Nova Santa Rita é destaque em Seminário de Saúde Coletiva realizado na Itália

Secretária Sandra Fagundes durante inauguração da Unidade Básica de Saúde Rural no Assentamento Santa Rita de Cássia II, um dos projetos destacados no Seminário
O município de Nova Santa Rita teve dois trabalhos selecionados como destaque internacional do 8º Seminário Internacional Italo-brasileiro em Saúde Coletiva. A prefeita Margarete Simon Ferretti foi convidada a participar do evento, entre os dias 25 de fevereiro a 01 de março de 2019, em Bologna, na Itália, sob a coordenação de um Observatório Internacional de Formação, Pesquisa e Práticas em Saúde Coletiva, formada por uma rede internacional de colaboração acadêmica e institucional, coordenada pela Universidade de Bologna (UniBo); Universidade Federal do Rio Grande do Sul; pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Saúde Internacional e Intercultural (CSI); pela Agência Social e de Saúde da Região Emilia Romagna/Itália.

O Seminário é uma parceria e colaboração de universidades brasileiras e italianas e instituições públicas, tais como a Rede Unida, Organização Pan Americana de Saúde e Ministério da Saúde do Brasil. Todos os anos são selecionados as melhores experiências brasileiras para apresentação durante o Congresso Internacional que ocorre na Universidade de Bologna, Itália. Os trabalhos selecionados serão publicados na Revista Saúde em Redes, que tem circulação nacional e internacional. Dentre estas, são escolhidas cinco experiências de maior relevância e Municípios que podem servir de exemplo para os serviços de saúde brasileiros e italianos.

Trabalhos selecionados:

1) A PRODUÇÃO DO CUIDADO EM SAÚDE EM ESF RURAL EM ASSENTAMENTOS
2) O ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL DA POPULAÇÃO COM A AMPLIAÇÃO DE INVESTIMENTO NA REDE BÁSICA DE SAÚDE;

Esta é a primeira vez que o Município tem trabalhos selecionados como destaque internacional, e a presença da Prefeita e Secretária reforçam a possibilidade futura de abertura da Itália como parceiro inclusive no consumo de orgânicos, que é extremamente valorizado pelos povos dessa região.