Coronavírus: Supermercados têm novos horários de funcionamento decretados

Divulgação internet

Em decreto assinado nesta terça-feira, 24, o prefeito municipal de Canoas, Luiz Carlos Busato, considerando a necessidade de reduzir as situações que ainda ocasionam a concentração de pessoas e no sentido de melhor esclarecer outras medidas já determinadas para evitar a proliferação do novo coronavírus (COVID-19) no município, decretou que os supermercados e congêneres enumerados deverão observar novos horários e condições de funcionamento: de segunda a sábado, somente das 8h às 20h. e, aos domingos das 9h às 19h.

Ainda, que deve se restringir o acesso a somente uma pessoa de cada família e observar a concentração de pessoas no interior do estabelecimento somente até o limite máximo de 50% (cinquenta por cento) do limite definido no seu PPCI.

Os estabelecimentos que operam com mais de 3 (três) caixas registradoras deverão, ainda, cumprir, no prazo máximo de 2 (dois) dias úteis a partir da publicação deste Decreto, os seguintes requisitos: – Disponibilizar na entrada do estabelecimento pia com água e sabão e recipiente com álcool gel para os clientes higienizarem as mãos na chegada e na saída do estabelecimento;

– Medir, com medidor de temperatura a laser, a temperatura corporal dos clientes e dos colabores, vedando a entrada e orientando a procura de serviço de saúde, daquele que apresentar temperatura acima de 37,8 ºC. O cliente que se recusar a higienizar as mãos e ter medida a temperatura deverá ser impedido de entrar no estabelecimento.

O documento também autoriza o cancelamento e dispensa de comparecimento presencial aos servidores com idade igual ou maior que 60 (sessenta) anos de idade, gestantes e portadores de doenças crônicas, da área da saúde e da segurança.  Para os medicamentos sujeitos ou não a controle especial, que contenham a indicação “uso contínuo” ou período de tratamento superior a 30 (trinta) dias, a dispensação deve ocorrer em quantidades suficientes para até 90 (noventa) dias de tratamento até que se complete o período de validade da prescrição. Será permitida a dispensação de medicamentos para familiar do idoso, desde que munido dos seguintes documentos de identidade ou de identificação do idoso, em original ou cópia autenticada.

Edital completo em www.canoas.rs.gov.br.