Saúde
Panvel fecha parceria para venda de testes de Covid-19 em Canoas

A Panvel iniciou no Rio Grande do Sul a venda de testes sorológicos para a detecção de anticorpos contra o novo coronavírus, que podem apontar se a pessoa já te teve a infecção ou se está na fase aguda da doença. O serviço é oferecido em parceria com o Grupo Exame Laboratórios, que realiza a coleta de sangue e a análise das amostras através de suas unidades em mais de 35 municípios gaúchos.
Facilidade de compra
Com a facilidade de compra tanto nas lojas físicas da Panvel, quanto nos seus canais digitais, os resultados dos testes estarão disponíveis pelo laboratório parceiro entre 24 e 48 horas após a coleta. Os laboratórios parceiros em Canoas são o CEC e o Senhor dos Passos.
Testes
O teste comercializado pela Panvel é do tipo Elisa. Trata-se de um método sorológico que levanta a presença dos anticorpos IgG (apontam resposta imune tardia, ou seja, já teve contato com o vírus) e IgM (evidencia a infecção na fase ativa aguda). Ambos os anticorpos são produzidos pelo organismo contra o vírus SARS-CoV-2.
A amostra para o exame é realizada através de uma coleta comum de sangue em laboratório. A testagem é recomendada para pessoas que apresentam sintomas suspeitos da doença há mais de oito dias ou para assintomáticos que tiveram exposição de risco, como contato próximo com casos confirmados de Covid-19 há pelo menos 20 dias. Após a realização da coleta, o cliente recebe um protocolo para conferir posterior o resultado do teste via internet ou no próprio local do exame.
Todas as testagens ocorrerão em ambiente laboratorial, com análises e laudos criteriosos de técnicos especializados. Esta estrutura e a experiência do Grupo Exame Laboratórios justificaram a escolha da Panvel pela parceria, que tem como objetivo facilitar o acesso do cliente a um serviço qualificado e com segurança, além de contribuir no combate ao Coronavírus na sociedade.
Onde encontrar
O interessado em realizar o teste pode adquirir o serviço através de qualquer loja física Panvel no Estado, no Alô Panvel, no App Panvel da rede ou ainda pelo site www.panvel.com. Após a compra, deverá ser escolhida a unidade do Grupo Exame Laboratórios mais próxima do local ou cidade do cliente. Na página www.panvel.com/testecovid é possível conferir a relação dos municípios que possuem pontos de coleta e os dados dos laboratórios parceiros, bem como outras informações a respeito do serviço.
Confira o endereço dos laboratórios parceiros:
- R. Tiradentes, nº 316 – Loja 13
- R. Fioravante Milanez, nº 50 – Loja 01, nº 52 – Loja 02 nº 58, salas 304 e 307
- R. Fioravante Milanez, nº 58 – Sala 303
- R. Domingos Martins, nº 111
- Av. Santos Ferreira, nº 1758 – Sala 03, Ponto Coleta e Atend. nº 03
- Av. Rio Grande do Sul, nº 741 – Loja 01 e 02
Saúde
Anvisa apreende lotes falsificados do Mounjaro e proíbe venda de produtos sem registro

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta sexta-feira, 10, a apreensão de lotes falsificados do medicamento Mounjaro. A medida foi adotada após a empresa responsável pelo registro do produto identificar no mercado unidades com características diferentes das encontradas no medicamento original.
De acordo com a Anvisa, os lotes que não podem ser comercializados, distribuídos ou utilizados são:
Mounjaro 10 mg: lote 855044;
Mounjaro 15 mg: lotes D880403, MJR 257 e D854901.
Entre as irregularidades identificadas estão a utilização de lotes que não são reconhecidos pela fabricante, casos de numeração serial incompatível com o lote informado, dispositivos diferentes do modelo original e erro de grafia na embalagem. Em um dos lotes, a palavra “solution” foi substituída por “soluction” na rotulagem.
Anvisa também proíbe produtos sem registro
A agência também determinou a apreensão de medicamentos e produtos sem registro, notificação ou cadastro junto à Anvisa. A medida envolve itens fabricados por empresas sem Autorização de Funcionamento e impede a venda, distribuição, fabricação, divulgação e uso desses produtos.
Entre os produtos afetados estão todos os lotes fabricados pela empresa PSM Pennaforte Produtos Naturais Ltda. ME (CNPJ: 12.316.032/0001-80):
Dia Forte Lótus Nutri;
Tribulus Terrestris com Maca Natumix;
Amora Branca Natumix;
Sucupira Natumix;
Espinheira Santa Natumix;
Mounjaro Natumix;
Ora Pro Nóbis Natumix;
Ozempic Natural Natumix.
A mesma determinação foi aplicada aos produtos fabricados pela empresa Bálsamos Jes Suplemento Natural Ltda. (CNPJ: 48.244.369/0001-76). A lista inclui:
Calm Je’s;
Lipo Je’s;
Bálsamo Je’s Algas Marinhas;
Cura Je’s;
Milagroso;
Liberta Álcool Je’s;
Virtuosa Je’s;
Ouvido Bem Je’s;
Bálsamo Je’s Colmavit 2.
A resolução da Anvisa também alcança o produto Mega Viril Lótus Nutri, fabricado pela empresa Muwiz Indústria e Laboratório Ltda. (CNPJ: 08.787.804/0001-94).
A agência reforça que consumidores que encontrarem esses produtos devem evitar o uso e comunicar a ocorrência aos canais oficiais de fiscalização.
Saúde
Saiba o que diz o alerta epidemiológico sobre a prevenção da influenza nas escolas de Canoas

A Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Canoas emitiu, na quinta-feira, 9, um alerta epidemiológico com orientações para que escolas municipais, estaduais e particulares reforcem as medidas de prevenção e controle de doenças respiratórias durante o período de inverno.
A iniciativa ocorre em meio ao aumento dos casos de influenza no Rio Grande do Sul. Conforme dados do Painel de Hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) da Secretaria Estadual da Saúde, o Estado registrou, em 2026, 1.845 internações relacionadas à influenza. Desse total, 562 ocorreram na Região Metropolitana. Cerca de 24,6% dos pacientes hospitalizados precisaram de atendimento em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Até o momento, foram contabilizados 168 óbitos.
O documento orienta que estudantes, professores e demais trabalhadores da educação procurem atendimento médico ao apresentarem sintomas compatíveis com influenza e sigam as recomendações dos profissionais de saúde. Também determina que as instituições de ensino comuniquem à Vigilância em Saúde qualquer aumento inesperado de casos de síndrome gripal entre alunos ou funcionários.
Entre as medidas recomendadas às escolas estão a manutenção de ambientes ventilados, o reforço da limpeza e desinfecção de superfícies e objetos de uso compartilhado, a higiene frequente das mãos, a adoção da etiqueta respiratória e o uso de máscaras quando indicado.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, outras ações voltadas ao enfrentamento das doenças respiratórias já estão em andamento no município, como a disponibilização de leitos para pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e a ampliação do horário de funcionamento de cinco unidades de saúde para dar suporte às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A vacinação contra a influenza segue disponível em todas as unidades de saúde do município.
Os principais sintomas da influenza incluem febre, dor de garganta, tosse, dores no corpo e dor de cabeça. Em alguns casos, também podem ocorrer calafrios, mal-estar, fadiga, diarreia, vômitos e olhos avermelhados e lacrimejantes.
Unidades de saúde com horário estendido
Ainda dentro das medidas que vêm sendo adotadas desde antes o início do período mais frio do ano, Canoas também está operando com cinco unidades de saúde com horário estendido, que atuam no apoio às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) no período noturno, distribuindo melhor a demanda e desafogando as unidades mais procuradas. As unidades de saúde Mathias Velho, Mato Grande e Caic permanecem abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h. As unidades Guajuviras e Estância Velha também estão operando em horário estendido, das 8h às 19h. Além do atendimento a pessoas que apresentam os problemas respiratórios típicos desta época do ano, as unidades também oferecem vacinação durante o horário estendido. A medida é parte das ações do Programa Inverno Gaúcho que vêm sendo implementadas em Canoas.
Saúde
Vacina Pneumo 20 começa a ser distribuída no RS e amplia proteção contra pneumonia e meningite

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) começou, na segunda-feira, 6, a distribuição de uma nova remessa da vacina pneumocócica conjugada 20-valente (Pneumo 20) aos municípios do Rio Grande do Sul. O imunizante passa a integrar o calendário do Sistema Único de Saúde (SUS) e amplia a proteção contra doenças provocadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae, como pneumonia, meningite e otite média.
A nova vacina substituirá gradualmente a Pneumo 10, utilizada até então na rede pública. Enquanto o imunizante anterior oferecia proteção contra dez sorotipos da bactéria, a Pneumo 20 amplia a cobertura para 20 sorotipos, fortalecendo a prevenção de infecções pneumocócicas e reduzindo o risco de casos graves.
Além de proteger contra pneumonia e meningite, a vacina também contribui para a prevenção da otite média, uma infecção frequente na infância que pode provocar perda auditiva e, em situações mais severas, evoluir para infecção generalizada.
Nesta etapa, a SES recebeu 17.210 doses da Pneumo 20, que estão sendo encaminhadas às Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs). A partir delas, os imunizantes serão distribuídos aos municípios gaúchos.
Público-alvo
A Pneumo 20 será destinada a:
crianças menores de cinco anos que ainda não receberam a vacina contra o pneumococo ou não completaram o esquema vacinal;
povos indígenas com mais de cinco anos sem histórico de vacinação pneumocócica conjugada;
pessoas com condições clínicas especiais atendidas pela Rede de Imunobiológicos Especiais (RIE), conforme os critérios do Ministério da Saúde.
Como fica o esquema vacinal
Durante o período de transição entre as vacinas, o calendário infantil será organizado da seguinte forma:
2 meses: primeira dose com a Pneumo 20;
4 meses: segunda dose com a Pneumo 10, respeitando intervalo mínimo de 60 dias;
12 meses: dose de reforço com a Pneumo 20, aplicada pelo menos 60 dias após a segunda dose.
A Secretaria da Saúde orienta que crianças com vacinação em atraso atualizem o esquema vacinal o quanto antes, até os 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade.
Distribuição das doses
As 17.210 doses foram distribuídas entre as 18 Coordenadorias Regionais de Saúde e o município de Porto Alegre. A maior remessa foi destinada à 1ª CRS, com sede em Porto Alegre, que atende 67 municípios e recebeu 4.297 doses. Em seguida aparecem a 5ª CRS, em Caxias do Sul, com 2.126 doses, e Porto Alegre, que recebeu diretamente 1.666 doses.
Também foram contempladas a 3ª CRS (Pelotas), com 1.351 doses; a 6ª CRS (Passo Fundo), com 1.114; a 4ª CRS (Santa Maria), com 759; e a 18ª CRS (Osório), com 736 doses. As demais coordenadorias receberam quantitativos proporcionais à população atendida.
Segundo a SES, a incorporação da Pneumo 20 ao SUS representa um avanço na prevenção de doenças pneumocócicas, ampliando a proteção da população contra infecções que podem resultar em internações, sequelas permanentes e até óbitos.

Assistência Social4 dias atrásNova Santa Rita inaugura neste sábado Cozinha Comunitária com capacidade para distribuir 120 refeições diárias

Policial3 dias atrásBrigada Militar socorre bebê de 7 meses após engasgamento em Canoas

Policial1 semana atrásPolícia Civil prende mais um suspeito de homicídio em estacionamento de supermercado em Canoas
Policial7 dias atrásHomem é preso em Canoas durante operação da Polícia Federal contra esquema de apostas ilegais

Oportunidade1 semana atrásIBGE prorroga inscrições para processo seletivo com mais de 8 mil vagas até 9 de julho
Saúde1 semana atrásHospital de Clínicas de Porto Alegre reabre Centro Obstétrico para partos de baixo risco e inicia retomada da UTI Neonatal após surto bacteriano
Política1 semana atrásEx-prefeito de Canoas, Jairo Jorge anuncia fim da carreira política e desiste de candidatura em 2026

Defesa Civil1 semana atrásDefesa Civil promove ação de orientação sobre fortes chuvas na Rua da Barca e Praia do Paquetá

















































