Saúde
68.190 já completaram o esquema de imunização com a 2ª dose ou dose única

De acordo com dados da Secretaria Municipal, Canoas alcançou a marca de mais de 160.597 pessoas vacinadas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 até o momento. Ao todo, 68.190 já completaram o esquema de imunização com a segunda dose ou dose única.
Quatro vacinas estão em uso atualmente no país, com a autorização da Agência Nacional de Vigilância em Saúde: CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen (a primeira aplicada em dose única). Apesar de apresentarem características diferentes, todas passaram por testes rigorosos e possuem segurança e eficácia comprovadas.
A médica do Serviço de Imunizações da Vigilância em Saúde de Canoas, Andréa Lima Leal, enfatiza que é muito importante que as pessoas não acreditem em boatos e falsas notícias que circulam na internet: “Se você quer o fim da pandemia e o retorno à normalidade, confie na vacina”. Quem já recebeu a primeira dose deve ficar atento e conferir na carteira de vacinação se já está na hora da segunda. A imunização só fica completa e garantida 14 dias depois da segunda dose, lembra Andreia. “Não afrouxe nas medidas de prevenção, mesmo depois de vacinado. Lembre que você ainda pode pegar Covid, mas a doença não será tão grave como é para quem não recebeu a vacina”.
Somente com o avançar da vacinação é que se chegará a uma proteção individual e coletiva da população, aliada à manutenção das medidas de prevenção. Apesar de nenhuma vacina ser 100% eficaz, elas são essenciais para prevenir casos graves de Covid-19 e mortes. Vale lembrar que, no Brasil, já foram responsáveis por erradicar doenças como a poliomielite e a varíola.
Saiba mais sobre cada vacina
CoronaVac – Desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica Sinovac. Foi criada por meio de uma tecnologia já muito utilizada em outros imunizantes. É composta por vírus inativado (morto), assim como as vacinas da gripe, poliomielite, hepatite e da meningite. Ao ser injetado no organismo, esse imunizante não é capaz de causar doença, mas induz uma resposta imunológica que prepara o corpo para combater o vírus. Intervalo entre as doses: 28 dias.
AstraZeneca – Foi desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford. No Brasil, é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Utiliza uma tecnologia biomolecular baseada no chamado “vetor viral”, que consiste na utilização de um vírus modificado para estimular o sistema imunológico na produção de anticorpos contra o coronavírus. Intervalo entre as doses: 12 semanas (recentemente, alguns Estados, entre eles o Rio Grande do Sul, reduziram o tempo para 10 semanas)
Pfizer – O imunizante da farmacêutica Pfizer em parceria com o laboratório BioNTech se baseia na tecnologia de RNA mensageiro, ou mRNA, que ajuda o organismo a gerar a imunidade contra o coronavírus. Para a aplicação, há necessidade de diluir o conteúdo do frasco em uma solução de cloreto de sódio. Intervalo entre as doses: 12 semanas (recentemente, alguns Estados, entre eles o Rio Grande do Sul, reduziram o tempo para 10 semanas).
Janssen – Do grupo Johnson & Johnson, a vacina do laboratório Janssen, assim como o imunizante da Astrazeneca, também utiliza a tecnologia de vetor viral, que ajuda o organismo a gerar a imunidade contra o coronavírus. É aplicada em dose única.
Saúde
Prefeito de Canoas se reúne com Simers para buscar apoio na contratação de pediatras para o Hospital Universitário

O prefeito de Canoas, Airton Souza, e o presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcelo Matias, reuniram-se na manhã desta terça-feira, 29, para discutir alternativas para a recomposição do corpo clínico da Clínica da Criança, instalada no Hospital Universitário (HU).
O objetivo do encontro, conforme a gestão municipal, foi buscar o apoio da entidade sindical para garantir a integralidade das escalas médicas, especialmente na área de pediatria.
Durante a reunião, o prefeito destacou a dificuldade de encontrar pediatras disponíveis no mercado, especialmente no período de inverno, e reforçou a importância do apoio do Simers para viabilizar o pleno funcionamento da clínica.
A estrutura foi reaberta no último dia 21, mas teve o atendimento suspenso poucos dias depois devido à falta de profissionais para completar a escala.
O presidente do Simers confirmou o cenário de escassez de médicos pediatras no Estado e explicou que a reabertura de novos leitos pediátricos na região contribuiu para a redistribuição desses profissionais. Segundo Matias, médicos que atuavam no HU foram contratados por outras instituições de saúde, o que agravou a situação local.
A Prefeitura informou que a Associação Saúde em Movimento (ASM), responsável pela gestão do HU, foi notificada e está buscando novos profissionais, inclusive fora do Rio Grande do Sul. A administração municipal também reiterou o compromisso com o pagamento em dia dos médicos da Clínica da Criança e afirmou que continua trabalhando para quitar dívidas herdadas da gestão anterior.
De acordo com a Prefeitura, o tema será levado ao Ministério da Saúde ainda nesta semana, em busca de apoio federal para a manutenção e ampliação dos serviços pediátricos em Canoas.
Saúde
Sesc Canoas oferece atendimentos nutricionais com foco na saúde integral durante o inverno

