Conecte-se conosco

header-top






 

24/08/2024
 

Geral

Ulbra anuncia fechamento de quatro escolas

Redação

Publicado

em


Foi anunciado pela Aelbra, mantenedora da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), o fechamento de quatro escolas da rede. De acordo com a instituição, funcionários e alunos já estão sendo comunicados do encerramento das atividades em 31 de dezembro de 2019.

As quatro escolas, juntas, têm 741 alunos. Elas ficam no Rio Grande do Sul e no Amazonas. Além disso, empregam 117 pessoas, entre professores e funcionários administrativos.

Confira as escolas que serão fechadas:
  1. Escola Fundamental Ulbra Paz (Canoas/RS)
    283 alunos
    28 funcionários, incluindo professores
  1. Escola Fundamental Ulbra São Marcos (Canoas/RS)
    154 alunos
    26 funcionários
  1. Colégio Ulbra São Mateus (Cachoeirinha/RS)
    162 alunos
    34 funcionários
  1. Colégio Ulbra Concórdia Manaus (Manaus/AM)
    142 alunos
    29 funcionários

Atualmente, a instituição tem 15 escolas. Procurada, a Aelbra informou que a decisão foi tomada dentro do plano de reestruturação, já que essas unidades são consideradas deficitárias e que causam prejuízo há mais de cinco anos.

 

Continuar a ler

Geral

CDL Canoas e Causa Nobre debatem criação de selo de capacitação para melhor atender autistas

Redação

Publicado

em

CDL Canoas e Causa Nobre debatem criação de selo de capacitação para melhor atender autistas

Na quinta-feira, 22, a Causa Nobre – representada pelo Igor e pela Ana Carolina, esteve reunida com o presidente da CDL, Éverton Netto, na sede da entidade em Canoas, para apresentar um projeto de criação de um selo de capacitação para empresas locais atenderem melhor pessoas com autismo.

De acordo com Éverton, uma nova reunião já foi marcada e os próximos passos da entidade será formatar um treinamento de capacitação às empresas canoenses para treinar quem atende o comércio e varejo para melhor atender, identificando as características das pessoas com autismo e suas necessidades.

O presidente ainda citou, como um exemplo de sucesso, a iniciativa do Canoas Shopping, que fornece fones de ouvido para que autistas, que têm hipersensibilidade auditiva, possam utilizar no estabelecimento.

“No comércio, a compreensão das necessidades e características das pessoas autistas é essencial para oferecer um atendimento inclusivo e eficaz. A CDL Canoas acredita que, ao reconhecer e atender a essas necessidades, com empatia e respeito, o comércio deve tornar-se, cada dia mais, um espaço onde todos se sintam muito bem-vindos. Como sempre falamos, o comércio é feito de pessoas para pessoas”, finalizou Netto.

Continuar a ler

Geral

‘Enem dos Concursos’ tem gabaritos oficiais das provas divulgados

Redação

Publicado

em

‘Enem dos Concursos’ tem gabaritos oficiais das provas divulgados

Os quase um milhão de brasileiros que participaram do Concurso Público Nacional Unificado, também conhecido como ‘Enem dos Concursos’, no domingo, 18, já podem conferir os gabaritos preliminares das provas objetivas dos oito blocos temáticos no site do CPNU.

Recursos

Com a divulgação dos gabaritos, conforme o edital, os candidatos têm entre esta terça, 20, e quarta-feira, 21, para interposição de eventuais recursos quanto às questões formuladas e/ou aos gabaritos divulgados.

Os recursos devem ser enviados em campo específico na área do candidato. Não serão aceitos recursos via postal, via correio eletrônico, via fax ou fora do prazo.

“Esse formato inovador com certeza auxiliará na melhoria do serviço público nacional”, afirmou a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

Os cadernos de provas foram disponibilizados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviço Públicos (MGI), ainda na noite do domingo. Dando sequência ao cronograma estipulado pelo último edital, a imagem do cartão-resposta será disponibilizada no dia 10 de setembro.

Notas finais

Já as notas finais das provas objetivas e a nota preliminar da discursiva serão divulgadas dia 08 de outubro, com dois dias para pedidos de revisão das notas da discursiva (08 e 09/10).

Também no dia 8 de outubro, será feita a convocação para o envio de títulos, pela internet (via upload).

A divulgação do resultado definitivo da seleção está prevista para 21 de novembro, e a etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação iniciará em janeiro de 2025.

Cronograma do CPNU

– 20 e 21/08 – Prazo para interposição de eventuais recursos quanto às questões formuladas e/ou aos gabaritos divulgados.

– 10/09 – Disponibilização da imagem do cartão-resposta.

– 8/10 – Divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva

– 8 e 9/10 – Interposição de eventuais pedidos de revisão das notas da discursiva

– 8/10 – Convocação para o envio de títulos (via upload)

– 9 e 10/10 – Envio dos títulos

– 17/10 – Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas da prova discursiva

– 17/10 – Convocação para o procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros, da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos indígenas (exclusivamente para os cargos da Funai)

– 17 a 25/10 – Prazo para perícia médica (avaliação biopsicossocial) dos candidatos que se declararem com deficiência, para verificar se efetivamente se trata de pessoas com deficiência

– 2 e 3/11 – Procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros.

– 2 e 3/11 – Procedimento de confirmação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos indígenas

– 4/11 – Resultado preliminar da avaliação de títulos.

– 4 e 5/11 – Prazo para interposição de eventuais recursos quanto ao resultado preliminar da avaliação de títulos.

– 13/11 – Divulgação dos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência

– 13 e 14/11 – Prazo para interposição de eventuais recursos quanto aos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência

– 19/11 – Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas dos títulos

– 21/11 – Previsão de divulgação dos resultados finais

Continuar a ler

Geral

Estações Canoas E Mathias Velho recebem ações da campanha Agosto Lilás

Redação

Publicado

em

Estações Canoas E Mathias Velho recebem ações da campanha Agosto Lilás - Foto Beatriz SchleinigerTrensurb

Iniciaram na quinta-feira, 15, as intervenções nas estações da Trensurb alusivas ao Agosto Lilás, mês de proteção à mulher e conscientização e combate à violência de gênero.

As ações são resultado de uma parceria da empresa metroviária com a Fundação La Salle.

No primeiro dia de atividades, integrantes do Setor de Responsabilidade Social da Trensurb e a equipe da Fundação estiveram nas estações Canoas e Mathias Velho, abordando as usuárias do metrô e entregando materiais gráficos buscando conscientizá-las. Outras quatro estações devem receber ações similares até o fim do mês.

“Nessa intervenção social nós estamos abordando as mulheres nas estações para conscientizar pelo fim da violência”, explicou a psicóloga Karla Haack, coordenadora da atividade pela Fundação La Salle.

Incentivo para que mulheres peçam ajuda

A ação buscou incentivar que as mulheres reajam e peçam ajuda caso estejam passando por alguma forma de violência. Além disso, divulgou canais de atendimento importantes como os telefones 190, para casos de emergência, e o 180, da Central de Atendimento à Mulher.

Chefe do Setor de Responsabilidade Social da Trensurb, Aline Nunes avalia que “essa ação é muito importante, pois estamos aderindo ao Agosto Lilás com a parceria da Fundação La Salle, para auxílio e conscientização das mulheres”.

Conforme Aline, “elas precisam saber quais são os tipos de violência e em quais meios elas podem denunciar. E o alcance, com o público que a Trensurb tem, é essencial”.

As próximas intervenções serão nas estações Sapucaia (21/8, 8h30), São Leopoldo (27/8, 8h30), Novo Hamburgo (27/8, 13h30) e Esteio (29/8, 8h30, 13h30 e 17h).

Concurso literário

Além das intervenções nas estações, La Salle e Trensurb também realizam o concurso literário Caminho Lilás, com inscrições abertas até 15 de setembro.

O concurso é uma oportunidade para que a população compartilhe suas vozes sobre temas essenciais como “Ser Mulher” e “As Mulheres no Enfrentamento à Violência”, visando fortalecer a conscientização e o debate sobre a violência de gênero, promovendo uma cultura de respeito e equidade.

Os participantes podem submeter poemas, contos ou crônicas que abordam essas questões com sensibilidade e profundidade. Para se inscrever no concurso ou obter mais informações, acesse bit.ly/4bZf09u.

Trensurb contra a violência de gênero

Sistematicamente, a Trensurb participa de campanhas e atividades pela igualdade de gênero e pelo fim da violência contra as mulheres.

Em 2013, a empresa formou um grupo de trabalho com o objetivo de discutir e expandir, no ambiente da Trensurb, a promoção da igualdade de gênero e a prevenção e o combate a todas as formas de violência contra as mulheres.

No mesmo ano, a estatal aderiu ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, iniciativa do governo federal que busca promover a igualdade de oportunidades e de tratamento entre homens e mulheres, e diferentes raças e etnias por meio do desenvolvimento de novas concepções na gestão de pessoas e nas culturas organizacionais.

Em 2015, a empresa aderiu ao ElesPorElas e, em 2017, ao Comitê Gaúcho Impulsor desse movimento mundial da ONU Mulheres, que busca envolver toda a sociedade, inclusive os homens, na promoção da igualdade de gênero.

Em 2023, a empresa instituiu sua Política de Gênero, Raça e Diversidade e um Núcleo de Apoio à Diversidade.

No mesmo ano, aderiu à iniciativa Brasil Sem Misoginia, do Ministério das Mulheres, que busca envolver diversos setores em uma mobilização nacional para enfrentamento da misoginia enquanto raiz de todas as formas de violência contra as mulheres.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm