Geral
Secretaria orienta sobre funcionamento das escolas com previsão de paralisação


A Secretaria da Educação de Canoas montou um esquema de recuperação de aulas, devido à previsão de uma mobilização de professores nesta quarta-feira, 15. Uma paralisação nacional deve contar com representantes de todos os níveis de ensino, desde o básico até o superior. De acordo com a Secretaria Municipal da Educação (SME), o calendário de recuperação de dias letivos já está sendo definido e nenhum aluno terá prejuízo no conteúdo das disciplinas.
Das 44 Escolas Municipal de Ensino Fundamental (EMEFs), sete funcionarão normalmente, além do Centro de Educação Inclusiva e Acessibilidade (CEIA), outras 25 não terão aula e 12 organizaram o dia letivo em apenas um turno. Já nas Escolas Municipal de Educação Infantil (EMEIs), 19 não terão alterações no funcionamento, 14 devem aderir à paralisação e sete funcionarão parcialmente. Confira como cada instituição está se organizando para o dia de mobilização:
EMEFs
Aula normal
- EMEF Carlos Drummond de Andrade
- EMEF David Canabarro
- EMEF Jacob Longoni
- EMEF Prefeito Edgar Fontoura
- EMEF Professora Odette Yolanda Oliveira Freitas
- EMEF Rio de Janeiro
- EMEF Theodoro Bogen
- CEIA – Centro de Educação Inclusiva e Acessibilidade
Paralisação total
- EMEF Arthur Oscar Jochims
- EMEF Arthur Pereira de Vargas
- EMEF Barão de Mauá
- EMEF Bilíngue para Surdos Vitória
- EMEF Castelo Branco
- EMEF Ceará
- EMEF Coronel Francisco Pinto Bandeira
- EMEF Duque de Caxias
- EMEF Doutor Nelson Paim Terra
- EMEF Engenheiro Ildo Meneghetti
- EMEF Erna Würth
- EMEF Farroupilha
- EMEF General Osório
- EMEF Gonçalves Dias
- EMEF Guajuviras
- EMEF Ícaro
- EMEF Irmão Pedro
- EMEF João Paulo I
- EMEF Max Adolfo Oderich
- EMEF Ministro Rubem Carlos Ludwig
- EMEF Paulo VI
- EMEF Pernambuco
- EMEF Rio Grande do Sul
- EMEF Rondônia
- EMEF Santos Dumont
Paralisação parcial (aula apenas no turno da manhã)
- EMEF Governador Walter Peracchi de Barcellos
- EMEF General Neto
- EMEF Governador Leonel de Moura Brizola
- EMEF Professora Nancy Ferreira Pansera
- EMEF Sete de Setembro
- EMEF Tancredo de Almeida Neves
- EMEF João Palma da Silva
- EMEF Assis Brasil
- EMEF Monteiro Lobato
- EMEF Professor Doutor Rui Cirne Lima
- EMEF Professor Thiago Würth
- EMEF Paulo Freire
EMEIs
Aula normal
- EMEI Meu Pedacinho de Chão
- EMEI Vó Maria Aldina
- EMEI Vó Pedra
- EMEI Pequeno Polegar
- EMEI Pintando o Sete
- EMEI Vó Lola
- EMEI Julieta Balestro
- EMEI Profª Terezinha Tergolina
- EMEI Vó Corina
- EMEI Ulisses M. Filho
- EMEI Vó Nelsa
- EMEI Laney Langaro
- EMEI Anísio Spínola Teixeira
- EMEI Profª Carmem Ferreira
- EMEI Recanto do Filhote
- EMEI Vó Inezinha
- EMEI Vó Picucha
- EMEI Vovó Doralice
- EMEI Cara Melada
Paralisação total
- EMEI Carinha de Anjo
- EMEI Profª Idara Rocha
- EMEI Profª Marilene Machado
- EMEI Ledevino Piccinini
- EMEI Beija-Flor
- EMEI Tia Maria Lúcia
- EMEI Jornalista Marione Leite
- EMEI Pé-de-Moleque
- EMEI Tia Lourdes
- EMEI Vó Babali
- EMEI Gente Miúda
- EMEI Vó Sara
- EMEI Irma Chies Stefani
- EMEI Nilton Leal Maria
Paralisação parcial
- EMEI Gilda Schiavon
- EMEI Mundo Mágico
- EMEI Bem-me-quer
- EMEI Carrossel
- EMEI Olga Ronchetti
- EMEI Mãe Augusta
- EMEI Pingo de Gente
Geral
Corsan afirma que água retorna aos bairros Igara e São José a partir do final da tarde

A Corsan afirma que a retomada do abastecimento de água nos bairros Igara e São José, em Canoas, deve ocorrer de forma gradual a partir do final da tarde desta terça-feira, 20. A interrupção ocorreu em razão do rompimento de uma adutora de grande porte na avenida Getúlio Vargas.
Segundo a Corsan, a tubulação é responsável pelo transporte de água tratada para a região e equipes trabalham no local para concluir o conserto e iniciar a retomada do serviço. A normalização completa pode levar algumas horas, conforme a localização dos imóveis e a demanda da rede.
Para informações e solicitações, a Companhia orienta que os moradores utilizem os canais oficiais de atendimento, como o aplicativo Corsan, o site cliente.corsan.com.br, o WhatsApp pelo número (51) 99704-6644 ou o telefone 0800 646 6444, com ligações gratuitas.
Geral
Estado registra mais de 11 mil emissões de identidade pelo sistema Identidade Fácil em 2025