Com a chegada do inverno, manter o equilíbrio do corpo e da mente exige atenção redobrada. No Sesc Canoas, o serviço de Nutrição se destaca por oferecer atendimentos personalizados, acessíveis e com foco na saúde integral, valorizando a alimentação como pilar fundamental para o bem-estar em qualquer época do ano.
O serviço de Nutrição da Unidade conta com tecnologia atualizada para avaliação e acompanhamento nutricional, profissionais capacitados e um atendimento acolhedor, que reconhece a individualidade de cada pessoa.
“Uma alimentação adequada fornece energia, fortalece o sistema imunológico e previne doenças. No frio, mais do que nunca, precisamos desse cuidado para manter o organismo em equilíbrio, sem abrir mão do prazer à mesa”, explica Danielle Lodi, nutricionista do Sesc Canoas, mestre e especialista em Saúde Coletiva e doutoranda em Epidemiologia.
Os agendamentos podem ser realizados diretamente no Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340) ou pelo Whatsapp (51) 3456-2013.
Saúde
Clínica da Criança reaberta em Canoas fecha por falta de pediatras, denuncia Simers

A Clínica da Criança, reaberta nesta semana pela Prefeitura de Canoas, foi novamente fechada por falta de profissionais na escala médica. A denúncia foi feita pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), que esteve no local na quarta-feira, 23, após receber relatos de irregularidades no atendimento.
De acordo com o presidente do Simers, Marcelo Matias, e o vice-presidente, Felipe Vasconcelos, que visitaram a unidade instalada junto ao Hospital Universitário, a situação é grave. “É inadmissível abrir uma clínica pediátrica com UTI sem ter escala de médicos para atender”, afirmou Matias.
Segundo o sindicato, uma pediatra intensivista permaneceu por quase 36 horas consecutivas de plantão, sem substituição, devido à ausência de outros profissionais. A médica só deixou o local após a transferência da criança internada na UTI para outra unidade do Hospital Universitário.
Diante do cenário, o Simers anunciou que levará o caso ao conhecimento do Conselho Regional de Medicina do RS (Cremers) e da Secretaria Estadual da Saúde. A reabertura da Clínica da Criança ocorreu mediante pactuação da Prefeitura com o governo estadual para o recebimento de recursos públicos.
O que diz a Prefeitura
Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que o Hospital Universitário (HU) é gerido pela instituição Associação Saúde em Movimento (ASM), vencedora de processo licitatório, desde 16 de dezembro de 2024.
“No momento, a administração municipal já notificou a ASM e articula as medidas cabíveis em âmbito administrativo e jurídico para garantir a assistência aos pacientes de Canoas e dos municípios referenciados através da regulação do governo do Estado. A Prefeitura de Canoas reitera que a assistência e bem-estar dos pacientes é o mais importante e que priorizará o trabalho para que a ASM cumpra as escalas na Clínica da Criança e em todo o HU”.
- Economia1 semana atrás
Empresas de Canoas afetadas pela enchente podem receber linha de crédito de até R$ 20 milhões do BNDES
- Empresas & Negócios6 dias atrás
Havan inaugura megaloja em agosto em Canoas
- Serviços23 horas atrás
Canoas passa a contar com novo cronograma da coleta domiciliar de lixo; confira
- Geral1 semana atrás
DetranRS divulga lista dos beneficiados para a CNH Social
- Geral6 dias atrás
ATENÇÃO! Simulado de emergência mobilizará 130 voluntários no Mathias Velho no sábado, 26
- Serviços1 semana atrás
Estado lança “Identidade Fácil”, sistema pioneiro no país para agilizar emissão da nova carteira de identidade
- Esporte1 semana atrás
Projeto em Canoas oferece aulas gratuitas de boxe a jovens no contraturno escolar
- Esporte1 semana atrás
Taça Integração de Canoas nas modalidades masculino e feminino acontece neste final de semana