Conecte-se conosco

header-top






 

04/03/2024
 

Geral

Canoas recebe 2ª edição do Dia Internacional da Animação

Redação

Publicado

em


Na próxima segunda-feira, 28, das 19hs às 22h, será realizada a 2ª edição do Dia Internacional da Animação (DIA), no auditório 1 do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Canoas.  O DIA é uma Mostra de curtas-metragens de desenhos animados nacionais e internacionais com entrada franca, que acontece de forma simultânea em centenas de cidades do Brasil.

Iniciativa da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), o DIA conta com o apoio de coordenadores em cada cidade. A produtora audiovisual e coordenadora do Dia da Animação em Canoas, Monique Leotte Mendes fala da importância do evento além do âmbito cultural para a cidade, “ O Dia da Animação é uma data celebrada no mundo todo, e considerado o maior evento simultâneo de animação realizado no Brasil. É uma excelente oportunidade de conhecer mais sobre o mercado da animação, reunir pessoas para discutir sobre a área e ainda ter a possibilidade de assistir aqui na nossa cidade, obras produzidas por grandes realizadores do país e exterior que foram selecionadas especialmente para a Mostra”, explica Monique.

Nesses 16 anos o DIA já teve a honra de exibir curtas de realizadores independentes, estudantes e obras premiadas no Brasil e no exterior, como Guida (Rosana Urbes), Viagem na chuva (Wesley Rodrigues), Dossiê RêBordosa (Cesar Cabral), O projeto do meu pai (Rosaria), Torre (Nádia Mangolini), entre outros.

O Dia Internacional da Animação em Canoas conta com o apoio do Colegiado do Cinema e Audiovisual de Canoas, Sesc Canoas, Prosa Filmes e IFRS – Campus Canoas.

Programação

Mostra Oficial

Público: comunidade em geral

  • 19h às 22h – Mostra Nacional e Internacional
  • 20h às 21h – Painel sobre “Animação e Mercado” que contará com a presença do professor de cinema e realizador Audiovisual  Alexandre Derlam, o CEO da Agência União Criativa e ilustrador há 17 anos, Maurício Marques e demais profissionais da área.

Local: IFRS – Campus Canoas. Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo – 870-A.   Bairro Igara IIII, Canoas

Classificação Indicativa: Mostra Nacional e Mostra Internacional – Não recomendado para menores de 14 anos.

Alexandre Derlam  é graduado em publicidade com especialização em Cinema, roteirista e diretor da Prosa Filmes. No cinema tem sido um realizador atuante, já dirigiu e roteirizou diversos longas e curtas metragens que foram exibidos em festivais de cinema pelo país e exterior, além de projetos na televisão premiados no RS e Brasil.

Maurício Marques é CEO da Agência União Criativa. Um artista apaixonado por artes visuais, nato ilustrador e diretor de arte por profissão a 17 anos.

Sobre o Dia

A data foi escolhida porque no dia 28 de outubro de 1892, Charles-Émile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, exibindo o filme Pauvre Pierrot, no Museu Grévin, em Paris-França. Inspirada nesse fato, em 2002 a ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) lançou a comemoração do Dia Internacional da Animação, contando com diferentes grupos internacionais filiados em mais de 30 países. Países como EUA, França, Portugal, Coreia do Sul, Egito, Austrália, Japão, entre outros, também celebram a data.

No Brasil, o evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura. Uma das grandes características do Dia Internacional da Animação é a exibição dos filmes em locais com realidades diversas. Os mesmos curtas são exibidos em grandes centros, e também em muitas cidades do interior onde não há salas de cinema.

Ampliar o acesso e fomentar o conhecimento do público em relação ao universo do cinema de animação produzida no Brasil é a missão do DIA. Enfim, mudar a ideia de que animação é algo restrito às crianças.

Mais Informações:

Site: www.diadanimacao.com.br
E-mail: nique@prosafilmes.com

Redes sociais:

YouTube: youtube.com/user/diadanimacao
Facebook: https://www.facebook.com/diainternacionaldaanimacaocanoas
Twitter: https://twitter.com/Diadanimacao
Instagram: https://www.instagram.com/diadanimacao/

Continuar a ler

Geral

Precisando de emprego? Banco de Oportunidades tem 325 vagas de trabalho abertas em Canoas

Redação

Publicado

em

Precisando de emprego? Banco de Oportunidades tem 325 vagas de trabalho abertas em Canoas

A primeira semana de março inicia com 325 ofertas de empregos, de diferentes segmentos profissionais, disponíveis no Banco de Oportunidades.

Entre as vagas abertas, 71 delas são para a função de auxiliar de logística, 67 de operador de telemarketing, 41 para vendedor e 30 para instalador de internet, entre outras.

Os canoenses que estão em busca de trabalho podem contar com o serviço gratuito da plataforma digital. No total, são 1.302 empresas cadastradas no portal, administrado pela Prefeitura de Canoas, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação e da Diretoria de Emprego, Trabalho, Renda e Formação Profissional.

Como fazer:

Para concorrer às vagas, os interessados devem fazer ou atualizar o cadastro no site do Banco de Oportunidades. Ao preencher o formulário, o candidato deve responder o máximo de itens solicitados e, principalmente, assinalar os postos aos quais deseja concorrer, de acordo com sua experiência e conhecimento profissional.

Confira as vagas com maior número de ofertas:

  • Auxiliar de logística: 71
  • Operador de telemarketing: 67
  • Vendedor(a): 41
  • Instalador de Internet: 30
  • Atendente: 24
  • Serviços gerais: 20

 

Continuar a ler

Geral

Primeiro final de semana de março terá calor e chance de chuva

Redação

Publicado

em

Março teve início com o predomínio do sol entre nuvens, com alguns períodos de nebulosidade. De acordo com o Escritório de Resiliência Climática (Eclima) de Canoas, o primeiro final de semana do mês será de calor no sábado, 2. No domingo, 3, há possibilidade de chuva no município.

A temperatura máxima ocorre na tarde de sábado, com marcas chegando à casa dos 34°C. Em meio ao calor e abafamento, a chuva pode vir entre o período da tarde para a noite de domingo. Pancadas mais fortes podem ser acompanhadas de temporais isolados.

Previsão do tempo

  • Sábado, 2: O sol aparece com algumas nuvens no céu ao longo do dia. Haverá maior elevação da temperatura intensificado o calor. Mínima de 22°C e máxima de 34°C.
  • Domingo, 3: Dia de sol pela manhã, mas as nuvens aumentam e provocam chuva da tarde para noite. Não se descarta pancadas localmente fortes e o risco de temporais localizados. A temperatura sobe menos em comparação ao sábado, mas ainda fica elevada provocando calor e abafamento. Mínima de 23°C e máxima de 31°C.
  • Segunda-feira, 4: Muitas nuvens provocam chuva no decorrer do dia. Há chances de precipitações localmente fortes. A temperatura diminui e fica amena com a mínima ocorrendo à noite. A mínima na segunda será de 19°C e máxima de 25°C.
Continuar a ler

Comunidade

Prêmio Picucha Milanez 2024 será entregue no dia 7 de março; veja quem são as homenageadas

Redação

Publicado

em

Prêmio Picucha Milanez 2024 será entregue no dia 7 de março; veja quem são as homenageadas

A Câmara de Vereadores de Canoas irá promover na próxima quinta-feira, 7, a entrega do Prêmio Picucha Milanez, concedido pelo Legislativo canoense a mulheres que tenham se destacado em suas áreas de atuação. Serão 10 agraciadas na cerimônia alusiva ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.

A premiação

Instituído em 1997, por decreto legislativo, é conferido anualmente pela Câmara Municipal de Canoas a mulheres que tenham se destacado em sua área de atuação ou meio social.

O Prêmio recebeu o nome Picucha Milanez para homenagear Maria Filomena Rumi Milanez, conhecida como “Vó Picucha”, falecida em 1973.  Uruguaia, nascida em Rivera, em 1888, ela estabeleceu residência onde hoje é o município de Canoas, aos sete anos de idade, juntamente com sua mãe. Aos 19 anos, casou-se com Fioravante Milanez. Picucha se destacou na luta pela construção do Hospital Nossa Senhora das Graças e pelo trabalho em favor de crianças carentes

Homenageadas

– Amanda Quadros de Oliveira – indicada pela bancada do AVANTE.

Christiane Costa de Oliveira – – indicada pela bancada no NOVO.

Gisele Uequed – indicada pela bancada do PT.

Gislaini I. dos Santos Zottis – indicada pela bancada do MDB.

– Capitã Júlia Marmentini Calgaro – indicada pela bancada do Republicanos.

Luciane Bertoletti – indicada pela bancada do Partido da Renovação Democrática.

Maria Rosa Almeida– indicada pela bancada do Partido Solidariedade.

Mirian Rodrigues da Silva Soares – indicada pela bancada do Partido Progressista.

Mônica Ulrich – indicada pela bancada do Partido Verde PV.

Vera Siqueira Santos – indicada pela bancada do PL.

 

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm