Conecte-se conosco

header-top

enchentes rio grande do sul






 

13/10/2024
 

Geral

“Canoas sem carroças” ganha placas para fortalecer campanha

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM), realizou na manhã desta sexta-feira, 21, mais uma ação do programa Canoas Sem Carroças. Coibindo a exploração e os maus tratos nos veículos de tração animal, novas placas de trânsito foram colocadas no cruzamento da Avenida Guilherme Schell com a Rua Pedro Weingartner. Grande parte do Centro e os bairros São José, Igara, São Luís e Marechal Rondon já possuem a determinação contra as carroças e a expectativa é que neste ano o município inteiro seja contemplado.
Segundo Alexandre Szekir, coordenador do projeto e secretário extraordinário dos Direitos dos Animais, a ação desta manhã faz parte da quinta fase da Redução Gradativa de Veículos de Tração Animal (VTA). “Tivemos hoje mais um avanço importante no combate à exploração animal”, disse. O Canoas Sem Carroças é fruto da Lei Municipal 6.164 e cada uma das etapas foi programada em 2018 através de diversas fases que abrangem toda a cidade.
“Graças aos projetos do governo municipal, otimizamos os programas de conscientização, comprovando que existem outros meios modernos de coleta de resíduos, como carrinhos e bicicletas ecológicas, a exemplo do Bikeko”, relatou. Blitz educativas estão sendo realizadas nos bairros que ainda não proibiram o tráfego dos VTAs, com o cadastramento social dos carroceiros e a qualificação da coleta seletiva de resíduos sólidos.
A fiscalização nas regiões proibidas é feita por agentes de trânsito, que acionam os fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), servidores da Secretaria de Serviços Urbanos (SMSU) e guardas municipais. Quem for flagrado em veículos de tração animal recebe primeiramente uma advertência, seguida ou não de multa. O animal, o veículo e demais equipamentos usados na infração serão apreendidos havendo reincidência.

Continuar a ler

Geral

Empresas que trabalharam na retirada de resíduos da enchente protestam por falta de pagamento

Redação

Publicado

em

Empresas que trabalharam na retirada de resíduos da enchente protestam por falta de pagamento

Dezenas de veículos, entre caminhões e diversos tipos de automóveis, protestaram com buzinaços na tarde de quinta-feira, 10, pela cidade. Eles alegam que não receberam pelo trabalho de limpeza de resíduos da enchente.

O que diz a Prefeitura

Procurada pela reportagem de O Timoneiro, a Prefeitura de Canoas disse que aguarda a chegada de recursos do Governo Federal para efetuar o pagamento.

Continuar a ler

Geral

Vizinhos de canoense atropelada realizam manifestação no domingo

Redação

Publicado

em

Vizinhos de canoense atropelada realizam manifestação no domingo

Moradores do Vivendas do Lago e Jardim do Lago, em Canoas, onde morava Carmen Regina Thomazi Ambrozio, vítima fatal de atropelamento no dia 03/10, realizarão uma manifestação pacífica por segurança e fiscalização no trânsito no domingo, 13, às 16 horas, na rótula da Avenida Farroupilha com a rua Aurora.

Carmen Regina Thomazi Ambrozio

Carmen Regina Thomazi Ambrozio

Continuar a ler

Meio Ambiente

XIV Seminário Água Para a Vida debateu mudanças climáticas, sustentabilidade e muito mais em Esteio

Redação

Publicado

em

XIV Seminário Água Para a Vida debateu mudanças climáticas, sustentabilidade e muito mais em Esteio

O município de Esteio sediou o XIV Seminário Água Para a Vida, na quinta-feira, 10, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Esteio. Os participantes tiveram a oportunidade, durante os dois turnos, de se aprofundarem em assuntos que estão presentes cada vez mais no nosso cotidiano.

Tendo como tema principal Mudanças Climáticas-Degradação Socioambiental, o seminário contou com especialistas na área ambiental que debateram, em dois painéis, assuntos como: áreas degradadas; racismo ambiental; impactos climáticos; resíduos sólidos e uso de materiais recicláveis; cidades sustentáveis; doenças transmitidas pela água; EcoAnsiedade; traumas, saúde e bem-estar; entre outros.

O XIV Seminário Água Para a Vida é realizado pelo Fórum Regional da Sub-bacia do Arroio Sapucaia, com a organização da Prefeitura Municipal de Esteio e do Centro de Formação Teresa Verzeri-Esteio, com apoio de entidades parceiras das cidades de Canoas, Cachoeirinha, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo.

O evento foi gratuito e entregou certificado aos participantes.

Participação do Projeto Criança Cidadã

O Projeto Criança Cidadã, executado pelo Centro de Formação Teresa Verzeri-Esteio, Unidade Social da Rede Verzeri, teve uma participação especial durante todo o seminário. Além da apresentação do grupo SomNaLata, o CFTV-Esteio teve, ainda, as oficinas de Educação Ambiental e Cidadania e Direitos Humanos, como também os seus três núcleos representados, que estiveram presentes através de exposições temáticas. São eles: EMEB Alberto Pasqualini e EMEB Dulce Moraes, ambos de Esteio, e Redipasc/Guajuviras, de Canoas.

O Projeto Criança Cidadã, que tem a parceria da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desenvolve oficinas socioeducativas no contraturno escolar para 240 crianças e adolescentes, de 6 a 15 anos em situação de vulnerabilidade social, moradores na cidade de Esteio e no bairro Guajuviras, em Canoas. O Projeto também conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Esteio e da comunidade.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm