Saúde
Canoas realiza mais de 120 mil testes para detecção do coronavírus

De acordo com dados divulgados pela Prefeitura de Canoas, o município ultrapassou a marca de 120 mil testes realizados para detecção do coronavírus. O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde nesta terça-feira, 30, registrou 120.759, desde o início da pandemia.
A nota também afirma que a cidade é uma das que mais testa a população para o novo coronavírus entre as cidades gaúchas. O secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos, explica que o avanço da testagem é fundamental para conter o contágio e a disseminação do coronavírus. “Com isso, é possível identificar e isolar os casos positivos para impedir uma contaminação ainda maior”, destaca.
Testes rápidos
Foram adquiridos pelo município 60 mil testes rápidos IGG-IGM e 9,5 mil de detecção de antígeno, cujo tempo de resposta é de 15 a 20 minutos, uma novidade até então na rede pública de Canoas. A Prefeitura recebeu, ainda, 211 mil RT-PCR e 3,5 mil testes rápidos, enviados pelo governo federal.
Total de testes realizados: 61.835 (até 30/03)
Centros de Testagem
Conforme já publicamos, em Canoas funcionam cinco centros de testagem, distribuídos nos quatro quadrantes da cidade e na região central. Eles funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com a disponibilização de dois tipos de teste: teste rápido de anticorpos e RT-PCR, que é realizado somente mediante apresentação de requisição médica. Desde a abertura dos serviços, em 4 de março, foram realizados 33.375 testes.
Os centros de testagem funcionam nos seguintes locais:
– Centro de Testagem Móvel (Praça do Avião -Centro)
– EMEF Doutor Nelson Paim Terra (Rua Primavera, nº 1676 – Rio Branco)
– EMEF Erna Würth (Avenida 17 de Abril, n° 430 – Guajuviras)
– EMEF Bilíngue para Surdos Vitória (Rua Caçapava, nº 400 – Mathias Velho)
– EMEF Pernambuco (Rua Capistrano de Abreu, 1721 – Niterói)
Plantão Covid
Aos finais de semana, a testagem segue no Plantão Covid, que funciona em quatro unidades básicas de saúde do município. Os locais atendem pacientes com sintomas respiratórios ou suspeita de Covid-19 e realizam testes rápidos e o RT-PCR (com requisição médica). Desde a abertura, em 21 de fevereiro, foram quase 2 mil testes.
O Plantão Covid funciona sempre aos sábados e domingos, das 8h às 20h, nas seguintes unidades de saúde:
– UBS Guajuviras (Av. 17 de Abril, 1991, bairro Guajuviras)
– UBS União dos Operários (Rua São Borja, 395, bairro Mathias Velho)
– UBS Primeiro de Maio (Rua Primeiro de Maio, 534, bairro Niterói)
– UBS Imaculada (Rua José de Alencar s/n°, bairro Rio Branco)
Saúde
Campanha leva testagem de Hepatite C ao Calçadão de Canoas neste sábado

Os quatro Rotary Clubs de Canoas promovem, neste sábado, 8, uma ação de conscientização e prevenção à Hepatite C. A atividade faz parte da campanha mundial Hepatite Zero e será realizada no Calçadão de Canoas, das 9h às 16h.
Durante a ação, serão disponibilizados testes rápidos, gratuitos e seguros para identificação da doença. A Hepatite C é uma infecção que pode evoluir sem apresentar sintomas, o que pode dificultar o diagnóstico precoce.
Segundo especialistas da área da saúde, a identificação da doença em estágio inicial aumenta as possibilidades de tratamento e cura. A testagem é uma das principais formas de detectar a infecção e encaminhar os pacientes para acompanhamento adequado.
A iniciativa é organizada pelos Rotary Clubs Canoas Industrial, Canoas, Canoas Nordeste e Canoas Integração, com o objetivo de ampliar o acesso à informação e estimular a realização do diagnóstico.
Saúde
Começou a campanha de multivacinação para atualizar cadernetas de crianças e adolescentes
Saúde
Anvisa determina interdição de três repelentes após laudos apontarem irregularidades

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta segunda-feira, 3, a interdição cautelar de três repelentes de insetos após análises do Instituto Adolfo Lutz, laboratório de referência do Estado de São Paulo, apontarem resultado insatisfatório no ensaio de DEET.
O DEET é uma substância ativa utilizada em repelentes para afastar mosquitos, carrapatos e outros insetos. O componente atua bloqueando os sentidos dos insetos, dificultando que eles identifiquem o odor da pele humana.
A medida impede temporariamente a fabricação, comercialização, distribuição, uso ou funcionamento dos produtos afetados até a conclusão das investigações e a adequação às normas sanitárias.
Os produtos e lotes interditados são:
• Repelente com filtro solar FPS 30 Above Protec
Lote: 189952
• Above Protect Repelente de Insetos
Lote: 205688
• Repellere Repelente de Insetos Aerossol
Lote: 2601001449
Segundo a Anvisa, a interdição cautelar é uma ação preventiva e temporária, com prazo de até 90 dias, conforme previsto na legislação. Durante esse período, os produtos ficam impedidos de serem vendidos ou utilizados até que a situação seja avaliada.

Defesa Civil6 dias atrásDefesa Civil do RS alerta para tempestades severas com ventos acima de 90 km/h a partir de quinta-feira, 6

Defesa Civil3 dias atrásDefesa Civil do RS confirma tornado em Pedro Osório
- Defesa Civil5 dias atrás
Tempo muda no RS com formação de ciclone extratropical e alerta para temporais e ventos fortes

Defesa Civil6 dias atrásFamílias começam a deixar Centro Humanitário e retornam para casa em Nova Santa Rita

Defesa Civil3 dias atrásCiclone com ventos acima de 100 km/h deixa rastro de estragos em Canoas

Defesa Civil3 dias atrásTemporal deixa casas destelhadas, árvores e postes caídos em Nova Santa Rita

Animais5 dias atrásPolícia Civil resgata 19 cães de canil clandestino e prende homem por maus-tratos em Canoas
Política3 dias atrásCanoas tem candidaturas confirmadas para as eleições deste ano após convenções partidárias


















































