Conecte-se conosco

header-top







 

21/08/2026
 

Política

“Estou muito confortável por estar na base do governo”, afirma César Augusto

Avatar

Publicado

em

IMG_20171107_175222404

O vereador César Augusto (PRB) passou a integrar a base aliada do governo municipal. A mudança surpreendeu os canoenses, já que Augusto foi uma das principais lideranças na campanha de Beth Colombo (PRB) em 2016, na chapa que foi derrotada pelo atual prefeito, Luiz Carlos Busato (PTB). Para falar sobre o que o levou a tomar tal decisão, o vereador recebeu a reportagem de O Timoneiro na última terça-feira, 7 de novembro.

Convite

“Nós tomamos essa decisão através de um convite do prefeito Busato”, afirma César. O vereador ainda ressalta sua experiência, já que está no terceiro mandato no legislativo municipal: “O prefeito, inteligentemente, quer usar um pouquinho do que nós temos de experiência nos outros dois mandatos. São 8 anos como vereador, ajudando o governo passado. Aceitei esse convite justamente para somar”. Quanto à sua postura no plenário da Câmara, César ressalta que dará prioridade ao diálogo com a Prefeitura. “Não vamos fazer nada que seja ruim para o município. Também estaremos tranquilos para, se necessário, votar de forma contrária caso alguma lei for contra nossas crenças”. O vereador ainda conta que o prefeito tem sido “cortês” com os vereadores. “Estou muito confortável por estar na base do governo, pela recepção que eu tive”, completa.

Acordo

César ressalta que o PRB não foi convidado para entrar na base aliada. O convite foi exclusivo ao vereador. Mesmo assim, o vereador afirma que existe abertura para indicação de nomes do grupo político para compor a atual administração: “Dentro do grupo que nós temos, com pessoas capacitadas, qualificadas, com certeza vou oferecer para o prefeito, e ele, querendo administrar da melhor maneira possível, entendendo se um currículo indicado se encaixar num espaço que ele necessite, tenho certeza que vai nos atender”.

PRB e Beth

César afirma que já ocorreu uma conversa entre Beth Colombo e Luiz Carlos Busato. “Já foram apagados os rascunhos que tinham. Não temos um terceiro turno das eleições, tanto da parte dela, como do Prefeito. Eles militaram durante anos juntos, são amigos pessoais. O que foi acalorado durante as eleições, hoje já não existe mais”, conta o vereador. Augusto ainda diz que, se houver um convite da parte do prefeito, tem “certeza que a Beth Colombo também pode ajudar o executivo, com toda a experiência que ela tem”.

Avaliação

Passados 10 meses de mandato, César Augusto avalia que o prefeito está “ajustando situações que no futuro podem se agravar”. O vereador ainda afirma ter certeza de que, com a atual visão de crescimento e desenvolvimento de Canoas, “o prefeito está no caminho correto”.

Continuar a ler

Política

Operação do MP investiga vereadores de Pelotas por suspeita de rachadinha e outros crimes

Avatar

Publicado

em

Foto: Ministerio Publico/Divulgação

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP/RS) deflagrou, na manhã desta sexta-feira, 14, uma operação que investiga possíveis crimes envolvendo vereadores da Câmara Municipal de Pelotas. Entre os alvos estão o presidente do Legislativo, Michel Escalante, conhecido como Michel Promove (PP), e os vereadores Cesar Brisolara, o Cesinha (PSB), e Cauê Fuhro Souto (Podemos).

A ação é conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que cumpre 33 mandados de busca e apreensão contra 20 alvos. A própria sede da Câmara Municipal está entre os locais onde são realizadas buscas.

Segundo o MP, a investigação apura suspeitas de peculato, lavagem e desvio de dinheiro, além de possível atuação de organizações criminosas dentro do Legislativo. Também há suspeitas relacionadas à prática de rachadinha envolvendo parlamentares.

Até o momento, a Câmara Municipal de Pelotas não havia divulgado posicionamento sobre a operação. As defesas dos vereadores investigados também não haviam se manifestado.

Continuar a ler

Política

Flávio Bolsonaro tem registro de candidatura à Presidência impedido após aparecer filiado ao partido Missão

Avatar

Publicado

em

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) não conseguiu protocolar, nesta quinta-feira, 13, o registro de sua candidatura à Presidência da República. Ao reunir a documentação necessária para o pedido, a equipe jurídica identificou que o senador aparecia como filiado ao partido Missão no sistema da Justiça Eleitoral.

O caso está sendo analisado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A advogada da campanha, Maria Claudia Bucchianeri, afirmou que a alteração foi fraudulenta. Segundo ela, a equipe identificou a mudança ao iniciar os procedimentos para registrar oficialmente a candidatura.

“É inequívoco que foi fraudulento”, declarou a advogada. De acordo com Bucchianeri, uma certidão emitida pelo sistema eleitoral mostra que Flávio ainda aparecia como filiado ao PL às 23h17 de quarta-feira (12).

A defesa informou que acionou o TSE e aguarda o encerramento da sessão desta quinta-feira para tentar tratar do caso com o presidente da Corte, ministro Kassio Nunes Marques.

Ainda não há, segundo a advogada, informações que indiquem como a alteração cadastral ocorreu. Ela citou como comparação um episódio registrado durante as eleições de 2022, quando o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva apareceu temporariamente como filiado ao PL no sistema eleitoral.

“Estas foram as hipóteses cogitadas pelo ministro Alexandre na época do Lula”, afirmou.

Bucchianeri também disse que os sistemas da Justiça Eleitoral passaram por aprimoramentos depois do episódio de 2022. Para ela, será necessária uma investigação para esclarecer a origem da alteração.

“Vai ter que abrir um inquérito para entender”, afirmou.

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou que houve uma “falsificação”, mas não apresentou detalhes sobre como a mudança teria sido realizada.

Integrantes do partido levantaram a possibilidade de um ataque hacker. O TSE, no entanto, ainda realiza verificações sobre o caso. A apuração também considera outras hipóteses além de uma eventual invasão aos sistemas da Justiça Eleitoral.

Com a alteração, o registro da candidatura pelo PL está temporariamente impedido. A advogada explicou que a solicitação só poderá ser apresentada depois da regularização da filiação partidária.

“Ele está sem filiação regular agora. O Missão tem candidato. Tem que reestabelecer a filiação original para poder fazer o registro”, afirmou.

Flávio Bolsonaro foi oficializado pelo PL como candidato à Presidência durante convenção realizada em São Paulo, no fim de julho. Na ocasião, afirmou que pretende dar continuidade ao projeto político do ex-presidente Jair Bolsonaro e criticou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A candidatura foi anunciada sem a definição formal de um nome para vice-presidente e passou a representar a principal aposta do PL para a disputa presidencial de 2026.

Continuar a ler

Política

Assembleia aprova reconhecimento da ViaVida como de relevante interesse social no RS

Avatar

Publicado

em

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira, 11, o Projeto de Lei nº 364/25, de autoria do deputado Gustavo Victorino (Republicanos), que reconhece a ViaVida Pró Doações e Transplantes como de relevante interesse social no Estado.

A proposta prevê o reconhecimento da entidade com o objetivo de facilitar o acesso a recursos e parcerias.

A ViaVida é uma entidade beneficente sem fins lucrativos que atua há 25 anos em ações relacionadas à doação de órgãos e tecidos. Entre as atividades estão campanhas de conscientização, apoio a pessoas que aguardam transplantes e assistência a transplantados, doadores e familiares.

Durante a sessão, Victorino defendeu a aprovação do projeto.

“A ViaVida é mais que uma instituição assistencial e social, é um patrimônio do Rio Grande do Sul, por isso a importância desse reconhecimento pelo Estado”, argumentou Victorino na Tribuna.

Com a aprovação na Assembleia Legislativa, o projeto segue para sanção do governador.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques

hokitoto