Desconto para pagamento do IPTU em Canoas em cota única pode chegar a 20%

A Prefeitura de Canoas vai oferecer desconto de até 20% para os contribuintes que desejarem quitar o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) em cota única até o dia 2 de janeiro de 2020. A antecipação em uma só parcela garante 15% de desconto. Entretanto, o bônus pode ser ainda maior para aqueles que forem contribuintes adimplentes há um ano (2,5%) ou mais (5%). Segundo a secretária municipal da Fazenda, Vanessa da Rocha, a expectativa de arrecadação em cota única é de R$ 60 milhões, que correspondem a metade do total previsto.

Os contribuintes também poderão realizar o pagamento em oito parcelas mensais, de fevereiro a setembro, a partir do valor integral do imposto.

A entrega dos carnês, utilizados para quitação, serão realizadas até 20 de dezembro, através dos Correios. Porém, é possível realizar a impressão da guia de pagamento através do portal da Fazenda (www.canoas.rs.gov.br/portaldafazenda) ou presencialmente, das 9h às 17h, na Unidade de Atendimento ao Contribuinte (rua Frei Orlando, 68, Centro) e nas Subprefeituras. Para emissão, é necessário apresentar o número de cadastro do imóvel junto à Prefeitura, que pode ser encontrado em qualquer carnê de IPTU referente a anos anteriores.

Esclareça suas dúvidas: http://sistemas.canoas.rs.gov.br/portaldafazenda/servlet/teladinamicaservico_q?faqiptu

O IPTU é uma das principais receitas próprias do município, garantindo o pagamento de diversos serviços essenciais à população, como saúde, educação, segurança, iluminação pública e outros. A cobrança realizada nos carnês contempla o IPTU e a taxa de coleta de lixo para o ano de 2020. Para esta competência, conforme a legislação vigente, a taxa foi corrigida a partir da inflação, correspondente a 2,89%.