Conecte-se conosco

header-top







 

03/08/2026
 

Saúde

Hospital de Pronto Socorro de Canoas recebe instalação de 560 placas solares

Redação

Publicado

em

De acordo com informações do Escritório de Comunicação da Prefeitura de Canoas, a geração de energia a partir da luz do sol será uma realidade no Hospital de Pronto Socorro Prefeito Dr. Marcos Antônio Ronchetti, em Canoas, que está recebendo a instalação de 560 placas solares. O projeto é uma parceria entre o município e a RGE, através do Programa RGE nos Hospitais. A partir da instalação das placas, o Executivo passará a ter uma economia estimada de cerca de R$ 30 mil mensais, além de oferecer um recurso totalmente renovável, sem poluentes e com pouca manutenção.

As placas são responsáveis por captar a energia solar e converter em energia elétrica por meio de células fotovoltaicas, o que caracteriza a geração de energia limpa e sustentável, além da modernização no sistema de iluminação do HPS.

Com previsão de implantação até o próximo mês, as placas fotovoltaicas devem estar todas instaladas no telhado do hospital. O investimento total é de R$1.146.746,00. Conforme a secretária do Escritório de Projetos, Joceane Gasparetto, a implantação do sistema de geração de energia deve representar uma economia média em torno de 30% mensalmente. “Além da redução considerável de custos, as placas fotovoltaicas produzem energia limpa. Precisamos considerar a grave crise energética que o país vive, as placas são ecologicamente corretas. Estamos pensando no futuro”, afirmou.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Anvisa determina interdição de três repelentes após laudos apontarem irregularidades

Avatar

Publicado

em

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta segunda-feira, 3, a interdição cautelar de três repelentes de insetos após análises do Instituto Adolfo Lutz, laboratório de referência do Estado de São Paulo, apontarem resultado insatisfatório no ensaio de DEET.

O DEET é uma substância ativa utilizada em repelentes para afastar mosquitos, carrapatos e outros insetos. O componente atua bloqueando os sentidos dos insetos, dificultando que eles identifiquem o odor da pele humana.

A medida impede temporariamente a fabricação, comercialização, distribuição, uso ou funcionamento dos produtos afetados até a conclusão das investigações e a adequação às normas sanitárias.

Os produtos e lotes interditados são:

• Repelente com filtro solar FPS 30 Above Protec
Lote: 189952

• Above Protect Repelente de Insetos
Lote: 205688

• Repellere Repelente de Insetos Aerossol
Lote: 2601001449

Segundo a Anvisa, a interdição cautelar é uma ação preventiva e temporária, com prazo de até 90 dias, conforme previsto na legislação. Durante esse período, os produtos ficam impedidos de serem vendidos ou utilizados até que a situação seja avaliada.

Continuar a ler

Saúde

Canoas orienta pacientes que aguardam consulta com oftalmologista a atualizar cadastro

Avatar

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas orienta pacientes que aguardam consulta com oftalmologista pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde para verificar a situação do encaminhamento e dar andamento ao agendamento. O aviso é direcionado a moradores que já possuem encaminhamento para a especialidade, mas ainda não foram chamados para a consulta.

Segundo a prefeitura, a medida faz parte do processo de regularização da fila de consultas em oftalmologia. A administração municipal solicita que os pacientes atualizem as informações para que seja possível dar continuidade ao agendamento das consultas.

O contato com a Ouvidoria da Saúde pode ser feito pelo WhatsApp (51) 3425-7628.

A prefeitura também orienta que a informação seja compartilhada com outras pessoas que estejam aguardando consulta com oftalmologista e ainda não tenham sido chamadas.

Continuar a ler

Saúde

Anvisa determina recolhimento de lote do medicamento Paramol 750 mg após indícios de contaminação por fungo

Avatar

Publicado

em

Paramol — Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária determinou a suspensão da distribuição, comercialização e uso do lote 114053 do medicamento Paramol 750 mg, embalagem com 200 comprimidos, fabricado pela empresa Belfar Ltda. A medida foi publicada por meio da Resolução nº 2.948/2026, divulgada na quinta-feira, 30.

Segundo a Anvisa, foram identificados comprimidos com sujidade no lote, com aparência sugestiva de contaminação por bolor, conhecido popularmente como mofo. Em razão da irregularidade, todas as unidades do lote serão recolhidas.

O Paramol 750 mg é indicado para o tratamento de febre e para o alívio de dores leves a moderadas.

A orientação da Anvisa é que consumidores que possuam medicamentos do lote 114053 interrompam imediatamente o uso e procurem orientação médica ou um farmacêutico para a substituição do produto.

Informações sobre ressarcimento podem ser obtidas junto ao Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da fabricante.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques