Conecte-se conosco

header-top







 

16/09/2025
 

Política

Câmara de Vereadores volta do recesso e realiza a primeira sessão ordinária

Redação

Publicado

em

Nesta quarta-feira, 17, aconteceu a primeira sessão ordinária do ano na Câmara de Vereadores de Canoas. Os parlamentares votaram uma série de requerimentos, um projeto de lei e discutiram o melhor horário para a realização das sessões, que por unanimidade, foram alteradas para às terças e quintas, às 17h15.

O único projeto de lei aprovado na sessão foi o 15/2021, de origem do executivo, e foi aprovado pela Câmara. O PL tem o objetivo de alterar a lei 6.377/20, que autoriza a suspensão do pagamentos da cota patronal, relativas às competências com vencimento entre 1º de março e 31 de dezembro de 2020, devidas pelo Município ao CanoasPrev. O pagamento precisa ser registrado junto ao Governo Federal até o dia 20 de fevereiro.

Requerimentos aprovados

– Requerimento 02/2021 – Voto de Louvor ao Sport Clube Oriente pela passagem dos seus  89 anos de fundação, comemorados no dia 06 de Janeiro do corrente ano.

– Requerimento 06/2021 – Moção de Apoio à solicitação da COMISSÃO DOS EXCEDENTES APROVADOS NO CONCURSO PARA SOLDADO DO CORPO DE BOMBEIROS DO ESTADO DO RS, formada por representantes que prestaram o referido concurso público para que haja a efetiva convocação de todos os 815 candidatos aprovados no último concurso.

– Requerimento 09/2021 – Votos de profundo pesar em homenagem ao Sr. Edimar Geraldo da Silva, por conta de seu falecimento na data de 25/01/2021, em decorrência de complicações da COVID-19.

– Requerimento 11/2021 – Votos de profundo pesar pelo falecimento de João Maria Espindola do Prado, falecido em 21 de janeiro de 2021.

– Requerimento 12/2021 – Solicitamos Voto de Pesar em homenagem à Sra. Vera Regina Pinto de Andrade, por conta do seu falecimento no dia 02 de fevereiro de 2021, em Canoas.

– Requerimento 13/2021 – Votos de Profundo Pesar pelo falecimento Sd Fagundes, ID 2884950 do 15° Batalhão de Polícia Militar, 3º CIA.

– Requerimento 14/2021 – Votos louvor do Sd Fagundes, ID 2884950 do 15° Batalhão de Polícia Militar, 3º CIA.

 

 

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

União Brasil realiza encontro com lideranças e militância em Canoas

Redação

Publicado

em

União Brasil realiza encontro com lideranças e militância em Canoas

O partido União Brasil promoveu, na segunda-feira, 15, um encontro no CTG Rancho Crioulo, em Canoas, reunindo cerca de 200 pessoas, entre lideranças políticas e militantes de diversas cidades do Rio Grande do Sul. O evento teve como objetivo discutir estratégias para as eleições de 2026 e fortalecer a presença da sigla no cenário político estadual e federal.

Durante o encontro, foram apresentados balanços de atuação parlamentar, perspectivas de crescimento do partido e articulações visando ampliar a representação do União Brasil na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados.

O deputado federal Luiz Carlos Busato, presidente estadual da legenda, destacou o desempenho do partido na última eleição, na qual foram eleitos quatro parlamentares federais e estaduais, e apontou a meta de ampliar essa participação. Segundo ele, o fortalecimento das bases e a formação de novas lideranças são prioridades para o próximo ciclo eleitoral.

O vice-prefeito de Canoas, Rodrigo Busato, ressaltou a parceria com o atual governo municipal e defendeu a proximidade com a população como forma de atuação política. Já o presidente da Câmara de Vereadores de Canoas, Eric Douglas, comentou sobre os desafios do Legislativo e a busca por políticas públicas que estimulem o desenvolvimento do município.

O presidente municipal do União Brasil em Canoas, Ricardo Spiercart, avaliou o evento como um indicativo de mobilização da militância e afirmou que a cidade tem potencial para ampliar a representatividade do partido. Lideranças de outros municípios também participaram do encontro, entre elas o presidente do União Brasil em Alvorada, Professor Borba, e o deputado estadual Dr. Thiago, presidente do diretório de Porto Alegre.

O evento foi encerrado com manifestações de apoio à ampliação da bancada do partido no Estado e na Câmara Federal, além de reafirmações sobre a importância de articulação conjunta para o fortalecimento da legenda nos próximos pleitos.

Continuar a ler

Política

Partido do MBL deve disputar as eleições de 2026 no Rio Grande do Sul

Redação

Publicado

em

Partido do MBL deve disputar as eleições de 2026 no Rio Grande do Sul

O partido Missão, em vias de ser homologado pela Justiça Eleitoral (TSE), após cumprir a meta exigida de 547.042 mil assinaturas validadas, dpretende disputar as eleições em 2026. Criada em aproximadamente 18 meses de coleta de fichas de apoio, a legenda será uma alternativa para os eleitores gaúchos.

A Missão é o partido que representa o grupo político Movimento Brasil Livre, que liderou o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

O comunicador e porta-voz nacional da iniciativa, Jota Júnior, garante essa participação no próximo pleito.

“A nossa primeira Missão será garantir uma ruptura com o período incubado no qual o Rio Grande do Sul está, em função da irresponsabilidade fiscal, do descompromisso e ausência de perspectiva em recolocar o Estado no cenário que merece, que é de protagonista nacional”, ressaltou.

Continuar a ler

Política

Vereador Rodrigo D’Avila move ação popular contra Eduardo Leite

Redação

Publicado

em

Vereador Rodrigo D’Avila move ação popular contra Eduardo Leite

O vereador de Canoas, Rodrigo D’Avila (Novo), ingressou com uma ação popular contra o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), questionando a legalidade do uso de recursos públicos para a construção de uma quadra de Beach Tennis no Palácio das Hortênsias, residência oficial de veraneio do chefe do Executivo, em Canela, na Serra Gaúcha.

De acordo com a ação, a obra, orçada em R$ 19.252,92, caracteriza-se como uma benfeitoria voluptuária — destinada apenas ao lazer, sem utilidade pública — e, portanto, violaria princípios constitucionais como moralidade, eficiência e finalidade pública.

Rodrigo D’Avila argumenta que a decisão de investir em lazer privativo é ainda mais grave diante do contexto atual: o Estado projeta um déficit de R$ 5,2 bilhões para 2026 e ainda enfrenta os impactos da enchente histórica de 2024, que deixou 183 mortos, 2,3 milhões de pessoas afetadas e milhares de famílias desabrigadas. Enquanto escolas, hospitais e moradias populares permanecem sem reconstrução, a quadra foi concluída em tempo recorde. “Trata-se de capricho pessoal custeado com dinheiro público”, afirma a petição.

A ação pede a nulidade do ato administrativo, além do ressarcimento integral dos valores aos cofres públicos por parte do governador, apontado como beneficiário direto da obra.

Em nota, o governo estadual defendeu-se, afirmando que o espaço em Canela tem caráter institucional, é utilizado para reuniões de trabalho e recepção de autoridades, e que a quadra representa uma benfeitoria permanente incorporada ao patrimônio público.

A Justiça deverá analisar se houve desvio de finalidade no ato. Caso seja julgada procedente, Eduardo Leite poderá ser condenado a devolver os recursos gastos.

Continuar a ler
publicidade
SicrediGraduação Lasalle

Destaques