Conecte-se conosco

header-top







 

18/10/2025
 

Esporte

O que será do futebol em 2020?

Redação

Publicado

em

No meio do caos, quando a mente espairece da preocupação referente a saúde e economia, vamos pensar no que antes era nosso lazer, o futebol. Aí nasce uma nova preocupação, após essa crise, o que vai acontecer com o futebol? Não tenho ideia, mas podemos passar aqui o que têm sido dito.

É fato que não vamos passar ilesos por isso, o calendário já foi afetado, mundialmente. Presidente da UEFA já não considera loucura pensar que essa temporada está perdida, lembrando que para eles, ela estava encerrando, e para nós, começando.

O que abre espaço para falarmos sobre uma das propostas colocadas nacionalmente, tornar o calendário brasileiro igual ao europeu. Começar no segundo semestre de um ano e terminar no primeiro semestre de outro. Abordagem complexa, mas que vêm ganhando força.

Outro ponto é os estaduais, a maioria defende seu cancelamento, opinião que vai de encontro a minha, porém nasceria o problema para classificação da Copa do Brasil da temporada seguinte.

Nos melhores dos cenários e se tivermos um tempo razoável para realização dos jogos, o formato do Brasileirão pode ser mantido, ficaria só apertado. Em um cenário pior, não teríamos tempo, nesse caso, fizeram a proposta de resolver tudo em mata-mata, proposta recusada pelas televisões detentoras dos direitos de transmissão.

Mudando o foco do calendário temos outro problema, o financeiro. Se clubes estruturados e com caixas milionários como Barcelona, PSG e Borussia Dortmund já estão cortando salários para passar a crise, imagina times da nossa série C que vendem o almoço para comprar a janta.

Junto a isso, já temos a questão de 95% dos times não terem uma situação estável normalmente, ainda em março antes do ápice da crise, alguns times não tinham feito o pagamento nem de dezembro para os atletas e funcionários.

Alguns jogadores internacionais estão criando o movimento de abrir mão do salário em detrimento dos funcionários, mas como exigir aqui no Brasil que atletas cortem o que não recebem. O tiozão do pavê vai alegar nesse momento “eles ganham milhões”. Por dados da CBF, os atletas registrados no BID apenas 0,01 recebem mais que 500 mil. 82% ganha ATÉ 1 mil reais e 13% ganha até 5 mil reais.

Percebemos que a categoria em suma maioria não está com caixa para abrir mão de salários. Desde os atrasados até a redução proposta nesse momento. Não é porque 0,001 tem caixa para se manter sem receber que os outros possuem o mesmo patamar.

Lembrando que um jogo para acontecer, não se resume aos 22 atletas em campo, tem comissões técnicas, massagistas, preparadores, assessores, cozinheiras e tantos outros, a maioria com salários pequenos e que precisam de holofotes da mesma maneira.

Leva a pensar também, que voltar o futebol sem o público não pode ser solução, vai gerar gastos e nunca receitas, pode afundar ainda mais os clubes.

Ainda estamos no início de tudo, sem perspectivas, fica difícil planejar. Ficamos na torcida para que a CBF intervenha e ajude os clubes, é necessário e imprescindível.

Continuar a ler

Esporte

Atletas de Canoas conquistam ouro no Mundial e na Copa América de Taekwondo

Redação

Publicado

em

Atletas de Canoas conquistam ouro no Mundial e na Copa América de Taekwondo

O Rio Grande do Sul teve um final de semana de muitas conquistas no cenário esportivo internacional. Jovens atletas de Canoas brilharam no Campeonato Mundial e na 17ª Copa América Open de Taekwondo, realizados entre os dias 9 e 12 de outubro, em Arujá, São Paulo. Os eventos foram promovidos pela Liga Nacional de Taekwondo com a chancela da Federação Mundial de Taekwondo pela Paz.

Representando o Centro de Treinamento Sírius, de Canoas, os atletas gaúchos subiram ao lugar mais alto do pódio em ambas as competições, destacando-se entre mais de 2.000 participantes de 12 países.

No Campeonato Mundial, os atletas faixas-pretas classificados previamente pelo Campeonato Brasileiro conquistaram o 1º lugar em suas categorias:

  • Manuella Ribeiro Rodrigues

  • Raphaela Vieira Monteiro

  • Willian Dias Almeida

Já na 17ª Copa América de Taekwondo, além dos faixas-pretas, outros atletas também brilharam, garantindo o 1º lugar:

  • Manuella Ribeiro Rodrigues

  • Raphaela Vieira Monteiro

  • Ryan Ramires Martins Oliveira

  • Erica Martins

Todos os jovens atletas competiram na modalidade de luta (kyorugui) e têm entre 11 e 15 anos de idade. Três deles são faixas-pretas — habilitados para o Mundial — enquanto os demais, ainda com faixas coloridas, participaram da Copa América.

Superação dentro e fora dos tatames

Mais do que talento, as conquistas também são resultado de muita dedicação e superação. Os atletas são moradores dos bairros Guajuviras e Estância Velha, em Canoas, e vêm de famílias de baixa renda. Para conseguir custear a viagem até São Paulo, eles passaram o ano inteiro promovendo ações como rifas, venda de água e paçoca em sinaleiras e parques, além de campanhas de doações.

O projeto onde treinam, o Centro de Treinamento Sírius, localizado no bairro Estância Velha, é uma iniciativa sem fins lucrativos que oferece aulas de Taekwondo a crianças e adolescentes da comunidade, promovendo inclusão social e oportunidades por meio do esporte.

Orgulho e esperança para o futuro

Com um ano repleto de vitórias em campeonatos e seletivas estaduais e nacionais, os jovens atletas e toda a equipe técnica comemoram mais esse marco no cenário esportivo internacional.

“Estamos muito orgulhosos do nosso trabalho, dos nossos professores, técnicos e, principalmente, dos nossos atletas. Vamos continuar dando nosso melhor para que, no ano que vem, ainda mais crianças possam alcançar os mesmos resultados — e que esses jovens campeões possam repetir e ampliar suas conquistas”, destacaram os responsáveis pelo projeto.

Continuar a ler

Esporte

Canoense conquista ouro e prata na Copa do Brasil de Paraciclismo Estrada de 2025

Redação

Publicado

em

Canoense conquista ouro e prata na Copa do Brasil de Paraciclismo Estrada de 2025

O atleta canoense Adriano Santos Monteiro conquistou, no final de setembro, as medalhas de ouro e prata na terceira etapa da Copa do Brasil de Paraciclismo Estrada de 2025, na Paraíba. Morador do bairro Rio Branco, o atleta paralímpico visitou a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer na quarta-feira, 8. Adriano é um dos atletas contemplado com o Auxílio Atleta Individual, iniciativa que contribui com o esporte de rendimento em Canoas e o desenvolvimento de competidores locais.

Adriano destacou a importância do apoio recebido, que tem possibilitado sua preparação para as próximas competições nacionais e internacionais.

“Esse incentivo é fundamental para que eu siga representando Canoas e o Estado em competições importantes. Estou me preparando para o calendário classificatório que definirá os três melhores atletas para o Mundial de 2027”, afirmou o paraciclista. Também participaram do encontro o diretor de Rendimento, Everaldo Santos, e o secretário adjunto, Natálio Nunes.

O secretário de Esporte e Lazer, Luciano de Oliveira, ressaltou que o investimento nos atletas locais reflete o compromisso do Município com o fortalecimento do esporte.

“Canoas tem grandes talentos e nosso papel é garantir que esses atletas tenham as condições necessárias para continuar evoluindo e levando o nome da cidade para o cenário nacional e internacional”, destacou.

Continuar a ler

Esporte

Inscrições para 1ª Taça Social de Futsal – Um Gol pela Inclusão estão abertas em Canoas

Redação

Publicado

em

Inscrições para 1ª Taça Social de Futsal - Um Gol pela Inclusão estão abertas em Canoas

As inscrições para a primeira 1ª Taça Social de Futsal – Um Gol pela Inclusão já estão abertas e seguem até o dia 15 de outubro. A competição é destinada a crianças e jovens de Canoas, com categorias Sub-13 e Sub-15, tanto no masculino quanto no feminino, e promete movimentar os distritos do município com jogos classificatórios até a fase final em um ginásio central.

A ação promovida pela Secretária de Esportes e Lazer (SMEL), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SMSP), tem como objetivo fomentar a inclusão social, fortalecer valores de convivência e atuar na prevenção da violência por meio do futsal. 1O objetivo da Taça Social é usar o esporte como ferramenta de transformação, promovendo a inclusão e o respeito à diversidade, além de incentivar a prática esportiva como espaço de convivência e fortalecimento da comunidade

“A Prefeitura de Canoas tem investido cada vez mais no esporte como ferramenta de transformação social. A Taça Social de Futsal é um exemplo disso: além de incentivar a prática esportiva entre crianças e jovens, promove a inclusão, fortalece valores de cidadania e ajuda a afastar nossos jovens da violência. É uma iniciativa que reforça o papel do esporte como um dos principais instrumentos de desenvolvimento humano e comunitário”, destacou o secretário municipal de Esporte Luciano Oliveira

Link para as inscrições

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques