Conecte-se conosco

header-top







 

22/06/2026
 

Geral

Canoas inaugura três Escolas Municipais de Educação Infantil

Redação

Publicado

em

Durante a semana passada, a Prefeitura de Canoas entregou ao município três Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs). Os bairros Mato Grande, Niterói e Fátima foram contemplados com novas estruturas que atenderão uma demanda histórica na educação, com modernidade, segurança e conforto que as comunidades escolares merecem. Os investimentos fazem parte do pacote de R$ 60 milhões que a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Educação (SME), investe na reconstrução e reforma de instituições de ensino e beneficia todos os quadrantes da cidade.

Toda entrega do município ganha o carinho dos canoenses, mas uma em especial era esperada há muitos anos. As obras da EMEI Mato Grande, localizada no bairro de mesmo nome, foram completamente abandonadas em 2014 e, como a administração passada já havia recebido e gasto cerca de R$ 750 mil do Governo Federal, a Prefeitura poderia devolver o valor ao Ministério ou cobrir o gasto com recursos próprios e retomar a construção, o que foi decidido pelo executivo. Concluída, a nova escola vai receber 244 alunos e contribuir com a ampliação de vagas em creches e pré-escolas, uma das principais conquistas da atual gestão quando o assunto é educação.

Outra entrega realizada pela Prefeitura nesta semana foi a EMEI Tia Maria Lucia, no bairro Niterói. A escola, que tem área de 361,8 m², recebeu R$ 835,2 mil para a sua completa reconstrução, incluindo instalações elétricas e hidrossanitárias, adequações para a acessibilidade de crianças, pais, responsáveis e profissionais, climatização e cobertura na parte externa. Com a obra, a EMEI também ganhou novo mobiliário, muro de alvenaria, sanitários exclusivos para os docentes e espaço de convivência.

O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, não escondeu a alegria por, mais uma vez, contribuir com melhorias para as escolas do município. “Fico feliz ao ver que devolvemos a dignidade aos nossos alunos e professores. Os profissionais da educação de Canoas são motivo de muito orgulho para todos nós. É com muito prazer que construímos estruturas melhores para que estes profissionais trabalhem”, conclui.

A conclusão destas obras também fazem parte do trabalho desenvolvido pela vice-prefeita Gisele Uequed, que teve grande participação nos projetos de melhorias na Educação Infantil no município.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Conselho da Cidade de Nova Santa Rita discute balanços e planejamento do município nesta segunda-feira

Redação

Publicado

em

Nova Santa Rita vota reforma da Previdência nesta terça e mobiliza servidores em protestos na cidade

A Prefeitura de Nova Santa Rita realiza nesta segunda-feira, 22, às 19h, mais uma reunião do Conselho da Cidade, no Centro de Eventos Olmiro Brandão, no Centro. O encontro vai reunir lideranças locais e representantes da gestão municipal para apresentar balanços, discutir ações em andamento e trazer novidades sobre o desenvolvimento do município.

Durante a reunião, serão apresentados o balanço financeiro do primeiro semestre de 2026, além das políticas de inclusão desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação. Também entram na pauta as ações da área de Segurança Pública e a apresentação dos conselheiros responsáveis pela revisão do Plano Diretor, junto com a ordem de serviço e o cronograma de execução dos trabalhos.

O prefeito Rodrigo Battistella afirma que o momento reforça a importância da participação popular nas decisões da cidade e antecipa que novos encaminhamentos serão apresentados.

“O Conselho da Cidade é um espaço fundamental de participação e construção coletiva. Nesta reunião, além da prestação de contas das ações realizadas pela Administração Municipal, também apresentaremos anúncios importantes que terão impacto direto no desenvolvimento de Nova Santa Rita nos próximos anos”, destacou.

Continuar a ler

Policial

Criança de 10 anos morre em Canela e padrinhos são presos por suspeita de tortura

Redação

Publicado

em

Foto. Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul investiga a morte de uma criança de 10 anos registrada na quinta-feira, 18, em Canela, na Serra Gaúcha. O caso levou à prisão em flagrante de um casal suspeito do crime de tortura com resultado morte.

Segundo a investigação, a vítima, natural do Suriname, foi encaminhada ao Hospital de Canela com fortes dores abdominais e diversas lesões pelo corpo. Conforme relato dos profissionais que realizaram o atendimento, a criança teria afirmado, enquanto ainda estava consciente, que sofria agressões.

Diante das evidências observadas pela equipe médica, a Brigada Militar foi acionada e realizou os primeiros procedimentos no hospital. Posteriormente, a Polícia Civil assumiu a investigação do caso.

Os responsáveis pela guarda provisória da criança, um casal de padrinhos, foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Canela. Segundo a polícia, ambos são naturais do Pará e residem no município desde o ano 2000. As identidades não foram divulgadas.

Com base na análise preliminar de documentos médicos, registros hospitalares e nos depoimentos dos profissionais de saúde que atenderam a vítima, a autoridade policial entendeu haver indícios suficientes para a prisão em flagrante dos suspeitos pelo crime de tortura com resultado morte.

O casal foi encaminhado ao sistema prisional e permanecerá à disposição da Justiça.

O corpo da criança foi levado ao Posto Médico-Legal para a realização de exames periciais que deverão determinar a causa da morte e detalhar a extensão das lesões. A investigação segue em andamento.

Continuar a ler

Geral

Canoas realiza mesa temática sobre sistemas de proteção e resiliência na revisão do Plano Diretor

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas promove, na próxima segunda-feira, 15, mais uma etapa de participação popular no processo de revisão do Plano Diretor do município. Desta vez, será realizada a mesa temática sobre Sistemas de Proteção e Resiliência, com o objetivo de discutir estratégias voltadas ao fortalecimento da capacidade de resposta da cidade diante de situações de risco e emergências.

O encontro ocorrerá das 15h às 17h30, na sede da Associação dos Servidores Municipais de Canoas (ASMC), localizada na Rua Nerci Pereira Flores, 179, no Centro.

De acordo com a proposta apresentada pela administração municipal, a atividade servirá como espaço para ouvir a população, identificar desafios e debater alternativas relacionadas aos sistemas de proteção e resiliência da cidade. As contribuições apresentadas pelos participantes deverão subsidiar a elaboração da nova versão do Plano Diretor.

Durante a mesa temática, também serão apresentadas ações e diretrizes relacionadas ao tema. O encontro prevê ainda manifestações da sociedade civil e de demais interessados, além de debates sobre oportunidades e propostas para Canoas.

A participação é aberta ao público. Pessoas que necessitarem de recursos de acessibilidade devem informar a necessidade com antecedência pelo e-mail planodiretor@canoas.rs.gov.br.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques