Geral
Semana de Canoas tem longa programação de atividades

Começa nesta segunda-feira, 21, a Semana de Canoas. Durante o período serão realizados diversos eventos em alusão ao aniversário de 82 anos da cidade. Na programação da atividade, destaque para inauguração das Salas Google, conferência internacional sobre mobilidade urbana, da entrega de duas Escolas Municipais de Educação Infantil e de unidades habitacionais do Condomínio Santa Fé, além da abertura da UBS Fátima, mutirões de cadastramento no CadÚnico e o plantio de 1.500 mudas.
Confira parte da programação da 82ª Semana de Canoas
21/06 – Segunda-feira
10h – Abertura da Semana de Canoas
Outorga da Medalha Pinto Bandeira (HNSG, HPSC e HU)
Local: Praça da Emancipação
13h30 às 17h – Conferência sobre Mobilidade e Desenvolvimento de Canoas
Programação manhã: BID – ICLEI – WRI – Toyota Foundation – UITP
Local: ParkShopping
18h – Reabertura da Antiga Estação de Trem
Local: Centro
20h – Live Show com Emerson Ribeiro
8h às 17h – Mutirão Cadastro Único
Local: Centro de Canoas / calçadão
22/06 – Terça-feira
09h – Entrega de pavimentação asfáltica Guajuviras/MQ1
Local: Guajuviras, próximo à PECAN
10h – Programa de Gerenciamento de Pavimentos – usina de asfalto (visita)
Local: Brigadeira
11h – Entrega Praça das Acácias
Local: Igara
13h30 – Sessão Solene em comemoração à Semana de Canoas (online)
Local: Câmara de Vereadores
16h – Entrega da EMEI Beija-Flor
Local: Rua Santa Cruz, 154, bairro Niterói
17h – Lançamento Serviço Telemedicina – Canoasprev (online)
19h – E-Sports – Competição de Jogos Virtuais nas Escolas SMEL (online)
20h – Live Show com Cardeal Missioneiro Fábio Duzac
8h às 17h – Mutirão Cadastro Único
Local: Praça da Brigada, no Guajuviras
23/06 – Quarta-feira
8h30 – 1ª Reunião do Conselho da Cidade
Local: Império Casa de Eventos (ERS-386)
14h – Entrega da UBS Fátima
Local: Rua Butenbender, 244, bairro Fátima
15h – Entrega da EMEI Pé-de-Moleque
Local: Rua José Danilo Menezes, 120, bairro Estância Velha
16h – Entrega de Regularização Fundiária no Carlos Drummond de Andrade – BREHM (SMDUH)
Local: Guajuviras
8h às 17h – Mutirão Cadastro Único
Local: Ginásio EMEF Thiago Wurth, na Avenida Rio Grande do Sul, 4340, bairro Mathias Velho
19h30 – Live CICS – Empreendedorismo na cidade de canoas – segmento Indústria
20h – Live Show com Vinny Lacerda
24/06 – Quinta-feira
9h – Lançamento Atleta Cidadão do Futuro, PLAFS, (online)
10h – Entrega da Quadra de Hóquei com Grama Sintética
Local: Centro Olímpico Municipal, na Rua Araguaia, 1151, bairro Igara
14h – Entrega Sala do Conhecimento – Espaço Google (7 salas)
15h30 – Entrega EMEI Tia Maria Lúcia
Local: Rua Bagé, 1435, bairro Niterói
17h – Reabertura da Villa Mimosa com exposição
Local: Avenida Guilherme Shell, 6270, Centro
20h – Live Show com apresentação DTG Tropeiros do Ouro Negro e A Trinca
8h às 17h – Mutirão Cadastro Único
Local: Praça Imaculada (Rio Branco)
25/06 – Sexta-feira
9h – Entrega das unidades habitacionais do condomínio Santa Fé (grupo 01)
Local: Olaria
11h30 – Entrega da obra da Vala da Curitiba
Local: Mathias Velho
14h – Entrega das unidades habitacionais do condomínio Santa Fé (grupo 02)
Local: Olaria
16h – Reabertura Hangar Cultural (SMCULT)
Local: Guajuviras
17h – Formatura “Multiplicadores Googles”, na Secretaria de Educação (online)
20h – Live Show com Clube do Pagode
8h às 17h – Mutirão Cadastro Único
Local: Praça da Juventude (Niterói)
26/06 – Sábado
9h – 14.ª Prefeitura na Rua edição especial no Centro – Lançamento do projeto Cidade do Cuidado
Local: Praça da Emancipação
14h – Bosque da Saudade, com plantio Fazenda Guajuviras
Local: Guajuviras
16h – Reabertura Praça CEU – Mahatma Gandhi
Local: Rio Branco
20h – Live Show Dante Ramon Ledesma e Recuerdos de Milonga
27/06 – Domingo
9h – Ato Inter-religioso (Coord. Integração Institucional)
11h – 1ª Cavalgada Solidária
20h – Live Show Tributo Tim Maia com Tonho Crocco
Policial
Polícia Civil prende mais um suspeito de homicídio em estacionamento de supermercado em Canoas

A Polícia Civil prendeu preventivamente, nesta sexta-feira, 3, mais um suspeito de envolvimento no homicídio de um homem executado a tiros no estacionamento de um supermercado em Canoas, na Região Metropolitana. A ação faz parte da Operação Migração, que também cumpriu seis mandados de busca e apreensão em Sapucaia do Sul. Durante as diligências, foram apreendidos fuzis e pistolas.
O crime ocorreu em 28 de maio. Um dos investigados já havia sido preso poucas horas após a execução. Conforme a delegada Graziela Zanelli, ele permanece preso. Na ocasião, os policiais localizaram com o suspeito armamento de alto calibre, incluindo fuzis e coletes à prova de balas.
De acordo com as investigações, a vítima foi morta por ocupantes de uma Range Rover Evoque preta, que deixou o local logo após os disparos. Posteriormente, o veículo utilizado na ação foi encontrado abandonado em Sapucaia do Sul.
Segundo o diretor da Divisão Metropolitana de Homicídios, delegado Rafael Pereira, as investigações prosseguem para identificar todos os envolvidos no caso.
“Os executores, mandantes e, principalmente, os líderes que estiverem envolvidos nas mortes serão investigados e responsabilizados”, afirmou o delegado.
Geral
Canoas assina contrato de financiamento de R$ 150 milhões para obras de infraestrutura e serviços públicos

A Prefeitura de Canoas assinou, na manhã de quinta-feira, 2, um contrato de financiamento de R$ 150 milhões com o Banco do Brasil para investimentos em infraestrutura urbana e serviços públicos. A assinatura ocorreu no Auditório Sady Schwitz e contou com a participação do prefeito Airton Souza, do vereador Juares Hoy e de secretários municipais.
De acordo com a administração municipal, os recursos serão destinados à execução de obras em diferentes regiões da cidade. Entre os projetos previstos estão a recuperação e qualificação de vias, a implantação do projeto Rua Inteligente na Rua Coronel Vicente, a construção de novas praças e do Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista (Certea), além de outras iniciativas consideradas prioritárias pelo município.
Durante a cerimônia, o prefeito Airton Souza comentou a assinatura do contrato e os investimentos previstos.
“Este é um marco para o futuro da nossa cidade. Estamos garantindo recursos que vão transformar a infraestrutura urbana, ampliar a qualidade dos serviços públicos e melhorar a vida da população. Teremos ruas revitalizadas, novos espaços de convivência, investimentos na saúde e em projetos que tornarão Canoas uma cidade cada vez mais preparada para o futuro”, afirmou.
Geral
TJRS abre conciliação de precatórios de Canoas com adesão entre julho e agosto de 2026

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul publicou na terça-feira, 1º, o edital que abre o procedimento de conciliação de precatórios do Município de Canoas.
Segundo a Procuradoria-Geral do Município de Canoas, o período para que os credores manifestem interesse vai de 3 a 30 de julho de 2026. O prazo é fixo e não será prorrogado. Podem participar credores de precatórios em que o município figure como devedor.
A manifestação deve ser feita apenas dentro do sistema eproc2G, diretamente nos autos de cada processo. O pedido, uma vez registrado, segue válido até 1º de julho de 2028, dentro do período de análise previsto no edital.
Os acordos poderão ser fechados com deságio de 40% sobre o valor bruto atualizado do crédito.
A Procuradora-Geral Adjunta do Município e presidente da Câmara de Conciliação de Precatórios, Patrícia Leandro Teixeira, afirmou que a medida abre a possibilidade de antecipação no recebimento dos valores pelos credores e também ajuda na organização dos passivos judiciais do município.
Os precatórios são pagamentos devidos pelo poder público após decisão judicial definitiva, quando não há mais possibilidade de recurso. O pagamento segue regras constitucionais, respeitando ordem cronológica e prioridades legais.
Em Canoas, conforme a Lei Municipal nº 6.883/2025, valores de até sete salários mínimos são pagos por Requisição de Pequeno Valor, o chamado RPV, que tem trâmite mais rápido. Acima disso, o pagamento ocorre via precatório.
A conciliação funciona como uma alternativa para encerrar a dívida de forma negociada, permitindo ao credor receber antes do prazo normal, dentro das condições previstas no edital.
“A abertura desse procedimento de conciliação representa uma oportunidade para que os credores antecipem o recebimento de seus créditos, de forma segura e transparente. Ao mesmo tempo, o Município fortalece a gestão responsável dos precatórios, contribuindo para o equilíbrio das contas públicas e para o cumprimento das decisões judiciais de maneira planejada”, destaca a Procuradora-Geral Adjunta do Município, Dra. Patrícia Leandro Teixeira.
Confira o Edital.

Defesa Civil1 semana atrásDefesa Civil estadual discute ações com municípios em reunião com a Famurs

Emprego5 dias atrásCanoas recebe ação com oportunidades de emprego no bairro Rio Branco nesta quarta-feira

Geral2 dias atrásEleições do Sistema Confea/Crea e Mútua definem novos dirigentes nesta sexta-feira, 3

Policial1 semana atrásMulher de 23 anos é morta em Porto Alegre; ex do parceiro é apontada como suspeita do crime

Defesa Civil4 dias atrásGoverno do RS cria força-tarefa para atender regiões das Missões, Noroeste e Norte com previsão de temporais

Educação1 semana atrásEscolas municipais de Canoas mantêm aulas durante jogo do Brasil na próxima segunda-feira

Assistência Social1 semana atrásSemana de Canoas terá edição do programa Prefeitura e Assistência na Tua Casa neste sábado

Geral1 semana atrásPrazo final para alistamento militar obrigatório encerra em 30 de junho para jovens de 18 anos em 2026






















