O governo do Estado contabilizou 11.466 emissões de carteiras de identidade por meio do sistema Identidade Fácil entre julho e dezembro de 2025. A plataforma digital é utilizada para a solicitação da Carteira de Identidade Nacional (CIN) e concentra parte do processo de forma on-line.
Disponível no site do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e também em aplicativo para celulares, o sistema permite que o cidadão preencha os dados pela internet e envie a versão digitalizada da certidão de nascimento ou casamento. Para acessar o serviço, é necessário ter conta ativa no gov.br.
Mesmo com a digitalização, a etapa presencial segue obrigatória para a coleta de biometria e fotografia, realizada mediante agendamento. Pessoas que já possuem documento emitido no Rio Grande do Sul podem solicitar a CIN de forma remota. Já quem não se enquadra nos critérios do sistema continua sendo atendido pelo modelo tradicional, com agendamento presencial nos postos do IGP.
A Carteira de Identidade Nacional unifica o número de identificação em todo o país, utilizando o CPF como registro único. O documento possui versão física e digital e é válido em todo o território brasileiro.
Para atendimento presencial, o portal do IGP disponibiliza os endereços das unidades no site: (https://igp.rs.gov.br/onde)
Documentos exigidos
CPF
Certidão de nascimento para pessoas solteiras
Certidão de casamento para casados ou viúvos
Certidão de casamento com averbação para separados ou divorciados
Comunidade
Prefeitura de Canoas inicia reforma do CRAS Rio Branco após danos da enchente de 2024

A Prefeitura de Canoas assinou, na terça-feira, 13, a ordem de início de serviço para a reforma do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Rio Branco, localizado no Complexo Cultural e Esportivo Mahatma Gandhi, conhecido como Praça CEU. O espaço estava inoperante desde a enchente registrada em maio de 2024.
Após a conclusão da obra, o CRAS voltará a ofertar serviços como Cadastro Único, Bolsa Família, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças, adolescentes e idosos, Aluguel Social e encaminhamentos à rede socioassistencial. Atualmente, os atendimentos seguem sendo realizados de forma provisória na unidade localizada na Rua Santa Clara, nº 382, no bairro Rio Branco.
A obra integra o processo de recuperação de espaços públicos atingidos pelo evento climático e prevê serviços de manutenção nos vestiários e sanitários externos, melhorias na entrada de energia e adequações na infraestrutura elétrica externa. O investimento é de aproximadamente R$ 221 mil, com recursos da Defesa Civil, por meio do Auxílio Reconstrução.
Durante o ato de assinatura, o prefeito de Canoas, Airton Souza, afirmou que a retomada do espaço representa a devolução de serviços essenciais à população.
“A nossa missão é entregar serviços para a sociedade e para as pessoas que mais precisam. Esse espaço estava abandonado e agora retorna para a comunidade poder usufruir novamente”, disse.
O secretário municipal de Assistência Social, Marcio Freitas, destacou os impactos da enchente no local e a expectativa da comunidade pela recuperação.
“Esse espaço foi muito atingido pelos eventos climáticos e hoje estamos aqui para comunicar à sociedade que ele vai ser recuperado. É um anseio da comunidade desde 2024”, afirmou.
A secretária de Projetos e Captação de Recursos, Daniela Fontoura, explicou que a reforma do CRAS faz parte de um conjunto mais amplo de intervenções no complexo.
“Estamos iniciando a reforma do CRAS Rio Branco, que foi fortemente atingido pela enchente, e seguimos com outros processos em andamento para devolver toda a praça à comunidade. A ideia é garantir um espaço mais acolhedor, com mais qualidade nos serviços e voltado especialmente às famílias e às crianças”, declarou.
Moradora do bairro, Ivone Giehl Meurer comemorou o início da obra.
“Esse espaço já estava abandonado antes da enchente. Agora, ver que vai ser recuperado é muito gratificante. As crianças gostam de vir aqui, brincar, usar a quadra, o campo, a pista de skate. Isso tudo é muito importante para a comunidade, principalmente para quem mora perto”, disse.

Geral1 semana atrásParque Canoas de Inovação aprova instalação de duas novas empresas

Mobilidade1 semana atrásCanoas retomará uso de radares móveis para fiscalização do trânsito em 2026

Mobilidade6 dias atrásObras de revitalização da Avenida Guilherme Schell já estão em andamento

Trânsito5 dias atrásTúnel da Domingos Martins integra obra viária para melhoria da mobilidade Urbana

Obras1 semana atrásGoverno do Estado assina contrato autorizando início da duplicação do Caminho do Meio em Viamão

Geral5 dias atrásEstado registra mais de 11 mil emissões de identidade pelo sistema Identidade Fácil em 2025

Obras1 semana atrásSecretaria de Obras inicia substituição do asfalto na Rua Dona Maria Isabel, em Canoas

Educação5 dias atrásNovo chamamento deve zerar fila da creche e ampliar matrículas na educação infantil






















































