Conecte-se conosco

header-top







 

16/10/2025
 

Política

Câmara homenageia os 25 anos da Associação dos Deficientes Visuais de Canoas    

Redação

Publicado

em

O Grande Expediente da tarde desta terça-feira, 24, de autoria do vereador Márcio Freitas (PDT) teve como objetivo homenagear a Associação dos Deficientes Visuais de Canoas (ADEVIC) e parabenizá-la pelos 25 anos de atuação. Para tratar do assunto, a Câmara recebeu o presidente da associação, José Antônio Guimarães, o vice-presidente e sócio-fundador, Eri Domingos da Silva e o Secretário Especial da Coordenadoria de Inclusão, Vitor Hugo Longaray de Oliveira.

Conforme Guimarães, “a ADEVIC foi fundada pela necessidade de um local que atendesse pessoas cegas, um atendimento mais especializado”. “São em tempos difíceis que surgem boas ideias, e não foi diferente na ADEVIC, onde o Neri passava por um momento ruim e enxergou uma possibilidade de ajudar outras pessoas e 25 anos depois eu agradeço a todos que já passaram e ajudaram a construir o que temos hoje, uma associação que abrange não só as pessoas cegas, pois as deficiências andam juntas e ajudam a empoderar as pessoas com deficiência”, concluiu o presidente.

Segundo Neri, “quando falamos em números, precisamos ter em mente que eles representam pessoas, ou seja, nós tivemos quase 800 pessoas que foram impactadas ao longo destes 25 anos”. “Este é o resultado de um trabalho que não se conquista sozinho, é em conjunto”, afirmou o fundador. Ainda ressaltou que “nós temos, hoje, 20 serviços especializados, mas muitas vezes não conseguimos atender a todas as pessoas que nos procuram, por isso frequentemente buscamos apoios de outros órgãos para que possamos ampliar nosso trabalho”, afirmou.

Márcio Freitas, proponente, diz que “não é de hoje que sou parceiro da ADEVIC e parabenizo a associação pelos seus 25 anos de existência”. “Um dos meus filhos tem deficiência e sei bem como é a luta por recuperação, igualdade e até mesmo direitos quando se trata deste assunto”. “A casa legislativa de Canoas estará sempre de portas abertas para esta associação tão importante da nossa cidade”, falou o presidente da Câmara.

A Associação dos Deficientes Visuais de Canoas – ADEVIC é uma Entidade sem fins lucrativos, de âmbito regional e tem como missão “Promover a inclusão das pessoas com deficiência, através de atividades educacionais, culturais, habilitação e reabilitação, socialização e profissionalização, visando à formação integral, o protagonismo e o exercício da Cidadania”.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Prefeito Airton Souza é convidado por embaixada dos Emirados Árabes para participar de cúpula internacional

Redação

Publicado

em

Prefeito Airton Souza é convidado por embaixada dos Emirados Árabes para participar de cúpula internacional

O prefeito de Canoas, Airton Souza, participará da Cúpula das Cidades da Ásia-Pacífico 2025 (2025 APCS) & Fórum de Prefeitos, evento que será realizado de 27 a 29 de outubro, na Expo City Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O encontro reunirá líderes municipais e autoridades de diversos países para debater temas como cidades inteligentes, sustentabilidade, inovação e cooperação internacional.

Airton embarca no dia 25 de outubro e representar Canoas no encontro, sendo o único prefeito gaúcho e um dos 15 prefeitos brasileiros selecionados para o fórum global. As passagens foram custeadas pela Embaixada dos Emirados Árabes Unidos, reforçando o caráter institucional do convite.

A carta de convite oficial foi assinada pela ministra de Estado para Cooperação Internacional dos Emirados Árabes Unidos e CEO da Expo City, Reem Al Hashimy, que destacou o papel de Canoas como uma cidade com potencial de crescimento e com políticas públicas voltadas à inovação, sustentabilidade e desenvolvimento econômico.

Para o prefeito Airton Souza, o convite é um reconhecimento internacional ao trabalho que vem sendo feito na reconstrução e modernização de Canoas:

“Ser convidado para representar a cidade em um evento desse porte é motivo de orgulho. Estar em Dubai é uma oportunidade de buscar parcerias, trocar experiências e atrair investimentos para acelerar o crescimento da nossa cidade.”

Continuar a ler

Política

Comissão Externa para acompanhar feminicídios no RS realiza visitas técnicas em Porto Alegre e Canoas nesta terça-feira

Redação

Publicado

em

Comissão Externa para acompanhar feminicídios no RS realiza visitas técnicas em Porto Alegre e Canoas nesta terça-feira

A Comissão Externa da Câmara dos Deputados criada para acompanhar os feminicídios no Rio Grande do Sul, coordenada pela deputada federal Fernanda Melchiona (PSOL-RS), realiza, nesta terça-feira, 7, visitas técnicas às Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam) de Canoas e de Porto Alegre. As atividades ocorrem às 11h e às 14h, respectivamente. Em Canoas, a equipe ainda vai visitar a Sala das Margaridas do município.

A Comissão tem realizado visitas técnicas e audiências públicas em inúmeros municípios gaúchos desde o início do mês de agosto. A incursão tem o objetivo de conhecer os órgãos públicos da rede de proteção à mulher em todo o RS para realizar um diagnóstico de gargalos e necessidades estruturais específicas de cada região.

“A Comissão já está na metade dos seus trabalhos. Visitamos inúmeros municípios e teremos um relatório final sobre as atividades em novembro. Cada visita, audiência pública ou reunião nos ajuda a conhecer a realidade de cada localidade e a propor políticas públicas mais assertivas. Como por exemplo, o projeto que prevê uso de tornozeleiras eletrônicas por agressores, que protocolei em agosto na Câmara dos Deputados”, afirma Fernanda Melchionna.

Além de Porto Alegre, a Comissão já esteve nos municípios de Rio Grande, Pelotas, Alvorada, Montenegro, São Francisco de Paula, Tramandaí, São Leopoldo, Canoas, Passo Fundo, Erechim, Gravataí, Esteio, Viamão, Bagé, Lajeado e Santa Cruz.

Sobre a Comissão

A Comissão Externa para acompanhar os feminicídios no Rio Grande do Sul foi criada após o feriado prolongado de Páscoa de 2025, quando foram contabilizados 10 feminicídios no estado. O número alarmante de assassinatos de mulheres motivou a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) a criar a Comissão, que se propõe a fazer um raio-x da rede pública de proteção à mulher em todo o estado, a fim de detectar debilidades e propor políticas públicas de proteção às mulheres. A proposta de criação da comissão foi aderida por todas as deputadas federais gaúchas: Maria do Rosário (PT), Daiana Santos (PCdoB), Denise Pêssoa (PT), Any Ortiz (Cidadania) e Franciane Bayer (Republicanos).

Serviço

O quê: visita técnica à Deam e Sala das Margaridas de Canoas
Quando: terça-feira (07/10/09), às 11h
Onde: Av. Dr. Sezefredo Azambuja Vieira, 2730, 1º andar – Canoas

O quê: Visita técnica à Deam de Porto Alegre
Quando: terça-feira (07/10), às 14h
Onde: R. Prof. Freitas e Castro, 701-739, Azenha – Porto Alegre

Continuar a ler

Política

Projeto de Lei das Diretrizes Orçamentárias é aprovado na Câmara de Vereadores de Canoas

Redação

Publicado

em

Projeto de Lei das Diretrizes Orçamentárias é aprovado na Câmara de Vereadores de Canoas
O Projeto de Lei Nº 47/2025, que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias (LDO) da prefeitura de Canoas, para o ano de exercício de 2026, foi aprovado por 13 votos a 4 pelo Legislativo, na tarde da quinta-feira, 2. O PL teve 12 emendas parlamentares, sendo duas delas aprovadas, ambas do vereador Heider Couto, vice-líder do governo na Câmara de Vereadores. A LDO é redigida pela Secretaria da Fazenda, após consulta a todas as Secretarias.

A LDO contém as diretrizes gerais, metas e prioridades da área pública, que orientam a elaboração e a execução da Lei Orçamentária Anual (LOA). O intuito é promover maior integração entre a LOA e o planejamento de longo prazo. Ela também dispõe sobre alterações na legislação tributária; fixa limites para os orçamentos dos Poderes Executivo e Legislativo Municipal, em especial sobre os gastos com pessoal, dívida pública, entre outras aplicações.

A próxima discussão que a prefeitura fará na Câmara será sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA)

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques