Geral
“Canoas sem carroças” ganha placas para fortalecer campanha
A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM), realizou na manhã desta sexta-feira, 21, mais uma ação do programa Canoas Sem Carroças. Coibindo a exploração e os maus tratos nos veículos de tração animal, novas placas de trânsito foram colocadas no cruzamento da Avenida Guilherme Schell com a Rua Pedro Weingartner. Grande parte do Centro e os bairros São José, Igara, São Luís e Marechal Rondon já possuem a determinação contra as carroças e a expectativa é que neste ano o município inteiro seja contemplado.
Segundo Alexandre Szekir, coordenador do projeto e secretário extraordinário dos Direitos dos Animais, a ação desta manhã faz parte da quinta fase da Redução Gradativa de Veículos de Tração Animal (VTA). “Tivemos hoje mais um avanço importante no combate à exploração animal”, disse. O Canoas Sem Carroças é fruto da Lei Municipal 6.164 e cada uma das etapas foi programada em 2018 através de diversas fases que abrangem toda a cidade.
“Graças aos projetos do governo municipal, otimizamos os programas de conscientização, comprovando que existem outros meios modernos de coleta de resíduos, como carrinhos e bicicletas ecológicas, a exemplo do Bikeko”, relatou. Blitz educativas estão sendo realizadas nos bairros que ainda não proibiram o tráfego dos VTAs, com o cadastramento social dos carroceiros e a qualificação da coleta seletiva de resíduos sólidos.
A fiscalização nas regiões proibidas é feita por agentes de trânsito, que acionam os fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), servidores da Secretaria de Serviços Urbanos (SMSU) e guardas municipais. Quem for flagrado em veículos de tração animal recebe primeiramente uma advertência, seguida ou não de multa. O animal, o veículo e demais equipamentos usados na infração serão apreendidos havendo reincidência.
Comunidade
Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana
A Prefeitura de Canoas, por meio da Coordenadoria de Igualdade Racial, Povos Originários e Imigrantes, realiza, na próxima segunda, 29, e na terça-feira, 30, o Mutirão de Documentação para Imigrantes Atingidos pela Enchente.
A atividade ocorrerá no prédio anexo da Prefeitura (Rua 15 de Janeiro, 15 – térreo), das 8h às 17h.
O que precisa levar
Para entrar com o pedido dos documentos é necessário fazer o boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia e levar o comprovante de residência atualizado.
Se a pessoa tiver o Registro Nacional Migratório (RNM) ou cédula do país, também pode apresentá-los. Além disso, imigrantes que estão há pouco tempo no Brasil, sem documentação ou com documento vencido também serão atendidos.
Geral
Pavilhão da Agricultura Familiar receberá 413 empreendimentos na Expointer
É com recorde de participantes que o Pavilhão da Agricultura Familiar (PAF) vai celebrar seus 25 anos de criação na 47ª Expointer, que ocorre de 24 de agosto a 1º de setembro: serão 413 empreendimentos ocupando o espaço.
Na comparação com o ano passado, que teve 372 presentes, serão 41 expositores a mais. Um total de 181 municípios estarão representados no espaço.
O número de empreendimentos liderados por mulheres também cresceu. Em 2024, serão 216, superando os 148 do ano passado. Estarão presentes ainda 125 jovens na liderança de empresas; em 2023, foram 87. O espaço contará ainda com 73 estreantes.
Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, o aumento do número de expositores demonstra a importância da feira para os empreendedores familiares.
“Este tem sido um ano desafiador para o Rio Grande do Sul como um todo, mas especialmente para o pequeno produtor rural. Apesar dos obstáculos impostos, vamos conseguir superar e ampliar o número de empreendimentos presentes”, comemora.
“Isso mostra mais uma vez a relevância que o espaço tem para a economia dessas famílias, que veem a Expointer como o ponto alto de comercialização do ano.”
Variedade
As agroindústrias presentes pertencem ao Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Além disso, o pavilhão terá expostos produtos como flores e plantas.
Seis estandes apresentarão artesanato indígena das etnias Mbyá-Guarani, Kaingang e Xokleng, um estande contará com produtos artesanais feitos por comunidades quilombolas gaúchas e 38 agroindústrias trabalharão com produtos orgânicos.
O PAF conta também com uma praça de alimentação, que possui sete cozinhas vinculadas às agroindústrias familiares.
No espaço, o público da feira poderá consumir pratos variados, produzidos com artigos da agricultura familiar, em receitas ligadas à tradição e aos costumes das diversas etnias presentes no meio rural do Estado.
O espaço da agricultura familiar é reconhecido pela grande variedade de embutidos, defumados, queijos e laticínios diversos, pães, cucas, biscoitos, doces, geleias, mel, pescados, derivados da cana-de-açúcar, farinhas, vinhos, espumantes, cachaças, sucos, temperos, frutas desidratadas, ovos, licores, erva-mate, grãos e cervejas artesanais.
No artesanato, estarão produtos elaborados com matérias-primas encontradas nas propriedades rurais – como lã, fibras vegetais, couro, madeira, porongos e artigos de cutelaria ligados à tradição gaúcha.
Entre os produtores de plantas e flores, destaca-se a produção de suculentas, orquídeas, bromélias e cactos, além da oferta de sementes crioulas.
O Pavilhão da Agricultura Familiar é organizado por uma comissão composta pela SDR, pela Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar), pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS), pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf/RS), pela Via Campesina e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Comunidade
Atenção, canoenses: serviços do CRAS são oferecidos em único local
Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Mathias Velho, Rio Branco e Harmonia atendem, de forma temporária, na Rua Siqueira Campos, 38, no Centro. Os atendimentos são feitos a partir de agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Às quartas-feiras, as atividades vão até as 16h. Após, o expediente é interno.
São realizados serviços como atualização e novos cadastramentos no Cadastro Único (CadÚnico) , emissão da Carteira do Idoso e do Passe Livre Intermunicipal para pessoas com deficiência, por exemplo, atendimento com assistentes sociais, encaminhamento para certidões (nascimento, casamento e óbito).
Para se inscrever ou atualizar o CadÚnico é necessário levar documento do responsável familiar com CPF, comprovante de residência, documento de cada integrante da família (RG, certidão de nascimento, CNH, carteira de trabalho ou certidão de casamento, etc), comprovante de renda (se tiver), atestado de frequência escolar das crianças e adolescentes e atestado de vinculação do Posto de Saúde (se tiver).
Nesse mesmo local, uma equipe faz o cadastro dos usuários que buscam o Auxílio Reconstrução do Governo Federal. São cem atendimentos por dia.
As inscrições vão até a próxima sexta-feira, 26. Os interessados também podem se inscrever pelo site da Prefeitura, acessando este link
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