Esporte
Nadadores do Geração Água conquistam 26 medalhas no 65º Brasileiro de Masters

Ocorreu, entre 24 e 27 de junho, último final de semana, no Clube Vasco da Gama, no Rio de Janeiro, o 65º Campeonato Brasileiro de Masters de Natação. Canoas foi representada por nadadores do Centro de Atividades Aquáticas Geração Água, que trouxeram para casa nada mais, nada menos, do que 26 medalhas. Este foi o 1º evento organizado pela ABMN (Associação Brasileira Masters de Natação) após a pandemia, que seguiu todas as precauções de prevenção à Covid-19.
Competição
Participaram da competição aproximadamente 259 nadadores divididos em 60 equipes de todo o Brasil. O evento rendeu quatro dias de provas na piscina olímpica do Parque Aquático São Januário, no Clube Vasco da Gama no Rio de Janeiro .
Equipe do Geração Água
A equipe canoense treina seis vezes por semana no Geração Água, junto ao Canoas Tênis Clube, sob a orientação dos professores Eduardo Marques e Carlos Candiota, e representou Canoas com cinco atletas, que juntos conquistaram 26 medalhas, sendo 8 de Ouro, 11 de prata, 1 de bronze e mais 6 de 4º ao 6º lugar.
Destaques
Os destaques do Geração foram Sara Gabriel, com 3 medalhas de ouro nos 400 medley, 200 costas e 100 costas; Flávia Assmann, com 1 ouro na prova dos 50m costas; Lucas Gabriel Marques, também 1 ouro nos 400m livre; e Eduardo Marques com 3 ouros (200 livre, revezamento 4×50 livre misto e revezamento 4×50 medley misto). O atleta Cyro Castro Júnior faturou um bronze nos 100m borboleta.
O próximo compromisso da equipe será a 1ª etapa do Circuito Gaúcho, também organizado pela AGMN , Associação Gaúcha Masters de Natação.
Esporte
Parque Getúlio Vargas recebe placa de comunicação aumentativa alternativa, em Canoas

O Parque Getúlio Vargas, em Canoas, passou a contar, na sexta-feira, 19, com uma placa de comunicação aumentativa alternativa instalada em frente à entrada do Minizoo. O equipamento utiliza imagens e pictogramas para auxiliar a comunicação de pessoas com dificuldades na linguagem oral.
A placa foi doada pela iniciativa Causa Nobre, voltada à inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e famílias atípicas, em parceria com o Rotary Club de Canoas Empreendedor. O descerramento contou com a presença de representantes das entidades doadoras, secretários municipais e vereadores.
Segundo a secretária da Mulher, Cidadania e Inclusão, Maria Beatris Arruda, a administração municipal estuda a instalação de uma segunda placa em outro ponto do parque.
“É uma causa extremamente importante para que crianças e adultos com deficiência possam ser acolhidos e se comunicar, ainda que não de forma verbal, por meio dos símbolos apresentados na placa”, afirmou.
A cofundadora da Causa Nobre, Ana Carolina Rodrigues, destacou que o recurso é o primeiro do tipo instalado em Canoas.
“A placa permite ampliar a comunicação em um espaço público de grande circulação, promovendo a conexão entre crianças, adultos e famílias”, declarou.
A presidente do Rotary Club de Canoas Empreendedor, Fabiana Minozzo, ressaltou que a iniciativa está alinhada às ações do clube.
“O objetivo é facilitar a comunicação e contribuir para a inclusão de crianças, adolescentes e jovens”, disse.
Esporte
Canoas promove 1ª edição do Natal em Movimento com pedalada e arrecadação de alimentos

A primeira edição da pedalada Natal em Movimento marcou a noite de quinta-feira, 11, em Canoas, unindo esporte, solidariedade e convivência comunitária. Promovido pela Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Inclusão (SMMCI), o evento atraiu mais de 150 participantes e arrecadou cerca de 200 quilos de alimentos não perecíveis, que serão destinados ao Lar Vicentino, instituição que atende idosos no bairro Igara.
A concentração começou às 19h, na tradicional Praça do Avião, com happy hour, música, food trucks e feirinha de empreendedores. A largada ocorreu às 20h. O percurso de 10 quilômetros, concluído em pouco mais de uma hora, percorreu ruas da região central e contou com o apoio das secretarias de Segurança Pública e de Mobilidade Urbana.
“Este é um evento que promove a integração e que incentiva o esporte e a solidariedade, além de contribuir com o comércio local. Ficamos felizes com a participação do público, que se engajou na proposta e que colaborou, doando os alimentos que, certamente, ajudarão muito os idosos do lar”, comenta a titular da SMMCI, Maria Beatris Conter Arruda.
Moradora do bairro Niterói, a dona de casa Vanessa da Silva, 44 anos, participou do evento junto do marido, Alexandre Freire, 43 e do filho Henrique, 3. Integrante de grupos de pedalada, o casal tem retomado a participação em eventos, depois de uma pausa após o nascimento do pequeno.
“Estamos voltando aos poucos e gostamos muito da proposta desta pedalada e, por isso, resolvemos participar, inclusive com o nosso filho, que está bastante animado”, conta.
O pesquisador Carlos Ricardo dos Santos Barbosa, 40, também se engajou na pedalada. Morador do bairro Rio Branco, ele destacou a importância deste tipo de evento após as enchentes de 2024.
“Eventos esportivos e culturais, que integram pessoas de diferentes bairros e que fomentam a solidariedade, colaboram muito, especialmente em um ano como este, que representa a reconstrução da nossa cidade”, opina.
Esporte
Atleta canoense Katryni Mota celebra medalha de ouro no Mundial de Jiu-Jítsu

A atleta de jiu-jítsu Katryni Mota foi recebida na tarde desta terça-feira, 9, na Prefeitura de Canoas após conquistar a medalha de ouro no 17º Campeonato Mundial Profissional de Jiu-Jítsu, realizado em Abu Dhabi, no mês de novembro. Representando a equipe Team DM, a jovem atleta destacou-se pela técnica, dedicação e potencial, levando o nome do município ao lugar mais alto do pódio mundial.
Estudante da EMEF Gonçalves Dias e atualmente cursando o 6º ano, Katryni mantém uma rotina intensa de treinos, realizados em Cachoeirinha, aliada a disciplina, preparação física e cuidados com a alimentação, fatores que, segundo ela, foram decisivos para o resultado alcançado.
A atleta ressaltou que a participação no mundial foi viabilizada por meio do Edital de Auxílio Esportivo, iniciativa da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), que oferece apoio financeiro a atletas e entidades esportivas para a participação em competições oficiais, tanto no Brasil quanto no exterior. O programa busca ampliar oportunidades e incentivar o desenvolvimento esportivo no município.
Durante o encontro, Katryni destacou a importância do incentivo recebido.
“Só consegui atingir meu objetivo com foco e disciplina. Treinei muito, cuidei da alimentação e tive o apoio do Edital de Auxílio Esportivo, que tornou possível minha participação no campeonato”, afirmou.
Prefeito Airton Souza destacou:
“Incentivar nossos atletas é fundamental para impulsionar o crescimento do esporte em Canoas. A Katryni é motivo de orgulho para todos nós, e seguimos na torcida por ela e por todos os atletas da nossa cidade”.

Oportunidade7 dias atrásBanrisul abre processo seletivo de estágio com inscrições gratuitas e salários de até R$ 2.588,72

Geral1 semana atrásEspetáculo leva celebração musical para comemorar o Natal com alegria e interação, em Canoas

Geral1 semana atrásDeise Nunes Lopes assume a presidência da CDL Canoas no biênio 2026/2027

Serviços5 dias atrásCentros de Acesso a Direitos de Canoas estarão fechados nesta sexta-feira, 19

Geral6 dias atrásAcadef de Canoas recebe equipamentos do SUS e amplia atendimentos na região

Política4 dias atrásCanoas apresenta programa Acelera Canoas e sanciona lei que cria o Dia S

Saúde6 dias atrásIPE Saúde e OAB/RS firmam contrato para prestação de serviços médicos a advogados e dependentes

Segurança5 dias atrásCanoas prorroga prazo para doação de coletes refletivos a motoboys e motofretistas até domingo, 21






















































