Conecte-se conosco

header-top

 






 

18/10/2024
 

Geral

Dia Nacional da Visibilidade Trans é marcada por debates e esclarecimentos no Calçadão

Redação

Publicado

em

Foto: Derli Colomo Júnior

O Dia Nacional da Visibilidade Trans, comemorado nesta terça-feira (29), foi criado pelo Ministério da Saúde, em 2004, para o reconhecimento à dignidade de homens e mulheres transexuais. Em Canoas, o dia foi marcado por uma ampla programação no Calçadão da cidade.

No local, foram distribuídos preservativos e materiais informativos, e ainda houve uma roda de conversa para discutir dificuldades e avanços da sociedade em relação às questões da comunidade trans. O ponto alto da atividade foi a performance da atual Miss Simpatia Diversidade, Tiffany CJ, que chamou a atenção de quem passava pelo local. Como foi o caso de Camila Reis, que filmou o momento cultural e considera que a ação é essencial para diminuir o preconceito na sociedade: “Hoje em dia, os transexuais e demais pessoas LGBT ainda sofrem muita discriminação e isso acontece, em muitos casos, pela falta de conhecimento das outras pessoas”.

De acordo com o titular da Diretoria das Políticas das Diversidades e Comunidades Tradicionais, vinculada à Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Participação Social (SMDHPS), Saulo Gil, a ação teve o objetivo de sensibilizar e conscientizar os canoenses para as questões da comunidade trans. “Atingimos nossa expectativa de abordar um grande número de pessoas e falar sobre os transexuais. Apenas com visibilidade e conhecimento será possível diminuir o preconceito. Assim, conseguimos promover um momento de conscientização da população”, ressalta Saulo.

Dionatan, que é o atual Vice-Mister Diversidade, afirma que, no atual emprego, em que trabalha como garçom, é bem aceito, mas que foram anos de luta por visibilidade e respeito. A mudança de nome na certidão de nascimento e em outros documentos oficiais foi fundamental para sua inserção no mercado de trabalho com mais respeito e dignidade. “Hoje sou bem aceito em meu trabalho, mas já sofri muito preconceito e, inclusive fui ameaçado de morte em um emprego anterior. Estamos buscando o nosso espaço, por mais respeito e aceitação da sociedade”, acentua.

Possibilidade de mudança de nome no registro civil

Uma das maiores vitórias dos transexuais foi a possibilidade de retificação da documentação, que autoriza transexuais e transgêneros a alterarem o nome no registro civil. A decisão foi tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 1º de maio de 2018. Antes, só era possível ter o nome social em documentos não oficiais, como, por exemplo, em crachás, matrículas escolares e inscrições em concursos. Em 2017, o STF concluiu que a identidade psicossocial prevalece em relação à identidade biológica, não sendo a mudança de sexo uma condição para a alteração de gênero em documentos públicos.

Quem ainda tiver alguma dúvida sobre o processo, a Diretoria das Políticas das Diversidades e Comunidades Tradicionais de Canoas realiza todo o suporte necessário. A sede da Diretoria fica na rua Fioravante Milanez, 256, 5º andar. E o telefone é: (51) 3236 1056.

Continuar a ler

Geral

Inscrições para representantes da sociedade civil integrarem Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial vão até 25 de outubro

Redação

Publicado

em

Inscrições para representantes da sociedade civil integrarem Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial vão até 25 de outubro

Foram prorrogadas até 25 de outubro as inscrições para representantes da sociedade civil integrarem o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Canoas (COMPIR).

Os interessados devem acessar o Edital 259/2024 no site da Prefeitura de Canoas para conferir as especificações e os documentos necessários e preencher o formulário. O mandato é de dois anos, podendo haver duas reconduções.

O COMPIR tem por finalidade propor, deliberar e fiscalizar as políticas de promoção da igualdade racial junto à população negra e em outros segmentos étnicos da população brasileira, com o objetivo de combater o racismo, o preconceito, a discriminação, a xenofobia e reduzir as desigualdades raciais nos campos econômico, social, político, cultural e educacional das minorias étnicos raciais em conformidade com o Estatuto da Igualdade Racial.

Os interessados em participar do processo podem levar a documentação e efetivar as inscrições na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), na Rua Ipiranga, 120, térreo, Centro, ou pelo e-mail licitacoes@canoas.rs.gov.br.

Continuar a ler

Geral

Sesc Comunidade promove atividades durante Semana Mundial da Alimentação

Redação

Publicado

em

Sesc Comunidade promove atividades durante Semana Mundial da Alimentação

Para a Semana Mundial da Alimentação, o Sesc Comunidade, através do programa Sesc Mesa Brasil, realiza ações especiais com a temática “Estratégias em Soberania e Segurança Alimentar na Reconstrução do RS – O papel dos Bancos de Alimentos”.

Canoas

A programação iniciou nesta quarta-feira, 16, com seminário, palestra e roda de conversa sobre o tema no Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340), às 15h, seguida por um encontro com a nutricionista Danielle Lodi, das 19h às 20h.

Amanhã, dia 17, das 13h30 às 15h30, acontece a oficina de aproveitamento integral de alimentos “Cozinhando com Integralidade” na Escola Luterana Comunitária de Ensino Fundamental São Mateus (R. Florianópolis, 5900), em Canoas, para alunos da instituição.

Porto Alegre

Já na sexta-feira, 18, das 15h às 17h, o seminário “Estratégias em Soberania e Segurança Alimentar na Reconstrução do RS – O papel dos Bancos de Alimentos”, acontece na Associação de Moradores da Vila Esperança e Parque (R. 21 de Abril, 792), em Porto Alegre, no bairro Sarandi, recebendo Natalia Tenuda, especialista em banco de alimentos.

Fechando a programação, no dia 20, domingo, acontece o evento Saúde à Mesa: O Jogo das Dicas, com oficinas de aproveitamento integral de alimentos e outras ações educativas com uso da cozinha móvel do Sesc.

A atividade ocorre, das 10h às 16h, no Parque Farroupilha (Avenida João Pessoa, s/nº), próximo ao Monumento Expedicionário da Redenção, em Porto Alegre.

Contato

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3224-1268 ou Whatsapp (51) 98969-5605.

Programação

16/10 (quarta-feira)

17/10 (quinta-feira)

  • Oficina: Aproveitamento Integral de Alimentos – Cozinhando com Integralidade
  • Horário: das 13:30h às 15:30h
  • Local: Escola Luterana Comunitária de Ensino Fundamental São Mateus (R. Florianópolis, 5900), em Canoas
  • Público: estudantes da instituição

18/10 (sexta-feira)

20/10 (domingo)

  • Saúde à Mesa: O Jogo das Dicas, com oficinas de aproveitamento integral de alimentos
  • Horário: das 10h às 16h
  • Local: Parque Farroupilha (Avenida João Pessoa, s/nº), próximo ao Monumento Expedicionário da Redenção, em Porto Alegre
Continuar a ler

Meio Ambiente

Governo Federal confirma que horário de verão não será adotado em 2024

Redação

Publicado

em

Governo Federal confirma que horário de verão não será adotado em 2024

O Governo Federal descartou a necessidade de adoção do horário de verão neste ano. O anúncio foi realizado pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em entrevista coletiva no início da tarde desta quarta-feira, 16, após se reunir com representantes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

“Temos a segurança energética assegurada. É o início de um processo de restabelecimento da nossa condição hídrica ainda muito modesto, mas temos condições de chegar, depois do verão, em condição de avaliar a volta desta política [para o ano que vem]”, afirmou o ministro.

“Chegamos à conclusão de que não há necessidade de decretação do horário de verão para este verão”, acrescentou Silveira.

“O pico do custo-benefício do horário de verão é nos meses de outubro e novembro, até meados de dezembro. Se nossa posição fosse decretar o horário de verão agora, usufruiríamos muito pouco deste pico. Porque teríamos que fazer um planejamento mínimo para os setores poderem se adaptar. Conseguiríamos entrar com isso só em meados de novembro e o custo-benefício seria muito pequeno”, explicou o ministro.

O horário de verão brasileiro foi instituído em 1931

Seguiu sendo adotado de forma irregular até 1985, quando passou a ser implementado sistematicamente, com a justificativa de contribuir para a redução do consumo de energia elétrica e beneficiar setores de lazer e consumo como o turismo, comércio, bares e restaurantes a partir do melhor aproveitamento da luz natural.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm