Esporte
Canoas se candidata para sediar o Festival Paralímpico

A Prefeitura de Canoas assinou uma carta de intenção para ser uma das sedes do Festival Paralímpico, chamado de Festival Paralímpico Loterias Caixa 2021, que será realizado no dia 4 de dezembro. Esta é a primeira vez que o município se candidata para sediar o evento.
De acordo com o Comitê Paralímpico Brasileiro, este é um dos eventos mais importantes do Brasil e o único da América Latina com o intuito de oferecer a crianças deficientes a experiência de vivenciar algumas das modalidades paralímpicas e propiciar a inclusão social destas crianças por meio do esporte.
De acordo com a matéria divulgada no site da Prefeitura, a assinatura da carta de intenção e do termo de parceria foi realizada pelo prefeito Jairo com o objetivo de proporcionar maior inclusão social dos alunos com deficiência. “O esporte não é apenas uma atividade física para benefício da saúde. É, sobretudo, um meio para a promoção da qualidade de vida e para a inclusão social. Por isso, estamos nos empenhando em diversas frentes para oferecer as melhores condições para que os pequenos canoenses tenham acesso ao esporte”, ressalta Jairo.
O público-alvo são crianças deficientes e não deficientes, estes até 20%, com idade entre 10 a 17 anos, praticantes ou não de esportes paralímpico, vinculadas ou não a clubes, associações, institutos e centros de reabilitação nas cinco regiões do Brasil.
O resultado com a listagem das cidades selecionadas para compor os 70 núcleos será divulgada em data provável, segundo o Comitê, no dia 25 de agosto.
Esporte
Canoas lança programa “Cidade do Esporte que Cuida” com foco em inclusão social
Esporte
Grupo de atletas amadores mobilizam corrida noturna em Canoas

O grupo de corrida Corre Canoas realiza, no dia 22 de novembro, às 19h, sua primeira corrida de rua noturna na cidade. O evento ocorre em parceria com a Divina Terra Canoas e conta com apoio da Red Bull. A proposta é reunir pessoas interessadas em cuidar da saúde, fortalecer vínculos comunitários e ocupar os espaços urbanos de forma positiva, em uma atividade acessível a diferentes níveis de condicionamento físico.
Criado em fevereiro de 2025, o Corre Canoas rapidamente se tornou um dos principais movimentos de corrida do município. Em poucos meses, já mobilizou mais de 2 mil participantes em encontros mensais que combinam esporte, acolhimento e senso de pertencimento. O grupo se define como um ecossistema voltado a incentivar saúde, bem-estar, inclusão e impacto local, reconhecimento reforçado pela homenagem recebida na Câmara de Vereadores de Canoas.
A edição especial será realizada na Divina Terra Canoas, que sediará a concentração e as ativações da noite. A programação inclui momentos de integração, corrida em grupo e ações promovidas por marcas parceiras, reforçando o esporte como ferramenta de bem-estar e convivência urbana. O evento é voltado tanto para corredores experientes quanto para iniciantes que desejam começar em um ambiente seguro e motivador.
A corrida conta com uma ampla rede de apoiadores que acreditam no potencial transformador do esporte e da comunidade local: Divina Terra Canoas, Red Bull, Capim Burger, DaColônia, Panvel, Charrua Niterói, ATAL Saúde e Bem-Estar, Mover Fisioterapia, VivaBem Massoterapia e Cadile’s Esportes.
Além de incentivar a prática esportiva, a atividade busca fortalecer a economia local ao aproximar marcas, público e território. Para os organizadores, ocupar as ruas à noite com energia positiva e diversa também é uma forma de cuidado com a cidade.
As inscrições são gratuitas, limitadas e podem ser feitas pelo Instagram do grupo.
Informações gerais
Data: 22/11
Horário: 19h (concentração)
Local: Divina Terra Canoas – Av. Dr. Sezefredo Azambuja Vieira, 2102, Bairro Marechal Rondon, Canoas (RS)
Percursos: 3 km e 6 km
Inscrições: via Instagram @ocorrecanoas
Esporte
Canoas promove corrida para reforçar prevenção ao câncer nas campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul

A Prefeitura de Canoas, através da Secretaria da Mulher, Cidadania e Inclusão realizou na sexta-feira, 14, uma corrida alusiva às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, voltadas à prevenção do câncer de mama e de próstata. A atividade ocorreu na Praça da Emancipação. A abertura foi às 18h e a largada às 20h, com percursos de 3 km e 6 km. Os primeiros 400 inscritos receberam camiseta e medalha; os demais, medalha. As cores rosa e azul representaram as duas campanhas.
O evento reuniu entre 600 e 700 participantes.
A colaboradora Ana Maria Machado, do Grupo Telecon, relatou que decidiu participar após incentivo dos colegas.
“Já tinha vontade de estar aqui e a expectativa é concluir o percurso, independentemente da colocação”, disse.
Yuri Santos afirmou que a prova integrou mudanças de rotina.
“Quis trazer hábitos mais saudáveis para a minha rotina. Treinei para participar buscando um bom tempo, mas o melhor foi aproveitar a energia do local e estar presente”, declarou.

Esporte1 semana atrásGrupo de atletas amadores mobilizam corrida noturna em Canoas

Fazenda1 semana atrásIPTU passa a ser emitido apenas em formato digital a partir de 2026 em Canoas

Saúde1 semana atrásSimers apresenta proposta de federalização do HU de Canoas à Secretaria Estadual de Saúde

Geral1 semana atrásPraça no bairro Harmonia afetada pela enchente é revitalizada e entregue à comunidade

Comunidade6 dias atrásSubprefeitura realiza reparos em erosões na Rua Nicolau Seibel, em Canoas

Canoas6 dias atrásObras do dique Mathias Velho avançam após início da demolição de residências

Cultura1 semana atrásCanoas inaugura Galeria a Céu Aberto no bairro Guajuviras com foco em arte e cultura

Animais2 dias atrásSenador Paulo Paim participa de audiência pública em Canoas sobre causa animal























































