Klássico, campeão da Expointer, é de Nova Santa Rita

Atualmente com oito anos de idade, de porte avantajado, Klássico além de pentacampeão, é muito forte. O proprietário Ederson Coimbra lembra que em 2015 ele teve botulismo bovino, uma doença que causa paralisia progressiva que pode levar à morte. “Mas venceu a doença e provou seu valor sendo sempre campeão”.
Filhote já faz sucesso

No mesmo local onde estão Klássico e outros animais de Éderson, também está o “filho” do campeão, o pequeno Magnata, com 18 dias de vida. “Por pouco não nasceu na Expointer”, diz. O novilho já é famoso e será capa de uma revista especializada na Tailândia. Na sexta-feira, o estande foi visitado pelo secretário de Agricultura de Nova Santa Rita, Marli Castro.

Raça Indubrasil
Genuinamente brasileira, a raça indubrasil nasceu do cruzamento de gir, nelore e guzerá. Outras raças importadas em menor escala da Índia (como a ongole, hissar, mehwati e outras) também entraram, em menor proporção, na composição do indubrasil. O auge da raça, conhecida pelas grandes orelhas, aconteceu entre as décadas e 20 e 30, impulsionado pelo porte elevado e grande desenvolvimento muscular.
Descrição:
Peso: de 500 a 700Kg na vaca e 700 a 1000 no touro.
Estatura: de 135 a 150cm na vaca e 145 a 155 no touro
Pelagem: báia, da mais clara à mais escura, com tons brancos; também pode ser cinza, queimada ou amarela. Os pelos são curtos, finos, sedosos e brilhantes. Couro macio e untuoso. Mucosa preta.