Conecte-se conosco

header-top







 

01/06/2026
 

Saúde

Boletim do coronavírus no município registra 176 vítimas fatais

Redação

Publicado

em

Cumprindo os protocolos da bandeira laranja desde a semana passada, e com o comércio funcionando dentro de novas regras e com horário reduzido, depois de quase cinco meses parcialmente fechado por conta da pandemia da Covid-19, a economia volta a reagir aos poucos em Canoas.

Apesar das melhoras em comparação com os meses passados, muitas são as sequelas deixadas para os comerciantes e demais setores da sociedade. Somado a isto, todos os dias o boletim divulgado pela Prefeitura de Canoas informa o número de óbitos registrados na cidade em decorrência da doença que não para de fazer vítimas em todo o mundo.

Nesta quarta-feira, 26, mais quatro pacientes morreram por implicações de infecção pelo novo coronavírus. Duas vítimas eram mulheres, com 49 e 57 anos. As outras vítimas eram homens, com 63 e 67 anos.

Com isto, já são 176 os canoenses que perderam a vida pelo vírus.

Números gerais da Covid-19 na cidade

– Negativados: 11.158
– Recuperados: 3.865
– Confirmados: 4.668
– Total de leitos em UTI: 104
– Leitos em UTI ocupados: 83,7%
– Total de leitos Covid-19: 64
– Leitos de UTI Covid-19 ocupados: 76,6%

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Canoas inicia Operação Inverno nesta segunda-feira para reforçar atendimento de casos gripais

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas inicia nesta segunda-feira, 1º, a Operação Inverno, ação que prevê horários estendidos em unidades de saúde e atendimento voltado a pacientes com sintomas gripais e respiratórios até 30 de setembro. A medida tem como objetivo reduzir a procura por atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais do município durante o período de maior circulação de vírus respiratórios.

Durante a operação, moradores com sintomas como tosse, coriza, febre, dor no corpo e outros sinais de síndrome gripal poderão procurar atendimento nas unidades de referência definidas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

As Unidades de Saúde Mathias Velho e Mato Grande terão atendimento ampliado até as 22h. Já a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Niterói seguirá com atendimento clínico e pediátrico 24 horas por dia.

Também haverá aplicação de vacinas de segunda a sexta-feira, em horário ampliado, nas unidades participantes.

Segundo a SMS, uma ambulância ficará disponível para o transporte de pacientes entre as unidades de saúde e a UPA Niterói durante o período da operação.

Continuar a ler

Saúde

HU de Canoas recebe nesta segunda-feira, 1º, novo angiógrafo para ampliar atendimentos

Redação

Publicado

em

O Hospital Universitário (HU) de Canoas recebe nesta segunda-feira, 1º, às 11h, um novo angiógrafo que será utilizado na realização de cateterismos e procedimentos vasculares e cardíacos. O equipamento, avaliado em R$ 4 milhões, permitirá ampliar a capacidade de atendimento da unidade e contribuir para a redução da fila de espera de pacientes.

Com a aquisição, o hospital passará a ter capacidade para atender cerca de 600 pacientes por mês, o dobro da média atual. O HU é referência em procedimentos intervencionistas cardiológicos para Canoas e outros 12 municípios da região.

De acordo com o prefeito de Canoas, Airton Souza, o antigo equipamento apresentava frequentes problemas técnicos.

“O Hospital Universitário enfrentava dificuldades constantes com problemas técnicos no antigo aparelho, o que gerava transtornos para pacientes e profissionais. A entrega desse novo equipamento mostra o nosso compromisso em investir e qualificar a saúde pública para atender melhor a população”, afirmou.

Segundo a secretária municipal da Saúde, Ana Boll, o equipamento foi adquirido com recursos da Associação Saúde em Movimento (ASM), responsável pela gestão do hospital, com apoio do Município.

“A entrega também marca o início da ampliação do setor de Hemodinâmica do HU, que deverá receber novos equipamentos e ampliar especialidades nos próximos meses”, destacou.

A superintendente do Hospital Universitário, Tatiani Pacheco, explicou que o novo angiógrafo permitirá aumentar a realização de procedimentos eletivos, atualmente impactados pela alta demanda de urgência e emergência.

“Temos atualmente quase 400 pacientes aguardando procedimentos. Como o hospital é referência para casos graves, muitas vezes a rotina acaba sendo absorvida pelas emergências. Com esse novo aparelho, conseguiremos ampliar a capacidade de atendimento e avançar na redução dessa fila”, disse.

A previsão é de que um segundo angiógrafo seja entregue ainda neste ano por meio de recursos federais repassados pelo programa Agora Tem Especialistas e pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC).

O angiógrafo é utilizado em exames e procedimentos minimamente invasivos para diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares e circulatórias. O equipamento permite a realização de cateterismos, angioplastias, implantação de stents e outros procedimentos com maior precisão e menor risco cirúrgico, favorecendo uma recuperação mais rápida dos pacientes.

Continuar a ler

Saúde

Vacinação contra a gripe é liberada hoje para toda a população de Canoas nas UBSs

Redação

Publicado

em

Inicia nesta segunda-feira, 1º, a vacinação contra a gripe para toda a população de Canoas. A ampliação da campanha segue orientação da Secretaria Estadual da Saúde (SES-RS) diante do aumento de casos de síndromes respiratórias e da circulação do vírus influenza no Rio Grande do Sul.

Para receber a dose, os moradores devem comparecer a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou outro ponto de vacinação do município portando documento de identificação. A aplicação ocorrerá conforme a disponibilidade de vacinas em estoque nas unidades.

De acordo com dados da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), 60.848 doses já foram aplicadas desde o início da campanha de vacinação. Desse total, 55.366 foram administradas nas unidades de saúde entre março e maio, enquanto outras 5.482 doses foram aplicadas em ações móveis realizadas em diferentes regiões da cidade.

A ampliação da vacinação ocorre em meio ao aumento das internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associada à influenza no Rio Grande do Sul. Conforme nota conjunta da Secretaria Estadual da Saúde (SES-RS) e do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems-RS), idosos e crianças pequenas estão entre os grupos mais afetados pelas complicações da doença.

O documento também aponta que a maior parte dos casos graves e dos óbitos registrados ocorreu entre pessoas que não haviam recebido a vacina.

A orientação das autoridades de saúde é que a população procure as unidades de saúde para atualização da imunização, especialmente os grupos considerados mais vulneráveis às complicações causadas pela gripe, como idosos, gestantes e crianças.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques