Saúde
Panvel fecha parceria para venda de testes de Covid-19 em Canoas

A Panvel iniciou no Rio Grande do Sul a venda de testes sorológicos para a detecção de anticorpos contra o novo coronavírus, que podem apontar se a pessoa já te teve a infecção ou se está na fase aguda da doença. O serviço é oferecido em parceria com o Grupo Exame Laboratórios, que realiza a coleta de sangue e a análise das amostras através de suas unidades em mais de 35 municípios gaúchos.
Facilidade de compra
Com a facilidade de compra tanto nas lojas físicas da Panvel, quanto nos seus canais digitais, os resultados dos testes estarão disponíveis pelo laboratório parceiro entre 24 e 48 horas após a coleta. Os laboratórios parceiros em Canoas são o CEC e o Senhor dos Passos.
Testes
O teste comercializado pela Panvel é do tipo Elisa. Trata-se de um método sorológico que levanta a presença dos anticorpos IgG (apontam resposta imune tardia, ou seja, já teve contato com o vírus) e IgM (evidencia a infecção na fase ativa aguda). Ambos os anticorpos são produzidos pelo organismo contra o vírus SARS-CoV-2.
A amostra para o exame é realizada através de uma coleta comum de sangue em laboratório. A testagem é recomendada para pessoas que apresentam sintomas suspeitos da doença há mais de oito dias ou para assintomáticos que tiveram exposição de risco, como contato próximo com casos confirmados de Covid-19 há pelo menos 20 dias. Após a realização da coleta, o cliente recebe um protocolo para conferir posterior o resultado do teste via internet ou no próprio local do exame.
Todas as testagens ocorrerão em ambiente laboratorial, com análises e laudos criteriosos de técnicos especializados. Esta estrutura e a experiência do Grupo Exame Laboratórios justificaram a escolha da Panvel pela parceria, que tem como objetivo facilitar o acesso do cliente a um serviço qualificado e com segurança, além de contribuir no combate ao Coronavírus na sociedade.
Onde encontrar
O interessado em realizar o teste pode adquirir o serviço através de qualquer loja física Panvel no Estado, no Alô Panvel, no App Panvel da rede ou ainda pelo site www.panvel.com. Após a compra, deverá ser escolhida a unidade do Grupo Exame Laboratórios mais próxima do local ou cidade do cliente. Na página www.panvel.com/testecovid é possível conferir a relação dos municípios que possuem pontos de coleta e os dados dos laboratórios parceiros, bem como outras informações a respeito do serviço.
Confira o endereço dos laboratórios parceiros:
- R. Tiradentes, nº 316 – Loja 13
- R. Fioravante Milanez, nº 50 – Loja 01, nº 52 – Loja 02 nº 58, salas 304 e 307
- R. Fioravante Milanez, nº 58 – Sala 303
- R. Domingos Martins, nº 111
- Av. Santos Ferreira, nº 1758 – Sala 03, Ponto Coleta e Atend. nº 03
- Av. Rio Grande do Sul, nº 741 – Loja 01 e 02
Saúde
Dia D de Multivacinação terá UBSs abertas em Canoas neste sábado, 22

A Prefeitura de Canoas realiza neste sábado, 22, o Dia D de Multivacinação. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) participantes estarão abertas das 8h às 17h para a atualização da caderneta de vacinação.
Durante a mobilização, a vacina contra a Covid-19 estará disponível em todas as UBSs que participarem da ação.
O Dia D faz parte da Campanha de Multivacinação, iniciada em 3 de agosto e prevista até 1º de setembro. A campanha é destinada à população em geral, com atenção especial a crianças e adolescentes. Pais e responsáveis podem levar as cadernetas para que as equipes verifiquem as doses aplicadas e possíveis vacinas em atraso.
Não participarão da mobilização as UBSs Prata, Praça América, Cerne e São Luís. As demais unidades estarão abertas das 8h às 17h.
Para a conferência da situação vacinal, é necessário apresentar documento de identificação e/ou a caderneta de vacinação. A partir do histórico, as equipes poderão verificar quais doses são necessárias para cada pessoa.
Para crianças, estarão disponíveis as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação 2026, de acordo com a idade e a situação vacinal. Entre elas estão BCG, hepatite B, pentavalente, poliomielite (VIP), rotavírus, pneumocócica, meningocócica C e ACWY, influenza, Covid-19, febre amarela, tríplice viral, DTP, varicela, hepatite A e HPV.
A vacinação pode prevenir doenças como poliomielite, sarampo, caxumba, rubéola, difteria, tétano, coqueluche, hepatites A e B, febre amarela, meningites, tuberculose, varicela e formas graves da Covid-19.
A secretária municipal de Saúde, Ana Regina Boll, reforça a importância de aproveitar a mobilização para manter a proteção de toda a família.
“Manter a vacinação em dia é uma das principais formas de prevenção e de cuidado com a saúde. As vacinas ajudam a prevenir doenças, reduzir casos graves e proteger não apenas quem recebe a dose, mas toda a comunidade. O Dia D é uma oportunidade para as famílias conferirem suas cadernetas e atualizarem as vacinas que estiverem em atraso”, destaca.
Saúde
Superlotação leva Hospital de Clínicas de Porto Alegre a decretar restrição máxima na emergência

A emergência de adultos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre entrou em restrição máxima nesta quarta-feira ,19, devido à superlotação. Até as 17h, o setor recebe somente pacientes encaminhados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A situação já era crítica na tarde de terça-feira, 18, quando havia 163 pacientes em atendimento na emergência e outros 14 aguardavam atendimento. A estrutura conta com 56 vagas.
Segundo o hospital, o principal motivo da lotação é a falta de leitos para internação. Com isso, pacientes que deveriam ser transferidos para unidades de internação permanecem na emergência por mais tempo.
A instituição informou ainda que não há, neste momento, uma doença respiratória predominante entre os atendimentos. A maior parte dos pacientes apresenta agravamento de doenças crônicas, além de casos oncológicos e de pessoas transplantadas.
O Centro Obstétrico também opera em restrição máxima por causa da lotação. O setor tem capacidade para 18 pacientes, mas atendia 22 pessoas simultaneamente na terça-feira, 18.
Além da situação nas emergências, o Hospital de Clínicas alerta para a redução dos estoques de sangue. A baixa disponibilidade pode comprometer atendimentos eletivos, cirurgias e transplantes.
O Banco de Sangue do hospital fica na Rua São Manoel, 543, e funciona das 8h às 17h. A direção solicita que os pacientes com quadros menos graves procurem outras unidades de saúde, incluindo Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Saúde
Nova Santa Rita terá Dia D de Vacinação neste sábado com todas as UBSs abertas

A Prefeitura de Nova Santa Rita realiza neste sábado, 22, o Dia D de Vacinação. A mobilização ocorrerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, que estarão abertas das 8h às 17h.
A ação tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e atualizar a situação de crianças, adolescentes, adultos e demais públicos, conforme as recomendações do calendário nacional de vacinação.
A orientação é para que os moradores levem a caderneta de vacinação no momento do atendimento. O documento será utilizado pelas equipes de saúde para verificar as doses já aplicadas e identificar eventuais vacinas que estejam pendentes.
Para o prefeito Rodrigo Battistella, a mobilização é uma oportunidade para as famílias aproveitarem o sábado e colocarem a vacinação em dia.
“A vacinação é uma das principais formas de prevenção e proteção da saúde. Estamos mobilizando todas as nossas UBSs para facilitar o acesso da população. Convidamos as famílias a aproveitarem o Dia D, levarem suas cadernetas e verificarem se existe alguma vacina pendente.”
O secretário municipal de Saúde, Brayan Freitas, também orienta a população a levar a documentação necessária.
“Nossa equipe estará preparada para acolher a população e conferir a situação vacinal de cada pessoa. É importante trazer a caderneta, porque a partir dela conseguimos identificar quais doses já foram realizadas e quais precisam ser atualizadas conforme o calendário.”
A mobilização também busca facilitar o acesso à vacinação para pessoas que têm dificuldade de comparecer às unidades de saúde durante os dias úteis.

Geral1 semana atrásEnergia começa a voltar após vendaval deixar Santa Vitória do Palmar e Chuí sem fornecimento por mais de 110h

Saúde1 semana atrásAnvisa revoga proibição e libera plataformas digitais para venda de medicamentos

Defesa Civil1 semana atrásDefesa Civil do Estado alerta para chuva intensa, granizo e elevação de rios nos próximos dias no RS

Previdência1 semana atrásPrevidência Social amplia lista de condições que dispensam carência no auxílio por incapacidade temporária

Policial3 dias atrásMenina de 11 anos desaparecida em Canoas é localizada pela Polícia Civil

Esporte1 semana atrásCanoense de 15 anos conquista título do MFC 6 por finalização no primeiro round
Policial1 semana atrásIdosa de 70 anos perde mais de R$ 37 milhões em golpe com falsa plataforma de investimentos no RS
Sem categoria1 semana atrás2º SEMATRI muda de local e será realizado em Porto Alegre nos dias 13 e 14 de agosto




















































