Conecte-se conosco

header-top







 

17/09/2025
 

Geral

Médica canoense é homenageada por atletas do Internacional

Redação

Publicado

em

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado na segunda-feira, 8, os jogadores do Internacional entraram em campo reverenciando as mulheres que atuam na linha de frente no combate à pandemia.

As camisas dos atletas continham o nome de profissionais de diversas áreas da saúde da Capital e Região Metropolitana que estão se dedicando ao enfrentamento à propagação do vírus.

A equipe do Timoneiro conversou com uma das canoenses que “entraram em campo”, a colorada Dra. Marla Spilki, ginecologista e obstetra do Hospital Universitário de Canoas.

Ela nos contou que o sentimento foi uma emoção muito forte. “Realmente parecia que eu estava jogando e foi uma surpresa. Eu não sabia que seria homenageada e, naquele momento, me senti representada, homenageada e reconhecida profissionalmente.”

Combate à Covid-19

Na linha de frente do combate à Covid-19, a médica relata que o período está sendo muito tenso, pois os atendimentos aumentaram muito nas últimas semanas. “Mas continuamos trabalhando e dando o nosso melhor”, destacou.

Escalação feminina

  1. Camila Ceron – Moinhos de Vento
  2. Clotilde Garcia – Santa Casa
  3. Jaqueline Jacques – Hospital de Clínicas
  4. Márcia Pereira – Moinhos de vento
  5. Marla Spilki – Ulbra
  6. Enfermeira Débora Barreiro – Moinhos de Vento
  7. Sohaila Younes – Hospital São Camilo
  8. Patrícia del Pino – UPA
  9. Téc. Enf. Adriana Lima – Clínica Saúde da Família CAIC – UPA de Canoas
  10. Téc. Enf. Bruna Riffel – Hospital Unimed Vale do Caí Montenegro
  11. Téc. Enf. Solange Schuh – Hospital Unimed Vale do Caí
  12. Fisioterapeuta Jessica Esswein – Hospital Unimed Vale do Caí
  13. Enfermeira Zulmara Fruet – Hospital Unimed Vale do Caí
  14. Téc. Enf. Liane Maia – Hospital Unimed Vale do Caí
  15. Enfermeira Marcela Martins – Hospital Unimed Vale do Caí
  16. Enfermeira Cátia Favreto – Hospital mãe de Deus
  17. Téc. Enf. Priscila Fagundes – Hospital Ernesto Dorneles
  18. Enfermeira Juliana Santos – Santa Casa
  19. Fisioterapeuta Carla Arend – Hospital Conceição
  20. Social Lani Fagundes – Hospital de Clínicas
  21. Social Marilene Silva João – Presídio Feminino Madre Pelletier
  22. Social Gisele Ramon – CREAS Eixo Baltazar/Nordeste

Ação colorada

O movimento foi criado por médicos, lideranças da saúde e agentes de várias áreas preocupados com o que acontece no país e, especialmente, no Rio Grande do Sul.

Confira a matéria completa e o vídeo sobre a camisetas em: https://internacional.com.br/noticias/inter-presta-homenagem-a-mulheres-que-estao-no-combate-a-pandemia.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

MTE alerta: é falsa a informação sobre processos seletivos para vagas nos Correios

Redação

Publicado

em

MTE alerta: é falsa a informação sobre processos seletivos para vagas nos Correios

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) esclarece que é falsa a mensagem que circula em redes sociais e aplicativos de mensagens sobre supostos processos seletivos para vagas de emprego nos Correios. As publicações fraudulentas chegam a solicitar pagamento de taxas para participação, o que configura tentativa de golpe.

O MTE não possui qualquer parceria com os Correios para esse tipo de contratação. Trata-se de informação enganosa que utiliza indevidamente o nome do Ministério.

Para coibir essa prática criminosa, o MTE já acionou a Secretaria de Comunicação da Presidência da República e a Advocacia-Geral da União, que estão adotando as medidas cabíveis.

Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato pelo telefone 158 ou pelo canal oficial Fale Conosco: https://contatos.trabalho.gov.br/.

Fonte: Agência Gov

Continuar a ler

Geral

Ulbra recupera ambulância histórica para práticas do curso de Medicina

Redação

Publicado

em

Ulbra recupera ambulância histórica para práticas do curso de Medicina

Na segunda-feira, 15, a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) destinou oficialmente uma ambulância para aulas práticas do curso de Medicina, no campus Canoas. O veículo, que já fazia parte do patrimônio da instituição, foi totalmente reformado e adaptado para simular atendimentos do SAMU.

O curso de Medicina da Ulbra já conta com um centro de simulação integrado, que reproduz o circuito completo de atendimento hospitalar. Com a chegada da ambulância, esse espaço passa a ser ainda mais aprimorado, permitindo que os estudantes vivenciem todo o processo de atendimento: desde o socorro do paciente com o veículo, a simulação da regulação médica, até o cuidado prestado na emergência hospitalar.

Ambulância de cinema

O veículo, modelo 1991 Ford F150 XL S, foi importado dos Estados Unidos e é um exemplar raro no Brasil. Na cor branca e com capacidade para cinco pessoas, a ambulância possui suspensão ajustável conforme o terreno e um baú projetado como UTI móvel, características que até hoje não são comuns nas ambulâncias brasileiras. É um modelo frequentemente visto em produções cinematográficas, o que a torna ainda mais singular.

Adquirida em 1996 para o plano Ulbra Saúde, a ambulância já foi utilizada em atendimentos domiciliares, no Hospital Álvaro Alvim (Porto Alegre) para transporte de pacientes e no hospital que a instituição mantinha em Tramandaí. Também teve papel importante em treinamentos práticos das disciplinas de Trauma e Emergência.

A restauração do veículo foi conduzida por Renan Carvalho da Cruz, profissional responsável pela reforma, que durou 40 dias.

“Pegamos essa ambulância que estava há praticamente 15 anos parada e restauramos quase todas as peças, praticamente 100% de restauração. As peças estavam boas, porém velhas, mas é um veículo com material americano, diferenciado, e isso facilitou a restauração”, explica.

Inovação na formação médica

Para o professor Rogério Fett Schneider, docente do curso de Medicina da Ulbra e coordenador do Centro de Simulação, a chegada do veículo representa um avanço significativo na qualificação acadêmica.

“Hoje, com o advento do SAMU, temos muitas ocorrências, tanto emergências clínicas quanto traumáticas, e o atendimento pré-hospitalar é fundamental. Muitos alunos estão atuando em serviços de regulação do SAMU, e o cenário prático vai contemplar também esse contexto, a regulação, o atendimento na rua, o resgate, com todas as formas de urgência e emergência”, conta.

Ele acrescenta que a ambulância fortalece ainda mais a experiência acadêmica dos estudantes. “O veículo vai trazer uma veracidade muito interessante para a capacitação dos alunos. Hoje somos a única universidade com esse cenário de simulação de atendimento pré-hospitalar na íntegra, inclusive com a regulação médica, seguindo protocolos do Ministério da Saúde”, destaca.

Segundo Marcelo Guerra, coordenador do curso de Medicina da Ulbra, a integração da ambulância à simulação reforça a segurança do paciente e a formação prática dos estudantes.

“Estamos cada vez mais integrando a simulação, que é toda a atividade que o aluno faz antes de chegar ao paciente verdadeiro. Então, a simulação tem muito a ver com a segurança dos nossos pacientes. O aluno primeiro treina em ambiente simulado, controlado, e se capacita para quando realmente tiver um caso, saber atuar nessa circunstância”, explica.

Mais informações sobre o curso de Medicina da Ulbra estão disponíveis em: ulbra.br/canoas/graduacao/presencial/medicina/bacharelado

Continuar a ler

Geral

OAB Canoas volta a realizar jantar-baile da advocacia depois de mais uma década

Redação

Publicado

em

OAB Canoas volta a realizar jantar-baile da advocacia depois de mais uma década

A OAB Subseção Canoas retoma, passados mais de dez anos, uma das mais tradicionais celebrações da advocacia local: o Jantar-Baile da Advocacia. O evento será realizado no dia 16 de outubro de 2025, com início às 19h30min, no Salão Blue Moon, reunindo colegas, familiares e convidados em uma noite de confraternização e celebração.

A ocasião terá um significado ainda mais especial, pois marcará também a comemoração dos 45 anos de instalação da Subseção Canoas, ocorrida em 14 de outubro de 1980. Trata-se, portanto, de um momento que une história e tradição, resgatando a memória da advocacia local e reafirmando a força da classe na região de Canoas e Nova Santa Rita.

A retomada do jantar-baile é mais uma iniciativa da atual gestão no sentido de promover uma agenda social mais intensa e integrativa, reforçando a união da advocacia e aproximando ainda mais a instituição de seus membros. Mais do que uma festividade, o reencontro simboliza o espírito de coletividade que sempre pautou a atuação da OAB Canoas ao longo de sua trajetória.

O evento promete ser um marco para todos os advogados e advogadas que diariamente dignificam a profissão, honrando a história da Subseção e projetando o futuro da advocacia em nossa comunidade.

Os convites, que são limitados, estão à venda na plataforma Sympla, em www.sympla.com.br e para localizá-los, basta procurar por “OAB Canoas” no site.

Compre também acessando o QRCode abaixo:

Compre acessando o QRCode abaixo:

Continuar a ler
publicidade
SicrediGraduação Lasalle

Destaques