Geral
Diretoria de Transportes faz fiscalização no transporte público na volta às aulas


Foto: Divulgação SMTM
A Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade de Canoas está realizando um trabalho especial nestas semanas de volta às aulas. A tabela horário da Sogal, empresa concessionária para o serviço, voltou ao normal na última segunda-feira, 18, após um período de redução nas linhas que atendiam especificamente áreas escolares. A fiscalização, que já ocorre rotineiramente, foi intensificada, para que a Prefeitura possa avaliar a mobilidade urbana neste período de maior intensidade de trânsito de pessoas.
Na madrugada da última segunda-feira, a Diretoria de Transportes foi até a garagem da empresa, em uma visita não agendada, para realizar uma avaliação da frota utilizada no transporte público municipal de Canoas. Foram fiscalizados os horários de saída, presença de ônibus reservas, limpeza e manutenção dos veículos, e se todas as linhas estão sendo atendidas nas primeiras horas da manhã. Segundo o Diretor de Transportes, algumas irregularidades foram encontradas, e a Prefeitura solicitou soluções com agilidade. “Nós passamos com a planinha de erros, e nos reunimos no dia posterior com a equipe técnica e com a superintendência da empresa. Fomos questioná-los do porquê de alguns problemas ocorrerem e como podemos resolve-los.” Afirma o diretor Alvarez Góes.
Ele ainda explica que locais específicos também recebem atenção. “Tem locais como o Meu Rincão, que é sempre a última linha que sai, por volta das 7h, e tem muitas reclamações por problemas nos veículos. Nós buscamos soluções nesta terça-feira mesmo, para resolver de imediato”, comenta.
Nesta quarta-feira, 20, e nesta quinta-feira, 21 pela manhã, profissionais da diretoria foram às ruas dos bairros Rio Branco e Fátima, e do bairro Estância Velha, respectivamente, para verificar a assiduidade e a pontualidade dos coletivos. Segundo o diretor Góes, esse trabalho põe luz sobre situações que podem ser resolvidas. “Fomos conferir a frequência de horários, e se as planilhas estão sendo executadas conforme planejado pela SMTM. Nós prestamos atenção no seletivo, e vimos que os ônibus passam vazios em alguns pontos. Percebemos que o ar-condicionado, por exemplo, era determinante para o passageiro. Com ar nos ônibus comuns, a população opta pelo mais barato. Precisamos avaliar como está funcionando essa situação. Podemos ter casos de linhas precisando de veículos, e outras estarem usando os mesmos para transportar duas ou três pessoas”, avalia o diretor.
Policial
Temporal derruba árvore e causa morte de motociclista na ERS-124, em Montenegro

Um motociclista de 33 anos morreu após ser atingido por uma árvore de grande porte durante o temporal que atingiu a região na noite de quinta-feira, 6, em Montenegro. O acidente aconteceu por volta das 21h, no km 41 da ERS-124, próximo ao trevo de acesso à empresa Arauto, nas proximidades do viaduto da BR-386 e da divisa com Triunfo.
A vítima foi identificada como Maicon Veríssimo Milk, natural de São Jerônimo e morador da localidade de Boa Vista, em Triunfo.
Conforme a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Maicon trafegava em uma motocicleta Yamaha Lander XTZ250, com placas de Porto Alegre, no sentido Montenegro/Triunfo, quando uma árvore, que seria um eucalipto de grande porte, caiu sobre a pista e atingiu o veículo em razão dos fortes ventos provocados pelo temporal.
Equipes do Corpo de Bombeiros Militar atenderam a ocorrência, mas o motociclista morreu no local.
Na mesma rodovia, na altura do bairro Estação, outra queda de árvore atingiu um carro e bloqueou parcialmente a pista. Ninguém ficou ferido. Os bombeiros realizaram a remoção da árvore e do veículo para a liberação do trânsito.
Geral
Agosto Lilás: Nova Santa Rita instala Bancos Vermelhos para alertar sobre a violência contra a mulher

O Coletivo Uma Mulher Ajuda a Outra iniciou a implantação de Bancos Vermelhos em espaços públicos de Nova Santa Rita como parte das ações da campanha Dia do Bem Fazer, promovida pelo Instituto Intercement e pelo CDC Comitê de Desenvolvimento Comunitário (Community Development Committee). A iniciativa busca ampliar a conscientização sobre a violência contra a mulher por meio da instalação de bancos em locais de grande circulação, transformando esses espaços em pontos de reflexão sobre o tema.
A ação também integra a programação do Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a mulher. Em 2026, a mobilização coincide ainda com os 20 anos da Lei Maria da Penha, marco da legislação brasileira de proteção às mulheres em situação de violência.
Além da instalação dos bancos, estão sendo realizadas oficinas de pintura e rodas de conversa para discutir a prevenção da violência de gênero e divulgar informações sobre a rede de proteção às vítimas.
De acordo com os organizadores, até o momento foram instalados nove Bancos Vermelhos: três no Parque Olmiro Brandão e um em cada uma das praças localizadas nos bairros Califórnia, Centro, Vila Esperança, Pedreira, Maria José e Loteamento Popular.
A previsão é de que a iniciativa seja ampliada para as 19 escolas municipais e três escolas estaduais do município.
Segundo os dados informados pelo coletivo, o Rio Grande do Sul registra atualmente 43 casos de feminicídio. A proposta dos Bancos Vermelhos é contribuir para a sensibilização da população e reforçar o debate sobre a prevenção da violência contra as mulheres.
Geral
Nova Santa Rita inaugura nova sede de abrigo para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade

A Prefeitura de Nova Santa Rita inaugurou, na quarta-feira, 5, a nova sede do Abrigo Municipal Meu Pé de Laranja Lima, destinado ao acolhimento institucional de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. O novo prédio possui 532m² de área construída e recebeu investimento de aproximadamente R$ 2 milhões.
O abrigo atende, de forma temporária, crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, incluindo pessoas com deficiência, que foram afastados do convívio familiar por decisão judicial em razão de situações de violência, negligência ou maus-tratos. Atualmente, 23 crianças e adolescentes estão acolhidos na instituição.
Segundo a administração municipal, a nova estrutura foi planejada para oferecer ambientes mais amplos, acessíveis e adequados às necessidades dos acolhidos e das equipes que atuam no serviço.
Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Rodrigo Battistella afirmou que a entrega da nova sede representa um reforço na estrutura da rede de proteção à infância e à adolescência.
“Hoje entregamos muito mais do que um prédio. Estamos oferecendo um espaço preparado para acolher nossas crianças e adolescentes com dignidade, respeito e segurança. Cada ambiente foi pensado para proporcionar conforto e contribuir para um atendimento cada vez mais humanizado, fortalecendo a rede de proteção de Nova Santa Rita”, declarou.
A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Solange Lewandoski Laubine, destacou que a nova sede oferece melhores condições para o atendimento e para o trabalho das equipes responsáveis pelo acolhimento.
“O acolhimento institucional exige uma estrutura adequada e um ambiente que transmita cuidado e segurança. Este novo espaço amplia nossa capacidade de atendimento e garante mais qualidade de vida às crianças e adolescentes, respeitando suas necessidades e promovendo um ambiente mais acolhedor durante esse período tão delicado”, afirmou.
A gestão do Abrigo Municipal é realizada em parceria com a Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial (ABEFI), conforme previsto na Lei Federal nº 13.019/2014, que regulamenta as parcerias entre o poder público e organizações da sociedade civil.
A nova sede passa a integrar a estrutura da rede municipal de assistência social voltada ao atendimento de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional.

Defesa Civil1 semana atrásDefesa Civil do RS alerta para tempestades severas com ventos acima de 90 km/h a partir de quinta-feira, 6

Defesa Civil5 dias atrásDefesa Civil do RS confirma tornado em Pedro Osório
- Defesa Civil7 dias atrás
Tempo muda no RS com formação de ciclone extratropical e alerta para temporais e ventos fortes

Defesa Civil1 semana atrásFamílias começam a deixar Centro Humanitário e retornam para casa em Nova Santa Rita

Defesa Civil5 dias atrásCiclone com ventos acima de 100 km/h deixa rastro de estragos em Canoas

Defesa Civil5 dias atrásTemporal deixa casas destelhadas, árvores e postes caídos em Nova Santa Rita
Política5 dias atrásCanoas tem candidaturas confirmadas para as eleições deste ano após convenções partidárias

Animais7 dias atrásPolícia Civil resgata 19 cães de canil clandestino e prende homem por maus-tratos em Canoas


















































