Geral
Esporte: Parceria entre Marítimo e Ulbra e início do Gauchão

Time oriundo de Portugal, o tradicional Marítimo se vislumbrou com o continente americano, principalmente o brasileiro. Ao todo, já são 72 escolas de futebol e mais de sete mil alunos, todas elas seguindo a mesma metodologia aplicada na matriz portuguesa. Após cinco temporadas como escolinha, o Marítimo resolveu por dar um passo importante: a profissionalização do time no Brasil. Através de uma parceria firmada junto a Ulbra, o time terá como sede a cidade de Canoas e irá utilizar toda a estrutura do Complexo Esportivo da universidade.
“Essa parceira nos ajuda muito e é uma via de mão dupla, pois o Marítimo irá trazer visibilidade para a Ulbra que serve de laboratório para os cursos de Medicina, Fisioterapia e Educação Física. Em contrapartida, utilizamos esses serviços médicos e de preparação atlética, além de usufruirmos de toda a estrutura”, observa Mauro Rocha.
A partir da implantação das categorias federadas, o time concluiu a sua federalização junto a Federação Gaúcha de Futebol no começo do ano, o RS será referência da instituição portuguesa no trabalho de captação de atletas no Brasil. Quem se destacar em alguma das escolinhas irá atuar nas Categorias de Base, em Canoas, fechando o processo de formação do atleta.
O Sub-15 foi montado através de seleção de jogadores nas unidades existentes. Já o Sub-17 e Sub-20, por peneiras. As duas equipes serão treinadas por Matheus Seben. Já a equipe profissional será treinada por um treinador que virá de Portugal. A ideia do clube é ter 30 jogadores por geração, totalizando 90 atletas.
O clube irá estrear nas competições oficiais da FGF no Campeonato Gaúcho Sub-20, que tem data prevista para inicio em março.
Gauchão começa dia 27 de fevereiro
O Gauchão terá um novo formato em 2021. A fórmula de disputa e o calendário foram definidos em dezembro, em encontro com os clubes participantes na sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF).
O estadual será disputado por 12 equipes. A competição inicia no dia 27 de fevereiro, três dias após o término do Brasileirão. A decisão está prevista para o dia 23 de maio.
Os times se enfrentarão em turno único. Os quatro melhores se classificam às semifinais, e os vencedores de cada eliminatória disputam o título. As fases decisivas serão decididas em jogos de ida e volta.
A primeira rodada terá um duelo entre a dupla Gre-Nal com a dupla Ca-Ju. O Inter enfrenta o Juventude, enquanto o Grêmio começa a luta pelo tetracampeonato diante do Caxias, na reedição da decisão do torneio deste ano.
Confira os jogos da primeira rodada do Gauchão:
- Inter x Juventude
- Caxias x Grêmio
- São Luiz x Ypiranga
- Novo Hamburgo x Pelotas
- Esportivo x São José
- Brasil de Pelotas x Aimoré
Geral
Famílias de desaparecidos podem fazer coleta de DNA no RS entre 24 e 28 de agosto

Entre os dias 24 e 28 de agosto, familiares de pessoas desaparecidas poderão fornecer material genético em pontos de coleta do Rio Grande do Sul durante a quarta edição da Mobilização Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas. A ação ocorre simultaneamente em todo o país e busca ampliar os cruzamentos entre perfis genéticos de familiares e de pessoas não identificadas.
No Estado, todos os Postos Médico-Legais (PMLs) estarão mobilizados para realizar as coletas. Em Porto Alegre, o procedimento também será feito no Centro Regional de Excelência em Perícias Criminais do Sul (Crepec), localizado na Rua Comendador Álvaro Guaspari, 40.
Na quinta-feira, 27, haverá ainda um ponto de coleta junto ao Monumento ao Expedicionário, no Parque Farroupilha, em Porto Alegre.
Quem deve participar
A mobilização é destinada principalmente a familiares de pessoas desaparecidas que ainda não forneceram material genético à perícia oficial. O material coletado será comparado com perfis genéticos de pessoas não identificadas, vivas ou mortas, que estão cadastrados nos bancos de DNA.
O cruzamento dos dados é realizado continuamente pelas equipes responsáveis pela busca e identificação de pessoas desaparecidas.
O material genético coletado será utilizado exclusivamente para a identificação de pessoas desaparecidas. Quem já realizou a coleta junto à perícia oficial anteriormente não precisa repetir o procedimento.
Familiares prioritários
A orientação é que a coleta seja feita, preferencialmente, por familiares de primeiro grau, seguindo esta ordem:
Pai e/ou mãe biológicos;
Filhos biológicos da pessoa desaparecida e o outro genitor desses filhos;
Irmãos biológicos, filhos do mesmo pai e da mesma mãe.
Em situações nas quais não seja possível seguir essa ordem, a equipe responsável poderá avaliar a coleta de material de outros familiares.
Como é feita a coleta
O material genético pode ser obtido por meio de um pequeno cotonete passado na parte interna da bochecha ou pela coleta de uma pequena gota de sangue da ponta de um dos dedos.
Familiares que não conseguirem comparecer a um dos pontos de atendimento devem entrar em contato por telefone com o local de coleta mais próximo. A equipe poderá avaliar a situação e buscar uma alternativa para viabilizar o procedimento.
Documentos necessários
Para realizar a coleta, é necessário apresentar documento de identidade e informações do boletim de ocorrência referente ao desaparecimento.
Também é recomendado levar, se possível, objetos pessoais da pessoa desaparecida que possam conter material genético, como escova de dentes, dente de leite guardado ou cordão umbilical.
Policial
Tio de menina de 4 anos é preso após confessar agressões em Porto Alegre

O tio da menina Samylle Valentina Borba Ramiro, de quatro anos, foi preso na manhã desta quinta-feira, 20, em Porto Alegre. A criança morreu no último domingo 16, após sofrer agressões. Nicolas Gabriel Almeida Staubuss, de 22 anos, teve a prisão preventiva decretada pela Justiça por homicídio.
O homem foi localizado pela Brigada Militar enquanto caminhava pela Avenida Azenha. Ele estava desaparecido desde o dia da morte da menina. Após a prisão, foi encaminhado à 3ª Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente 3ª DPCA da Capital e deve passar pelo Departamento Médico-Legal DML.
Segundo a investigação, Nicolas ajudou a levar a menina até a UPA Bom Jesus. A criança já chegou à unidade de saúde sem vida.
Em depoimento à polícia, o homem confessou ter agredido a sobrinha. De acordo com a delegada Alice Fernandess, responsável pelo caso, ele afirmou que deu palmadas na menina e disse que essa teria sido a única agressão.
Ainda conforme a delegada, Nicolas relatou que o episódio foi pontual e afirmou estar arrependido. A polícia aguarda o resultado de um laudo pericial para esclarecer a extensão das agressões e as circunstâncias da morte da criança.
Geral
Guri de Uruguaiana é confirmado como primeira atração do Domingo no Parque em Nova Santa Rita

O personagem Guri de Uruguaiana é a primeira atração artística confirmada para a próxima edição do Domingo no Parque, em Nova Santa Rita. O evento será realizado no dia 6 de setembro, das 9h às 17h30, no Parque de Eventos Olmiro Brandão, com entrada gratuita.
A programação terá feira de expositores, food trucks, beer trucks, brinquedos infláveis, música e o Encontro de Motos, realizado em parceria com a Confraria Livres no Asfalto. Outras atrações artísticas devem ser divulgadas nos próximos dias.
Segundo o prefeito Rodrigo Battistella, a programação pretende reunir diferentes atividades em um mesmo espaço.
“O Domingo no Parque já se tornou um momento muito especial para Nova Santa Rita. Estamos preparando uma edição com atrações para toda a família e trazer o Guri de Uruguaiana é uma forma de valorizar nossa cultura e proporcionar um domingo de muita diversão para a comunidade.”
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Vagner Silva, destaca a variedade de atividades previstas.
“Estamos preparando uma programação bastante diversificada, reunindo cultura, música, gastronomia, lazer e o Encontro de Motos. O Guri de Uruguaiana é a primeira atração confirmada e ainda teremos muitas novidades para anunciar ainda nesta semana.”
Já o secretário Rodrigo Feijó afirma que o evento também terá espaço para empreendedores do município.
“O Domingo no Parque é uma oportunidade de unir lazer, cultura e desenvolvimento econômico. Ao abrir espaço para os empreendedores de Nova Santa Rita apresentarem seus produtos e serviços, estamos fortalecendo os negócios locais, gerando visibilidade e criando novas oportunidades.”
Encontro de Motos
O Encontro de Motos será uma das atividades da programação e contará com a participação de motociclistas e pessoas interessadas no universo das duas rodas. A iniciativa será realizada em parceria com a Confraria Livres no Asfalto.
A feira de expositores também fará parte do evento, reunindo empreendedores de Nova Santa Rita para a apresentação de produtos, serviços e iniciativas locais.

Previdência1 semana atrásPrevidência Social amplia lista de condições que dispensam carência no auxílio por incapacidade temporária

Policial4 dias atrásMenina de 11 anos desaparecida em Canoas é localizada pela Polícia Civil
Policial1 semana atrásIdosa de 70 anos perde mais de R$ 37 milhões em golpe com falsa plataforma de investimentos no RS
Sem categoria1 semana atrás2º SEMATRI muda de local e será realizado em Porto Alegre nos dias 13 e 14 de agosto

Educação1 semana atrásCâmara de Canoas aprova contratação temporária de até 171 Técnicos de Educação Básica

Cultura1 semana atrás49ª edição reúne agropecuária, tecnologia e negócios em Esteio e ocorre de 29 de agosto a 6 de setembro

Educação1 semana atrás2ª edição do Prêmio Professor Destaque de Canoas terá 15 vencedores e prêmio de R$ 3 mil
Política1 semana atrásOperação do MP investiga vereadores de Pelotas por suspeita de rachadinha e outros crimes



















































