Conecte-se conosco

header-top

enchentes rio grande do sul
 







 

29/05/2024
 

Destaques

“Governo ainda precisa encontrar soluções para a educação”, diz Júlio dos Santos

Avatar

Publicado

em

O novo presidente do Sindicato dos Profissionais em Educação Municipal de Canoas (Sinprocan), Júlio dos Santos, visitou a redação do jornal Timoneiro na última quarta-feira, 21. Na ocasião, o professor falou sobre sua história, as pautas do Sinprocan e as reivindicações que serão o foco da entidade em 2018.  

 História 

 Júlio conta que é funcionário público municipal desde maio de 1994. Formado em Educação Física pela UFRGS, ele conta que desde o início de sua atuação profissional já trabalhava no meio sindical. “Sempre me envolvi com essas questões. No município sempre gostei de militar nesse meio. Acaba sendo uma coisa mais social e política em busca de melhores condições de trabalho”, explica. Júlio conta que em 2014 recebeu o convite de Jari Rosa de Oliveira pra compor a chapa da entidade. “Agora tenho essa honra, o Jarí confiou em mim para levar adiante o nome do Sinprocan, que é uma entidade reconhecida no município e na região”, completa.  

 Mandato 

 Questionado sobre suas ações no início de mandato, Júlio afirma que o foco será no aspecto financeiro. “A partir deste ano não temos mais a contribuição sindical anual, então vamos viver só da mensalidade dos nossos associados. O primeiro passo é cortar gastos e preservar o que o sindicato conquistou até agora. Pretendemos também aumentar o número de associados”, explica o presidente do sindicato. 

 Pautas 

 De acordo com Júlio, as pautas mais urgentes do sindicato, tendo em conta as promessas de campanha da atual gestão, são com relação à data de pagamento do funcionalismo, eleição de diretores de Escolas de Educação Infantil, valorização do funcionalismo, melhorias de condições de trabalho e falta de profissionais em algumas escolas. Em sua avaliação sobre a gestão municipal na área da Educação, Júlio afirma que os problemas continuam na cidade: “Eu vi que foi um ano de apontar alguns problemas, mas sem conseguir encontrar solução. Nós esperamos que a partir de 2018 consigam evitar esses problemas. Sobre a mudança na secretaria de Educação, o sindicalista critica a falta de continuidade: O José D´Avila tinha ideias para a educação que ficaram com ele. A Neka estava afastada há muito tempo e agora vai ter que se apropriar de tudo”, completa. 

Continuar a ler

Destaques

Prefeitura de Canoas disponibiliza formulário para população se cadastrar no Auxílio Reconstrução do Governo Federal

Redação

Publicado

em

Prefeitura disponibiliza formulário para população se cadastrar no Auxílio Reconstrução do Governo Federal

Todos os canoenses que residem em regiões atingidas pela enchente já podem se cadastrar no formulário disponível pela Prefeitura, para terem acesso ao Auxílio Reconstrução do Governo Federal.

A iniciativa vai garantir R$ 5,1 mil diretamente à população, com pagamento realizado pela Caixa Econômica Federal, via PIX. O município cadastrou todos os CEPs das áreas afetadas. O programa não possui nenhum corte ou limitação de renda, nem a necessidade de inscrição no CadÚnico.

Os canoenses devem realizar o cadastro neste link.

Após o cadastro, a pessoa indicada como responsável deve acessar um sistema do Governo Federal, que será aberto na próxima segunda-feira (27/05), para confirmar o pedido. É necessário ter uma conta GovBr. Quem já possui conta na Caixa receberá o dinheiro diretamente nela. Para quem não tem, será aberta automaticamente uma poupança, onde será depositado o benefício.

No momento do cadastro, os canoenses devem preencher as seguintes informações:

– Nome completo e CPF do responsável da família;
– Nome completo e CPF de todos os outros membros da família;
– Endereço completo e CEP.
– Telefone de contato

*Após a inscrição, o morador deve assinar uma autodeclaração se responsabilizando pelas informações prestadas.

Continuar a ler

Destaques

DESASTRE NO RS: Total de mortos sobe para 83; 111 estão desaparecidos

Redação

Publicado

em

DESASTRE NO RS: Total de mortos sobe para 83; 111 estão desaparecidos

Na manhã desta segunda-feira, 6, um boletim divulgado pela Defesa Civil apontou que o número de mortos em decorrências das chuvas e enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul subiu para 83. Ainda estão sendo investigadas outras 4 mortes, e há 111 desaparecidos e 276 pessoas feridas.

De acordo os dados da Defesa Civil, 141,3 mil pessoas estão fora de casa, sendo 19,3 mil em abrigos e 121,9 mil desalojadas (na casa de amigos ou familiares). Ao todo, 345dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 850  mil pessoas.

Risco de inundação extrema

O nível do Guaíba, em Porto Alegre, está quase 2,30 metros acima da cota de inundação. Em medição realizada às 5h15min desta segunda-feira, 6, o patamar estava em 5,26 metros. O limite para inundação é de 3 metros.

Continuar a ler

Destaques

DESASTRE NO RS: Número de mortes chega a 66; Jairo Jorge afirma que dois óbitos ocorreram em Canoas

Redação

Publicado

em

DESASTRE NO RS: Número de mortes chega a 66; Jairo Jorge afirma que dois óbitos ocorreram em Canoas

Um boletim divulgado pela Defesa Civil na manhã deste domingo, 5, confirmou 66 mortes no Rio Grande do Sul por conta das fortes chuvas que assolam o Estado desde o último sábado, 27.

Outros seis óbitos já confirmados estão sendo investigados
, para verificar se têm relação com a tragédia; o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, disse em entrevista a uma rádio gaúcha neste manhã que o município registrou duas mortes.

Em breve mais informações.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm

Canoas unida

Prefeitura de Canoas Adverte


Isso vai fechar em 5 segundos