Nova Santa Rita pode ser incluída em proposta do metrô

A Prefeitura de Nova Santa Rita estuda a possibilidade da cidade contar com uma extensão da linha do TRENSURB, passando pelo município.
A proposta foi avaliada em encontro da prefeita Margarete Simon Ferretti com o Superintendente de Desenvolvimento e Extensão da TRENSURB, José Cláudio da Silva Sicco, nesta quarta-feira, 17.

Estação em Nova Santa Rita

No encontro, a prefeita apresentou o interesse de que Nova Santa Rita esteja contemplada com uma estação, e também conheceu a proposta de plano de extensão da empresa, que projeta uma linha partindo de Porto Alegre, tendo como final, o Polo Petroquímico, em Triunfo.

A viabilidade de uma estação em Nova Santa Rita foi acatada pela empresa, que salientou os benefícios econômicos e sociais da iniciativa.

Potencial em estrutura já existente

A proposta está inclusa em outras, também de expansão, para outras cidades e regiões, mas temos um diferencial de grande potencial: A linha iria aproveitar a via férrea já hoje existente, para o novo trajeto. “A estrutura já existe, o que faltaria é projetar o modelo de trem para circular, levando em conta que hoje em dia existem modelos modernos de composições, elétricas, que não dependem de linha aérea de energia, e não são poluentes”, disse o superintendente.

A linha teria 22,5 km de extensão, conforme estudos preliminares da TRENSURB, levando em conta que o trajeto contemplaria de forma direta, fluxo em uma região de mais de 80 mil habitantes (apenas nos bairros Mathias Velho e Harmonia, em Canoas) e 6 mil trabalhadores no Pólo Petroquímico. “Estamos há disposição para tratar com a empresa o que for necessário para que esta proposta de desenvolvimento se concretize”, disse a prefeita Margarete Simon Ferretti.