Conecte-se conosco

header-top

sulgas publicidade







 

09/10/2026
 

Geral

Instituto Federal de Canoas oferece curso preparatório para o ENEM

Redação

Publicado

em

O Instituto Federal de Canoas publica EDITAL que trata da seleção de estudantes para participação no Projeto Aproximar, o qual ofertará curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O público-alvo é representado por alunos de cursos voltados à Educação de Jovens e Adultos (Eja) de escolas públicas do município, bem como de discentes que cursam o Proeja no Campus Canoas do IFRS.

Os encontros preparatórios acontecem aos sábados, de 10 de agosto a 09 de novembro, das 8h30min às 11h30min, nas dependências do Campus Canoas.

Os interessados podem se inscrever tanto de forma online, enviando e-mail para projeto.aproximar@canoas.ifrs.edu.br, quanto de maneira presencial, comparecendo ao Campus Canoas, no Setor de Registros Escolares (sala A 07), localizado na Rua Dra Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870 – Igara – Canoas.

** As inscrições por e-mail podem ser realizadas de 22 de julho a 02 de agosto.

** As inscrições presenciais ocorrem de 30 de julho a 02 de agosto, das 14h às 19h30min.

No total, são oferecidas 50 vagas, sendo 25 para discentes do Campus Canoas e 25 para candidatos externos.

Mais informações: https://ifrs.edu.br/canoas/

Continuar a ler

Policial

Auxiliar da comissão técnica do Grêmio, Alexandre Mendes é preso no aeroporto de Porto Alegre

Avatar

Publicado

em

O auxiliar da comissão técnica do Grêmio, Alexandre Mendes, foi preso no início da tarde desta quinta-feira, 8, no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Ele chegava à capital gaúcha com a delegação do clube após a viagem a Belém.

A prisão está relacionada ao suposto descumprimento de uma medida protetiva, em vigor desde 5 de março de 2026. O caso teria ocorrido durante a Expointer deste ano.

Segundo informações preliminares, Mendes teria frequentado o mesmo local que a suposta vítima, sem que tenha ocorrido contato direto entre os dois.

A defesa do profissional confirmou a detenção e informou que irá se manifestar sobre o caso no momento oportuno.

Mendes tornou-se réu após uma denúncia apresentada pelo Ministério Público em um processo que apura uma suposta situação de violência psicológica. A vítima é uma mulher com quem ele manteve um relacionamento durante seis anos.

A denúncia foi recebida em 10 de julho de 2025 pelo 2º Juizado de Violência Doméstica e Familiar do Foro Central da Comarca de Porto Alegre e posteriormente aceita pela Justiça. Conforme o documento, Mendes teria constrangido, humilhado e manipulado a mulher.

Grêmio se manifesta

O Grêmio divulgou uma nota oficial na tarde desta quinta-feira, 8, sobre o caso.

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense informa que acompanha com atenção os desdobramentos do caso que envolve o profissional Alexandre Mendes, após as informações divulgadas na tarde desta quinta-feira, 8.

O Clube monitora a apuração dos fatos, de natureza estritamente pessoal, pelas autoridades competentes e irá se manifestar assim que reunir todos os elementos relativos ao processo.

 

Continuar a ler

Policial

Dois homens morrem e outro fica ferido após ataque a tiros no bairro Niterói, em Canoas

Avatar

Publicado

em

Foto: Imagens cedidas/Brigada Militar

Dois homens morreram após serem baleados na noite de quarta-feira, 7, na Rua Chico Mendes, no bairro Niterói, em Canoas. As vítimas foram identificadas como Jonas Davissom Moraes Chrisothemos, de 20 anos, e Mathues Arruda Quadrado, de 22.

Um terceiro homem, de 23 anos, também foi atingido pelos disparos. Conforme a Brigada Militar, ele foi socorrido e encaminhado a um hospital. Até o momento, não há informações sobre o estado de saúde.

De acordo com a Polícia Civil, as três vítimas estavam em frente a uma residência quando um veículo vermelho chegou ao local. Um grupo formado por três ou quatro homens teria descido do carro e ordenado que as vítimas colocassem as mãos sobre a cabeça.

Na sequência, os suspeitos efetuaram diversos disparos contra o grupo e fugiram do local.

A investigação está sob responsabilidade do delegado Leandro Bodoia. Segundo ele, os autores do ataque ainda não foram identificados e, até o momento, não há uma linha definida sobre a motivação do crime.

A Polícia Civil investiga o caso.

Continuar a ler

Policial

Homem invade casa, agride ex-companheira e atira no atual namorado dela em Porto Alegre

Avatar

Publicado

em

Um homem de 26 anos foi baleado no pé após ser atingido por um disparo efetuado pelo ex-companheiro de sua namorada, na madrugada desta quarta-feira, 7, no Extremo Sul de Porto Alegre. O caso ocorreu por volta da 0h15min, na Estrada Chapéu do Sol.

Segundo a Brigada Militar, o suspeito invadiu a residência onde a ex-companheira, de 24 anos, mora com o atual namorado. Dentro do imóvel, ele agrediu a mulher, que sofreu ferimentos superficiais no rosto.

Na sequência, o homem efetuou um disparo de arma de fogo contra o atual namorado da ex-companheira. O tiro atingiu o pé da vítima, que foi socorrida e encaminhada ao Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre. Conforme as autoridades, ele não corre risco de vida.

A Polícia Civil informou que a mulher já possuía uma medida protetiva de urgência contra o suspeito. Após as agressões e o disparo, o homem fugiu e ainda não havia sido localizado.

O caso é investigado como lesão corporal, descumprimento de medida protetiva de urgência e violação de domicílio.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques

Merdekawin hokitoto