Ônibus metropolitanos são disponibilizados para evitar aglomeração no Trensurb

Buscando reduzir as aglomerações no metrô nos horários de pico, Trensurb e Metroplan estabeleceram parceria que irá resultar em uma operação especial de ônibus metropolitanos junto à linha metroviária. Já na tarde desta terça-feira (24), ônibus da empresa Vicasa partirão da Praça Revolução Farroupilha, ao lado da Estação Mercado, a partir das 17h30, tendo como destino o município de Canoas. Os coletivos irão realizar paradas em todas as estações da Trensurb no município – Niterói, Fátima, Canoas, Mathias Velho, São Luís e Petrobras. Também a partir das 17h30, ônibus da empresa Real partirão da Praça Revolução Farroupilha com destino à Estação Sapucaia. O número de veículos é limitado e eles partirão conforme a demanda, quando a lotação dos lugares sentados for atingida.

Na manhã de quarta-feira, em caso de necessidade, a partir das 6h, os ônibus da Vicasa partirão das estações Canoas e Mathias Velho com destino à Estação Mercado. Também caso necessário, a partir das 6h, ônibus da Real partirão da Estação Sapucaia. Além disso, os ônibus metropolitanos regulares terão reforço na frota entre as 5h e as 8h.

Desde ontem, o metrô opera com intervalos de 30 minutos entre viagens – somente com trens acoplados (composições de oito carros, ao invés dos quatro usuais). Isso ocorre por conta do baixo efetivo em função da dispensa de empregados no grupo de risco da Covid-19 (60 anos de idade ou mais, portadores de doenças crônicas, etc.).

Vale lembrar que o isolamento é a medida mais efetiva para evitar a propagação do coronavírus, portanto é importante que todos que possam permanecer em suas residências o façam e deixem que o transporte público seja utilizado preferencialmente para o deslocamento de pessoas que atuam em atividades essenciais. Em caso de necessidade extrema de uso do metrô, recomenda-se que se opte pelos horários de menor movimento.

Serviço

Operação especial de ônibus metropolitanos junto à linha do metrô

Terça-feira (24), a partir das 17h30, com partidas da Praça Revolução Farroupilha (junto à Estação Mercado)

Destinos: estações Niterói, Fátima, Canoas, Mathias Velho, São Luís e Petrobras (Vicasa); Estação Sapucaia (Real)

Em caso de necessidade, também na quarta-feira (25), a partir das 6h, com destino à Estação Mercado

Partidas: estações Canoas e Mathias Velho (Vicasa); Estação Sapucaia (Real)