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18/09/2025
 

Geral

Secretaria orienta sobre funcionamento das escolas com previsão de paralisação

Redação

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A Secretaria da Educação de Canoas montou um esquema de recuperação de aulas, devido à previsão de uma mobilização de professores nesta quarta-feira, 15. Uma paralisação nacional deve contar com representantes de todos os níveis de ensino, desde o básico até o superior. De acordo com a Secretaria Municipal da Educação (SME), o calendário de recuperação de dias letivos já está sendo definido e nenhum aluno terá prejuízo no conteúdo das disciplinas.

Das 44 Escolas Municipal de Ensino Fundamental (EMEFs), sete funcionarão normalmente, além do Centro de Educação Inclusiva e Acessibilidade (CEIA), outras 25 não terão aula e 12 organizaram o dia letivo em apenas um turno. Já nas Escolas Municipal de Educação Infantil (EMEIs), 19 não terão alterações no funcionamento, 14 devem aderir à paralisação e sete funcionarão parcialmente. Confira como cada instituição está se organizando para o dia de mobilização:

EMEFs

Aula normal
  • EMEF Carlos Drummond de Andrade
  • EMEF David Canabarro
  • EMEF Jacob Longoni
  • EMEF Prefeito Edgar Fontoura
  • EMEF Professora Odette Yolanda Oliveira Freitas
  • EMEF Rio de Janeiro
  • EMEF Theodoro Bogen
  • CEIA – Centro de Educação Inclusiva e Acessibilidade
Paralisação total
  • EMEF Arthur Oscar Jochims
  • EMEF Arthur Pereira de Vargas
  • EMEF Barão de Mauá
  • EMEF Bilíngue para Surdos Vitória
  • EMEF Castelo Branco
  • EMEF Ceará
  • EMEF Coronel Francisco Pinto Bandeira
  • EMEF Duque de Caxias
  • EMEF Doutor Nelson Paim Terra
  • EMEF Engenheiro Ildo Meneghetti
  • EMEF Erna Würth
  • EMEF Farroupilha
  • EMEF General Osório
  • EMEF Gonçalves Dias
  • EMEF Guajuviras
  • EMEF Ícaro
  • EMEF Irmão Pedro
  • EMEF João Paulo I
  • EMEF Max Adolfo Oderich
  • EMEF Ministro Rubem Carlos Ludwig
  • EMEF Paulo VI
  • EMEF Pernambuco
  • EMEF Rio Grande do Sul
  • EMEF Rondônia
  • EMEF Santos Dumont
Paralisação parcial (aula apenas no turno da manhã)
  • EMEF Governador Walter Peracchi de Barcellos
  • EMEF General Neto
  • EMEF Governador Leonel de Moura Brizola
  • EMEF Professora Nancy Ferreira Pansera
  • EMEF Sete de Setembro
  • EMEF Tancredo de Almeida Neves
  • EMEF João Palma da Silva
  • EMEF Assis Brasil
  • EMEF Monteiro Lobato
  • EMEF Professor Doutor Rui Cirne Lima
  • EMEF Professor Thiago Würth
  • EMEF Paulo Freire
EMEIs
Aula normal
  • EMEI Meu Pedacinho de Chão
  • EMEI Vó Maria Aldina
  • EMEI Vó Pedra
  • EMEI Pequeno Polegar
  • EMEI Pintando o Sete
  • EMEI Vó Lola
  • EMEI Julieta Balestro
  • EMEI Profª Terezinha Tergolina
  • EMEI Vó Corina
  • EMEI Ulisses M. Filho
  • EMEI Vó Nelsa
  • EMEI Laney Langaro
  • EMEI Anísio Spínola Teixeira
  • EMEI Profª Carmem Ferreira
  • EMEI Recanto do Filhote
  • EMEI Vó Inezinha
  • EMEI Vó Picucha
  • EMEI Vovó Doralice
  • EMEI Cara Melada
Paralisação total
  • EMEI Carinha de Anjo
  • EMEI Profª Idara Rocha
  • EMEI Profª Marilene Machado
  • EMEI Ledevino Piccinini
  • EMEI Beija-Flor
  • EMEI Tia Maria Lúcia
  • EMEI Jornalista Marione Leite
  • EMEI Pé-de-Moleque
  • EMEI Tia Lourdes
  • EMEI Vó Babali
  • EMEI Gente Miúda
  • EMEI Vó Sara
  • EMEI Irma Chies Stefani
  • EMEI Nilton Leal Maria
Paralisação parcial
  • EMEI Gilda Schiavon
  • EMEI Mundo Mágico
  • EMEI Bem-me-quer
  • EMEI Carrossel
  • EMEI Olga Ronchetti
  • EMEI Mãe Augusta
  • EMEI Pingo de Gente
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Geral

