Conecte-se conosco

header-top







 

31/01/2026
 

Geral

Canoas recebe 2ª edição do Dia Internacional da Animação

Redação

Publicado

em


Na próxima segunda-feira, 28, das 19hs às 22h, será realizada a 2ª edição do Dia Internacional da Animação (DIA), no auditório 1 do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Canoas.  O DIA é uma Mostra de curtas-metragens de desenhos animados nacionais e internacionais com entrada franca, que acontece de forma simultânea em centenas de cidades do Brasil.

Iniciativa da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), o DIA conta com o apoio de coordenadores em cada cidade. A produtora audiovisual e coordenadora do Dia da Animação em Canoas, Monique Leotte Mendes fala da importância do evento além do âmbito cultural para a cidade, “ O Dia da Animação é uma data celebrada no mundo todo, e considerado o maior evento simultâneo de animação realizado no Brasil. É uma excelente oportunidade de conhecer mais sobre o mercado da animação, reunir pessoas para discutir sobre a área e ainda ter a possibilidade de assistir aqui na nossa cidade, obras produzidas por grandes realizadores do país e exterior que foram selecionadas especialmente para a Mostra”, explica Monique.

Nesses 16 anos o DIA já teve a honra de exibir curtas de realizadores independentes, estudantes e obras premiadas no Brasil e no exterior, como Guida (Rosana Urbes), Viagem na chuva (Wesley Rodrigues), Dossiê RêBordosa (Cesar Cabral), O projeto do meu pai (Rosaria), Torre (Nádia Mangolini), entre outros.

O Dia Internacional da Animação em Canoas conta com o apoio do Colegiado do Cinema e Audiovisual de Canoas, Sesc Canoas, Prosa Filmes e IFRS – Campus Canoas.

Programação

Mostra Oficial

Público: comunidade em geral

  • 19h às 22h – Mostra Nacional e Internacional
  • 20h às 21h – Painel sobre “Animação e Mercado” que contará com a presença do professor de cinema e realizador Audiovisual  Alexandre Derlam, o CEO da Agência União Criativa e ilustrador há 17 anos, Maurício Marques e demais profissionais da área.

Local: IFRS – Campus Canoas. Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo – 870-A.   Bairro Igara IIII, Canoas

Classificação Indicativa: Mostra Nacional e Mostra Internacional – Não recomendado para menores de 14 anos.

Alexandre Derlam  é graduado em publicidade com especialização em Cinema, roteirista e diretor da Prosa Filmes. No cinema tem sido um realizador atuante, já dirigiu e roteirizou diversos longas e curtas metragens que foram exibidos em festivais de cinema pelo país e exterior, além de projetos na televisão premiados no RS e Brasil.

Maurício Marques é CEO da Agência União Criativa. Um artista apaixonado por artes visuais, nato ilustrador e diretor de arte por profissão a 17 anos.

Sobre o Dia

A data foi escolhida porque no dia 28 de outubro de 1892, Charles-Émile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, exibindo o filme Pauvre Pierrot, no Museu Grévin, em Paris-França. Inspirada nesse fato, em 2002 a ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) lançou a comemoração do Dia Internacional da Animação, contando com diferentes grupos internacionais filiados em mais de 30 países. Países como EUA, França, Portugal, Coreia do Sul, Egito, Austrália, Japão, entre outros, também celebram a data.

No Brasil, o evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura. Uma das grandes características do Dia Internacional da Animação é a exibição dos filmes em locais com realidades diversas. Os mesmos curtas são exibidos em grandes centros, e também em muitas cidades do interior onde não há salas de cinema.

Ampliar o acesso e fomentar o conhecimento do público em relação ao universo do cinema de animação produzida no Brasil é a missão do DIA. Enfim, mudar a ideia de que animação é algo restrito às crianças.

Mais Informações:

Site: www.diadanimacao.com.br
E-mail: nique@prosafilmes.com

Redes sociais:

YouTube: youtube.com/user/diadanimacao
Facebook: https://www.facebook.com/diainternacionaldaanimacaocanoas
Twitter: https://twitter.com/Diadanimacao
Instagram: https://www.instagram.com/diadanimacao/

Continuar a ler

Meio Ambiente

Guarda Municipal flagra descarte irregular de lixo em área de preservação no bairro Mato Grande, em Canoas

Redação

Publicado

em

Durante uma ação de patrulhamento preventivo na noite de quarta-feira, 28, a Guarda Municipal de Canoas flagrou um homem descartando lixo e restos de obras em uma área de preservação ambiental no bairro Mato Grande. A ocorrência foi registrada no Loteamento Central Park.

O homem, de 39 anos, foi abordado pelos agentes e recolheu o material descartado de forma irregular. Ele informou que faria a destinação correta dos resíduos em um dos ecopontos do município. O caso foi encaminhado à Secretaria Municipal de Serviços e Zeladoria Urbana, que lavrou um auto de infração ambiental. A multa pode ultrapassar R$ 1.100 e pode ser aplicada em dobro caso haja reincidência no período de até seis meses.

A Guarda Municipal realiza patrulhamento contínuo nos bairros de Canoas com o objetivo de prevenir e coibir irregularidades. A corporação também disponibiliza o telefone 153 para denúncias, com atendimento 24 horas por dia. Pelo número, a população pode informar situações como descarte irregular de lixo, maus-tratos a animais, violência doméstica, violência escolar, entre outras ocorrências. O anonimato é assegurado.

Continuar a ler

Policial

Mulher é assassinada a tiros pelo companheiro em Novo Barreiro; RS registra o 11º feminicídio de 2026

Redação

Publicado

em

Uma mulher de 57 anos foi morta a tiros pelo companheiro na manhã desta quinta-feira, 29, em Novo Barreiro, no norte do Rio Grande do Sul. O crime é o 11º feminicídio registrado no Estado em 2026.

De acordo com a Polícia Civil, o homicídio ocorreu por volta das 10h20, na localidade de Linha Jogareta, na zona rural do município, que tem cerca de 4,2 mil habitantes. A vítima, Marlei de Fátima Froelick, se deslocava com familiares até uma propriedade quando foi atacada.

Ao descer do veículo para abrir o portão do terreno, Marlei foi surpreendida pelo agressor, que estava escondido em uma área de mata próxima. O homem, que era companheiro da vítima, efetuou o disparo e não possuía antecedentes criminais.

Após o crime, o suspeito foi hospitalizado com ferimentos causados por arma branca e também por disparo de arma de fogo. Ele permanece internado na Unidade de Tratamento Intensivo. A polícia ainda não esclareceu como as lesões ocorreram.

A Delegacia de Polícia de Palmeira das Missões informou que a vítima havia registrado ocorrência e solicitado medidas protetivas de urgência à Justiça no dia 12 de janeiro, mas o pedido foi inicialmente negado.

Na quarta-feira, 28, o Tribunal de Justiça concedeu a medida após recurso do Ministério Público. No entanto, o agressor ainda não havia sido comunicado oficialmente até a manhã desta quinta-feira, 29. O caso segue sob investigação da Polícia Civil.

Continuar a ler

Policial

10ª vítima de feminicídio no RS em 2026 é morta a facadas em Santa Cruz do Sul

Redação

Publicado

em

Uma mulher de 44 anos foi morta a facadas dentro de casa na noite de segunda-feira, 26, em Santa Cruz do Sul, na Região dos Vales. A vítima foi identificada como Paula Gomes Gonhi.

Segundo a Polícia Civil, o principal suspeito do crime é o companheiro da vítima, Jucemar Padilha, de 31 anos. Ele foi preso em flagrante após receber atendimento médico. Informações iniciais apontam que o homem teria suspeitado de uma traição.

No local do crime, uma faca foi encontrada sobre a cama. Paula apresentava ferimentos no pescoço.

A Brigada Militar foi acionada pelo filho da vítima, um adolescente de 17 anos. O jovem será acompanhado pelo Conselho Tutelar.

Este é o 10º caso de feminicídio registrado no Rio Grande do Sul em 2026. A média é de uma morte a cada 2,6 dias. O número já supera o total de ocorrências registradas em janeiro do ano passado, quando foram contabilizados 9 casos.

Em situações de violência doméstica em andamento, a orientação é ligar para o 190. Quando a agressão já ocorreu, a vítima pode procurar a Delegacia da Mulher ou qualquer delegacia para registrar a ocorrência e solicitar medidas protetivas. Também é possível fazer o registro pela Delegacia Online.

A Central de Atendimento à Mulher funciona 24 horas pelo telefone 180. A Defensoria Pública presta atendimento pelo número 0800-644-5556.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques