ABIP e Biblioteca Pública promovem gosto pela leitura há 21 anos na cidade

No último dia 25 de outubro, a Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva completou 53 anos de existência dentro da cidade de Canoas. O espaço, que fica localizado na Av. Ipiranga, 105, oferece um acervo de 50.000 títulos, um telecentro e um espaço infanto-juvenil com Bebeteca e há 21 anos a biblioteca tem uma fiel escudeira: a ABIP – Associação dos Amigos da Biblioteca Pública.
A ABIP foi formada em 1998 pela gestora da Biblioteca Margarete Mendes, juntamente com um grupo de sócios e funcionários. O objetivo principal da Associação é promover o livro e a leitura dentro da Biblioteca e também ajudar na divulgação do espaço literário em outros lugares do município. Atualmente, à frente da associação está a professora Maristela Bongiorni.
A associação adquire em média de 15 a 25 livros por mês, títulos sugeridos pelos sócios, além de outros tipos de serviços em prol da leitura que são feitos anualmente. Segundo a presidente da ABIP, de todo o valor arrecado com novas associações e multas (contribuições espontâneas), 50% é revertido para a compra de livros.

A BEBETECA é um espaço destinado às crianças de zero a 5 anos. ABIP com o intuito de fomentar novos leitores é responsável pela manutenção deste espaço. Lara dos Santos é uma frequentadora do espaço. “Eu gosto de vir aqui porque tem vários livros legais que gosto de ler”, concluiu a pequena leitora de apenas 8 anos.

Em comemoração ao aniversário, a ABIP, querendo presentear os sócios e usuários da Biblioteca, propôs diversas atividades e exposições especiais. Uma delas foi a “Exposição dos livros proibidos”, onde estão os livros que algum dia foram proibidos no mundo. “Aqui no Brasil, podemos escolher a leitura que queremos fazer, o intuito foi celebrar a liberdade de ler, porque nesse país todos temos a oportunidade de escolher”. Outro presente para os sócios foram as cem sacolas personalizadas, que ABIP fez e distribui aos associados que comparecem na Biblioteca desde o dia do aniversário até quando durar o estoque.

A Presidente da ABIP enalteceu a gestão atual da Prefeitura e da Secretária Municipal de Cultura por valorizar a Associação. “Eles sabem da importância da ABIP aqui dentro da Biblioteca. Nos fomos convidados para participar do planejamento deste aniversário e sempre estaremos aqui , com essa parceria. A gestão da Secretária Municipal de Cultura entende o amor que nós temos pelo livro, que os nossos objetivos são os mesmos, o livro e a leitura, e isso harmoniza e fortalece”.