3º Colóquio Sesc de Arte Educação recebe inscrições até o dia 22 de setembro

Redação

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3º Colóquio Sesc de Arte Educação recebe inscrições até o dia 22 de setembro

Ainda dá tempo de garantir presença no 3º Colóquio Sesc de Arte Educação, que acontece de 22 a 24 de setembro, em formato online e gratuito. Com o tema “Mulheres nas Artes Cênicas: legado, memória e contribuições”, o encontro reunirá pesquisadoras, artistas e profissionais da arte e educação em três dias de diálogos, reflexões e trocas de experiências sobre o protagonismo feminino no teatro brasileiro.

As inscrições estão abertas até 22 de setembro e podem ser feitas pelo site even3.com.br/3coloquiosesc-610783. Será possível emitir certificado a partir de 8 de outubro, mediante 75% de frequência e preenchimento da pesquisa de satisfação.

O Colóquio dá continuidade às discussões iniciadas em 2023, que trataram de territorialidade e oralidades. Nesta edição, a ênfase está nas mulheres trabalhadoras das artes cênicas, valorizando experiências para além da sala preta e do palco italiano, e reforçando estratégias de mediação por meio da Arte Educação.

Ao valorizar esses legados, o evento também reivindica a presença de histórias ainda ausentes na narrativa oficial do teatro brasileiro, ampliando perspectivas e reafirmando o teatro como espaço vivo, crítico, conectado à vida e aberto a novas formas de existir.

A programação é totalmente gratuita e os três dias de atividades são subdivididos por três eixos: Arte Educação: Mulheres nas Artes Cênicas e os Territórios dos Saberes; Arte Inter(ação): Jogos, Teatralidade e Educação; e Territórios Criativos: Produção das Artes.

A programação completa pode ser conferida abaixo. O evento é uma realização conjunta dos Departamentos Regionais do Sesc Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina com apoio do Departamento Nacional do Sesc.

Programação:

22/09 (Segunda-feira)

Eixo: Mulheres: Arte, Educação e os Territórios do Saberes – Sesc/SC

  • 14h – Abertura – As mulheres na cena – Poética e leitura dramática
  • 14h30 às 17h – Diálogos com os convidados Vicente Concilio, Vera Regina Martins Collaço e Fátima Costa Lima

23/09 (Terça-feira)

Eixo: Arte Inter(ação): Jogo, Teatralidade e Educação – Sesc/RS

  • 14h – No tear da História: Maria Helena Lopes com Juliana Wolkmer
  • 15 h – Olga Reverbel e o ensino de Teatro no Brasil com Cristiano Goldschmidt
  • 16h – Coisas pra dizer em voz alta, práticas e escutas de uma atriz com Mirna Spritzer
  • 16h20 às 16h40 – Rodada de conversa com os convidados
  • 16h40 às 17h – Perguntas e interações com o público

24/09 (Quarta-feira)

Eixo: Territórios Criativos: Produção das artes – Sesc/PR

  • 14h – Abertura com Juliana Baum
  • Convidadas Yara Rossatto e Ana Tezza
  • 16h às 17h – Apresentação de materiais educativos e Revistas Sesc
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MTE alerta: é falsa a informação sobre processos seletivos para vagas nos Correios

Redação

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MTE alerta: é falsa a informação sobre processos seletivos para vagas nos Correios

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) esclarece que é falsa a mensagem que circula em redes sociais e aplicativos de mensagens sobre supostos processos seletivos para vagas de emprego nos Correios. As publicações fraudulentas chegam a solicitar pagamento de taxas para participação, o que configura tentativa de golpe.

O MTE não possui qualquer parceria com os Correios para esse tipo de contratação. Trata-se de informação enganosa que utiliza indevidamente o nome do Ministério.

Para coibir essa prática criminosa, o MTE já acionou a Secretaria de Comunicação da Presidência da República e a Advocacia-Geral da União, que estão adotando as medidas cabíveis.

Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato pelo telefone 158 ou pelo canal oficial Fale Conosco: https://contatos.trabalho.gov.br/.

Fonte: Agência Gov

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Ulbra recupera ambulância histórica para práticas do curso de Medicina

Redação

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Ulbra recupera ambulância histórica para práticas do curso de Medicina

Na segunda-feira, 15, a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) destinou oficialmente uma ambulância para aulas práticas do curso de Medicina, no campus Canoas. O veículo, que já fazia parte do patrimônio da instituição, foi totalmente reformado e adaptado para simular atendimentos do SAMU.

O curso de Medicina da Ulbra já conta com um centro de simulação integrado, que reproduz o circuito completo de atendimento hospitalar. Com a chegada da ambulância, esse espaço passa a ser ainda mais aprimorado, permitindo que os estudantes vivenciem todo o processo de atendimento: desde o socorro do paciente com o veículo, a simulação da regulação médica, até o cuidado prestado na emergência hospitalar.

Ambulância de cinema

O veículo, modelo 1991 Ford F150 XL S, foi importado dos Estados Unidos e é um exemplar raro no Brasil. Na cor branca e com capacidade para cinco pessoas, a ambulância possui suspensão ajustável conforme o terreno e um baú projetado como UTI móvel, características que até hoje não são comuns nas ambulâncias brasileiras. É um modelo frequentemente visto em produções cinematográficas, o que a torna ainda mais singular.

Adquirida em 1996 para o plano Ulbra Saúde, a ambulância já foi utilizada em atendimentos domiciliares, no Hospital Álvaro Alvim (Porto Alegre) para transporte de pacientes e no hospital que a instituição mantinha em Tramandaí. Também teve papel importante em treinamentos práticos das disciplinas de Trauma e Emergência.

A restauração do veículo foi conduzida por Renan Carvalho da Cruz, profissional responsável pela reforma, que durou 40 dias.

“Pegamos essa ambulância que estava há praticamente 15 anos parada e restauramos quase todas as peças, praticamente 100% de restauração. As peças estavam boas, porém velhas, mas é um veículo com material americano, diferenciado, e isso facilitou a restauração”, explica.

Inovação na formação médica

Para o professor Rogério Fett Schneider, docente do curso de Medicina da Ulbra e coordenador do Centro de Simulação, a chegada do veículo representa um avanço significativo na qualificação acadêmica.

“Hoje, com o advento do SAMU, temos muitas ocorrências, tanto emergências clínicas quanto traumáticas, e o atendimento pré-hospitalar é fundamental. Muitos alunos estão atuando em serviços de regulação do SAMU, e o cenário prático vai contemplar também esse contexto, a regulação, o atendimento na rua, o resgate, com todas as formas de urgência e emergência”, conta.

Ele acrescenta que a ambulância fortalece ainda mais a experiência acadêmica dos estudantes. “O veículo vai trazer uma veracidade muito interessante para a capacitação dos alunos. Hoje somos a única universidade com esse cenário de simulação de atendimento pré-hospitalar na íntegra, inclusive com a regulação médica, seguindo protocolos do Ministério da Saúde”, destaca.

Segundo Marcelo Guerra, coordenador do curso de Medicina da Ulbra, a integração da ambulância à simulação reforça a segurança do paciente e a formação prática dos estudantes.

“Estamos cada vez mais integrando a simulação, que é toda a atividade que o aluno faz antes de chegar ao paciente verdadeiro. Então, a simulação tem muito a ver com a segurança dos nossos pacientes. O aluno primeiro treina em ambiente simulado, controlado, e se capacita para quando realmente tiver um caso, saber atuar nessa circunstância”, explica.

Mais informações sobre o curso de Medicina da Ulbra estão disponíveis em: ulbra.br/canoas/graduacao/presencial/medicina/bacharelado

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