Conecte-se conosco

header-top







 

30/07/2026
 

Geral

Semana de Canoas tem longa programação de atividades

Redação

Publicado

em

Começa nesta segunda-feira, 21, a Semana de Canoas. Durante o período serão realizados diversos eventos em alusão ao aniversário de 82 anos da cidade. Na programação da atividade, destaque para inauguração das Salas Google, conferência internacional sobre mobilidade urbana, da entrega de duas Escolas Municipais de Educação Infantil e de unidades habitacionais do Condomínio Santa Fé, além da abertura da UBS Fátima, mutirões de cadastramento no CadÚnico e o plantio de 1.500 mudas.

Confira parte da programação da 82ª Semana de Canoas

21/06 – Segunda-feira

10h – Abertura da Semana de Canoas
Outorga da Medalha Pinto Bandeira (HNSG, HPSC e HU)
Local: Praça da Emancipação

13h30 às 17h – Conferência sobre Mobilidade e Desenvolvimento de Canoas
Programação manhã: BID – ICLEI – WRI – Toyota Foundation – UITP
Local: ParkShopping

18h – Reabertura da Antiga Estação de Trem
Local: Centro

20h – Live Show com Emerson Ribeiro

8h às 17h – Mutirão Cadastro Único
Local: Centro de Canoas / calçadão

22/06 – Terça-feira

09h – Entrega de pavimentação asfáltica Guajuviras/MQ1
Local: Guajuviras, próximo à PECAN

10h – Programa de Gerenciamento de Pavimentos – usina de asfalto (visita)
Local: Brigadeira

11h – Entrega Praça das Acácias
Local: Igara

13h30 – Sessão Solene em comemoração à Semana de Canoas (online)
Local: Câmara de Vereadores

16h – Entrega da EMEI Beija-Flor
Local: Rua Santa Cruz, 154, bairro Niterói

17h – Lançamento Serviço Telemedicina – Canoasprev (online)

19h – E-Sports – Competição de Jogos Virtuais nas Escolas SMEL (online)

20h – Live Show com Cardeal Missioneiro Fábio Duzac

8h às 17h – Mutirão Cadastro Único
Local: Praça da Brigada, no Guajuviras

23/06 – Quarta-feira

8h30 – 1ª Reunião do Conselho da Cidade
Local: Império Casa de Eventos (ERS-386)

14h – Entrega da UBS Fátima
Local: Rua Butenbender, 244, bairro Fátima

15h – Entrega da EMEI Pé-de-Moleque
Local: Rua José Danilo Menezes, 120, bairro Estância Velha

16h – Entrega de Regularização Fundiária no Carlos Drummond de Andrade – BREHM (SMDUH)
Local: Guajuviras

8h às 17h – Mutirão Cadastro Único
Local: Ginásio EMEF Thiago Wurth, na Avenida Rio Grande do Sul, 4340, bairro Mathias Velho

19h30 – Live CICS – Empreendedorismo na cidade de canoas – segmento Indústria

20h – Live Show com Vinny Lacerda

24/06 – Quinta-feira

9h – Lançamento Atleta Cidadão do Futuro, PLAFS, (online)

10h – Entrega da Quadra de Hóquei com Grama Sintética
Local: Centro Olímpico Municipal, na Rua Araguaia, 1151, bairro Igara

14h – Entrega Sala do Conhecimento – Espaço Google (7 salas)

15h30 – Entrega EMEI Tia Maria Lúcia
Local: Rua Bagé, 1435, bairro Niterói

17h – Reabertura da Villa Mimosa com exposição
Local: Avenida Guilherme Shell, 6270, Centro

20h – Live Show com apresentação DTG Tropeiros do Ouro Negro e A Trinca

8h às 17h – Mutirão Cadastro Único
Local: Praça Imaculada (Rio Branco)

25/06 – Sexta-feira

9h – Entrega das unidades habitacionais do condomínio Santa Fé (grupo 01)
Local: Olaria

11h30 – Entrega da obra da Vala da Curitiba
Local: Mathias Velho

14h – Entrega das unidades habitacionais do condomínio Santa Fé (grupo 02)
Local: Olaria

16h – Reabertura Hangar Cultural (SMCULT)
Local: Guajuviras

17h – Formatura “Multiplicadores Googles”, na Secretaria de Educação (online)

20h – Live Show com Clube do Pagode

8h às 17h – Mutirão Cadastro Único
Local: Praça da Juventude (Niterói)

26/06 – Sábado

9h 14.ª Prefeitura na Rua edição especial no Centro – Lançamento do projeto Cidade do Cuidado
Local: Praça da Emancipação

14h Bosque da Saudade, com plantio Fazenda Guajuviras
Local: Guajuviras

16h – Reabertura Praça CEU – Mahatma Gandhi
Local: Rio Branco

20h – Live Show Dante Ramon Ledesma e Recuerdos de Milonga

27/06 – Domingo

9h – Ato Inter-religioso (Coord. Integração Institucional)

11h – 1ª Cavalgada Solidária

20h – Live Show Tributo Tim Maia com Tonho Crocco

 

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Presidente Lula sanciona lei que cria o PIX Pensão para pagamento automático de pensão alimentícia

Avatar

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta quarta-feira, 29, a lei que cria um sistema de transferência automática da pensão alimentícia, conhecido como “PIX Pensão”. A proposta já havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

A nova legislação altera as regras para permitir que o beneficiário da pensão alimentícia solicite à Justiça que o pagamento seja realizado automaticamente, por meio de débito mensal na conta bancária do devedor e transferência direta para a conta do credor ou de seu representante legal.

Pela norma, caberá à instituição financeira efetuar o débito nas datas estabelecidas pela decisão judicial. Caso não haja saldo suficiente, o banco deverá comunicar a autoridade supervisora, que poderá determinar a indisponibilidade de outros ativos financeiros do devedor até o valor atualizado da dívida. A medida também se aplica aos casos em que o devedor seja empresário individual.

A lei ainda determina que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publique estatísticas periódicas sobre ações de pensão alimentícia, com informações sobre o perfil de quem recebe e de quem paga, preservando o anonimato dos envolvidos.

A autora da proposta, a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP), afirmou que o mecanismo automático pode reduzir a inadimplência e diminuir a necessidade de novas ações judiciais para cobrar pagamentos em atraso.

“O Pix Pensão reduz o trabalho do Estado e beneficia os alimentandos, dificulta a vida do inadimplente contumaz e, como benefício adicional, sinaliza à sociedade que não é mais possível ter um filho sem ter responsabilidade sobre ele. Trata-se de relevante inovação para beneficiar alimentandos”, declarou.

No Senado, a relatora Ana Paula Lobato (PSB-MA) apresentou ajustes de redação ao texto, sem alterar seu conteúdo.

Segundo a senadora, a transferência automática reduz a necessidade de o credor recorrer à Justiça a cada mês em caso de inadimplência.

“A medida também contribui para reduzir a inadimplência estratégica, aumentar a previsibilidade financeira do alimentando e desestimular o uso de expedientes destinados a dificultar o pagamento da pensão”, afirmou.

Divulgação do Ligue 180

Lula também sancionou uma segunda lei que torna obrigatória a divulgação do telefone do Ligue 180 em locais de grande circulação, como escolas, hospitais e transportes públicos.

A proposta é de autoria da deputada federal Laura Carneiro (PSD-RJ) e recebeu parecer favorável da senadora Mara Gabrilli (PSD-SP).

Disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, o Ligue 180 oferece atendimento por telefone, e-mail, WhatsApp e em Língua Brasileira de Sinais (Libras). A nova lei busca ampliar a divulgação do canal e facilitar o acesso de mulheres em situação de violência aos serviços de orientação e denúncia.

Continuar a ler

Geral

Programa de intercâmbio levou jovens de 14 países a conhecer o Rio Grande do Sul

Avatar

Publicado

em

O Rio Grande do Sul recebeu, na última semana, 39 jovens de 14 países que participaram do programa Youth Camps and Exchange (YCE) 2026, promovido pelo Lions Clubs International. A programação teve como bases os municípios de Torres e Porto Alegre e reuniu atividades de integração cultural, troca de experiências e contato com tradições gaúchas.

O intercâmbio começou em Torres, com a cerimônia oficial de abertura e uma série de atividades culturais, educativas, gastronômicas e turísticas. Durante a apresentação das delegações internacionais, os participantes compartilharam informações sobre os costumes e as tradições de seus países de origem.

Ao longo da programação, os jovens também passaram por Capão da Canoa, Xangri-lá, Gramado, Canela e Porto Alegre. Entre os locais visitados estiveram a Orla do Guaíba, o Palácio Piratini, a Casa de Cultura Mario Quintana, o Mercado Público e o Pontal.

O encerramento ocorreu durante a 1ª Reunião do Gabinete Distrital do Distrito LD-3, realizada no Guaíba Country Club. Na ocasião, os participantes participaram de uma confraternização e da tradicional troca de lembranças e pins entre as delegações.

Segundo o Lions Clubs International, o programa tem como objetivo promover o intercâmbio entre jovens de diferentes países, incentivando o diálogo entre culturas e a aproximação entre povos.

Continuar a ler

Geral

Tarifa Social da Corsan começa a beneficiar cerca de 240 mil famílias no RS a partir de agosto

Avatar

Publicado

em

A Corsan concluiu a comunicação direta às cerca de 240 mil famílias gaúchas que passam a receber automaticamente, a partir de 1º de agosto, o benefício da Tarifa Social previsto na Lei Federal nº 14.898/2024.

O benefício garante desconto de 50% na conta de água e esgoto para consumo de até 15 metros cúbicos por mês.

Segundo a companhia, as famílias que possuem cadastro atualizado no Cadastro Único (CadÚnico) e atendem aos critérios da legislação recebem o benefício automaticamente, sem necessidade de solicitação.

A medida também envolve o cruzamento de bases de dados e ações presenciais nos municípios para identificar novas famílias que possam ter direito ao desconto, além de orientar sobre a regularização cadastral quando necessária.

A expectativa da Corsan é ampliar gradativamente o alcance da Tarifa Social para cerca de 615 mil famílias, beneficiando até 2 milhões de gaúchos, conforme avança a compatibilização entre as informações do CadÚnico e a base cadastral da companhia.

A diretora-presidente da Corsan, Samanta Takimi, afirmou:

“Nosso compromisso é garantir que nenhuma família deixe de receber esse benefício por falta de informação ou por dificuldades no cadastro. Estamos indo aos bairros, conversando com as pessoas e orientando cada caso. A Tarifa Social é mais do que um desconto na conta. É um instrumento de inclusão, que amplia o acesso a um serviço essencial e contribui para melhorar a qualidade de vida das famílias.”

Segundo a Corsan, uma residência com consumo mensal de 10 metros cúbicos pode ter a conta reduzida de R$ 198,80 para R$ 99,40 com a aplicação da Tarifa Social, gerando uma economia aproximada de R$ 1.193 ao longo de 1 ano.

Quem tem direito ao benefício

Podem receber o desconto famílias nestas situações:

Inscritas no CadÚnico com renda de até meio salário mínimo por pessoa;
Recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e têm integrante com deficiência;
São pessoas com mais de 65 anos sem fonte de renda fixa.
O benefício vale para um único imóvel residencial por CPF e incide sobre o consumo de até 15 metros cúbicos por mês.

O que fazer em caso de dúvida ou pendência:

Quem já está com o CadÚnico atualizado recebe o desconto automaticamente a partir de agosto. Já quem precisa atualizar o cadastro deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, levando CPF ou título de eleitor e comprovante de residência de todos os moradores da casa. Se o titular da conta de água for diferente de quem está inscrito no CadÚnico, a atualização deve ser feita diretamente com a Corsan.
Para dúvidas, a companhia disponibiliza atendimento pelo WhatsApp (0800 646 6444) e por videochamada (corsan.com.br/videochamada).

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques