Conecte-se conosco

header-top







 

31/07/2025
 

Saúde

68.190 já completaram o esquema de imunização com a 2ª dose ou dose única

Redação

Publicado

em

De acordo com dados da Secretaria Municipal, Canoas alcançou a marca de mais de 160.597 pessoas vacinadas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 até o momento. Ao todo, 68.190 já completaram o esquema de imunização com a segunda dose ou dose única.

Quatro vacinas estão em uso atualmente no país, com a autorização da Agência Nacional de Vigilância em Saúde: CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen (a primeira aplicada em dose única). Apesar de apresentarem características diferentes, todas passaram por testes rigorosos e possuem segurança e eficácia comprovadas.

A médica do Serviço de Imunizações da Vigilância em Saúde de Canoas, Andréa Lima Leal, enfatiza que é muito importante que as pessoas não acreditem em boatos e falsas notícias que circulam na internet: “Se você quer o fim da pandemia e o retorno à normalidade, confie na vacina”. Quem já recebeu a primeira dose deve ficar atento e conferir na carteira de vacinação se já está na hora da segunda. A imunização só fica completa e garantida 14 dias depois da segunda dose, lembra Andreia. “Não afrouxe nas medidas de prevenção, mesmo depois de vacinado. Lembre que você ainda pode pegar Covid, mas a doença não será tão grave como é para quem não recebeu a vacina”.

Somente com o avançar da vacinação é que se chegará a uma proteção individual e coletiva da população, aliada à manutenção das medidas de prevenção. Apesar de nenhuma vacina ser 100% eficaz, elas são essenciais para prevenir casos graves de Covid-19 e mortes. Vale lembrar que, no Brasil, já foram responsáveis por erradicar doenças como a poliomielite e a varíola.

Saiba mais sobre cada vacina

CoronaVac – Desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica Sinovac. Foi criada por meio de uma tecnologia já muito utilizada em outros imunizantes. É composta por vírus inativado (morto), assim como as vacinas da gripe, poliomielite, hepatite e da meningite. Ao ser  injetado no organismo, esse imunizante não é capaz de causar doença, mas induz uma resposta imunológica que prepara o corpo para combater o vírus. Intervalo entre as doses: 28 dias.

AstraZeneca – Foi desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford. No Brasil, é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Utiliza uma tecnologia biomolecular baseada no chamado “vetor viral”, que consiste na utilização de um vírus modificado para estimular o sistema imunológico na produção de anticorpos contra o coronavírus. Intervalo entre as doses: 12 semanas (recentemente, alguns Estados, entre eles o Rio Grande do Sul, reduziram o tempo para 10 semanas)

Pfizer – O imunizante da farmacêutica Pfizer em parceria com o laboratório BioNTech se baseia na tecnologia de RNA mensageiro, ou mRNA, que ajuda o organismo a gerar a imunidade contra o coronavírus. Para a aplicação, há necessidade de diluir o conteúdo do frasco em uma solução de cloreto de sódio. Intervalo entre as doses: 12 semanas (recentemente, alguns Estados, entre eles o Rio Grande do Sul, reduziram o tempo para 10 semanas).

Janssen – Do grupo Johnson & Johnson, a vacina do laboratório Janssen, assim como o imunizante da Astrazeneca, também utiliza a tecnologia de vetor viral, que ajuda o organismo a gerar a imunidade contra o coronavírus. É aplicada em dose única.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Prefeito de Canoas se reúne com Simers para buscar apoio na contratação de pediatras para o Hospital Universitário

Redação

Publicado

em

Prefeito de Canoas se reúne com Simers para buscar apoio na contratação de pediatras para o Hospital Universitário

O prefeito de Canoas, Airton Souza, e o presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcelo Matias, reuniram-se na manhã desta terça-feira, 29, para discutir alternativas para a recomposição do corpo clínico da Clínica da Criança, instalada no Hospital Universitário (HU).

O objetivo do encontro, conforme a gestão municipal, foi buscar o apoio da entidade sindical para garantir a integralidade das escalas médicas, especialmente na área de pediatria.

Durante a reunião, o prefeito destacou a dificuldade de encontrar pediatras disponíveis no mercado, especialmente no período de inverno, e reforçou a importância do apoio do Simers para viabilizar o pleno funcionamento da clínica.

