Conecte-se conosco

header-top







 

28/03/2026
 

Saúde

Covid-19: População de 49 começa a ser vacinada nesta segunda-feira, 21

Redação

Publicado

em

De acordo com a Prefeitura de Canoas, começou nesta manhã, 21, a aplicação das primeiras doses da vacina contra a Covid-19 para a faixa etária para 49 anos. Também serão vacinados na terça-feira, 22, canoenses a partir de 48 anos. A vacinação acontece em 26 unidades básicas de saúde (UBSs), das 8h às 12h.

O que é necessário apresentar

Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identidade com foto e CPF e comprovante de residência. As UBSs continuarão vacinando os públicos anteriores: pessoas com comorbidades e deficiência permanente a partir de 18 anos e caminhoneiros (confira abaixo a documentação necessária).

É necessário respeitar o intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação da dose da vacina contra a Covid-19 e a administração da vacina da gripe ou outra do calendário nacional. Para esclarecer dúvidas, a população pode entrar em contato com a SMS pelos seguintes canais de comunicação: 0800 647 0156 e o WhatsApp (51) 3425-7623 – ZAP Saúde Canoas.

Documentação para demais grupos:

Caminhoneiros: comprovante de residência em Canoas e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – categoria C e D, acompanhada de nota fiscal da carga ou conhecimento de transporte em nome do motorista; ou Carteira Nacional de habilitação – categoria E.

Pessoas com comorbidades: documento de identidade com foto e CPF, comprovante de residência em Canoas e atestado médico que confirme doença pré-existente. Acesse a lista de doenças crônicas definidas pelo Ministério da Saúde aqui.

Pessoas com deficiência permanente – documento de identidade com foto e CPF, comprovante de residência em Canoas e documento que comprove a condição, como laudo médico, cartão de gratuidade no transporte público, cartão de estacionamento para PcD ou declarações de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas.

Pacientes que já fazem acompanhamento na rede básica municipal podem utilizar o cadastro já existente, basta procurar sua UBS de referência para obter uma declaração.

Endereços das UBSs:

  • UBS CAIC – Rua Vinte e Um de Março, 100, Setor 4 A, Guajuviras
  • UBS Guajuviras – Av. 17 de Abril, 1991, Guajuviras
  • UBS Igara – Rua Dr. Alfredo Ângelo Filho, 68, Igara
  • UBS Santa Isabel – Rua Coronel Vicente, 191, Centro
  • UBS São José – Rua João Pessoa s/n°, São José
  • UBS São Vicente – Rua Valter de Oliveira Ilha, 90, Estância Velha
  • UBS Estância Velha – Rua São Mateus s/n°, Estância Velha
  • UBS Harmonia – Rua Machado de Assis, 201, Harmonia
  • UBS Santo Operário – Rua da Associação, 331, Vila Cerne
  • UBS São Luis – Rua Teófilo Otoni, 268, São Luis
  • UBS União – Rua São Borja, 395, Mathias Velho
  • UBS Cerne – Rua Eng. Kindler, 1460, Vila Cerne
  • UBS Natal – Rua Nossa Senhora da Conceição, 285, Harmonia
  • UBS Praça América – Av. Rio Grande do Sul, 420, Mathias Velho
  • UBS Olaria – Rua Alberto Rodrigues de Oliveira Alves, 25, Olaria
  • UBS Central Park – Av. das Canoas, 272, Central Park
  • UBS Mato Grande – Rua República, 460, Mato Grande
  • UBS Concoban – Rua Rodrigues Alves, 769, Niterói
  • UBS Niterói – Rua Marechal Rondon, 132, Niterói
  • UBS Fernandes – Rua Gomes Freire de Andrade, 1036, Niterói
  • UBS Nova Niterói – Rua Quaraí, s/nº, Niterói
  • UBS Primeiro de Maio – Rua 1º de Maio, 534, Niterói
  • UBS Boa Saúde – Rua Boa Saúde, 1640, Rio Branco
  • UBS Fátima/Prata – Rua Buttembender, 244, Fátima
  • UBS Pedro Luiz da Silveira – Rua Mauá, 1724, Rio Branco
  • UBS Rio Branco – Rua Edgar Fritz Müller, 83, Rio Branco

Atenção: Não haverá vacinação na UBS Imaculada, no bairro Rio Branco, onde ocorrem obras para a reabertura da UPA do Idoso no local.

 

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Hospital Universitário realiza primeiro mutirão do programa Agora Tem Especialistas neste sábado

Redação

Publicado

em

Hospital Universitário realiza primeiro mutirão do programa Agora Tem Especialistas neste sábado

O Hospital Universitário de Canoas promove, neste sábado. 21, o primeiro mutirão de atendimentos do programa Agora Tem Especialistas, iniciativa do Governo Federal que busca ampliar o acesso da população a consultas, exames e cirurgias especializadas.

A ação ocorre das 8h às 12h na instituição e deve atender 75 pacientes que aguardam por procedimentos nas áreas de cirurgia geral, obstetrícia e ginecologia. de acordo com a gestão municipal, os pacientes serão previamente contatados pela equipe do hospital. Durante o mutirão, os usuários já passarão por consulta médica e realizarão os exames pré-operatórios necessários. Na sequência, ao longo da semana, serão chamados para avaliação clínica final e encaminhamento para o agendamento das cirurgias.

A iniciativa tem como objetivo agilizar o fluxo de atendimento e reduzir o tempo de espera na fila por procedimentos cirúrgicos, garantindo mais resolutividade e cuidado aos pacientes.

O prefeito Airton Souza ressalta que a administração municipal vem trabalhando para garantir o bom funcionamento da rede de saúde de Canoas e o atendimento de toda a demanda.

“O mutirão vai atender pacientes que a gente sabe que estão esperando por procedimentos importantes. É uma ação que vai ajudar muito a reduzir as filas de espera em Canoas e reduzir o tempo de espera em várias especialidades.”

Já o CEO da Associação Saúde em Movimento, Claudio Vitt, destaca a importância da iniciativa para a qualificação do atendimento.

“A nossa prioridade é facilitar a vida do paciente e fazer com que eles se sintam acolhidos dentro do HU. Foi tudo organizado para que aconteça de forma simultânea, mas não é só agora. Teremos uma continuidade destes atendimentos e mais mutirões já estão sendo organizados”, afirma.

O Hospital Universitário de Canoas é o primeiro do Rio Grande do Sul a receber e implementar o programa, consolidando-se como referência na ampliação do acesso a serviços especializados e na redução de filas de espera.

 

Continuar a ler

Saúde

Anvisa proíbe nesta quinta-feira, 19, lotes de fórmula infantil Aptamil após detecção de toxina

Redação

Publicado

em

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quinta-feira, 19, a proibição da comercialização, distribuição e uso de lotes da fórmula infantil Aptamil Premium 1 (800g), fabricada pela Danone. A medida foi adotada após a própria empresa comunicar o recolhimento voluntário do produto.

De acordo com a Resolução (RE) nº 1.056/2026, publicada no Diário Oficial da União, análises realizadas pelo fabricante identificaram a presença da toxina cereulida em unidades do produto, indicado para recém-nascidos de até seis meses.

Os lotes afetados e que devem ser retirados do mercado são: 2026.09.07 (fabricado em 08/03/2025), 2026.10.03 (fabricado em 03/04/2025) e 2026.09.09 (fabricado em 10/03/2025).

A cereulida é uma toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus. A ingestão de alimentos contaminados pode provocar sintomas como vômito persistente, diarreia e letargia, caracterizada por sonolência excessiva, lentidão de movimentos e dificuldade de reação.

A Anvisa orienta que consumidores que possuam a fórmula Aptamil Premium 1 (800g) verifiquem o número do lote na embalagem. Caso o produto pertença aos lotes indicados, ele não deve ser consumido. Os demais lotes não foram afetados.

Para informações sobre troca ou devolução, a recomendação é entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da Danone, disponível na embalagem.

Em casos de ingestão do produto e surgimento de sintomas, a orientação é procurar atendimento médico imediatamente, informando o alimento consumido e, se possível, apresentando a embalagem do produto.

Acesse a RE 1.056/2026 no Diário Oficial da União (DOU).

Continuar a ler

Saúde

Hospital Moinhos de Vento lança projeto Recomeçar para apoio psicológico a vítimas das enchentes no RS

Redação

Publicado

em

Quase dois anos após as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio de 2024, o Hospital Moinhos de Vento lançou o projeto Recomeçar, iniciativa voltada ao atendimento psicológico de pessoas afetadas pelas tragédias climáticas. A proposta utiliza o protocolo Enfrentando Problemas+, da Organização Pan-Americana da Saúde, com foco na redução de transtornos como ansiedade, depressão e estresse pós-traumático. A previsão é que o programa siga até dezembro de 2026, com meta de triar e avaliar até 10 mil pessoas no Estado.

A iniciativa surge diante dos impactos duradouros causados por desastres naturais. De acordo com o psiquiatra Christian Kieling, do hospital, as populações atingidas apresentam maior risco de desenvolver problemas de saúde mental, especialmente após perdas materiais e deslocamentos forçados.

Além dos transtornos mais conhecidos, o projeto também investiga um fenômeno recente, chamado ansiedade climática.

“Temos um instrumento focado em um conceito novo chamado ansiedade climática. É algo que há poucos anos tem se estudado de maneira mais sistemática. Não é a ansiedade generalizada, que em psiquiatria e psicologia estudamos há mais tempo, mas sim uma ansiedade direcionada a preocupações em relação às mudanças climáticas”, explica Kieling.

Para ampliar o alcance, o Recomeçar foi estruturado em três etapas: pré-triagem, avaliação de sintomas e encaminhamento para suporte psicológico. A fase inicial utiliza questionários padronizados, que podem ser respondidos de forma online, por telefone ou presencialmente, facilitando o acesso de diferentes públicos.

Participantes com maior nível de sofrimento emocional serão convidados para uma intervenção psicológica baseada no protocolo da Organização Mundial da Saúde.

“O protocolo consiste em uma intervenção psicológica de baixa intensidade que oferece ferramentas práticas que empoderam o indivíduo para lidar com o estresse e o sofrimento emocional de maneira mais saudável”, destaca o psiquiatra.

O acompanhamento prevê cinco encontros por teleatendimento, realizados por vídeo e supervisionados por psicólogos. Segundo Kieling, o modelo permite atingir um número maior de pessoas com bons resultados.

“A evidência na literatura mostra que a gente já consegue atender boa parte da população, mesmo com uma intervenção breve, a gente já pode melhorar bastante a qualidade de vida e a saúde mental de muita gente”, afirma.

Casos mais graves ou que demandem acompanhamento contínuo serão encaminhados para atendimento na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

O programa é destinado a pessoas a partir dos 16 anos. Kieling explica que a definição segue critérios do protocolo internacional.

“A gente resolveu flexibilizar a partir dos 16, porque a gente entende que dá para um adolescente mais velho fazer parte, mas a própria OMS não validou tão bem ainda os protocolos para crianças”, justifica.

Além do atendimento, o projeto também pretende gerar dados para estudos científicos e contribuir na formulação de políticas públicas voltadas ao enfrentamento de desastres climáticos no país.

Para participar, os interessados devem preencher um formulário de triagem. Após essa etapa, a equipe do projeto entra em contato para dar continuidade ao atendimento.

Link do Formulário: Clique aqui

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques