Conecte-se conosco

header-top







 

18/05/2026
 

Saúde

Conferência Municipal de Saúde de Canoas ocorre no sábado, 6

Redação

Publicado

em

Pré-Conferência de Saúde do Quadrante Noroeste reuniu população na EMEF Thiago Würth

A VII Conferência Municipal de Saúde de Canoas será realizada no próximo sábado (6), no Salão de Atos da Universidade La Salle, no Centro. Com o tema “Democracia e Saúde – saúde como direito de todos e financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS)”, a conferência vai reunir membros da comunidade, gestores públicos, movimentos sociais e servidores da área. A organização do evento é da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

De acordo com a Lei Federal nº 8142/90, a Conferência Nacional de Saúde deve ser realizada a cada quatro anos, sendo necessária a realização de etapas municipais no terceiro ano de governo local. Essas mobilizações são fundamentais para que a comunidade possa exercer o seu direito de cidadania, previsto na Constituição Federal, de modo que participe ativamente das discussões em torno da saúde pública.
Para o secretário da Saúde de Canoas, Fernando Ritter, esse é o momento da comunidade avaliar a situação da saúde no município. “As conferências servem para que possamos propor diretrizes para a área da saúde. Com viés democrático, de participação popular, elas têm vistas à elaboração de políticas públicas voltadas às necessidades da nossa cidade”, destaca.
Durante todo o mês de março, a Secretaria realizou as pré-conferências de saúde, organizadas por quadrantes. No último sábado (30), a Pré-Conferência do Quadrante Noroeste fechou o calendário, e reuniu cerca de 40 pessoas na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Thiago Würth, no bairro Mathias Velho. A presença confirmada nas pré-conferências é requisito para a participação na Conferência Municipal. Serão tratados temas dentro de quatro eixos temáticos: saúde como direito; Consolidação dos princípios do SUS; Financiamento adequado e suficiente para o SUS; Gestão que unifique o SUS.
Paralelamente, a SMS realiza a VII Conferencinha de Saúde, a fim de envolver também as crianças nos debates sobre saúde pública. No sábado, serão eleitos os delegados que participarão das conferências estadual e nacional, sendo a 8° Conferência Estadual de Saúde realizada entre 24 e 26 de maio, em Porto Alegre, e a 16ª Conferência Nacional de Saúde entre os dias 4 e 7 de agosto, em Brasília.
Confira a programação da Conferência Municipal de Saúde:
8h – Credenciamento
9h – Mesa de abertura
10h – Coffee break
10h20 – Palestra de apresentação do tema “Democracia e Saúde”
11h20 – Divisão de salas por eixo e orientações
12h – Almoço
13h30 – Salas de discussão de grupos por eixo
15h30 – Coffee break
16h – Votação das propostas
17h – Reunião e eleição dos delegados
18h – Encerramento
Continuar a ler

Saúde

Pré-conferência da Saúde reúne comunidade e profissionais no quadrante Noroeste de Canoas

Redação

Publicado

em

Créditos da foto: Caroline de Oliveira Silveira

A Prefeitura de Canoas realizou, na manhã de sábado, 16, a pré-conferência do quadrante Noroeste da 9ª Conferência Municipal de Saúde. O encontro ocorreu na EMEF Thiago Würth e reuniu trabalhadores da saúde, usuários do SUS, gestores e prestadores de serviços para debater demandas e propostas voltadas à área da saúde no município.

A atividade faz parte do calendário de pré-conferências regionais promovidas pela Secretaria Municipal da Saúde ao longo do mês de maio. Esta foi a segunda etapa preparatória para a conferência municipal, responsável por consolidar as sugestões apresentadas nas diferentes regiões da cidade.

Durante a programação, os participantes discutiram temas relacionados ao atendimento nas unidades de saúde, hospitais e demais serviços da rede municipal. As contribuições levantadas serão utilizadas na construção de propostas para o fortalecimento das políticas públicas de saúde em Canoas.

A secretária municipal da Saúde, Ana Boll, ressaltou que os encontros regionais ajudam a identificar as principais demandas da população em cada território.

“As pré-conferências permitem ouvir de perto as necessidades de cada comunidade e construir propostas mais alinhadas à realidade dos serviços de saúde. Esse diálogo é essencial para qualificar o atendimento e fortalecer o SUS em Canoas”, destacou.

Continuar a ler

Saúde

Ypê pede chave PIX para reembolsar consumidores após suspensão de produtos pela Anvisa

Redação

Publicado

em

A fabricante Ypê começou a solicitar a chave PIX de consumidores que compraram produtos suspensos pela Anvisa após a identificação de possível contaminação bacteriana em mais de 100 lotes da marca.

A suspensão foi mantida por decisão unânime da agência na sexta-feira, 15, e atinge produtos do chamado “lote final 1”. Segundo a empresa, os consumidores podem solicitar o ressarcimento por meio de um formulário disponível no site oficial da fabricante.

Para realizar o pedido, é necessário informar a chave PIX, além de dados pessoais como nome completo, CPF, telefone e endereço. A medida faz parte do processo de devolução dos valores pagos pelos itens afetados pela determinação da Anvisa.

Continuar a ler

Saúde

Anvisa mantém suspensão de produtos da Ypê por risco de contaminação microbiológica

Redação

Publicado

em

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária manteve, por unanimidade, a suspensão da fabricação, distribuição e venda de diversos produtos da Ypê por risco de contaminação microbiológica. A decisão foi confirmada nesta sexta-feira, 15, após a empresa apresentar recurso contra a resolução publicada no início de maio.

A medida vale apenas para produtos cujos lotes terminam com o número 1. Entre os itens afetados estão detergentes, desinfetantes e sabões líquidos para roupas.

Durante a sessão da Diretoria Colegiada, transmitida ao vivo no canal oficial da Anvisa no YouTube, os diretores afirmaram que as ações adotadas pela fabricante ainda não foram suficientes para eliminar os riscos sanitários identificados. O diretor-presidente da agência, Leandro Safatle, destacou que a empresa possui um “histórico recorrente de contaminação microbiológica”.

“Os riscos sanitários identificados ainda não foram totalmente reparados”, afirmou Safatle durante o julgamento.

A Química Amparo, responsável pela marca Ypê, informou em nota que solicitou que o julgamento ocorresse de forma pública, abrindo mão do sigilo do processo.

As sanções contra a empresa foram aplicadas pela Anvisa no último dia 7 de maio, após inspeção realizada entre os dias 27 e 30 de abril na fábrica da companhia, localizada em Amparo. Segundo a agência, foram encontradas falhas graves no sistema de garantia de boas práticas de fabricação.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques