Conecte-se conosco

header-top







 

22/07/2026
 

Geral

Escola do Guajuviras recebe certificado da Organização das Nações Unidas

Redação

Publicado

em

A Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Erna Würth, do bairro Guajuviras, é a primeira instituição de Canoas a receber a certificação da Organização das Nações Unidas (Unesco), para Educação, Ciências e Cultura, cumprindo as exigências que permitem ser membro do Projeto da Rede de Escolas Associadas (PEA).

A escola recebeu a placa de identidade Rede PEA para escolas públicas e o Certificado de Adesão no Encontro Nacional da Rede PEA-Unesco, em Ouro Preto, em Minas Gerais. Estiveram presentes no evento a secretária de Educação, Neka Freitas; a responsável pela Diretoria de Ensino Fundamental, Ana Cori Machado; e representantes da escola, Marcel Silveira Barbosa e Silvia Milão.
A secretária explica que, entre os projetos, destaca-se o de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na modalidade semipresencial, desenvolvido na escola desde 2017. “Para ter o selo, precisamos manter um trabalho com relevância na sociedade e com projetos que impactam positivamente a comunidade. O selo demonstra que estamos no caminho certo para atingir a excelência do ensino que tanto almejamos”, ressalta Neka Freitas.

A vice-prefeita, Gisele Uequed, salienta que o trabalho agora é levar a iniciativa para outras escolas da rede. “O projeto da Erna Würth representa uma nova forma de aprender e de ensinar jovens e adultos, diminuindo a evasão escolar e melhorando todos os índices de ensino. Comemoramos esse reconhecimento da Unesco, pois reforça a qualidade da nossa educação com projetos de nível mundial. Trabalhamos para multiplicar a iniciativa na rede de ensino de Canoas”, comenta Gisele.

Projetos que chamaram a atenção da Unesco

A diretora da escola, Jane Machado Barbosa, esclarece que, no EJA modalidade semipresencial, os estudantes vão à escola três vezes por semana e, nos outros dias, acessam as plataformas on-line, nas quais os professores disponibilizam conteúdos. Jane ainda comenta que, neste ano, outros projetos desenvolvidos na escola também se destacaram, tais como: “Aprendendo com Autonomia”, “Sabão Ecológico”, “Meu direito de ser diferente” e o “Projeto Inspira”.

Continuar a ler

Geral

Nova Santa Rita lança nesta quinta-feira programa de capacitação voltado a empreendedores

Avatar

Publicado

em

A Prefeitura de Nova Santa Rita lança oficialmente, no dia 23 de julho, o Programa Capacita Nova Santa Rita. A iniciativa é realizada em parceria com o SEBRAE-RS e prevê uma série de atividades gratuitas voltadas a empreendedores, micro e pequenas empresas e pessoas interessadas em abrir ou ampliar um negócio.

Ao longo do programa, estão previstas 12 ações de capacitação, entre workshops, oficinas, palestras, assessorias individuais e uma Sessão de Negócios. A programação aborda temas como inteligência artificial, marketing digital, vendas, comunicação, planejamento financeiro, gestão empresarial e inovação.

Entre as atividades programadas estão os workshops “Inteligência Artificial para Negócios”, “Fechamento de Vendas com WhatsApp”, “Instagram em Bom Tom” e “Precificação de Alimentos”. Também serão realizadas oficinas sobre produção de vídeos, comunicação, pitch empresarial, organização de rotinas e fortalecimento da presença digital. O programa inclui ainda assessorias individuais com especialistas do SEBRAE-RS e uma Sessão de Negócios voltada à aproximação entre empresas da região.

O prefeito Rodrigo Battistella comentou a proposta do programa.

“Nosso objetivo é criar um ambiente cada vez mais favorável para quem empreende em Nova Santa Rita. O Capacita Nova Santa Rita vai oferecer conhecimento, inovação e ferramentas para que nossos empreendedores possam crescer, gerar empregos e fortalecer ainda mais a economia do município. Essa parceria com o SEBRAE amplia as oportunidades para quem deseja investir no próprio negócio ou aperfeiçoar sua gestão.”

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Rodrigo Feijó, afirmou que a programação foi elaborada com foco nas demandas atuais do mercado.

“Hoje, empreender exige atualização constante. Por isso buscamos uma parceria sólida com o SEBRAE para oferecer conteúdos extremamente práticos e atuais, que vão desde inteligência artificial até marketing digital, gestão financeira e estratégias de vendas. Nosso compromisso é oferecer capacitação de qualidade para fortalecer os negócios locais e estimular o surgimento de novos empreendedores.”

As inscrições para as atividades serão abertas nos próximos dias. A programação completa, o cronograma e as orientações para inscrição serão apresentados durante o lançamento oficial do programa.

O evento de lançamento está marcado para o dia 23 de julho, às 18h, na Câmara Municipal de Vereadores de Nova Santa Rita.

Continuar a ler

Geral

Canoas tem duas propostas na Consulta Popular 2026; votação segue até domingo

Redação

Publicado

em

A votação da Consulta Popular 2026 começou nesta segunda-feira, 20, e segue até domingo, 26. Em Canoas, duas propostas foram incluídas no processo após as etapas locais e regionais de definição das prioridades.

As demandas apresentadas pelo município envolvem a destinação de recursos para ações de prevenção a enchentes e para políticas sociais voltadas à primeira infância imigrante.

A votação pode ser feita por meio de uma conta gov.br no portal da Consulta Popular ou pelo WhatsApp da assistente virtual GurIA, pelo número (51) 3210-3939. Para participar pelo aplicativo, o eleitor deve enviar a mensagem “Quero votar na Consulta Popular”.

A Consulta Popular é realizada pelo Governo do Estado em parceria com os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), responsáveis pela organização do processo nas 28 regiões do Rio Grande do Sul.

As propostas mais votadas serão incluídas no orçamento estadual de 2027. O Estado prevê a destinação de R$ 60 milhões, distribuídos entre os Coredes conforme critérios técnicos.

Continuar a ler

Geral

Canoas realiza seminário sobre economia solidária nos dias 22 de julho e 5 de agosto

Redação

Publicado

em

Vereadores fixam novos horários para as sessões ordinárias a partir de hoje

A Câmara Municipal de Vereadores de Canoas recebe, nos dias 22 de julho e 5 de agosto, o seminário “A Economia Solidária como Estratégia de Desenvolvimento de Canoas/RS”. O evento ocorre das 13h às 18h, na sede do Legislativo, localizada na Rua Ipiranga, 123, no Centro.

A atividade é organizada pela Comissão Especial de Políticas Públicas de Economia Solidária da Câmara, pelo Fórum Canoense de Economia Solidária, pelo Programa Paul Singer e pela Prefeitura de Canoas.

A programação prevê debates com representantes do poder público, empreendedores, entidades e integrantes da comunidade sobre temas relacionados à economia solidária, como geração de trabalho e renda, inclusão social e desenvolvimento sustentável.

A participação é gratuita e exige inscrição prévia. A programação e o formulário de inscrição estão disponíveis aqui.aqui.

O seminário também terá transmissão ao vivo pelo canal da Câmara Municipal de Vereadores de Canoas no YouTube.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques