afirmou.

Segundo Busato, o modelo da praça deve servir de referência para intervenções semelhantes em outros bairros.

O novo projeto inclui brinquedos que estimulam habilidades motoras e o desenvolvimento das crianças, academia ao ar livre voltada ao público idoso, espaços ampliados de convivência, plantio de árvores frutíferas que ajudam a reduzir ilhas de calor e sinalização renovada para aumentar a segurança e a mobilidade das famílias. A proposta segue o padrão adotado nas demais praças da cidade, priorizando acessibilidade, ambiente lúdico e uso coletivo.

A obra recebeu investimento de R$ 350 mil, viabilizado pelo Termo de Compromisso nº 03/2025, como medida de compensação urbanística decorrente da construção do condomínio Residencial Parque dos Canários.

A participação das crianças da EMEI Nilton Leal Maria foi um dos destaques do processo. Conforme relatou a diretora Débora Lopes Paim, os estudantes visitaram o local antes da obra e produziram desenhos que serviram de inspiração para elementos do projeto, especialmente a temática ligada aos pássaros.

“As crianças foram convidadas a imaginar e construir esse espaço junto conosco”, disse.

O momento também foi marcado pela presença de Gilberto dos Santos Silva, filho do pastor que dá nome à praça. Emocionado, ele lembrou o legado deixado pelo pai.

“É gratificante ver que a vida dele gerou frutos de amor e fé. ‘Legado’ é a palavra que melhor resume a trajetória dele, e essa homenagem, após 16 anos, nos enche de orgulho”, declarou.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques