Conecte-se conosco

header-top

sulgas publicidade







 

16/10/2026
 

Geral

Semana de Canoas tem longa programação de atividades

Redação

Publicado

em

Começa nesta segunda-feira, 21, a Semana de Canoas. Durante o período serão realizados diversos eventos em alusão ao aniversário de 82 anos da cidade. Na programação da atividade, destaque para inauguração das Salas Google, conferência internacional sobre mobilidade urbana, da entrega de duas Escolas Municipais de Educação Infantil e de unidades habitacionais do Condomínio Santa Fé, além da abertura da UBS Fátima, mutirões de cadastramento no CadÚnico e o plantio de 1.500 mudas.

Confira parte da programação da 82ª Semana de Canoas

21/06 – Segunda-feira

10h – Abertura da Semana de Canoas
Outorga da Medalha Pinto Bandeira (HNSG, HPSC e HU)
Local: Praça da Emancipação

13h30 às 17h – Conferência sobre Mobilidade e Desenvolvimento de Canoas
Programação manhã: BID – ICLEI – WRI – Toyota Foundation – UITP
Local: ParkShopping

18h – Reabertura da Antiga Estação de Trem
Local: Centro

20h – Live Show com Emerson Ribeiro

8h às 17h – Mutirão Cadastro Único
Local: Centro de Canoas / calçadão

22/06 – Terça-feira

09h – Entrega de pavimentação asfáltica Guajuviras/MQ1
Local: Guajuviras, próximo à PECAN

10h – Programa de Gerenciamento de Pavimentos – usina de asfalto (visita)
Local: Brigadeira

11h – Entrega Praça das Acácias
Local: Igara

13h30 – Sessão Solene em comemoração à Semana de Canoas (online)
Local: Câmara de Vereadores

16h – Entrega da EMEI Beija-Flor
Local: Rua Santa Cruz, 154, bairro Niterói

17h – Lançamento Serviço Telemedicina – Canoasprev (online)

19h – E-Sports – Competição de Jogos Virtuais nas Escolas SMEL (online)

20h – Live Show com Cardeal Missioneiro Fábio Duzac

8h às 17h – Mutirão Cadastro Único
Local: Praça da Brigada, no Guajuviras

23/06 – Quarta-feira

8h30 – 1ª Reunião do Conselho da Cidade
Local: Império Casa de Eventos (ERS-386)

14h – Entrega da UBS Fátima
Local: Rua Butenbender, 244, bairro Fátima

15h – Entrega da EMEI Pé-de-Moleque
Local: Rua José Danilo Menezes, 120, bairro Estância Velha

16h – Entrega de Regularização Fundiária no Carlos Drummond de Andrade – BREHM (SMDUH)
Local: Guajuviras

8h às 17h – Mutirão Cadastro Único
Local: Ginásio EMEF Thiago Wurth, na Avenida Rio Grande do Sul, 4340, bairro Mathias Velho

19h30 – Live CICS – Empreendedorismo na cidade de canoas – segmento Indústria

20h – Live Show com Vinny Lacerda

24/06 – Quinta-feira

9h – Lançamento Atleta Cidadão do Futuro, PLAFS, (online)

10h – Entrega da Quadra de Hóquei com Grama Sintética
Local: Centro Olímpico Municipal, na Rua Araguaia, 1151, bairro Igara

14h – Entrega Sala do Conhecimento – Espaço Google (7 salas)

15h30 – Entrega EMEI Tia Maria Lúcia
Local: Rua Bagé, 1435, bairro Niterói

17h – Reabertura da Villa Mimosa com exposição
Local: Avenida Guilherme Shell, 6270, Centro

20h – Live Show com apresentação DTG Tropeiros do Ouro Negro e A Trinca

8h às 17h – Mutirão Cadastro Único
Local: Praça Imaculada (Rio Branco)

25/06 – Sexta-feira

9h – Entrega das unidades habitacionais do condomínio Santa Fé (grupo 01)
Local: Olaria

11h30 – Entrega da obra da Vala da Curitiba
Local: Mathias Velho

14h – Entrega das unidades habitacionais do condomínio Santa Fé (grupo 02)
Local: Olaria

16h – Reabertura Hangar Cultural (SMCULT)
Local: Guajuviras

17h – Formatura “Multiplicadores Googles”, na Secretaria de Educação (online)

20h – Live Show com Clube do Pagode

8h às 17h – Mutirão Cadastro Único
Local: Praça da Juventude (Niterói)

26/06 – Sábado

9h – 14.ª Prefeitura na Rua edição especial no Centro – Lançamento do projeto Cidade do Cuidado
Local: Praça da Emancipação

14h – Bosque da Saudade, com plantio Fazenda Guajuviras
Local: Guajuviras

16h – Reabertura Praça CEU – Mahatma Gandhi
Local: Rio Branco

20h – Live Show Dante Ramon Ledesma e Recuerdos de Milonga

27/06 – Domingo

9h – Ato Inter-religioso (Coord. Integração Institucional)

11h – 1ª Cavalgada Solidária

20h – Live Show Tributo Tim Maia com Tonho Crocco

 

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Policial

PM suspeito de matar ex-mulher e os pais dela no RS deverá passar por avaliação psicológica

Avatar

Publicado

em

MPRS denuncia policial militar por homicídio, duplo feminicídio e desaparecimento de família Aguiar

O policial militar Cristiano Domingues Francisco, suspeito de envolvimento nas mortes da ex-mulher, Silvana de Aguiar, e dos pais dela, em Cachoeirinha, na Região Metropolitana de Porto Alegre, deverá passar por uma avaliação psicológica no âmbito de um processo administrativo da Brigada Militar. O procedimento pode influenciar a continuidade do Conselho de Disciplina que pode resultar na exclusão dele da corporação.

A avaliação será realizada pela Junta Policial-Militar de Saúde e deverá analisar as condições psicológicas do policial, incluindo sua capacidade de compreender as infrações administrativas atribuídas a ele e de responder ao procedimento disciplinar.

O exame estava previsto para setembro, mas foi adiado.

Processo pode resultar em expulsão

Cristiano responde a um Conselho de Disciplina instaurado pela Brigada Militar. O procedimento administrativo apura a conduta do policial e poderá resultar na exclusão dele da instituição.

O militar está afastado das funções policiais, mas segue recebendo vencimentos e vantagens, conforme as regras aplicáveis ao caso. A avaliação psicológica integra o andamento do processo administrativo e não representa, por si só, uma conclusão sobre a responsabilidade criminal do investigado.

Família está desaparecida desde janeiro

Silvana de Aguiar, de 48 anos, e os pais dela, Isail Vieira de Aguiar, de 69, e Dalmira Germann de Aguiar, de 70, desapareceram em Cachoeirinha nos dias 24 e 25 de janeiro de 2026. Até a publicação da reportagem, os três não haviam sido encontrados.

Cristiano, ex-marido de Silvana, é acusado de envolvimento no caso e responde a processo criminal por crimes que incluem feminicídio, homicídio qualificado, ocultação de cadáveres, fraude processual, associação criminosa e falsidade ideológica, entre outras imputações.

Milena Ruppenthal Domingues, companheira de Cristiano, e Wagner Domingues Francisco, irmão dele, também foram denunciados pelo Ministério Público por suposta participação nos crimes investigados.

As acusações ainda dependem de julgamento, e os investigados têm direito à ampla defesa e ao contraditório.

Defesas contestam acusações

As defesas dos investigados questionam aspectos da investigação e apontam divergências relacionadas às provas, aos depoimentos e à cronologia apresentada pela acusação. Também afirmam aguardar a conclusão de laudos e perícias.

A avaliação psicológica de Cristiano faz parte do procedimento administrativo da Brigada Militar e não substitui o processo criminal, que apura a responsabilidade dos envolvidos no desaparecimento da família Aguiar.

Continuar a ler

Policial

Polícia investiga suspeita de xenofobia contra juiz sergipano em restaurante de Porto Alegre

Avatar

Publicado

em

Foto: Amepe/Divulgação

A Polícia Civil investiga uma suspeita de ataque xenofóbico contra um juiz natural de Aracaju, em Sergipe, durante uma visita a um restaurante em Porto Alegre. O caso teria ocorrido no bairro Praia de Belas e envolve relatos de ofensas relacionadas à origem nordestina do magistrado.

Segundo o relato do juiz Francisco Tojal, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o episódio começou quando ele pediu informações sobre o prato à la minuta, tradicional no Rio Grande do Sul. Ao demonstrar que não conhecia a refeição pelo nome, ele teria sido alvo de comentários debochados e xingamentos feitos por um homem que estava em uma mesa próxima.

Conforme o magistrado, as ofensas teriam sido motivadas por seu sotaque e sua origem regional. O homem também teria feito referências políticas durante a discussão.

Investigação policial

A ocorrência foi registrada em 8 de outubro. A Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância solicitou as imagens das câmeras de segurança do estabelecimento, além da identificação do suspeito e de duas testemunhas.

Até a publicação das informações, o restaurante ainda não havia respondido à solicitação, e o suspeito não havia se manifestado à polícia nem apresentado advogado.

Juiz estava em Porto Alegre para palestra

Francisco Tojal estava na Capital gaúcha para ministrar uma palestra sobre violência de gênero na infância e na adolescência.

O caso é investigado como uma possível prática de discriminação por origem regional. A apuração busca esclarecer as circunstâncias do episódio e identificar os envolvidos.

Atos de discriminação contra pessoas em razão de sua origem regional podem ser enquadrados na legislação antirracismo, conforme as circunstâncias do caso.

Continuar a ler

Policial

Pastor de 53 anos é morto a tiros dentro de igreja em São Leopoldo

Avatar

Publicado

em

Foto: Arquivo/Pessoal

Um pastor de 53 anos foi morto a tiros dentro de uma igreja na noite de segunda-feira, 12, em São Leopoldo, no Vale do Sinos. O crime ocorreu na Igreja Esperança em Jesus Cristo, localizada na Rua Eva Moreira dos Santos, na comunidade Santa Marta, bairro Arroio da Manteiga.

A vítima foi identificada como Cláudio Roberto da Silva. Ele teria sido abordado nas proximidades de casa e levado até a igreja por dois homens encapuzados.

No local, os suspeitos efetuaram disparos contra o pastor e fugiram em seguida. Cláudio foi atingido no tórax e morreu no local.

Polícia investiga o homicídio

O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de São Leopoldo. Até a publicação das informações, os suspeitos não haviam sido identificados e ninguém havia sido preso.

A investigação busca esclarecer as circunstâncias do crime e identificar os responsáveis pela morte do pastor.

Velório e sepultamento

O velório de Cláudio estava previsto para terça-feira, 13, a partir das 20h. O sepultamento foi marcado para quarta-feira, 14, às 10h, no Cemitério da Feitoria, em São Leopoldo.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques

Merdekawin hokitoto