A estrutura foi reaberta no último dia 21, mas teve o atendimento suspenso poucos dias depois devido à falta de profissionais para completar a escala.

O presidente do Simers confirmou o cenário de escassez de médicos pediatras no Estado e explicou que a reabertura de novos leitos pediátricos na região contribuiu para a redistribuição desses profissionais. Segundo Matias, médicos que atuavam no HU foram contratados por outras instituições de saúde, o que agravou a situação local.

A Prefeitura informou que a Associação Saúde em Movimento (ASM), responsável pela gestão do HU, foi notificada e está buscando novos profissionais, inclusive fora do Rio Grande do Sul. A administração municipal também reiterou o compromisso com o pagamento em dia dos médicos da Clínica da Criança e afirmou que continua trabalhando para quitar dívidas herdadas da gestão anterior.

De acordo com a Prefeitura, o tema será levado ao Ministério da Saúde ainda nesta semana, em busca de apoio federal para a manutenção e ampliação dos serviços pediátricos em Canoas.

Continuar a ler

Saúde

Sesc Canoas oferece atendimentos nutricionais com foco na saúde integral durante o inverno

Redação

Publicado

em

Sesc Canoas oferece atendimentos nutricionais com foco na saúde integral durante o inverno

Com a chegada do inverno, manter o equilíbrio do corpo e da mente exige atenção redobrada. No Sesc Canoas, o serviço de Nutrição se destaca por oferecer atendimentos personalizados, acessíveis e com foco na saúde integral, valorizando a alimentação como pilar fundamental para o bem-estar em qualquer época do ano.

O serviço de Nutrição da Unidade conta com tecnologia atualizada para avaliação e acompanhamento nutricional, profissionais capacitados e um atendimento acolhedor, que reconhece a individualidade de cada pessoa.

“Uma alimentação adequada fornece energia, fortalece o sistema imunológico e previne doenças. No frio, mais do que nunca, precisamos desse cuidado para manter o organismo em equilíbrio, sem abrir mão do prazer à mesa”, explica Danielle Lodi, nutricionista do Sesc Canoas, mestre e especialista em Saúde Coletiva e doutoranda em Epidemiologia.

Os agendamentos podem ser realizados diretamente no Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340) ou pelo Whatsapp (51) 3456-2013.

Continuar a ler

Saúde

Clínica da Criança reaberta em Canoas fecha por falta de pediatras, denuncia Simers

Redação

Publicado

em

Clínica da Criança reaberta em Canoas fecha por falta de pediatras, denuncia Simers

A Clínica da Criança, reaberta nesta semana pela Prefeitura de Canoas, foi novamente fechada por falta de profissionais na escala médica. A denúncia foi feita pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), que esteve no local na quarta-feira, 23, após receber relatos de irregularidades no atendimento.

De acordo com o presidente do Simers, Marcelo Matias, e o vice-presidente, Felipe Vasconcelos, que visitaram a unidade instalada junto ao Hospital Universitário, a situação é grave. “É inadmissível abrir uma clínica pediátrica com UTI sem ter escala de médicos para atender”, afirmou Matias.

Segundo o sindicato, uma pediatra intensivista permaneceu por quase 36 horas consecutivas de plantão, sem substituição, devido à ausência de outros profissionais. A médica só deixou o local após a transferência da criança internada na UTI para outra unidade do Hospital Universitário.

Diante do cenário, o Simers anunciou que levará o caso ao conhecimento do Conselho Regional de Medicina do RS (Cremers) e da Secretaria Estadual da Saúde. A reabertura da Clínica da Criança ocorreu mediante pactuação da Prefeitura com o governo estadual para o recebimento de recursos públicos.

O que diz a Prefeitura

Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que o Hospital Universitário (HU) é gerido pela instituição Associação Saúde em Movimento (ASM), vencedora de processo licitatório, desde 16 de dezembro de 2024.

“No momento, a administração municipal já notificou a ASM e articula as medidas cabíveis em âmbito administrativo e jurídico para garantir a assistência aos pacientes de Canoas e dos municípios referenciados através da regulação do governo do Estado. A Prefeitura de Canoas reitera que a assistência e bem-estar dos pacientes é o mais importante e que priorizará o trabalho para que a ASM cumpra as escalas na Clínica da Criança e em todo o HU”.

 

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques