Saúde
Panvel fecha parceria para venda de testes de Covid-19 em Canoas

A Panvel iniciou no Rio Grande do Sul a venda de testes sorológicos para a detecção de anticorpos contra o novo coronavírus, que podem apontar se a pessoa já te teve a infecção ou se está na fase aguda da doença. O serviço é oferecido em parceria com o Grupo Exame Laboratórios, que realiza a coleta de sangue e a análise das amostras através de suas unidades em mais de 35 municípios gaúchos.
Facilidade de compra
Com a facilidade de compra tanto nas lojas físicas da Panvel, quanto nos seus canais digitais, os resultados dos testes estarão disponíveis pelo laboratório parceiro entre 24 e 48 horas após a coleta. Os laboratórios parceiros em Canoas são o CEC e o Senhor dos Passos.
Testes
O teste comercializado pela Panvel é do tipo Elisa. Trata-se de um método sorológico que levanta a presença dos anticorpos IgG (apontam resposta imune tardia, ou seja, já teve contato com o vírus) e IgM (evidencia a infecção na fase ativa aguda). Ambos os anticorpos são produzidos pelo organismo contra o vírus SARS-CoV-2.
A amostra para o exame é realizada através de uma coleta comum de sangue em laboratório. A testagem é recomendada para pessoas que apresentam sintomas suspeitos da doença há mais de oito dias ou para assintomáticos que tiveram exposição de risco, como contato próximo com casos confirmados de Covid-19 há pelo menos 20 dias. Após a realização da coleta, o cliente recebe um protocolo para conferir posterior o resultado do teste via internet ou no próprio local do exame.
Todas as testagens ocorrerão em ambiente laboratorial, com análises e laudos criteriosos de técnicos especializados. Esta estrutura e a experiência do Grupo Exame Laboratórios justificaram a escolha da Panvel pela parceria, que tem como objetivo facilitar o acesso do cliente a um serviço qualificado e com segurança, além de contribuir no combate ao Coronavírus na sociedade.
Onde encontrar
O interessado em realizar o teste pode adquirir o serviço através de qualquer loja física Panvel no Estado, no Alô Panvel, no App Panvel da rede ou ainda pelo site www.panvel.com. Após a compra, deverá ser escolhida a unidade do Grupo Exame Laboratórios mais próxima do local ou cidade do cliente. Na página www.panvel.com/testecovid é possível conferir a relação dos municípios que possuem pontos de coleta e os dados dos laboratórios parceiros, bem como outras informações a respeito do serviço.
Confira o endereço dos laboratórios parceiros:
- R. Tiradentes, nº 316 – Loja 13
- R. Fioravante Milanez, nº 50 – Loja 01, nº 52 – Loja 02 nº 58, salas 304 e 307
- R. Fioravante Milanez, nº 58 – Sala 303
- R. Domingos Martins, nº 111
- Av. Santos Ferreira, nº 1758 – Sala 03, Ponto Coleta e Atend. nº 03
- Av. Rio Grande do Sul, nº 741 – Loja 01 e 02
Saúde
Santa Catarina confirma primeira morte por Febre do Nilo Ocidental

Santa Catarina registrou a primeira morte por Febre do Nilo Ocidental desde o início dos registros da doença no estado. A confirmação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) na tarde de segunda-feira, 24. A vítima é uma mulher de 77 anos, que morreu no dia 8 de agosto, em Imbituba, no Sul catarinense.
O caso integra os dois primeiros registros da doença em Santa Catarina. O outro paciente é um homem de 56 anos, morador de Caçador, no Oeste do estado, que apresentou a infecção, mas se recuperou e já recebeu alta. As informações foram confirmadas pelo superintendente de Vigilância em Saúde, Fábio Gaudenzi.
A Febre do Nilo Ocidental é provocada por um vírus transmitido principalmente pela picada de mosquitos do gênero Culex, conhecidos popularmente como pernilongos ou muriçocas. Segundo a Secretaria da Saúde, a evolução para óbito é considerada rara.
Os dois pacientes catarinenses apresentaram sintomas neurológicos. Os casos permanecem sob investigação epidemiológica para identificar os possíveis locais onde ocorreu a infecção e compreender melhor a circulação do vírus e sua relação com os quadros clínicos registrados.
No Brasil, em 2026, o Ministério da Saúde contabiliza quatro casos confirmados da doença, além de um caso considerado provável. São dois registros em Santa Catarina, dois em São Paulo e um caso provável no Piauí.
Quais são os sintomas?
A infecção pelo vírus do Nilo Ocidental pode não provocar sintomas. Quando há manifestações, elas variam de quadros leves, com febre e mal-estar, até formas graves que atingem o sistema nervoso central ou periférico.
De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 20% das pessoas infectadas apresentam algum sinal da doença. Entre os sintomas mais comuns da forma leve estão:
- Febre aguda, geralmente de início repentino;
- Mal-estar;
- Falta de apetite;
- Náusea;
- Vômito;
- Dor nos olhos;
- Dor de cabeça;
- Dor muscular;
- Manchas avermelhadas na pele;
- Aumento dos gânglios, conhecido como íngua.
A forma grave é considerada rara. Aproximadamente uma em cada 150 pessoas infectadas pode desenvolver manifestações neurológicas severas, como meningite, encefalite ou paralisia flácida aguda.
A orientação das autoridades de saúde é procurar atendimento médico diante de febre acompanhada de sinais neurológicos, como confusão mental, alterações no nível de consciência, fraqueza ou outros sintomas semelhantes. Também é importante informar ao profissional de saúde sobre eventual exposição a mosquitos.
O diagnóstico pode ser realizado por meio de exame de sangue, preferencialmente feito o quanto antes após o surgimento dos sintomas.
Como ocorre a transmissão?
Algumas espécies de aves silvestres são consideradas hospedeiras naturais do vírus. Além dos seres humanos, mamíferos como cavalos e primatas também podem contrair a infecção após serem picados por mosquitos infectados.
A Secretaria de Estado da Saúde ressalta que a Febre do Nilo Ocidental não é transmitida diretamente de uma pessoa para outra. Também não ocorre transmissão direta de aves para seres humanos.
Existe tratamento?
Até o momento, não há vacina disponível no Brasil nem medicamento antiviral específico contra a Febre do Nilo Ocidental. O atendimento é voltado ao controle dos sintomas e à manutenção das condições clínicas do paciente.
Nos casos que exigem internação, podem ser adotadas medidas como repouso, hidratação e reposição de líquidos. Quando há comprometimento do sistema nervoso central, o paciente pode precisar de cuidados em unidade de terapia intensiva (UTI), com acompanhamento para reduzir complicações e o risco de morte.
O tratamento de suporte pode incluir hidratação intravenosa, auxílio respiratório e medidas para evitar infecções secundárias.
Como evitar a doença?
Como não há vacina recomendada no Brasil para prevenir a Febre do Nilo Ocidental, a principal estratégia é reduzir o contato com os mosquitos transmissores e eliminar possíveis criadouros.
Entre as recomendações do Ministério da Saúde estão:
- Utilizar repelente;
- Evitar áreas com presença de mosquitos, principalmente nos períodos de amanhecer e entardecer;
- Instalar telas em portas e janelas;
- Eliminar água parada;
- Evitar locais com condições precárias de saneamento;
- Não jogar lixo em valas, valetas ou nas margens de córregos, rios e riachos;
- Evitar o contato ou manuseio de animais encontrados mortos.
Saúde
Dia D de Multivacinação aplica 2,5 mil doses em Canoas

Canoas aplicou 2.564 doses de vacinas durante o Dia D de Multivacinação, realizado no último sábado, 22, nas unidades de saúde que estiveram abertas no município. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
A mobilização teve como público prioritário crianças e adolescentes menores de 15 anos. Adultos também puderam atualizar a caderneta de vacinação durante a ação.
O Dia D integra a Campanha Nacional de Multivacinação, que segue até 1º de setembro. As doses disponíveis são as previstas no Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS).
Na Unidade de Saúde Harmonia, o casal de empresários Cristiano Neto, 36 anos, e Luísa Parreira, 23, aproveitou o sábado para atualizar a caderneta de vacinação do filho Vicente, de 1 ano e 8 meses. Para Cristiano, a ação facilita o acesso das famílias que têm uma rotina de trabalho intensa durante a semana.
“É uma ótima oportunidade para os pais que trabalham a semana toda e que aproveitam o sábado para vacinar seus filhos. A vacina é uma importante proteção para as crianças”, destaca.
A diretora da Atenção Básica da SMS, Ionara Diniz, reforça que a população ainda pode aproveitar o período da campanha para verificar a situação vacinal e colocar as doses em dia.
“A população ainda pode procurar sua unidade de saúde e levar a caderneta de vacinação para conferir se há alguma dose em atraso e manter as vacinas em dia. A vacinação é uma importante forma de prevenção e cuidado com a saúde, protegendo as pessoas e toda a comunidade. A campanha continua. Vacinar é cuidar e prevenir”, frisa.
Saúde
Dia D de Vacinação aplica 340 doses e reforça proteção da população em Nova Santa Rita

A Prefeitura de Nova Santa Rita, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último sábado, 22, o Dia D de Vacinação em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.
Ao longo da mobilização, foram aplicadas 340 doses de diferentes vacinas, conforme as indicações do calendário nacional de vacinação. A ação teve como foco a atualização das cadernetas e a ampliação da cobertura vacinal entre os moradores.
Durante o atendimento, as equipes de saúde também conferiram as cadernetas de vacinação e orientaram a população sobre as doses necessárias de acordo com a faixa etária e as recomendações para cada público.
A mobilização ocorreu no sábado para facilitar o acesso às vacinas para moradores que têm dificuldade de comparecer às UBSs durante os dias úteis.
Para o prefeito Rodrigo Battistella, o resultado reforça a importância de manter ações que aproximem os serviços de saúde da população.
“O Dia D é uma oportunidade para facilitar o acesso à vacinação e lembrar a população de que manter a caderneta em dia é uma atitude de cuidado e prevenção. As 340 doses aplicadas mostram que os moradores aproveitaram a mobilização e atenderam ao nosso chamado.”
O secretário municipal de Saúde, Brayan Freitas, destaca o trabalho das equipes durante a ação e a importância da participação da população.
“Tivemos nossas equipes mobilizadas para acolher os moradores, conferir as cadernetas e realizar as vacinas indicadas. Cada dose aplicada representa mais proteção e contribui para manter a população imunizada. Agradecemos a todos que participaram e aos profissionais que fizeram o Dia D acontecer.”
Vacinação é prevenção
A vacinação é uma das principais estratégias de prevenção de doenças e contribui para a proteção individual e coletiva. Por isso, a orientação da Secretaria Municipal de Saúde é que a população mantenha a caderneta de vacinação atualizada e procure uma UBS sempre que houver dúvidas sobre as doses indicadas. O resultado do Dia D reforça o compromisso do município com o fortalecimento das ações de imunização e com a ampliação do acesso da população aos serviços de saúde.

Policial1 semana atrásMenina de 11 anos desaparecida em Canoas é localizada pela Polícia Civil

Saúde1 semana atrásDia D de Multivacinação terá UBSs abertas em Canoas neste sábado, 22

Conteúdo de Marca1 semana atrásCorsan acelera transformação do saneamento no Rio Grande do Sul

Policial1 semana atrásTio de menina de 4 anos é preso após confessar agressões em Porto Alegre

Canoas6 dias atrásCentelha da 89ª Corrida do Fogo Simbólico chega a Canoas para a Semana da Pátria

Serviços6 dias atrásCanoas leva serviços públicos ao bairro Mathias Velho neste sábado, 22

Canoas1 semana atrásBombeiros Civis são formados em Canoas e passam a integrar equipes da Defesa Civil

Inclusão1 semana atrásSemana Municipal da Pessoa com Deficiência terá atividades esportivas em Canoas





















































