Conecte-se conosco

header-top







 

18/05/2026
 

Saúde

Com 100% de leitos ocupados e 108 pacientes graves, Canoas recebe novos respiradores

Redação

Publicado

em

De acordo com a Secretaria de Saúde de Canoas, as unidades de terapia intensiva (UTIs) Covid-19 do município funcionam com 100% da sua capacidade, pelo quinto dia consecutivo. Segundo dados divulgados, boletim cita 108 pacientes graves em atendimento nos três hospitais da cidade, e, ainda, que tarde desta segunda-feira, 8, 52 pessoas aguardavam leitos de UTI no município. Outras 32 estavam à espera de leitos de enfermaria.

Prefeito diz que situação é preocupante

Apesar dos esforços para ampliação dos leitos e recuperação de estruturas que estavam degradadas nos hospitais, a situação da pandemia é crítica. Perto de alcançar o limite de expansão de vagas, o município busca viabilizar junto aos governos federal e estadual a aquisição de equipamentos para abrir mais leitos de UTI no Hospital Universitário. “A situação é preocupante, mas estamos trabalhando em busca de soluções, equipamentos e profissionais”, afirma o prefeito Jairo.

Canoas recebeu 15 respiradores do Ministério da Saúde neste domingo, 7

Quinze respiradores de transporte chegaram ao município de Canoas, neste domingo, 7, enviados pelo Ministério da Saúde. Os equipamentos serão usados pelo Hospital Universitário (HU) para suporte ventilatório de pacientes com Covid-19.

Os respiradores, com custo total de R$ 575.685,32, entrarão em operação ainda nesta semana, após passarem por ajustes da equipe técnica do hospital.

Os aparelhos deverão ser usados em pacientes de leitos semi-intensivos e na área de Emergência. A diretora geral do HU, Adriana Acker, explica que esses respiradores não podem ser usados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), pois não apresentam capacidade para o atendimento de pacientes graves. “Estamos avaliando a melhor forma de utilização desses equipamentos dentro da estrutura do hospital”, afirma.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Pré-conferência da Saúde reúne comunidade e profissionais no quadrante Noroeste de Canoas

Redação

Publicado

em

Créditos da foto: Caroline de Oliveira Silveira

A Prefeitura de Canoas realizou, na manhã de sábado, 16, a pré-conferência do quadrante Noroeste da 9ª Conferência Municipal de Saúde. O encontro ocorreu na EMEF Thiago Würth e reuniu trabalhadores da saúde, usuários do SUS, gestores e prestadores de serviços para debater demandas e propostas voltadas à área da saúde no município.

A atividade faz parte do calendário de pré-conferências regionais promovidas pela Secretaria Municipal da Saúde ao longo do mês de maio. Esta foi a segunda etapa preparatória para a conferência municipal, responsável por consolidar as sugestões apresentadas nas diferentes regiões da cidade.

Durante a programação, os participantes discutiram temas relacionados ao atendimento nas unidades de saúde, hospitais e demais serviços da rede municipal. As contribuições levantadas serão utilizadas na construção de propostas para o fortalecimento das políticas públicas de saúde em Canoas.

A secretária municipal da Saúde, Ana Boll, ressaltou que os encontros regionais ajudam a identificar as principais demandas da população em cada território.

“As pré-conferências permitem ouvir de perto as necessidades de cada comunidade e construir propostas mais alinhadas à realidade dos serviços de saúde. Esse diálogo é essencial para qualificar o atendimento e fortalecer o SUS em Canoas”, destacou.

Continuar a ler

Saúde

Ypê pede chave PIX para reembolsar consumidores após suspensão de produtos pela Anvisa

Redação

Publicado

em

A fabricante Ypê começou a solicitar a chave PIX de consumidores que compraram produtos suspensos pela Anvisa após a identificação de possível contaminação bacteriana em mais de 100 lotes da marca.

A suspensão foi mantida por decisão unânime da agência na sexta-feira, 15, e atinge produtos do chamado “lote final 1”. Segundo a empresa, os consumidores podem solicitar o ressarcimento por meio de um formulário disponível no site oficial da fabricante.

Para realizar o pedido, é necessário informar a chave PIX, além de dados pessoais como nome completo, CPF, telefone e endereço. A medida faz parte do processo de devolução dos valores pagos pelos itens afetados pela determinação da Anvisa.

Continuar a ler

Saúde

Anvisa mantém suspensão de produtos da Ypê por risco de contaminação microbiológica

Redação

Publicado

em

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária manteve, por unanimidade, a suspensão da fabricação, distribuição e venda de diversos produtos da Ypê por risco de contaminação microbiológica. A decisão foi confirmada nesta sexta-feira, 15, após a empresa apresentar recurso contra a resolução publicada no início de maio.

A medida vale apenas para produtos cujos lotes terminam com o número 1. Entre os itens afetados estão detergentes, desinfetantes e sabões líquidos para roupas.

Durante a sessão da Diretoria Colegiada, transmitida ao vivo no canal oficial da Anvisa no YouTube, os diretores afirmaram que as ações adotadas pela fabricante ainda não foram suficientes para eliminar os riscos sanitários identificados. O diretor-presidente da agência, Leandro Safatle, destacou que a empresa possui um “histórico recorrente de contaminação microbiológica”.

“Os riscos sanitários identificados ainda não foram totalmente reparados”, afirmou Safatle durante o julgamento.

A Química Amparo, responsável pela marca Ypê, informou em nota que solicitou que o julgamento ocorresse de forma pública, abrindo mão do sigilo do processo.

As sanções contra a empresa foram aplicadas pela Anvisa no último dia 7 de maio, após inspeção realizada entre os dias 27 e 30 de abril na fábrica da companhia, localizada em Amparo. Segundo a agência, foram encontradas falhas graves no sistema de garantia de boas práticas de fabricação.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques