Conecte-se conosco

header-top







 

22/02/2026
 

Saúde

Mais 20 leitos estão previstos assim que situação de anestésicos se resolva

Redação

Publicado

em

Na semana passada, a Prefeitura de Canoas anunciou o bloqueio temporário das UTIs que atendiam pacientes da Covid-19 por conta da falta de anestésicos essenciais no tratamento. Nesta quinta-feira, 9, nossa equipe de reportagem conversou com administração municipal para saber como está a situação no momento. Em nota, a Secretaria de Comunicação respondeu que:

“A respeito dos sedativos, o consumo é muito variável, importante destacar que o consumo desses primeiros 6 meses do ano se equivalem ao quantitativo usado no ano passado todo. Até porque aumentamos 23 novos leitos de UTI, 10 no Hospital de Pronto Socorro de Canoas e 13 no Hospital Universitário, e agora vamos colocar mais 10 no Hospital Nossa Senhora das Graças e mais 10 no HU. Conseguimos uma excelente arrecadação com os hospitais veterinários da UFRGS e da ULBRA. Quanto às clínicas veterinárias, não finalizamos as visitas e coleta, conforme acordado com o Conselho Regional de Veterinária”.

Ainda, de acordo com a resposta, a  estratégia para estabilizar o fornecimento é a busca nos mercados internacionais, ampliar o número de fornecedores em outros estados e aguardar a regulação desse mercado por parte do Ministério da Saúde.

“Temos mais 20 leitos de UTI para abrir assim que a situação dos anestésicos for regularizada. Serão mais 10 no HNSG e 10 no HPSC. Esperamos que com o trabalho forte da fiscalização, o aumento dos leitos de UTI e o apoio da população possamos evitar a bandeira preta. A prioridade é salvar vidas, então novas restrições poderão ser adotadas se os números continuarem subindo e uma parcela considerável da população não passar a aderir aos cuidados necessários”, conclui a nota.

Estudo sobre tratamento precoce

A Associação Médica de Canoas (Somédica) iniciará um estudo para avaliar a eficácia do tratamento precoce na fase inicial de pessoas com sintomas da Covid-19. A pesquisa tem o apoio da Prefeitura Municipal e do Conselho do Hospital Nossa Senhora das Graças – onde um grupo de pacientes participará da iniciativa.

Diante das discussões sobre os resultados desse tipo de tratamento, a Prefeitura deixa claro que quem tem capacitação para avaliar sintomas e decidir sobre determinados tratamentos é o médico. “Há algumas semanas, começamos a avaliar esse assunto. Estamos abertos para discutir possibilidades e, assim, oferecer o respaldo necessário. Tudo com absoluto respeito à prerrogativa do profissional na prescrição e indicação dos remédios”, aponta o prefeito Luiz Carlos Busato.

Também nesse sentido, a Prefeitura de Canoas está reforçando os estoques das farmácias municipais com esse tipo de remédio. “Toda e qualquer ação que possa melhorar o bem-estar e proteger os canoenses será tomada. Defender a vida significa investir em prevenção, atuar com rigor no enfrentamento ao vírus, mas, também, abrir espaço para a busca da cura”, enfatiza o prefeito.

Mais três óbitos em 48hs

A Prefeitura de Canoas comunica que, nas últimas 48 horas, mais três canoenses perderam suas vidas em decorrência de infecção pelo novo coronavírus. As recentes perdas registradas foram de um homem de 76 anos de idade, e de duas mulheres, que tinham 63 e 66 anos.

Nota de pesar

Aos familiares e amigos das vítimas, a Prefeitura expressa seu pesar. “Reforçamos, como sempre, a toda a população o pedido para que só saia de casa quem precisar e que, caso exista essa necessidade, saia usando máscara. Familiares e pessoas que tiveram contato com as vítimas estão sendo monitorados pela equipe de vigilância epidemiológica do município”.

Números gerais da Covid-19 em Canoas

– Negativados: 2.075
– Recuperados: 632
– Confirmados: 949
– Óbitos: 34
– Total de leitos em UTI (SUS e privado): 92
– Leitos em UTI ocupados: 88%
– Total de leitos Covid-19: 28
– Leitos de UTI Covid-19 ocupados: 92%

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Canoas inaugura nova sede do SAMU e reforça estrutura para atendimentos de urgência

Redação

Publicado

em

Foto: Vinícius Thormann/PMC

Na última quinta-feira, 19, Canoas ganhou uma nova base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), localizada na Avenida Victor Barreto, 1970, no Centro. O espaço foi totalmente revitalizado, com entradas e saídas facilitadas para ambulâncias e acesso rápido às principais vias da cidade, garantindo mais agilidade nos atendimentos e melhores condições de trabalho para as equipes.

Durante a cerimônia de entrega, o prefeito Airton Souza ressaltou a importância da nova estrutura.

“Hoje é um dia marcante para Canoas. Estamos entregando uma base moderna, que vai agilizar o atendimento e oferecer mais dignidade às equipes do SAMU. Depois dos desafios enfrentados, especialmente após a enchente que danificou nossa base anterior, este é um passo fundamental para fortalecer a saúde pública na cidade”, afirmou.

A secretária municipal de Saúde, Ana Boll, destacou a localização estratégica e as melhorias para os profissionais.

“A nova base foi planejada para facilitar a circulação das ambulâncias e oferecer conforto aos socorristas. Esse investimento representa um avanço nas condições de trabalho e na qualidade de atendimento à população”, disse.

A secretária de Projetos e Captação de Recursos, Daniela Fontoura, lembrou a longa espera dos profissionais de saúde.

“Há mais de 20 anos, os trabalhadores do SAMU aguardavam uma base unificada. Para mim, que atuei mais de 15 anos na área da saúde, entregar esta sede é um momento especial. Precisamos cuidar de quem cuida”, afirmou.

O responsável técnico e enfermeiro Rodrigo Leite explicou os benefícios da nova unidade para a população.

“Com esta base, os atendimentos serão mais rápidos, abrangendo bairros como Mathias Velho e Guajuviras. Além disso, as motolâncias e ambulâncias terão maior agilidade. Antes, nossa estrutura funcionava no Hospital de Pronto Socorro de Canoas e no Hospital Nossa Senhora das Graças, mas a enchente comprometeu a base do HPSC. Agora, temos novas possibilidades e caminhos para o nosso trabalho”, destacou.

Continuar a ler

Saúde

Comitiva do Ministério da Saúde visita Hospital Universitário de Canoas, nesta sexta-feira, 20

Redação

Publicado

em

O Secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, cumpre agenda oficial no Rio Grande do Sul entre sexta-feira, 20, até domingo, 22, com visitas técnicas e reuniões em sete municípios: Porto Alegre, Canoas, Pelotas, Ijuí, Santo Ângelo, Santa Rosa e Palmeira das Missões.

A comitiva conta com os deputados federais Paulo Pimenta e Bohn Gass, o presidente do Grupo Hospitalar Conceição, Gilberto Barichello, o presidente da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde, André Longo, além de técnicos do ministério.

A agenda é voltada ao fortalecimento da atenção especializada no Estado, ao acompanhamento de investimentos federais em infraestrutura hospitalar, à aquisição de equipamentos de alta complexidade e à implantação do programa Agora Tem Especialistas. Em Canoas, além da visita técnica, Mozart Sales concede entrevista coletiva às 14h30. A passagem pela cidade não tem relação com a interdição anunciada pelo Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul, prevista para esta sexta-feira, 20, às 11h.

Cronograma

Porto Alegre e Canoas

Na sexta-feira, 20, a agenda inicia em Porto Alegre, com reunião e visita técnica à Santa Casa de Misericórdia, onde serão discutidos investimentos em transplantes, equipamentos e ações do programa Agora Tem Especialistas. A comitiva também vai passar pelo Hospital Moinhos de Vento na capital gaúcha.

Também está prevista reunião com a Secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann, para tratar do Programa Agora Tem Especialistas.

No mesmo dia, a comitiva segue para Canoas, onde realizará uma visita técnica ao Hospital Universitário.

Pelotas

Ainda na sexta-feira, 20, a comitiva segue para Pelotas, onde cumpre agenda voltada ao Pronto Socorro municipal. No sábado, 21, haverá reunião com o prefeito Fernando Marroni, além de visita técnica às obras do novo Pronto Socorro e reunião sobre aquisição de equipamentos.

Ijuí e Santo Ângelo

Em Ijuí, a agenda será no Hospital de Caridade, Hospital de Clínicas de Ijuí, com destaque para investimentos do Ministério da Saúde em equipamentos para o CACON (Centro de Alta Complexidade em Oncologia), incluindo acelerador e braquiterapia.

Na sequência, haverá visita ao Hospital Regional das Missões, em Santo Ângelo, para avaliação da estrutura assistencial.

Santa Rosa

Em Santa Rosa, a agenda contempla visita ao Hospital Vida e Saúde e reunião com lideranças da saúde locais.

Palmeira das Missões

No domingo, 22, a comitiva visita as obras do Hospital Regional de Palmeira das Missões, seguido de encontro com prefeitos e lideranças municipais.

Continuar a ler

Saúde

Farmácia Básica do CAIC retoma atendimento ao público nesta sexta-feira, 20, após reformas

Redação

Publicado

em

A Farmácia Básica do CAIC, localizada na Avenida 17 de Abril, s/nº, no bairro Guajuviras, retomará o atendimento ao público nesta sexta-feira, 20, após permanecer fechada desde o último sábado, 14, para a realização de obras de melhoria na estrutura do prédio.

Durante o período de interrupção dos serviços, foram executadas intervenções como a substituição do piso nas áreas de recepção e depósito, reparos em infiltrações nas paredes e nova pintura do espaço interno.

O atendimento ao público ocorrerá das 8h às 12h e das 13h às 17h.

A Farmácia Básica integra a rede municipal de saúde e disponibiliza gratuitamente medicamentos considerados essenciais, incluindo remédios de uso contínuo.

O serviço conta com unidades distribuídas em diferentes bairros da cidade.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques