Geral
Médica canoense é homenageada por atletas do Internacional

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado na segunda-feira, 8, os jogadores do Internacional entraram em campo reverenciando as mulheres que atuam na linha de frente no combate à pandemia.
As camisas dos atletas continham o nome de profissionais de diversas áreas da saúde da Capital e Região Metropolitana que estão se dedicando ao enfrentamento à propagação do vírus.
A equipe do Timoneiro conversou com uma das canoenses que “entraram em campo”, a colorada Dra. Marla Spilki, ginecologista e obstetra do Hospital Universitário de Canoas.
Ela nos contou que o sentimento foi uma emoção muito forte. “Realmente parecia que eu estava jogando e foi uma surpresa. Eu não sabia que seria homenageada e, naquele momento, me senti representada, homenageada e reconhecida profissionalmente.”
Combate à Covid-19
Na linha de frente do combate à Covid-19, a médica relata que o período está sendo muito tenso, pois os atendimentos aumentaram muito nas últimas semanas. “Mas continuamos trabalhando e dando o nosso melhor”, destacou.
Escalação feminina
- Camila Ceron – Moinhos de Vento
- Clotilde Garcia – Santa Casa
- Jaqueline Jacques – Hospital de Clínicas
- Márcia Pereira – Moinhos de vento
- Marla Spilki – Ulbra
- Enfermeira Débora Barreiro – Moinhos de Vento
- Sohaila Younes – Hospital São Camilo
- Patrícia del Pino – UPA
- Téc. Enf. Adriana Lima – Clínica Saúde da Família CAIC – UPA de Canoas
- Téc. Enf. Bruna Riffel – Hospital Unimed Vale do Caí Montenegro
- Téc. Enf. Solange Schuh – Hospital Unimed Vale do Caí
- Fisioterapeuta Jessica Esswein – Hospital Unimed Vale do Caí
- Enfermeira Zulmara Fruet – Hospital Unimed Vale do Caí
- Téc. Enf. Liane Maia – Hospital Unimed Vale do Caí
- Enfermeira Marcela Martins – Hospital Unimed Vale do Caí
- Enfermeira Cátia Favreto – Hospital mãe de Deus
- Téc. Enf. Priscila Fagundes – Hospital Ernesto Dorneles
- Enfermeira Juliana Santos – Santa Casa
- Fisioterapeuta Carla Arend – Hospital Conceição
- Social Lani Fagundes – Hospital de Clínicas
- Social Marilene Silva João – Presídio Feminino Madre Pelletier
- Social Gisele Ramon – CREAS Eixo Baltazar/Nordeste
Ação colorada
O movimento foi criado por médicos, lideranças da saúde e agentes de várias áreas preocupados com o que acontece no país e, especialmente, no Rio Grande do Sul.
Confira a matéria completa e o vídeo sobre a camisetas em: https://internacional.com.br/noticias/inter-presta-homenagem-a-mulheres-que-estao-no-combate-a-pandemia.
Policial
STF decreta prisão preventiva de Jair Bolsonaro após violação de tornozeleira e risco de fuga, diz decisão

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decretou neste sábado, 22, a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro. A ordem foi expedida após comunicação do Centro de Monitoração Integrada do Distrito Federal, que registrou a violação da tornozeleira eletrônica utilizada pelo ex-presidente por volta de 0h08.
Segundo a decisão, a medida também foi motivada pela convocação de uma vigília em frente ao condomínio onde Bolsonaro cumpria prisão domiciliar. O ato foi organizado pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) na noite de sexta-feira, 21. Moraes afirmou que a aglomeração poderia comprometer a fiscalização das medidas cautelares e facilitar uma eventual fuga.
Justificativas da decisão
No despacho, Moraes afirmou que a violação do monitoramento eletrônico, aliada ao ato convocado pelo senador, representava “altíssimo risco para a efetividade da prisão domiciliar” e para a ordem pública. O ministro apontou que manifestações dessa natureza já teriam sido utilizadas anteriormente para tumultuar fiscalizações e obter vantagens políticas.
Moraes também ressaltou que Bolsonaro já teria planejado uma fuga para a Embaixada da Argentina em momento anterior das investigações, o que aumentaria o risco atual. Ele lembrou ainda que o condomínio onde o ex-presidente cumpria a prisão domiciliar fica a cerca de 13 km do Setor de Embaixadas Sul, distância que poderia ser percorrida rapidamente de carro.
Além disso, o ministro mencionou que parlamentares aliados de Bolsonaro, Alexandre Ramagem, Carla Zambelli e Eduardo Bolsonaro, deixaram o país recentemente, o que, segundo ele, reforça o risco de evasão.
Prisão preventiva
A prisão preventiva foi cumprida por volta das 6 horas deste sábado. De acordo com informações iniciais, Bolsonaro reagiu com tranquilidade. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não estava no local no momento da detenção.
O ex-presidente foi levado à sede da Polícia Federal às 6h35, onde passou pelos trâmites legais antes de ser transferido para a Superintendência da PF no Distrito Federal. Ele permanecerá em uma “Sala de Estado”, espaço reservado a autoridades que já exerceram funções de chefia no Executivo.
A prisão preventiva não tem prazo determinado e deve ser reavaliada periodicamente pela Justiça.
Contexto anterior
Bolsonaro estava em prisão domiciliar desde 4 de agosto, por determinação de Alexandre de Moraes. Na época, o ministro apontou descumprimento de medidas cautelares, incluindo o uso de redes sociais de aliados — entre eles seus três filhos parlamentares — para divulgar conteúdos considerados ofensivos ao STF e de apoio à intervenção estrangeira no Judiciário.
Comunidade
Subprefeitura realiza reparos em erosões na Rua Nicolau Seibel, em Canoas

Prefeitura de Canoas junto com a equipe da Subprefeitura do bairro Rio Branco realizaram, nesta sexta-feira, 21, o conserto de duas erosões em calçadas na Rua Nicolau Seibel, em Canoas. As intervenções incluíram a substituição da tubulação pluvial e a recuperação do passeio público nos dois pontos afetados, que, segundo o subprefeito Geovane do Amaral, foram danificados após episódios de alagamento.
“Vamos consertar e deixar o passeio em condições de uso”, afirmou Amaral.
Ele informou ainda que uma terceira erosão existente na mesma via deve ser recuperada na próxima semana.
O subprefeito também mencionou que outras equipes atuam simultaneamente em demandas do bairro.
“Temos 10 situações crônicas no bairro, que vamos resolvê-las até o final do ano”, disse.
Amaral destacou que, às quartas-feiras, um caminhão hidrojato realizará limpeza e desobstrução das galerias pluviais na região.
“Estamos avançando, atendendo à nossa população, resolvendo problemas antigos do bairro”, declarou.
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 22 de novembro, no bairro Guajuviras

A Prefeitura de Canoas realiza, neste sábado, 22, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa, das 9h às 12h, na Estrada do Nazário, 3150, em frente ao Hangar Cultural, no bairro Guajuviras. A iniciativa, promovida em datas específicas, leva serviços públicos diretamente às comunidades, ampliando o acesso da população a atendimentos essenciais.
Entre os serviços disponibilizados ao público estão habitação, regularização fundiária, orientações sobre laudos da enchente, vacinação, testes rápidos, ouvidoria e atendimentos de saúde. Também haverá suporte para compra assistida e orientações de diversas áreas da administração municipal.
A programação contará ainda com atendimento veterinário, assistência social, doação de mudas, banco de oportunidades, coleta de recicláveis, doação de livros, confecção de currículos, além de doação e recebimento de roupas. Diversos outros serviços estarão à disposição da comunidade ao longo da manhã.

Educação1 semana atrásInscrições para creches municipais de Canoas começam na próxima segunda-feira, 17

ENCHENTE RS1 semana atrásSegunda fase do Programa MEI RS Calamidades oferece apoio a microempreendedores atingidos pelas enchentes

Educação1 semana atrásEstudantes de Direito da Unilasalle realizam visita técnica a Brasília

Esporte4 dias atrásGrupo de atletas amadores mobilizam corrida noturna em Canoas

Canoas1 semana atrásPrefeitura na Tua Casa recebe feira de empreendedoras do Avança Mulher Empreendedora neste sábado, 15

Saúde1 semana atrásRS registra avanço nos casos de câncer de próstata e reforça alerta do Novembro Azul

Saúde1 semana atrásAudiência pública debate crise no IPE-Saúde e cobra soluções urgentes

Esporte6 dias atrásCanoas promove corrida para reforçar prevenção ao câncer nas campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul























































