Município adquire van adaptada para serviços na Saúde

O Setor de Transportes da Secretaria Municipal da Saúde recebeu nesta quinta-feira, 22, um automóvel Van 415 Mercedes Benz 2019, com capacidade para 13 passageiros e mais dois cadeirantes. A Van foi adquirida pela Prefeitura Municipal, ao custo de R$ 217.400,00, com os equipamentos e adequações para o transporte dos pacientes, como por exemplo, elevador para cadeirantes.

Ela será utilizada para o transporte de 43 pacientes da que utilizam os serviços da ACADEF, e mais seis moradores que realizam hemodiálise, na cidade de Canoas.
De acordo com a Coordenadora de Transportes da SMS, Inajara Pfeil Vargas, somente para a ACADEF, foram realizadas os seguintes procedimentos: ABRIL / 2019 – 268 consultas – MAIO/ 2019 – 285 consultas – JUNHO/2019 – 265 consultas.
O Setor de Transportes da Secretaria Municipal da Saúde cumpre uma importante atuação em proporcionar para pessoas que não possuem condições a outro meio, o serviço de transporte para diferentes ações em saúde. Dados do quantitativo referentes ao 1º trimestre do ano de 2019 apontam a quantidades de pessoas e viagens realizadas para tratamentos.

O Setor possui atualmente 24 cadeirantes cadastrados, sendo serviço prestado para Fisioterapias no Centro de Especialidades, Fonoaudiologia, e consultas nas Unidades de Saúde dentro e fora do município.
O transporte de pacientes para hemodiálises de segunda a sábado em Canoas, é feito pelo Setor.
Para ter acesso ao serviço, é necessário o encaminhamento médico da rede pública e visitas domiciliares da Assistência Social, comprovando a necessidade de utilização do transporte público.