Conecte-se conosco

header-top



 




 

19/04/2024
 

Saúde

Funcionários da saúde decidem entrar em greve

Redação

Publicado

em

HNSG enfrenta superlotação e orientação é para que população procure outras unidades

Aconteceu na tarde desta sexta-feira, 12, a assembléia do SindiSaúde, onde foi aprovada a paralisação dos funcionários a partir da próxima quarta-feira.

Mais cedo, ocorreu a reunião de mediação no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região(TRT-4), onde era esperado pelos funcionários e sindicato da categoria um acordo para o pagamento das verbas rescisórias dos funcionários demitidos vinculados ao contrato 64, mas não ocorreu.

Está marcado para terça-feira uma próxima reunião no TRT-4.

Continuar a ler

Estado

Estado discute o cuidado a gestantes com secretários de Porto Alegre, Gravataí e Canoas

Redação

Publicado

em

O cuidado às gestantes da Região Metropolitana foi tema de reunião na quinta-feira, 18, entre a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, os secretários municipais de Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, de Canoas, Mauro Sparta, e de Gravataí, Régis Fonseca, e o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems), Cacildo Goulart Delabary.

Um dos pontos discutidos foi a ampliação dos ambulatórios para gestantes de alto risco em Alvorada e Cachoeirinha. Além disso, falou-se sobre a possibilidade de abertura de um ambulatório em Gravataí. Arita ressaltou que, desde a posse da nova gestão, o Hospital de Alvorada já retomou a realização de partos, contando com uma UTI neonatal e servindo de referência para as gestantes de Viamão.

Também foi avaliada a possibilidade de realizar uma reunião com representantes das maternidades de Porto Alegre para uma avaliação dos casos em que o parto pode ser realizado no município de origem da gestante ou referenciado para outro hospital da Região Metropolitana.

“Vamos fazer um trabalho forte com os gestores municipais, fortalecendo a importância do pré-natal para fixar a gestante na sua unidade básica durante o período de gestação e orientá-la a fazer o parto no hospital de referência. Com isso, Porto Alegre poderá dar atendimento às gestantes de alto risco e às demais que são da sua referência”, explicou a titular da pasta a nível estadual.

Continuar a ler

Saúde

DENGUE: unidades de saúde CAIC, Estância Velha e Guajuviras começam a funcionar com equipes médicas ampliadas

Redação

Publicado

em

DENGUE: unidades de saúde CAIC, Estância Velha e Guajuviras começam a funcionar com equipes médicas ampliadas - Foto: Juliana Reis

As unidades de saúde CAIC, Estância Velha e Guajuviras começam a atender com equipes médicas ampliadas. Os locais contam agora com dois médicos a mais, responsáveis por atender exclusivamente casos da doença, das 16h às 19h.

As três unidades são referência para a região, que concentra o maior número de casos confirmados de dengue na cidade.

Para a gestora da Unidade de Saúde Estância Velha, Patrícia Muller, os novos profissionais são fundamentais para auxiliar nos atendimentos.

“Estamos registrando muitos casos de dengue, o que acabava sobrecarregando o atendimento. Então esses profissionais vieram para agregar o serviço e desafogar um pouco a demanda em excesso. Já é uma grande ajuda para toda a equipe e para os usuários, que são atendidos de forma mais rápida”, explicou.

Confira o endereço das unidade de saúde:

Unidade de Saúde CAIC
Horário: segunda a sexta-feira, 7h às 19h
Endereço: Av. 17 de Abril, 241 – Bairro Guajuviras
Telefone: (51) 3236-1656

Unidade de Saúde Guajuviras
Horário: segunda a sexta-feira, 7h às 19h
Endereço: Av.17 de Abril, 1991- Guajuviras
Telefone: (51) 3236-4640

Unidade de Saúde Estância Velha
Horário: segunda a sexta-feira, 8h às 19h
Endereço: Rua São Matheus s/n.° – Bairro Estância Velha
Telefone: (51) 3236-1637

Casos de dengue confirmados em Canoas:

Ao todo, Canoas registra 2.781 casos de dengue, sendo 2.771 autóctones e 10 importados. Os bairros com maior número de casos são Estância Velha, com 958 casos; Guajuviras, com 527, e Nossa Senhora

 

Continuar a ler

País

Projeto que acelera a pesquisa de novos medicamentos será analisado pelo Senado

Redação

Publicado

em

Um projeto de lei que promete simplificar os procedimentos para a pesquisa de novos medicamentos no Brasil será analisado em regime de urgência pelo Senado Federal.

O texto, aprovado na Câmara no fim do ano passado, cria regras para testagem em seres humanos. Além disso, a proposta deve estipular um conjunto de boas práticas clínicas, regulados por meio de comitês de ética em pesquisa.

Relator do projeto na Câmara, o deputado Pedro Westphalen (Progressistas-RS) acredita que, com a aprovação da lei, a liberação de pesquisas clínicas será mais rápida e mais segura aos pacientes. “Vai beneficiar pacientes de doenças como câncer, Alzheimer e Parkinson, por exemplo, que terão uma nova esperança a partir de medicamentos mais modernos”, destaca.

O requerimento de urgência para o projeto foi apresentado na quarta-feira, 17, no Plenário pelo senador Dr. Hiran (PP-RR), relator do texto na Comissão de Constituição e Justiça. O projeto é de autoria da ex-senadora Ana Amélia (PSD-RS) e foi aprovado na Câmara no fim do ano passado, sob a relatoria de Westphalen.

Atualmente, o processo de liberação para uma pesquisa no país leva cerca de 215 dias e precisa do aval de dois órgãos. Com a mudança proposta, o prazo deverá ser reduzido para 90 dias.

Com a aprovação do requerimento de urgência, o texto deixará de passar pela Comissão de Ciência e Tecnologia e pela Comissão de Assuntos Sociais. Dessa forma, iria direto para o plenário.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm