Conecte-se conosco

header-top







 

17/07/2026
 

Geral

Semana de Canoas tem longa programação de atividades

Redação

Publicado

em

Começa nesta segunda-feira, 21, a Semana de Canoas. Durante o período serão realizados diversos eventos em alusão ao aniversário de 82 anos da cidade. Na programação da atividade, destaque para inauguração das Salas Google, conferência internacional sobre mobilidade urbana, da entrega de duas Escolas Municipais de Educação Infantil e de unidades habitacionais do Condomínio Santa Fé, além da abertura da UBS Fátima, mutirões de cadastramento no CadÚnico e o plantio de 1.500 mudas.

Confira parte da programação da 82ª Semana de Canoas

21/06 – Segunda-feira

10h – Abertura da Semana de Canoas
Outorga da Medalha Pinto Bandeira (HNSG, HPSC e HU)
Local: Praça da Emancipação

13h30 às 17h – Conferência sobre Mobilidade e Desenvolvimento de Canoas
Programação manhã: BID – ICLEI – WRI – Toyota Foundation – UITP
Local: ParkShopping

18h – Reabertura da Antiga Estação de Trem
Local: Centro

20h – Live Show com Emerson Ribeiro

8h às 17h – Mutirão Cadastro Único
Local: Centro de Canoas / calçadão

22/06 – Terça-feira

09h – Entrega de pavimentação asfáltica Guajuviras/MQ1
Local: Guajuviras, próximo à PECAN

10h – Programa de Gerenciamento de Pavimentos – usina de asfalto (visita)
Local: Brigadeira

11h – Entrega Praça das Acácias
Local: Igara

13h30 – Sessão Solene em comemoração à Semana de Canoas (online)
Local: Câmara de Vereadores

16h – Entrega da EMEI Beija-Flor
Local: Rua Santa Cruz, 154, bairro Niterói

17h – Lançamento Serviço Telemedicina – Canoasprev (online)

19h – E-Sports – Competição de Jogos Virtuais nas Escolas SMEL (online)

20h – Live Show com Cardeal Missioneiro Fábio Duzac

8h às 17h – Mutirão Cadastro Único
Local: Praça da Brigada, no Guajuviras

23/06 – Quarta-feira

8h30 – 1ª Reunião do Conselho da Cidade
Local: Império Casa de Eventos (ERS-386)

14h – Entrega da UBS Fátima
Local: Rua Butenbender, 244, bairro Fátima

15h – Entrega da EMEI Pé-de-Moleque
Local: Rua José Danilo Menezes, 120, bairro Estância Velha

16h – Entrega de Regularização Fundiária no Carlos Drummond de Andrade – BREHM (SMDUH)
Local: Guajuviras

8h às 17h – Mutirão Cadastro Único
Local: Ginásio EMEF Thiago Wurth, na Avenida Rio Grande do Sul, 4340, bairro Mathias Velho

19h30 – Live CICS – Empreendedorismo na cidade de canoas – segmento Indústria

20h – Live Show com Vinny Lacerda

24/06 – Quinta-feira

9h – Lançamento Atleta Cidadão do Futuro, PLAFS, (online)

10h – Entrega da Quadra de Hóquei com Grama Sintética
Local: Centro Olímpico Municipal, na Rua Araguaia, 1151, bairro Igara

14h – Entrega Sala do Conhecimento – Espaço Google (7 salas)

15h30 – Entrega EMEI Tia Maria Lúcia
Local: Rua Bagé, 1435, bairro Niterói

17h – Reabertura da Villa Mimosa com exposição
Local: Avenida Guilherme Shell, 6270, Centro

20h – Live Show com apresentação DTG Tropeiros do Ouro Negro e A Trinca

8h às 17h – Mutirão Cadastro Único
Local: Praça Imaculada (Rio Branco)

25/06 – Sexta-feira

9h – Entrega das unidades habitacionais do condomínio Santa Fé (grupo 01)
Local: Olaria

11h30 – Entrega da obra da Vala da Curitiba
Local: Mathias Velho

14h – Entrega das unidades habitacionais do condomínio Santa Fé (grupo 02)
Local: Olaria

16h – Reabertura Hangar Cultural (SMCULT)
Local: Guajuviras

17h – Formatura “Multiplicadores Googles”, na Secretaria de Educação (online)

20h – Live Show com Clube do Pagode

8h às 17h – Mutirão Cadastro Único
Local: Praça da Juventude (Niterói)

26/06 – Sábado

9h 14.ª Prefeitura na Rua edição especial no Centro – Lançamento do projeto Cidade do Cuidado
Local: Praça da Emancipação

14h Bosque da Saudade, com plantio Fazenda Guajuviras
Local: Guajuviras

16h – Reabertura Praça CEU – Mahatma Gandhi
Local: Rio Branco

20h – Live Show Dante Ramon Ledesma e Recuerdos de Milonga

27/06 – Domingo

9h – Ato Inter-religioso (Coord. Integração Institucional)

11h – 1ª Cavalgada Solidária

20h – Live Show Tributo Tim Maia com Tonho Crocco

 

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Jairo Jorge é anunciado como superintendente da nova área de Relações Governamentais da ULBRA

Redação

Publicado

em

A Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) anunciou a criação da Superintendência de Relações Governamentais e Cidades (SRGC), estrutura voltada ao desenvolvimento de projetos nas áreas de inovação, governança e qualificação para municípios. A nova superintendência será coordenada pelo jornalista e gestor público Jairo Jorge da Silva.

Segundo a universidade, a iniciativa denominada ULBRA Cidades terá como foco ações de formação, pesquisa e desenvolvimento de soluções voltadas à gestão pública. Entre os temas previstos estão a Nova Lei de Licitações, a Reforma Tributária, o saneamento básico, a resiliência climática e o uso de Inteligência Artificial na administração pública.

De acordo com a instituição, a superintendência também oferecerá cursos de educação executiva, consultorias e atividades de apoio voltadas a prefeituras e câmaras municipais. Entre os projetos anunciados estão um MBA em Gestão de Cidades e Governança Pública, cursos de extensão sobre Inteligência Artificial e resiliência climática, além da criação do programa Novas Mentes, do Observatório de Cidades e do GovLab ULBRA.

A universidade informou ainda que será criado um Conselho de Gestores, formado por 20 prefeitos e prefeitas da Região Metropolitana e do interior do Rio Grande do Sul. O grupo deverá realizar encontros periódicos com a Reitoria para discutir demandas dos municípios e aproximar pesquisas acadêmicas da gestão pública.

Outro projeto anunciado é o Fórum ULBRA 497, que reunirá especialistas para debates sobre temas relacionados à administração pública, como segurança, educação e prevenção de desastres naturais. A instituição também informou que pretende ampliar ações de extensão por meio do programa ULBRA Comunidade.

Liderança do projeto

Jairo Jorge da Silva é jornalista e possui MBA em Políticas Públicas pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Ao longo da carreira, atuou no jornalismo e exerceu funções na administração pública.

Foi secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC), onde participou de iniciativas relacionadas ao Programa Universidade para Todos (Prouni) e ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Também foi prefeito de Canoas por três mandatos e integrou a diretoria da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), da Rede Mercocidades e do Comitê de Cidades de Periferia da CGLU – Cidades e Governos Locais Unidos.

Continuar a ler

Geral

Consulta Popular 2026 abre votação para definir demandas que entrarão no orçamento estadual do próximo ano

Redação

Publicado

em

A votação da Consulta Popular 2026 começa na segunda-feira, 20, e segue até 26 de julho. O processo permite que moradores do Rio Grande do Sul escolham uma das demandas apresentadas para receber recursos previstos no orçamento estadual do próximo ano.

A participação pode ser feita pelo portal da Consulta Popular ou pelo WhatsApp da assistente virtual GurIA, vinculada ao portal rs.gov.br, pelo número (51) 3210-3939. Para votar pelo aplicativo de mensagens, o eleitor deve enviar a frase “Quero votar na Consulta Popular”.

O acesso ao sistema exige uma conta gov.br nos níveis bronze, prata ou ouro. Antes do período de votação, a orientação é verificar a senha, atualizar os dados cadastrais e confirmar o funcionamento do login. Nos casos em que a autenticação em duas etapas estiver ativada, o recurso deverá ser desabilitado temporariamente para permitir o acesso ao sistema de votação.

As propostas que estão na cédula foram definidas pelas regiões do Estado durante as etapas de Assembleias Iniciais, Intermediárias e Ampliadas, a partir do Caderno de Demandas Elegíveis.

Entre os temas contemplados estão Agricultura, Turismo, Justiça e Direitos Humanos, Meio Ambiente, Cultura, Desenvolvimento Rural, Transportes, Esporte e Lazer, Desenvolvimento Econômico, Inovação, Ciência e Tecnologia, Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Desenvolvimento Social, Habitação e Desenvolvimento Urbano.

A edição 2026-2027 da Consulta Popular prevê a destinação de R$ 60 milhões do orçamento estadual para os projetos escolhidos pela população. A distribuição dos recursos entre os 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) seguirá critérios técnicos.

Continuar a ler

Policial

Homem de 34 anos é preso por estupro de vulnerável contra a própria filha em Canoas

Redação

Publicado

em

No final da tarde de quinta-feira, 16, a Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Canoas, sob coordenação do delegado Maurício Barison Barcellos, realizou a prisão preventiva de um homem investigado pela prática de estupro de vulnerável contra sua própria filha. A prisão foi realizada no bairro Mathias Velho, em Canoas.

O caso teve início no mês de maio, quando, seguindo apurado, a vítima estaria na casa do genitor e passou a ser espancada com socos na região da barriga. A adolescente conseguiu telefonar para sua mãe, que solicitou apoio da Brigada Militar. Chegando ao local, o investigado ainda ameaçou de morte a mãe da vítima, o que levou a ser preso em flagrante pela Brigada Militar pela ameaça no contexto de violência doméstica. O homem foi preso e liberado sob condição do uso de tornozeleira eletrônica.

A partir da prisão do genitor, a vítima de 15 anos revelou que era abusada sexualmente pelo genitor desde os 12 anos de idade e que, diante da possibilidade de estar grávida do próprio abusador, passou a sofrer agressões físicas. Ainda, conforme apurado, o investigado submeteu a vítima a testes de gravidez por suspeitar que ela pudesse ter engravidado em decorrência dos abusos, passando, após essa suspeita, a aplicar-lhe injeções anticoncepcionais.

O Delegado Maurício Barison afirma que a Polícia Civil segue atuando com rigor técnico e institucional no enfrentamento a crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes, priorizando a escuta especializada e a proteção da vítima em todas as etapas da investigação.

A DPCA Canoas reforça que o estupro de vulnerável não admite relativização quando praticado contra menores de 14 anos, dada a absoluta vulnerabilidade das vítimas nessa faixa etária, e reafirma seu compromisso institucional no combate a crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes.

DENÚNCIAS ANÔNIMAS
WhatsApp: (51) 9 8459-0259
Linha direta: (51) 3425-9056
www.pc.rs.gov.br

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques