Geral
Secretaria orienta sobre funcionamento das escolas com previsão de paralisação


A Secretaria da Educação de Canoas montou um esquema de recuperação de aulas, devido à previsão de uma mobilização de professores nesta quarta-feira, 15. Uma paralisação nacional deve contar com representantes de todos os níveis de ensino, desde o básico até o superior. De acordo com a Secretaria Municipal da Educação (SME), o calendário de recuperação de dias letivos já está sendo definido e nenhum aluno terá prejuízo no conteúdo das disciplinas.
Das 44 Escolas Municipal de Ensino Fundamental (EMEFs), sete funcionarão normalmente, além do Centro de Educação Inclusiva e Acessibilidade (CEIA), outras 25 não terão aula e 12 organizaram o dia letivo em apenas um turno. Já nas Escolas Municipal de Educação Infantil (EMEIs), 19 não terão alterações no funcionamento, 14 devem aderir à paralisação e sete funcionarão parcialmente. Confira como cada instituição está se organizando para o dia de mobilização:
EMEFs
Aula normal
- EMEF Carlos Drummond de Andrade
- EMEF David Canabarro
- EMEF Jacob Longoni
- EMEF Prefeito Edgar Fontoura
- EMEF Professora Odette Yolanda Oliveira Freitas
- EMEF Rio de Janeiro
- EMEF Theodoro Bogen
- CEIA – Centro de Educação Inclusiva e Acessibilidade
Paralisação total
- EMEF Arthur Oscar Jochims
- EMEF Arthur Pereira de Vargas
- EMEF Barão de Mauá
- EMEF Bilíngue para Surdos Vitória
- EMEF Castelo Branco
- EMEF Ceará
- EMEF Coronel Francisco Pinto Bandeira
- EMEF Duque de Caxias
- EMEF Doutor Nelson Paim Terra
- EMEF Engenheiro Ildo Meneghetti
- EMEF Erna Würth
- EMEF Farroupilha
- EMEF General Osório
- EMEF Gonçalves Dias
- EMEF Guajuviras
- EMEF Ícaro
- EMEF Irmão Pedro
- EMEF João Paulo I
- EMEF Max Adolfo Oderich
- EMEF Ministro Rubem Carlos Ludwig
- EMEF Paulo VI
- EMEF Pernambuco
- EMEF Rio Grande do Sul
- EMEF Rondônia
- EMEF Santos Dumont
Paralisação parcial (aula apenas no turno da manhã)
- EMEF Governador Walter Peracchi de Barcellos
- EMEF General Neto
- EMEF Governador Leonel de Moura Brizola
- EMEF Professora Nancy Ferreira Pansera
- EMEF Sete de Setembro
- EMEF Tancredo de Almeida Neves
- EMEF João Palma da Silva
- EMEF Assis Brasil
- EMEF Monteiro Lobato
- EMEF Professor Doutor Rui Cirne Lima
- EMEF Professor Thiago Würth
- EMEF Paulo Freire
EMEIs
Aula normal
- EMEI Meu Pedacinho de Chão
- EMEI Vó Maria Aldina
- EMEI Vó Pedra
- EMEI Pequeno Polegar
- EMEI Pintando o Sete
- EMEI Vó Lola
- EMEI Julieta Balestro
- EMEI Profª Terezinha Tergolina
- EMEI Vó Corina
- EMEI Ulisses M. Filho
- EMEI Vó Nelsa
- EMEI Laney Langaro
- EMEI Anísio Spínola Teixeira
- EMEI Profª Carmem Ferreira
- EMEI Recanto do Filhote
- EMEI Vó Inezinha
- EMEI Vó Picucha
- EMEI Vovó Doralice
- EMEI Cara Melada
Paralisação total
- EMEI Carinha de Anjo
- EMEI Profª Idara Rocha
- EMEI Profª Marilene Machado
- EMEI Ledevino Piccinini
- EMEI Beija-Flor
- EMEI Tia Maria Lúcia
- EMEI Jornalista Marione Leite
- EMEI Pé-de-Moleque
- EMEI Tia Lourdes
- EMEI Vó Babali
- EMEI Gente Miúda
- EMEI Vó Sara
- EMEI Irma Chies Stefani
- EMEI Nilton Leal Maria
Paralisação parcial
- EMEI Gilda Schiavon
- EMEI Mundo Mágico
- EMEI Bem-me-quer
- EMEI Carrossel
- EMEI Olga Ronchetti
- EMEI Mãe Augusta
- EMEI Pingo de Gente
Geral
Nova Santa Rita recebe nesta quinta-feira a 89ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria

Nova Santa Rita recebe, nesta quinta-feira, 20, a 89ª edição da Corrida do Fogo Simbólico da Pátria. A atividade integra a programação da Semana da Pátria e percorre diferentes municípios do Rio Grande do Sul.
No município, a concentração está marcada para as 16h15, na Rua Valdemar Vicente da Costa, no Centro. Às 16h30, o Fogo Simbólico chega à Praça da Bíblia, onde será realizado o ato.
Segundo o prefeito Rodrigo Battistella, a passagem do Fogo Simbólico mantém uma tradição ligada às celebrações da Semana da Pátria.
“É uma satisfação receber o Fogo Simbólico em Nova Santa Rita. Esse é um momento que representa o nosso respeito às tradições e aos valores de civismo, além de ser uma oportunidade para reunir a comunidade e celebrar juntos a Semana da Pátria.”
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Vagner Silva, também destacou a participação da população durante a programação.
“A chegada do Fogo Simbólico é um momento especial para o município. É uma tradição que nos conecta com a história e com os valores da Semana da Pátria. Convidamos as famílias de Nova Santa Rita para acompanharem esse momento e fazerem parte dessa celebração.”
A programação é aberta à comunidade, que poderá acompanhar a chegada do Fogo Simbólico na Praça da Bíblia.
Policial
Operação mira grupo suspeito de fabricar armas com impressoras 3D em Canoas

Uma operação da Polícia Civil realizada na manhã desta quarta-feira, 19, investiga um grupo suspeito de fabricar armas de fogo com o auxílio de impressoras 3D para uma facção criminosa. A ofensiva ocorre em cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre, com concentração das ações em Canoas.
Ao todo, são cumpridas 20 prisões preventivas e 14 mandados de busca e apreensão. Além de Canoas, as ordens judiciais são executadas em Portão, Eldorado do Sul, Montenegro, Triunfo e São Leopoldo. Até o momento, 13 prisões preventivas foram realizadas, além de duas prisões em flagrante.
A investigação é conduzida pela 2ª Delegacia de Polícia de Investigação do Narcotráfico, vinculada ao Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc). A operação, denominada 3D, faz parte da Operação Desarme, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Segundo a investigação, o esquema começou a ser descoberto em novembro do ano passado, quando os policiais localizaram uma fábrica clandestina instalada de forma improvisada em uma residência de Canoas. O espaço teria começado a funcionar entre dois e três meses antes de ser encontrado.
O grupo utilizava impressoras 3D para produzir partes das armas, principalmente a estrutura externa feita de plástico rígido. Essas peças eram posteriormente combinadas com componentes metálicos, como canos, molas e mecanismos de disparo. Os criminosos também fabricavam carregadores utilizando a mesma tecnologia.
De acordo com o delegado Wesley Lopes, do Denarc, além do custo reduzido, a utilização das impressoras dificultava a identificação da origem dos armamentos.
As armas produzidas não possuíam numeração ou registro oficial, o que levou os investigadores a classificá-las como “armas fantasmas”. Segundo a polícia, parte dos armamentos era destinada a uma facção criminosa com atuação no Vale do Sinos, enquanto outra parcela era comercializada pelos próprios integrantes do grupo.
Funções dentro do esquema
A investigação aponta que os suspeitos desempenhavam diferentes tarefas dentro da estrutura criminosa. Entre elas estavam a compra de impressoras, matérias-primas e componentes, fabricação e montagem das armas, ajustes, testes, transporte e distribuição.
Os policiais também apuraram que o grupo pretendia instalar uma segunda unidade de produção em Novo Hamburgo.
O uso de impressoras 3D para fabricação de armamentos pela facção já havia sido identificado pela Polícia Civil no início de 2025. Em março daquele ano, quatro impressoras foram apreendidas em um apartamento de São Leopoldo. No imóvel, os agentes também encontraram 59 carregadores de diferentes calibres produzidos com a tecnologia e semelhantes aos modelos convencionais.
Em janeiro de 2025, policiais de Novo Hamburgo já haviam apreendido dois kits Roni fabricados com material plástico. Os equipamentos são utilizados para modificar pistolas e ampliar sua capacidade de emprego.
O desafio para a investigação
A fabricação clandestina de armas sem identificação dificulta o trabalho das forças de segurança porque elimina informações que normalmente podem ser utilizadas para determinar a origem de um armamento.
O rastreamento permite relacionar armas apreendidas a registros, desvios e, em determinadas investigações, a diferentes ocorrências criminais. Sem numeração e documentação, as chamadas “armas fantasmas” reduzem essas possibilidades de identificação e criam um novo obstáculo para as investigações sobre o comércio ilegal e o uso de armamentos por organizações criminosas.
Policial
Menina de 11 anos desaparecida em Canoas é localizada pela Polícia Civil

A Polícia Civil localizou, na tarde desta terça-feira, 18, a menina de 11 anos que estava desaparecida desde segunda-feira, 17, em Canoas.
Segundo a Delegacia de Polícia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Canoas, os agentes iniciaram as buscas assim que o desaparecimento foi registrado. Imagens de câmeras de segurança ajudaram a reconstituir o trajeto da menina, que teria seguido até Cachoeirinha.
Mais de 50 agentes participaram das buscas, entre policiais civis, policiais militares e guardas municipais de Canoas e Cachoeirinha. A menina acabou sendo localizada em Canoas e foi acolhida por policiais civis da DPCA.
De acordo com o delegado Maurício Barison, titular da DPCA, uma escuta especializada foi realizada e não foram identificados indícios de maus-tratos ou de outros crimes contra a criança. Conforme a investigação, o desaparecimento teria sido motivado por um desentendimento familiar relacionado ao uso do celular.
O Conselho Tutelar será acionado para acompanhar a situação familiar.
A Polícia Civil também informou que um repórter de Canoas será investigado por, segundo a corporação, tumultuar as buscas e desacatar uma policial civil ao exigir informações consideradas privilegiadas.

Saúde1 semana atrásAnvisa revoga proibição e libera plataformas digitais para venda de medicamentos

Geral1 semana atrásEnergia começa a voltar após vendaval deixar Santa Vitória do Palmar e Chuí sem fornecimento por mais de 110h

Previdência6 dias atrásPrevidência Social amplia lista de condições que dispensam carência no auxílio por incapacidade temporária

Defesa Civil1 semana atrásDefesa Civil do Estado alerta para chuva intensa, granizo e elevação de rios nos próximos dias no RS
Emprego1 semana atrásShopee abre vagas para Auxiliar de Logística em Nova Santa Rita com salário de R$ 2,3 mil

Policial1 dia atrásMenina de 11 anos desaparecida em Canoas é localizada pela Polícia Civil

Esporte1 semana atrásCanoense de 15 anos conquista título do MFC 6 por finalização no primeiro round
Policial6 dias atrásIdosa de 70 anos perde mais de R$ 37 milhões em golpe com falsa plataforma de investimentos no RS



















































